Autor Tópico: Formões  (Lida 17655 vezes)

nassuncao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Formões
« em: Terça, 16 de Abril, 2013, 14:28:15 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas

Para não deixar a coisa arrefecer desde o meu último tópico, fica aqui mais um...

Há uns tempos atrás comprei um conjunto de formões da Faithfull no ebay ( ver ).
Claro que antes de os comprar andei a ver na net o que se dizia sobre eles, e após analisar os prós e contras, achei que a relação qualidade/preço não era má...
Entretanto recebi os ditos no correio e gostei mesmo dos bichos, robustos, o aço utilizado parece-me de excelente qualidade...

A questão não tem a haver directamente com os formões, mas sim com a forma de os afiar...
Tenho três placas de aço coberto a diamante ( :D ) para afiar formões ou ferros de plainas (ou o que eu quiser, digo eu :D) e estive a ver tudo quanto eram videos no youtube sobre como executar a obra utilizando a guia que vinha com os mesmos...
Como não quis fazer borrada e estragar a nova compra fui ao aki e comprei um conjunto de 3 formões por 3eur para me entreter e acho que já quase que consegui chegar a bom porto, ou seja, após treino com os formões baratuchos, parti para os novos e os bichos quase que parecem um X-acto... :D

Apenas para partilhar conhecimento, como é que vocês afiam os vossos formões? e já agora, que tipo de manutenção é que fazem? É que da primeira vez que tentei, segui a técnica de um jeitoso que utilizava água em cima das pedras para que a limalha não se acumule, como consequência, após uns dias começaram a ganhar ferrugem... Outro utilizava limpa-vidros, não experimentei pois não tinha à mão... Por último, como não tinha óleo de máquina (outra das sugestões) utilizei WD40, adorei, faz o que é preciso e protege o material...

NOTA: eu sei que o WD40 não é um óleo, aliás a sigla significa "Water Displacement 40th attempt" ("40ª tentativa de Dispersor de Água"), ou seja, Norm Larsen conseguiu a fórmula do WD-40 na sua 40ª tentativa", ver wikipedia , mas como o que eu pretendo é mesmo prevenir a corrosão, é perfeito...

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #1 em: Terça, 16 de Abril, 2013, 15:12:59 pm »
Os meus formões são da Faithfull e já são antiguinhos, estão como novos. Quando adquiri os meus vinham juntamente com instruções de afiamento, as instruções entretanto já se foram, mas ficaram cá registadas na memória e já os afiei algumas vezes. A indicação que eles traziam em novo é que o "bisel" possuia um angulo de 25º e a "lâmina" que realmente faz o corte estaria a 30º, menos inclinada e mais resistente. Para afiar uso uma pedra de afiamento natural já antiguinha (era do meu avô afiar o foucinhão), não é dessas sintéticas que a malta costuma colocar água. Afiando devagar não se produz tanta fricção e não aquece o aço como no caso das mós eléctricas de oxido de alumínio, o que pode destemperar a ferramenta, aliás provoca logo uma descoloração na peça. É certo que de devem eliminar as limalhas ocasionalmente, mas não precisa de água se a pedra for macia como a que uso. Importante sempre uma mão firme para certificar que está a afiar em esquadria. Nunca afiar por baixo do corte, para não criar abaulamento da lâmina. Para guardar, não sei se é o mais correcto, eu uso o que o meu avô me ensinou, óleo de máquina, passo com papel grosso para não ficar a pingar, no meu caso ainda tenho as tampinhas da ponta que permitem manter a conservação da lubrificação.

Em relação ao WD40, há pessoas que defendem que se torna corrosivo (ou seja o contrário do que devia ser) quando aplicado em aço com elevado teor de carbono. Eu pessoalmente, não acredito nessa versão. Mas é mais uma bela questão a levantar, afinal estamos num fórum é para debater estas coisas também :)

Ah, como informação complementar a Faithfull Tools, também vende o kit de afiamento para os formões, talvez consiga pela internet, junto de quem lhe vendeu os formões, se achar conveniente.
http://www.faithfulltools.com/p/FAIOS8CHG
http://viewitem.eim.ebay.pt/Faithfull-Oilstone-200mm--Honing-Guide-Kit/390534416003/item
« Última modificação: Terça, 16 de Abril, 2013, 15:41:27 pm por gabriel_rocha »
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

nassuncao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #2 em: Terça, 16 de Abril, 2013, 16:23:41 pm »
O kit de formões que comprei já trazia a guia, mas não é perfeita, pois a pintura de esmalte que lhe colocaram é demasiado grossa, e como consequência, nos formões mais estreitos não agarra muito bem (vi um video no youtube de um fulano que pega numa guia dessas e com a ajuda de uma grosa torna a guia bem mais eficiente, vou procurá-lo e quando o encontrar coloco...). Outro problema é que o rolamento que tem na parte de baixo é muito estreito, ao contrário da guia da Veritas que é bastante mais largo, e se não tivermos cuidado facilmente saímos da esquadria...
Quanto às pedras, estou satisfeito com elas, não são perfeitas, mas para o uso que lhes dou são suficientes... Estou neste momento a construir um suporte para as mesmas por forma a prendê-las à bancada de trabalho, basicamente são blocos feitos com restos de madeira que prendem à frente e atrás das ditas placas, têm apenas dois requisitos, não quero que tenham metal (pregos ou parafusos) para que não hajam acidentes com os formões enquanto afio e nofim tenho que impermeabilizar a peça (verniz) para que não ensopem em WD-40, quando terminar coloco aqui fotos.

Outro pormenor em relação às guias de afiar, é que são feitas para pessoas que têm 3 mãos, uma para pegar na guia, outra no formão e outra na régua para medir a distancia entre a ponta do formão e a guia para que fique tudo com o angulo correcto :D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #3 em: Terça, 16 de Abril, 2013, 19:33:25 pm »
Afiar é um tema que tem muito que se lhe diga. Nem vou tentar abordá-lo a fundo, há alguns bons livros.

É necessário entender uma coisa fundamental - um bom afiamento implica que as duas uperfícies que formam o gume estejam muito bem polidas. Se não, o que se obtém não é um verdadeiro gume, é uma serra microscópica, que não permite os mesmos resultados. Para conseguir isso, o grão dos abrasivos utilizados tem de ser cada vez mais fino; o aspecto final das superfícies deve verdadeiramente espelhado.

A maior parte das pedras ou lixas que se podem comprar por aí não cumpre isto. Isto inclui as Faithful (aliás, ao preço que custam nem poderia ser de outra maneira). Nas pedras, encontrar um grão mais fino do que 800 (as graduações são diferentes das da lixa) obriga a procurar em sítios especializados - para ir até ao grão 4000 ou 6000. E as boas são caras que se fartam  (ver, por exemplo, aqui: http://www.fine-tools.com/scharf.html  - mas há muito mais onde).
Quanto às lixas, para conseguir encontrar grão mais fino do que 1200 tenho  de encomendar, mas não consigo mais fino do que 2500.

Em princípio, nenhuma pedra deve ser utilizada a seco. A função da água ou do óleo é formar uma suspensão com as partículas de material que são removidas da ferramenta, de forma que não fiquem embebidas na pedra e a pedra não se "vitrifique" (não é o termo correcto, mas é o que me ocorre de momento).
As pedras "de água" ("waterstones") devem ser utilizadas exclusivamente com água. Se se utilizar óleo ficam práticamente inutilizadas. Antes de usar, mergulhá-las 20 ou 30 minutos em água para ficarem bem embebidas.
As pedras "de óleo" ("oilstones") devem ser utilizadas com óleo fino (há quem o dilua com petróleo, nunca experimentei), e devem ser sempre mantidas bem embebidas com óleo.

Qualquer pedra tem de ser rectificada com uma certa frequência para manter a planimetria - o que é um bocado aborrecido...

Relativamente aos comentários de nassuncao acerca das guias:
O rodízio estreitinho, em geral permite, se se quiser, afiar um ferro de plaina com uma ligeira curvatura para ser for utilizada em desbaste. Nos formões só atrapalha, porque exige um bom controlo da mão, que um principiante não tem. Aí, os rodízios largos têm vantagem.
3 mãos: não é preciso, desde que se faça um dispositivo que permita acertar o ângulo controlando a distância à parte da frente da guioa. Ver a fotografia que anexo do dsipositivo que fiz.
Ver uma solução mais refinada e completa, segundo o mesmo princípio, aqui:
http://www.lie-nielsen.com/pdf/AngleSettingJig.pdf

Pessoalmente, porque as pedras boas estão acima do meu orçamento e por simplicidade, utilizo o método que uma mente típicamente americana baptizou de "scary sharp", com tiras de lixa coladas (com uma cola spray que permite removê-las) a uma placa de vidro de 8mm. Não é muito bem visto pelos profissionais - embora saiba de pelo menos um ou dois profissionais americanos que utilizam exclusivamente este método - mas sem dúvida que resulta. Gasta-se dinheiro em lixa, mas evita comprar e ter de rectificar pedras caras.
Para ter uma ideia do método, ver aqui:
http://www.woodbutcher.net/scary-origins.shtml
http://www.woodbutcher.net/scary.shtml#original
http://www.finewoodworking.com/pages/w00003.asp

Utilizo uma guia Stanley (modelo antigo) - que, embora ordinária, é a que vou utilizando até fazer uma guia que satisfaça os meus critérios (o primeiro dos quais é que os rodízios não apoiem no abrasivo, seja ele qual for...)
Em geral, nos formões, se tenho de começar de raíz, faço um desbaste na esmeriladora (grão 76). Resulta no que os anglo-saxónicos chamam "hollow-grind". Nos ferros de plaina vou directamente à lixa. Se tiver de desbastar muito, começo com grão 200, senão vou directamente à ixa de água grão 400, com um ângulo de 30 graus. Passo sucessivamente aos grãos 600, 800, 1000 e 1200 e 2500 (a partir do 1200 passo o ferro "de lá para cá...", senão o suporte da lixa pode ser cortado com muita facilidade).
A partir do 1200 inclusivé passo o ângulo a 25 graus, e dou poucas passagens para não fazer o bisel de corte muito grande.

Depois de estar a contento no 2500, assento o fio num assentador de cabedal feito por mim; inicialmente não utilizava qualquer produto de polimento no assentador, actualmente utilizo óxido de cério - apenas porque resulta e tenho uma certa quantidade em casa (não é produto que se consiga obter fácilmente no comércio). Embora algumas pessoas digam que o assentador pouco faz, a verdade é que noto uma diferença bem perceptível na qualidade do fio.

É pouco sobre este tema, mas há por aí tanto que ler se se procurar (e na internet, como sempre, também há muitas asneiras).

nassuncao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #4 em: Terça, 16 de Abril, 2013, 23:28:38 pm »
Obrigado GLFaria por uma resposta tão completa.

As pedras que tenho não são as da faithful, são umas pedras adquiridas à parte.

Quando pensei em afiar pela primeira vez, vi muitos videos e li bastantes artigos e daí o meu objectivo de polir ambas as faces dos formões até atingir o "espelho". tenho consciência de que ainda estou longe pois o grão que tenho ainda só me permitiu dar um ar espelhado... Já andei a namorar as ditas pedras, não só na fine-tools, mas como noutros sites, mas são mesmo muito caras e não consigo arranjar justificação para as comprar...

Adorei o pdf da lie-nielsen, eu sempre gostei de ter um local organizado para cada uma dasa tarefas, por outras palavras, não acho boa prática guardar as pedras, guia e a restante tralha numa gaveta, aquela base parece-me muito prática (com excepção dos parafusos tal como expliquei acima)

Questão para si GFFaria: O assentador que fez é com cabedal de que género? Eu também pretendia fazer um, pelo que li a rebarba final deve ser retirada apenas dessa forma, como exemplo tem um video de um senhor que admiro e gosto de seguir no youtube. Será que se eu for a um sapateiro e pedir um pouco de sola em couro serve? Caso contrário fico sem saber onde arranjar um cabedal mais mole... Já agora, o mesmo é colado ao taco de madeira com cola de contacto?


http://www.youtube.com/watch?v=a6ykVzL2VAM#

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #5 em: Quarta, 17 de Abril, 2013, 00:38:16 am »

eu uso uma pedra a óleo combinada nacional (uma face tem grão mais grosso e outro mais fino, mas nao sei a numeração) acho q da marca
 "tinanium" feita em paços de brandão se bem me recordo do que estava na caixa, e uma guia da stanley provavelmente igual ao do glfaria.

as pedras a água estão na moda um pouco tb devido a um movimento q valoriza mto as ferramentas tradicionais japonesas (formoes, serras e plainas essencialmente).
eu uma vez comprei umas pedras a água japonesas tipo budget mas nao fiquei satisfeito, desgastam-se mto rapidamente e é necessário mergulha-las
na água até saturarem senão acabamos por afiar a seco, depois é água em todo o lado e já se sabe q a ferrugem nunca dorme.
 a vantagem é q há grãos muito mais finos disponíveirs o que permite dar um polimento aos gumes mas eu nao me dou a esse trabalho q acho desnecessário.
afinal nao me vou barbear com os formoes.

já agora é possivel tornar planas as pedras a água novamente deslizando duas pedras uma na outra.

as pedras a óleo desgastam-se muito menos e duram anos praticamente planas. e mesmo qdo deixam de ser planas e.g. para um ferro de plaina, podem continuar
a ser usadas para formoes menos largos, aliás esse é um dos motivos q são preferidas para afiar goivas e ferramentas de talha.
se fossem usadas pedras a agua para isso gastavam-se logo.


eu uso um óleo fino q pode ser até diluido um pouco com aguarás ou diluente. se usar apenas aguarrás, o afiar é mais rápido mas por ser mto volátil tem q se estar sempre a molhar.

para assentador uso um que era mesmo de barbeiro, mas uma tira de couro colada a uma base de madeira serve. na verdade nem uso mto o assentador, geralmente tiro a rebarba resultante do afiamento na própria pedra. o assentador é mais usado para "reavivar" o gume ocasionalmente

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #6 em: Quarta, 17 de Abril, 2013, 01:36:28 am »
Note que eu não sou própriamente um especialista em afiar, sou apenas um amador interessado. Para mim, uma ferramenta de corte mal afiada ou uma espátula são mais ou menos a mesma coisa

Quando resolvi fazer o meu assentador, comecei por ler tudo o que apanhei à mão para perceber exactamente quis são as suas funções e como funciona. A maior quantidade de boa informação encontrei-a nos sites relacionados com barbear - se há quem queira ferramentas bem afiadas, são os sujeitos que gostam de se barbear à navalha.

Encontrei genéricamente duas opções principais para o material - cabedal ou pano. No caso do cabedal há de tudo, desde as opções mais exóticas como o cordovan (um couro de cavalo, que por acaso eu até usava para fazer as minhas dedeiras quando atirava com arco - muito bom mas muito caro) até à simples sola, utilizada do lado liso ou do lado rugoso. No caso do pano havia o linho ou o "denim" utilizado nos jeans. Tudo isto com ou sem uma camada semi-flexível por baixo, e com ou sem produto para polir... Há para tudo!... E assim, resolvi utilizar o que cá tinha.

Como tinha uns restos de sola de 5 ou 6mm, resolvi utilizá-los. Cortei uma tira do tamanho que cabia num dos bocados que tinha - aí uns 30x6 cm. Comecei por "polir" o cabedal, que já estava um bocado seco e rugoso (pudera, tinha aí uns 50 anos bem contados...) com lixa para madeira, 180 + 240 + 320 (já não me lembro se mais fina também, é possível que sim), para uniformizar a superfície. Preparei uma régua de pinho - aplainada e envernizada. Colei a tira de cabedal directamente à régua com cola de contacto. É importante que a colagem seja bem uniforme. Depois de tudo pronto, untei o cabedal durante vários dias com um bom óleo para couros. Estava mesmo seco, parecia mata-borrão. Entre cada duas aplicações friccionava com a palma de mão para entranhar bem. Ao fim de meia dúzia de dias estava pronto.

Como disse, comecei por não usar nenhum material de polimento. Aquilo que se quer não é um abrasivo, é mesmo material de polir, em pasta ou de outra forma - mas com um veículo que não estrague o cabedal... O que tenho visto mais recomendado é o óxido de crómio.
Depois lembrei-me do óxido de cério que cá tenho. É um produto utilizado no polimento industrial de vidro, não se encontra fácilmente no mercado. Misturei uma quantidade muito pequena com óleo para cabedal para fazer uma pasta bastante fluida e espalhei com a mão fazendo pressão, como habitualmente com óleo. Resultou muito bem - o polimento final do ferro era ligeiramente mais rápido e perfeito do que sem óxido - por isso adoptei esse método. Não há que abusar - aplico óleo com uma certa frequência, digamos uma vez por semana ou de duas em duas semanas, mesmo quendo não uso o assentador, mas apenas de vez em quando espalho uma pitadinha de óxido de cério depois de aplicar o óleo e espalho-o bem com a mão. Não sei se é o melhor método, mas resulta.

Usar um assentador exige uma certa prática. Ao princípio é natural que dê umas "facadas" no cabedal, principalmente no movimento de levantar o ferro. Não é preciso muita pressão nem muita velocidade. É mais importante manter o ângulo constante.

Não gostei nada da forma como o sujeito do vídeo usava o assentador - uma brutalidade, muito rápido, e aparentemente com muita pressão. O truque de cortar uma folha de papel para mostrar que está afiado não é nada, apenas espectáculo - qualquer ferro simplesmente afiado até lixa de água 600 faz isso, e até uma serra o faz. A maneira melhor de ver se um formão ou um ferro de plaina está realmente afiado é tentar cortar aparas finas de um bocado de madeira dura no topo, ao atravessado do grão. Se cortar aparas finas sem esforço, está bom. Se for preciso força ou o corte não sair polido, não está.  Tão simples como isto.

Há alguns bons livros sobre afiação de ferramentas. Tenho o "Sharpening - the complete guide", de Jim Kingshott, considerado muito bom. Encomendei há 3 meses o "The perfect Edge", do Ron Hock, do qual tenho lido muito boas refrências, mas tem estado esgotado nos Estados Unidos. E há mais, eu é que não tenho assim tanto dinheiro para gastar neles.

Alguns links com artigos sobre assentadores:
http://www.classicshaving.com/articles/article/590351/4057.htm
http://straightrazorplace.com/srpwiki/index.php/Razor_stropping
http://straightrazorplace.com/stropping/38824-cerium-oxide-good-bad-ugly.html
http://straightrazorplace.com/srpwiki/index.php/Beginner's_Guide_to_Honing

Como vê, tudo dos maníacos da navalha de barbear... E há milhares de artigos deste género... É só escrever "stropping" no Google!

Anexo dois "close-ups" do meu assentador. O furo serve só para o pendurar num gancho quando não está a uso. Estou aprecisar de o lixar e polir de novo...

Como de costume, escrevi demais. Mas já estão habituados...  :)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #7 em: Quinta, 18 de Abril, 2013, 10:47:45 am »
A maneira melhor de ver se um formão ou um ferro de plaina está realmente afiado é tentar cortar aparas finas de um bocado de madeira dura no topo, ao atravessado do grão. Se cortar aparas finas sem esforço, está bom. Se for preciso força ou o corte não sair polido, não está.  Tão simples como isto.

sim essa é uma boa técnica mas penso q é melhor testar numa madeira macia como a casquinha. o formão se nao estiver bem afiado vai comprimir as fibras dos anéis de
crescimento da primavera (os mais claros que são mais macios) e nao vai cortar mas antes arrancar pequenos pedaços (é um pouco semelhante a tentar cortar espuma)
mesmo um formao mto bem afiado custa a dar bom acabamento em madeiras desse tipo

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #8 em: Quinta, 18 de Abril, 2013, 12:50:11 pm »
Sim, tenho tendência a concordar consigo. Acontece que as madeiras macias que normalmente arranjo com facilidade são os pinhos do Leroy-Merlin, dos quais é práticamente impossível tirar conclusões, de tão maus que são.

Ainda recentemente precisei de abrir malhetes numa série de peças - não era coisa importante, eram apenas quadros para fixar rede - e quer a serrar quer a aparar com o formão foi impossível cortar aquilo como deve ser, quase que se desfaz. À cautela, acabei por cavilhá-los também...
E é escusado tentar usar um riscador normal nessa madeira, as marcas ficam impossíveis. Ainda acabo por ter de fazer um de rodízio - já experimentou algum, para me dar uma opinião sobre se vale a pena?

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #9 em: Quinta, 18 de Abril, 2013, 14:45:05 pm »
eu uso uma pedra a óleo combinada nacional (uma face tem grão mais grosso e outro mais fino, mas nao sei a numeração) acho q da marca
 "tinanium" feita em paços de brandão se bem me recordo do que estava na caixa, e uma guia da stanley provavelmente igual ao do glfaria.
...
Essa pedra que fala é realmente feita em Paços de Brandão, na empresa Dragão Abrasivos, Lda., o meu avô trabalhou lá muitos anos, é uma pequena empresa já quase com 80 anos de existência e são exportadores para muitos países por esse mundo fora. São famosos pelas suas mós de afiamento de alta qualidade.
Para quem quiser ficar a saber mais:
http://www.dragaoabrasivos.pt/
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #10 em: Quinta, 18 de Abril, 2013, 18:19:20 pm »
Para quem quiser ficar a saber mais:
http://www.dragaoabrasivos.pt/

obrigado pela informação. tenho a minha ha cerca de 20 anos qdo comecei com a mania das carpintarias. já está ligeiramente concava, umas décimas de mm
mas para formões continua a "bombar"

dúvido q  ainda se encontrem à venda aqui em lisboa

Sim, tenho tendência a concordar consigo. Acontece que as madeiras macias que normalmente arranjo com facilidade são os pinhos do Leroy-Merlin, dos quais é práticamente impossível tirar conclusões, de tão maus que são.

não conheço, mas devem ser uma variante de casquinha branca, tipo espruce ou coisa parecida. escolha as peças de árvores de crescimento lento (aquelas com os aneis
de crescimento mais apertados). se a separação entre os aneis for superior a cerca de 4mm são mto más para trabalhar.

Citar
E é escusado tentar usar um riscador normal nessa madeira, as marcas ficam impossíveis. Ainda acabo por ter de fazer um de rodízio - já experimentou algum, para me dar uma opinião sobre se vale a pena?

está a referir-se ao "graminho"? (em metrologia acho q tb se chama graminho a uma "height gauge").
se usa um com um vincador cónico (tipo extremidade de prego) pode limá-lo ligeiramente de modo a que corte no sentido da deslocação da ferramenta em vez de vincar.

eu tenho um de rodízio (budget) q na prática nao roda e está fixo por um parafuso e funciona aceitavelmente. dá jeito para marcar em rebaixos ja que, no limite, se pode encostar o rodizio a parede do rebaixo

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #11 em: Quinta, 18 de Abril, 2013, 19:34:33 pm »
Correcto, graminho nos assuntos da madeira. Fugiu-me o termo para a metalomecânica, de habituado que estou. Tentei os dois ( graminho e riscador - fotografia), não consegui nada com nenhum (o graminhotambém não é de grande qualidade). Afiei a ponta do graminho ligeiramente em faca, também nada - tudo levanta a fibra daquela madeira.  Provávelmente vou fazer um com uma lâmina fina redonda na ponta, não muito afiada, para ver se resulta.

É verdade que também se chama graminho a um dispositivo que é utilizado para medir alturas relativamente a um plano. Utilizei nos meus tempos.... Usa-se em metrologia, mas também para tirar dimensões de peças de formas complexas para as desenhar (que foi o o meu caso)

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Formões
« Responder #12 em: Sexta, 19 de Abril, 2013, 23:26:24 pm »
Correcto, graminho nos assuntos da madeira.

Por falar em graminho... :)
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #13 em: Terça, 18 de Junho, 2013, 19:00:35 pm »
E os curvos como é que os afiam?

Eu já vi umas pedras com vários tamanhos...

Cumps

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Formões
« Responder #14 em: Sábado, 22 de Junho, 2013, 01:26:12 am »
Ruidomingos, esses curvos teêm o nome de "Goivas"
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!