Autor Tópico: Fresas tupia  (Lida 16112 vezes)

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Fresas tupia
« em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 15:25:00 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas,

tenho uma dúvida há já algum tempo, espero que alguém me possa ajudar.
Já comprei 3 conjuntos diferentes de fresas para tupia, têm  dado imenso jeito, mas as que mais uso é uma de arredondar arestas e outra de fazer perfis, as duas com rolamentos como guias.
O meu problema é que já rebentei com dois rolamentos, e o que me vale é tirar de umas fresas para meter noutras...
Alguém sabe onde posso adquirir esses mini mini rolamentos?

Abraço
Francisco

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #1 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 16:55:10 pm »
caro

onde moro ( zona de oeiras ) existe uma empresa armazenista mas nunca  os questionei sobre isso

Iria sugerir talvez uma SKF ou comprá-los através da net
Henrique

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #2 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 20:48:10 pm »
Tenho visto,  algumas coisas no ebay...mas com o tamanho que pretendo, só mesmo com origem chinesa...e sejamos sinceros, preferia meter lá uma rosquinha de madeira...lolol.
Mas realmente falou bem, talvez na skf se arranje qualquer coisa ;)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #3 em: Segunda, 08 de Fevereiro, 2016, 00:30:45 am »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #4 em: Segunda, 08 de Fevereiro, 2016, 03:21:30 am »
Como marcas, deve haver pelo menos a SKF, a INA, a Mitutoyo e a FAG (que faz parte do mesmo grupo da INA). Possivelmente outras, mas só me lembro de ter utilizado estas.
Dantes as marcas só vendiam a retalhistas, não sei qual é a política comercial agora. Mas se telefonar ou "e-mailar" a uma marca e lhe disserem que não vendem ao público, pergunte-lhes se lhe podem sugerir alguns retalhistas. Até pode ser que no site da marca haja essa informação.

Para quê mandar vir de fora?
Como fornecedores a retalho, lembro-me da Tecniria, em Santa Iria de Azóia, é perto de uma fábrica onde trabalhei e comprávamos lá muito material. Encontra na internet, penso. Mas deve haver muitos retalhistas por esse país fora a vender rolamentos. Sugiro que vá a algumas oficinas e lhes pergunte onde compram.

Importante - a menos que possa levar um rolamento como amostra, precisa de saber as dimensões, e eventualmente características específicas dos que necessita. Se os que tem forem alguma coisa de jeito, isso deve estar lá gravado. Se não, precisa no mínimo de medir os diâmetros interior e exterior, a largura, especificar se é de esferas ou de agulhas, se são blindados ou não (se forem blindados as esferas e as gaiolas estão tapadas dos lado e não são visíveis) e se são lubrificados ou não. O ideal é mesmo levar um para amostra, é mais seguro.

Para uma primeira pesquisa por dimensões (aparte casos especiais, as dimensões estão normalizadas), tem aqui o link para um PDF da INA:
http://www.eurorol.com/PDF/Cat%C3%A1logo%20INA.pdf

Num aparte, a FAG costumava ter um excelente catálogo, que até dava grátis a profissionais, um grosso volume com tudo desde cálculo de rolamentos até lista de todos os que a FAG fabricava com as respectivas características. Tive um, que utilizei muito, até ficar desactualizado. A SKF e a Mitutoyo também tinham. Mas estou a falar de há 40 anos, antes da internet e dos PDFs...

G.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #5 em: Segunda, 08 de Fevereiro, 2016, 15:27:06 pm »

se estiver em Lisboa tem a Casauto na zona dos Anjos que é retalhista da skf. é mais caro do que comprar na net mas para pequenas quantidades compensa.
agora atenção: alguns desses rolamentos para fresas tem dimensões no sistema imperial (polegadas) pelo que podem ser dificeis de obter cá.
para além disso alguns deles tem um casquilho de redução para adaptar o diametro interior, pelo que terá que o sacar e inseri-lo no rolamento novo.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #6 em: Segunda, 08 de Fevereiro, 2016, 19:00:35 pm »
carago

ele é um homem do norte

tem de cingir ao que existe lá para o Peso da Régua e arredores

Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #7 em: Terça, 09 de Fevereiro, 2016, 02:23:21 am »
As boas fresas de tupia com aste de 8mm em Portugal quando se arranjam são carissimas e quase vendidas por favor.
Refiro-me ao acesso que tenho aqui no sul.

O problema é que são rolamentos de alta rotação +-20 000 rpm ao que acrescentamos o calor gerado pela madeira e as reduzidissimas dimensões, em media (estou a falar de cór) 8/9mm exterior.

Se o rolamento não for de qualidade. -Já era!

Não sei se devido as dimensões o vulgar revendedor terá este tipo de material, mas tenho um amigo que vende rolamentos posso averiguar amanhã ou depois.

« Última modificação: Terça, 09 de Fevereiro, 2016, 02:29:01 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #8 em: Terça, 09 de Fevereiro, 2016, 08:25:22 am »
Oh Pajo

mas aí no sul não há nada

só bom vinho, boa carne, bons queijos, ........

 ;D ;D ;D ;D ;D
Henrique

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Fresas tupia
« Responder #9 em: Terça, 09 de Fevereiro, 2016, 10:20:06 am »
Bom dia!

Não tenho participado, mas tenho seguido o Fórum!

Em relação aos rolamentos para fresas deixo aqui um link sobre "Bosch - Conjunto de rolamentos de esferas de apoio":

http://www.bosch-pt.com/pt/pt/accocs/Acess%C3%B3rios/2498003/conjunto-de-rolamentos-de-esferas-de-apoio/

Um bom concessionário Bosh, manda vir isso numa questão de dias. Eu pessoalmente gosto de trabalhar com a "Impacto - Máquinas Ferramentas". Como é na zona do Porto, telefono para lá a encomendar material e mesmo ferramentas e eles mandam vir ou guardam, se tiverem em stock. Quando vou para aqueles lados passo por lá a levantar e pagar o material.

Espero ter ajudado, boa bricolage,

Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #10 em: Terça, 09 de Fevereiro, 2016, 16:05:34 pm »
muito boa dica para a malta do norte

mas uma questão?

esses rolamentos são universais certo?

ou seja para qualquer marca de fresa a medida interior é sempre a mesma, certo?

uma boa dica também para a malta do centro e do sul que basta ir a um representante bosch, encomendar, esperar um tempo ( já esperei uma semana com outro produto ) e voilá

problema resolvido
Henrique

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #11 em: Quarta, 10 de Fevereiro, 2016, 00:08:07 am »
esses rolamentos são universais certo?

ou seja para qualquer marca de fresa a medida interior é sempre a mesma, certo?

nao. os diametros exteriores dependem do perfil e dimensão da fresa, e se é usado o sistema métrico ou imperial. o que existem é medidas standard dos diametros exteriores (OD) e interiores (ID). p ex para um OD=19mm ha ID=5mm ou 6mm ou 7mm.
ora acontece que há fresas que tem q acomodar vários ODs (p.ex uma fresa de rebaixar ou ranhurar) e nem sempre há IDs correspondentes ao do veio da fresa, pelo que o fabricante usa um casquilho de redução no rolamento. é preciso ter isso em atenção.

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #12 em: Quinta, 11 de Fevereiro, 2016, 19:54:54 pm »
Cum catane, tanta informação para digerir...1 semana sem cá vir dá nisto...

Bem, para ser sincero ainda não procurei os ditos cujos, tenho andado com pouco tempo.
Quanto aos rolamentos de origem...bem esses já eram, devem andar espalhados pela calçada à frente da garagem...quando se partiam era cada disparo...mas como são fresas rectas é só retirar a medida das lâminas e a medida do casquilho de encaixe do rolamento...e depois perder algum tempo a procurar nas tabela que deixaram aqui ;)
Entretanto comprei um novo conjunto de fresas da wolfcraft...até ver não tenho queixa. As antigas eram da Perel ou coisa do género, os rolamentos eram uma "cagada", nem esferas tinham, eram só uns plásticos no interior...RPC... (não quer dizer que os da wolfcraft não sejam também umas chinesices...mas parecem bem mais compactos...).

Obrigado pelas dicas ;)
Abraço
Francisco Monteiro

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #13 em: Quinta, 11 de Fevereiro, 2016, 20:02:59 pm »
Francisco

sem querer ir para além do razoavel uma ( duas) pergunta se impõe:

onde foram compradas?

as fotos

e qual a importância dispêndida ( se não é segredo)

eu agora tenho comprado as minhas aqui em Oeiras mas em modo avulso

sempre ficam mais caras
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Fresas tupia
« Responder #14 em: Quinta, 11 de Fevereiro, 2016, 23:51:57 pm »
As antigas eram da Perel ou coisa do género, os rolamentos eram uma "cagada", nem esferas tinham, eram só uns plásticos no interior...RPC...).

Atenção, o facto de não terem esferas não significa à partida que sejam de má qualidade. Para altas velocidades de rotação os "rolamentos" lisos são geralmente os mais indicados. Mas a duração depende, claro, da qualidade da produção, dos materiais de que são feitos e dos esforços a que estão submetidos...

G.