Autor Tópico: Duvidas para exterior?  (Lida 8016 vezes)

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Duvidas para exterior?
« em: Segunda, 04 de Julho, 2011, 12:20:45 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas.

A "Maria" pediu-me para fazer uma coisa e surgiu-me esta dúvida. ela quer uma mesinha em branco para exterior e eu fiquei cá a pensar...

Dá para lacar e depois aplicar verniz maritimo incolor? ou terá de ser uma velatura branca e depois o verniz?

Já agora, que madeira devo usar? presumo que contraplacado não seja uma boa ideia. Posso usar pinho ou abeto, ou não é aconselhado?

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Duvidas para exterior?
« Responder #1 em: Segunda, 04 de Julho, 2011, 23:21:56 pm »
Dá para lacar e depois aplicar verniz maritimo incolor? ou terá de ser uma velatura branca e depois o verniz?

pretende branco opaco certo? pq nao aplicar simplesmente um esmalte brilhante?
o verniz apenas serve para efeito de transparência.

Citar
Já agora, que madeira devo usar? presumo que contraplacado não seja uma boa ideia. Posso usar pinho ou abeto, ou não é aconselhado?

é para guardar durante a época de chuva ou para estar permanentemente no exterior?
no 1o caso pode usar pinho e provavelmente contraplacado para o tampo. no 2o caso convém ser tudo madeira. pode ser pinho mas terá que levar um tratamento com um preservativo anti-podridão tipo cuprinol, ou então opte por uma madeira mais durável como a kambala.



nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Duvidas para exterior?
« Responder #2 em: Terça, 05 de Julho, 2011, 23:19:30 pm »
Caro Cerdeira, mais uma vez lhe agradeço, é das pessoas mais disponíveis no forum.

Relativamente ao Ponto 2, entendido. É para estar permanentemente no exterior, por isso é melhor pensar em uma madeira melhor. Ganho alguma coisa em fazer o mesmo tratamento anti-podridão?

Relativamente ao Ponto 1, grande baralhação na minha cabeça...

Eu tinha em ideia que o verniz maritimo serve como uma camada protectora praticamente impermeável para a madeira. estou enganado? Quando falei em verniz era para proteger das intempéries. daí o pintar antes e dar verniz incolor por cima. Presumo que o esmalte brilhante por sí só não proteja a madeira. se calhar tenho os meus conceitos todos baralhados

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Duvidas para exterior?
« Responder #3 em: Quarta, 06 de Julho, 2011, 13:39:05 pm »
o tratamento antipodridão é semelhante ao q já viu certamente em postes telefónicos esverdeados e estacas: é resultado duma impregnação em fungicidas normalmente à base de cobre.

esmalte é o acabamento clássico qdo se pretende uma cor opaca tanto em metal como em madeira. decerto já viu portões de ferro ou caixilharia de madeira pintados: é esmalte.

agora a questão é: a madeira sofre contracções e expansões conforme a humidade ambiente e tanto os vernizes como os esmaltes perdem elasticidade com o tempo e acabam por abrir fissuras e escamar principalmente se expostos continuamente ao sol e à chuva, e a manutenção é dificil: necessário decapar tudo  a não ser q fique satisfeito com um acabamento com uma superfície irregular conforme alguma da tinta prévia foi removida ou não. no caso do esmalte pode aplicar-se betume para regularizar a superfície mas, com vernizes se nao remover tudo há diferenças na cor devido à descoloração do verniz velho.

o q se usa "lá fora" para mobiliário de exterior e decks são produtos à base de óleos q permitem uma manutençao mto mais fácil pq não criam camada de "vidrado" e portanto nao implicam q se decape tudo. uma simples lixagem e aplica-se o produto. mas mesmo assim deve-se fazer uma reaplicação anual ou semestral.

em Portugal é dífcil encontrar esses produtos, mas, passe a publicidade, veja aqui: http://www.jular.pt/pdf/Osmo.pdf

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Duvidas para exterior?
« Responder #4 em: Quarta, 06 de Julho, 2011, 13:41:19 pm »
Boas

Creio que já entendi. Não tinha percebido até hoje que os esmaltes conseguem ter as mesmas propriedades dos vernizes no que diz respeito á protecção.

Tudo o resto faz-me sentido.

Gostava de ser eu a fazer as coisas para o exterior, mas para estar a ter tanta manutenção mais vale procurar uma solução de plastico ou daquele novo material que usam para os materiais de exterior.