Autor Tópico: Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.  (Lida 11676 vezes)

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« em: Quarta, 08 de Junho, 2011, 19:03:53 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas

Conforme comentei na minha apresentação tou a tomar o gosto pelo "do-it-yourself" em especial algumas brincadeiras em madeira.

Estou em fase de comprar alguma ferramenta... já tenho uma pistola de atomização, um berbequim, tenho de comprar uma serra de tico tico que a minha partiu-se (estou a pensar na BOSCH PST 900PEL) e vou comprar também um multiferramenta (Bosch PMF 180L) que me permite fazer várias funções, incluindo lixar, só com uma ferramenta. Para começar os projectos mais pequenos acho que chega, caso queiram acrescentar alguma coisa...

O "meu" primeiro projecto - entre aspas porque o projecto é da bosch, vou apenas seguir instrucções, será uma escada-toalheiro.

Vou optar por colocar as minhas dúvidas projecto a projecto, pois cada uma das coisas que tenho em mente tem uma dúvida.

Assim, inicialmente as minhas dúvidas são:

1) Encontrar Brocas, tipo  Forstner e assim "mais estranhas", não é fácil nos Leroys, especialmente de marca... eles têm uma marca tipo wolcraft acho mas não sei se o material tem qualidade. Onde é em Lisboa se encontra uma bola loja para estes acessórios? ou então, sabem se esta marca é boa?

2) a diferença de preços entre ir comprar a madeira a uma empresa tipo sobreira e serras e um Leroy é muito diferente? vale a pena fazer os kms adicionais?

3) Presumo que a cola de madeira vá ser uma grande amiga. Existe alguma de especial qualidade? aqueles produtos tipo "prego cola" valem a pena aplicadas À madeira?

4) De acordo com o projecto da bosch a aplicação do verniz é feita sem primário e sem tapa-poros, o que eles dizem é que a primeira passagem serve de primário... mas pergunto eu se não seria mais adequado passar um primário de madeiras e/ou um tapa-poros primeiro?

5) que nome se dá aquelas brocas que servem para criar espaço para a cabeça do parafuso?

6) que tipo de massa devo usar para tapar o parafuso, de modo a que não se veja depois de envernizado

grato desde ja
« Última modificação: Quarta, 08 de Junho, 2011, 21:28:19 pm por nspinheiro »

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #1 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 08:47:28 am »

1) Encontrar Brocas, tipo  Forstner e assim "mais estranhas", não é fácil nos Leroys, especialmente de marca... eles têm uma marca tipo wolcraft acho mas não sei se o material tem qualidade. Onde é em Lisboa se encontra uma bola loja para estes acessórios? ou então, sabem se esta marca é boa?

2) a diferença de preços entre ir comprar a madeira a uma empresa tipo sobreira e serras e um Leroy é muito diferente? vale a pena fazer os kms adicionais?

3) Presumo que a cola de madeira vá ser uma grande amiga. Existe alguma de especial qualidade? aqueles produtos tipo "prego cola" valem a pena aplicadas À madeira?

4) De acordo com o projecto da bosch a aplicação do verniz é feita sem primário e sem tapa-poros, o que eles dizem é que a primeira passagem serve de primário... mas pergunto eu se não seria mais adequado passar um primário de madeiras e/ou um tapa-poros primeiro?

5) que nome se dá aquelas brocas que servem para criar espaço para a cabeça do parafuso?

6) que tipo de massa devo usar para tapar o parafuso, de modo a que não se veja depois de envernizado

grato desde ja

Bom dia nspinheiro.

Bem-vindo e parabéns por ter escolhido os trabalhos de madeira como hobby.

Em relação às suas perguntas, não sou o melhor para responder pois também sou novato no assunto, mas de certeza que aqui encontrará a ajuda necessária. Vou tentar opinar naquilo que sei  ;)

As brocas Forstner cá por Braga encontro-as tanto no AKI como no Mestre Mako, embora sejam as "genéricas". No AKI tem também da Wolfcraft, que para mim, é uma marca de referência no mercado. Acredito que possam existir melhores (preço e qualidade) mas pela minha experiência não me posso queixar até agora. Também tem da Bosch. O conjunto que uso foi comprado em Espanha e é da Wolfcraft e não me tem dado problemas.

Quanto à madeira, comecei a ir compra-la ao AKI mas depois investiguei um pouco e encontrei várias empresas que também vendem a particulares. Se por um lado é um pouco intimidativo para o novato, podemos ter sorte (eu tive) e encontrar alguém que não se importe de nos guiar na nossa primeira visita e nos esclareça as dúvidas. Em relação ao preço, pelo menos por Braga sai bastante em conta. Peças maiores bem negociadas podem ser levadas a casa por um custo simbólico ou mesmo com o transporte já incluído no preço final. Por Lisboa, não sei.

A cola comecei a usar a UHU e até agora não escolhi outra. Tempo de secagem rápido, fácil limpeza da cola em excesso, ótima aderência e resistência e marca de bastante confiança. Pode visitar o site deles aqui. http://www.uhu.com/en/products/wood-glues/detail/uhu-holzleim-wasserfestdin-en-204-d3.html?cHash=8dd66253336777c4c162edb4ba35276c&step=0
Tem bastante informação.

O preço é relativamente mais caro que as outras colas, mas prefiro pagar um pouco mais e ter a certeza que não sou enganado. Normalmente compro uma grande quantidade e depois transfiro para um doseador. Assim dura bastante, não estrago a cola e vou controlando o uso  ;D Recentemente a minha mulher ofereceu-me uma bisnaga de cola para madeira da AXTON, mas ainda está guardada e fechada. O preço é muito mais barato que a UHU, mas mais não lhe posso dizer. A cola essa de que fala usei-a uma vez e nunca mais. Mas eu sou suspeito  :o

Nas peças que fiz, mesmo para o exterior, só usei verniz. Ainda não usei tapa poros nem primário. Claro que não é apenas aquela demão de verniz, é um pouco trabalhoso. Primeiro diluído, esperar X tempo. Depois lixado e mais uma demão sem diluir. Depois esperar mais X tempo. Depois voltar a lixar e mais uma demão... Bastante trabalho mesmo. Aprendi com uns vídeos na net bastante interessantes, do site "The Wood Whisperer" http://thewoodwhisperer.com/. Como gostei bastante procurei mais vídeos e depois experimentei várias técnicas. Passado algum tempo, a apesar da chuva típica de Braga, as peças estão impecáveis.

As brocas chamam-se Escareadoras. Isso eu sei  :D Estou a fazer um pequeno glossário aqui para o Fórum e ainda hoje à noite estive na letra "E".

Desculpe se não fui de grande ajuda mas por enquanto também tenho mais perguntas que respostas. Dê uma volta pelos tópicos e encontrará muita informação.

Força com os seus trabalhos ;)


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #2 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 10:47:48 am »
Boas

Pelo contrário, ajuda bastante, para quem nada sabe as mais pequenas experiências são úteis.

Relativamente ao que me conta, eu aqui nos aki's e afins não encontro quase nada que n seja wolfcraft quando falamos daqueles acessórios menos normais, como uma broca normal.

Relativamente ao local, já me disseram várias vezes para ir ao sobreira e serras... e trabalho aqui mesmo perto, mas como os horários não são compatíveis acaba por ou não ter tempo ou quando tenho não me lembro.

Tenho uma amiga que trabalha na UHU vou ver se ela me arranja samples ;)

Vou ver os filmes... mas pelo seu comentário percebi que pelo que viu nesses filmes, é preferivel não usar tapa poros e fazer como diz que o trabalho fica mais bem feito, apesar de mais trabalhoso? é isso?

Grato pelo nome da broca

Por acaso da ultima pergunta não me consegue ajudar, nao? :)

Abraço


cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #3 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 16:03:11 pm »

1) Encontrar Brocas, tipo  Forstner e assim "mais estranhas", não é fácil nos Leroys, especialmente de marca... eles têm uma marca tipo wolcraft acho mas não sei se o material tem qualidade. Onde é em Lisboa se encontra uma bola loja para estes acessórios? ou então, sabem se esta marca é boa?


talvez na melfa na R da Boavista é agente bosch gama profissional. tb há uma loja na r da Madalena
wolfcraft acho q é marca branca das brico-superfícies. as brocas mais xpto "made in Germany" nao se encontram facilmente em Portugal mas para uso de hobby as chinesas podem dar resultado aceitável.

Citar
2) a diferença de preços entre ir comprar a madeira a uma empresa tipo sobreira e serras e um Leroy é muito diferente? vale a pena fazer os kms adicionais?

conheço o S&R, mas eles em prancha apenas vendem pinho. de resto é mais prods para carpintarias já feitos: aduelas rodapés, etc. julgo ser mais barato q os akis mas é melhor confirmar. é bem provável q tenham mais variedade em termos de medidas e espessuras

Citar
3) Presumo que a cola de madeira vá ser uma grande amiga. Existe alguma de especial qualidade? aqueles produtos tipo "prego cola" valem a pena aplicadas À madeira?

cola branca PVA é o clássico. há diferenças entre as colas mas basicamente são mto semelhantes. os "pregos cola" acho q tb se chamam "pregos liquidos" são mais para aplicaçao de madeiras sobre outros materiais. e.g rodapés e no fundo aquilo é uma variante da cola de contacto.

atenção q as colas PVA apenas são eficazes ao longo dos veios da madeira. colar topos com elas não funciona. para isso terá que usar resinas epoxidicas (araldite), mas não é mto boa prática fazer peças que dependam apenas da cola para se manterem em pé. há que ter quase sempre um encaixe mecânico.

Citar
4) De acordo com o projecto da bosch a aplicação do verniz é feita sem primário e sem tapa-poros, o que eles dizem é que a primeira passagem serve de primário... mas pergunto eu se não seria mais adequado passar um primário de madeiras e/ou um tapa-poros primeiro?

depende do material a pintar. o tapa-poros geralmente é usado para evitar q as camadas subsequentes do verniz levantem mto o fio da madeira, pode aplicar logo o verniz mais diluido como 1a demão e depois lixar (grão > 200) entre demãos.
q eu saiba o q geralmente chamamos de primários (tb conhecidos por "aparelho") são opacos e apenas usaso qdo se pretende aplicar esmalte pq deixam a superfiície mais lisa tapando as texturas dos veios da madeira ou as fibras do mdf

Citar
5) que nome se dá aquelas brocas que servem para criar espaço para a cabeça do parafuso?

já foi respondido

Citar
6) que tipo de massa devo usar para tapar o parafuso, de modo a que não se veja depois de envernizado

há umas brocas proprias para cortar tapas de madeira (plug cutters) mas nunca encontrei em Portugal. acho q tb há peças em plastico. qq massa vai notar-se sempre e tem tendência a escurecer com a idade mas pode usar serradura da madeira q usou + cola. tb pode optar por deixar as cabeças dos parafusos à vista se forem cabeças ovais. se forem cabeças chatas há umas anilhas para melhorar o remate

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #4 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 16:09:56 pm »

talvez na melfa na R da Boavista é agente bosch gama profissional. tb há uma loja na r da Madalena
wolfcraft acho q é marca branca das brico-superfícies. as brocas mais xpto "made in Germany" nao se encontram facilmente em Portugal mas para uso de hobby as chinesas podem dar resultado aceitável.

conheço o S&R, mas eles em prancha apenas vendem pinho. de resto é mais prods para carpintarias já feitos: aduelas rodapés, etc. julgo ser mais barato q os akis mas é melhor confirmar. é bem provável q tenham mais variedade em termos de medidas e espessuras


Muito Obrigado

Relativamente a estes dois temas, sou de lisboa, pelo que as lojas do porto não me são  muito uteis :)

Relativamente a SS, será que tem conhecimento de algum sitio em lisboa bom para ir comprar madeira?

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #5 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 17:52:50 pm »
Boa tarde.

Felizmente o Colega Cedeira já passou por aqui e teve a amabilidade de responder  :). Não sei qual será a sua opinião sobre compras na Internet, mas se não tiver problemas pode sempre comprar por este método. Já temos falado um pouco sobre este tema aqui no fórum http://forum.bricolagetotal.com/madeiras/lojas-de-materiais-para-carpinteiros/.

A firma Espanhola "Comercial Pazos" parece ser uma boa hipótese para comprar equipamento http://www.comercialpazos.com/. Inclusivamente cheguei a ligar para lá e fazem entregas para Portugal. Por esta altura a opção de envio via correio normal já deve estar disponível, o que sempre ajuda um pouco. Não quer dar uma vista de olhos? A página web está muito bem conseguida, com bastante informação. Se quiser esperar um pouco, a partir de dia 15 vou fazer uma pequena encomenda. Depois deixarei aqui a minha opinião sobre o serviço.

Encontrei em Lisboa uma loja que parece ter bastante material "Viúva C. Ferreira Pires,Lda." http://www.viuva.com/ferramentas%20carpintaria.htm. Também tiveram a amabilidade de me responder e enviam por correio. Mas sendo de Lisboa não vai ter esse problema.

Em relação à última pergunta, ainda não fiz nenhum trabalho em que tivesse de esconder as cabeças dos parafusos, mas por aquilo que leio e vejo, o Colega Cerdeira tem razão. Uma boa opção seria usar restos da serradura misturados com cola de madeira. Parece ser uma prática bastante habitual lá fora. Mas vai ter de testar várias vezes até conseguir a consistência certa e aguardar por uma secagem completa para poder fazer o acabamento. Fiz uma busca rápida na Internet e encontrei este post num fórum. Não sei se se adaptará ao que pretende, mas dê uma vista de olhos. http://www.ciclideos.com/forum/movel-ada-style-t8475.html

Os "Plug cutters" acho que só os irá encontrar na Internet ou numa loja mais dedicada à carpintaria e marcenaria. Em Lisboa tenho a certeza que os acabará por encontrar. Se tiver tempo e paciência, pode fazer você mesmo as tapas de madeira. Sempre é uma boa prática para futuros trabalhos de precisão  ;) Hoje à noite vou dar uma vista de olhos se encontrar qualquer coisa deixarei novidades.


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #6 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 18:56:24 pm »

Relativamente a estes dois temas, sou de lisboa, pelo que as lojas do porto não me são  muito uteis :)

R da Boavista  DIFERENTE Av. da Boavista
faça uma pesquisa por melfa

Citar
Relativamente a SS, será que tem conhecimento de algum sitio em lisboa bom para ir comprar madeira?

veja o thread das madeiras exóticas

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #7 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 21:14:59 pm »
Queria começar este fds, mas vi as minhas esperanças todas goradas.

Nem o Leroy tinha as Madeiras na medida certa (embora isso fosse facilmente contornado) nem tinha as brocas fortsner da medida do diametro das madeiras que vendem...

Nao consegui me desenrascar, nem no Izy, nem no Leroy nem no BricoMarché...

Tenho mesmo de encontrar um sitio para comprar madeira.

nspinheiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
Re:Dúvidas do Principiante... o primeiro projecto.
« Responder #8 em: Quinta, 09 de Junho, 2011, 21:24:31 pm »

Relativamente a SS, será que tem conhecimento de algum sitio em lisboa bom para ir comprar madeira?

veja o thread das madeiras exóticas
[/quote]

Acabei de ver.. acho que sabado vou espreitar a jular