Autor Tópico: Bancada de marceneiro - Reciclada  (Lida 10328 vezes)

Marco

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver Perfil
Bancada de marceneiro - Reciclada
« em: Sábado, 04 de Março, 2017, 00:42:21 am »
Advertisement
Advertisement
Decidi partilhar este meu projecto, estou a construir um banco de marceneiro...para colocar na minha garagem.

A base desse banco é uma secretaria rústica mexicana totalmente realizada em pinho que me foi oferecida, era parecida com esta:



Como uma secretaria não tem a resistência necessária para uma bancada, comecei a colocar alguns reforços....



Nos meus rabiscos podem ver algumas das alterações que já fiz à estrutura, na "legenda" #1 é uma travessa que adicionei com furo-respiga, #2 São 8 travessas com junta meia madeira....




Como podem ver o pela lixadeira estou a tentar limpar o "acabamento"...



« Última modificação: Sábado, 04 de Março, 2017, 20:05:36 pm por Marco »

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Bancada de marceneiro - Reciclada
« Responder #1 em: Sábado, 04 de Março, 2017, 08:40:36 am »
Com um bom tampo , depois , em cima decerto que vai dar uma boa bancada

Ps: convinha reduzir um pouco as fotos. estão muito grandes
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Bancada de marceneiro - Reciclada
« Responder #2 em: Sábado, 04 de Março, 2017, 16:49:31 pm »
Bom aproveitamento, Marco. Tenho um trabalho do mesmo tipo para fazer há anos, mas como "trabalho" só em pequena escala e, mal ou bem, as minhas bancadas Workmate me têm resolvido os problemas, isso fica sempre para trás...

Curiosidade minha - que modificações pretende fazer no tampo, ou melhor, que tipo de tampo está a pensar fazer?

Espero que nos vá pondo ao corrente, estou sempre muito interessado :)


Marco

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver Perfil
Re: Bancada de marceneiro - Reciclada
« Responder #3 em: Sábado, 04 de Março, 2017, 21:17:41 pm »
Lamento pelo tamanho das fotos, mas no meu monitor não me apercebi, penso que agora esta satisfatório.

Hoje perdi umas horas de volta dela e fiz algum progresso, ou secalhar foi mais um retrocesso   :D

Tinha me entretido a lixar aquilo mas o acabamento deve ser uma espécie de encáustica  e acabava por empapar as lixas todas mas fui persistente e fiz algum progresso...



Depois houve alterações nos planos e comecei a cortar aquilo tudo  ;D



Removi as 3 almofadas frontais e as duas divisões internas pois a estrutura tem praticamente 80CM de profundidade que é bastante fundo e o espaço iria ficar desaproveitado, assim vou dividi-la sensivelmente ao meio, cortar as gavetas e fazer portas vai ter um total de 3 portas e 3 módulos de gavetas se é que me consigo explicar.

Os painéis e almofadas apenas tinham uma face e não cabiam na desengroçadeira então fiz algum exercício para os deixar direitinhos e limpinhos




Em relação ao tampo tenho planos para 3 tornos, vai ser basicamente duas bancadas numa só com 2 tampos semi-independentes (split top) um torno QR (quick release) outro "shoulder" e um "rear shoulder". vamos ver o que é que sai daqui....