Autor Tópico: Cozinha das minhas piolhas.  (Lida 51155 vezes)

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Cozinha das minhas piolhas.
« em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 19:28:23 pm »
Advertisement
Advertisement
Sou o feliz papá de 2 meninas lindas que fizeram 3 anos á pouco mais de uma semana.
Quando tinham ano e maio começaram a interessar-se por aquilo que se passava na cozinha e começaram a simular a papa nos bébes, etc, no Natal de 2011 compramos alguns electrodomesticos de bricar para elas que ficaram delirantes, foi aí que comecei a pensar numa cozinha para elas a compra de uma estava fora de questão porque já tinha comprado os electrodomesticos, lamentava o erro (pensava eu) de ter comprado assim, mas acabou por ser a melhor coisa que fiz.

Passemos ao projecto em si.

Comecei por um desenho tosco, a minha experiencia em carpintaria era nula, comprei algumas ferramenta á medida que ia fazendo as coisas umas delas foi o obvio esquadro que na altura nem me lembrava da sua importancia.

No fim de ter medidas e afins fui comprar a madeira, comprei as tabua no Bricomarché, até abri a pestana, devo ter gasto perto de 100€ só em madeira, não me comem mais nenhuma vez.
Os puxadores sobraram de algum movel que não sei qual, ainda tenho mais 2 ou 3 que vão dar jeito.


 









A ultima foto foi do dia em que lhes dei, iam fazer 2 anos na semana seguinte.



Como os electrodomesticos trabalham todos com pilhas AA, 3 para ser exacto, liguei tudo junto, primeiro usei o carregador de um defunto telemovel, já sabia que a potencia era pouca como se veio a confirmar até comprar um com um pouco mais de potencia, apartir daí funciona tudo 5*
O frigorifico foi a unica coisa que fiz, mas ainda não acabei quero meter uma luz por dentro a ligar quando abrirem a porta, ainda não encontrei a lampada de 4,5V mas o mais certo será usar Led´s

Adoraram, foi uma felicidade enorme para elas e passei a vestir mais 2 numeros de camisola tal foi o aumento de peito lol

Agora queixam-se que está pequena, querem grande como a mãe, o proximo passo (já idealizado) será o aumento em altura profundidade e largura da mesma, que já não conseguem "lavar" e cozinhar.
A queixa mais comum é não terem agua para lavar a louça, mas com 2 terrores destes só se fosse louco lol

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #1 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 20:52:14 pm »
Muito gira, e parece-me muito bem feita. Não me espanta que tenha gasto uma nota, com tábuas daquela espessura...
Raparigas sortudas, com um pai que se dedica assim!
Os meus, quase não os vi crescer - era estúpidamente maníaco do trabalho, quando chegava a casa em geral já estavam a dormir.. Só muito mais tarde é que vi a asneira que tinha feito.

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #2 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 21:47:49 pm »
Obrigado, tem muitas imperfeições que espero corrigir.

A espessura foi prepositada, é bastante pesada assim dificilmente lhes tomba para cima.

O tempo com as minhas filhas é tempo que préso muito tudo o que faço é para elas e tento passar com elas o maximo tempo possivel, ás vezes vão comigo para a garagem, até teem as suas malas de ferramenta  ;D

Fico muito contente por elas apreciarem aquilo que fiz, sempre que algo está avariado ou estragado veem ter comigo a pedir para arranjar  ;D

Esta foi a minha iniciação á carpintaria, foi a 1ª vez que usei a lixadeira, fiquei espantado com a sua utilidade.

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #3 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 23:37:11 pm »
Simplesmente espectacular! Muito boa concepção, bem organizado, deve ter dado um trabalhão, mas quem faz com gosto não cansa! É para os nossos filhos que aqui andamos. As suas princesas têm muita sorte com um pai que mesmo não tendo experiência em carpintaria se mandou de cabeça ao projecto e em boa hora o fez. Elas certamente vão lembrar toda a vida destes momentos.

Amigo GLFaria, antes de mais não me leve a mal, não me estou a tentar intrometer na sua vida mas a verdade é que não há um manual para o pai perfeito, o importante é eles saberem o quanto gosta deles, há muita maneira de o demonstrar, há quem os mime, há quem os estrague, ausente ou não, foi em prol deles para terem uma vida melhor. Quanto mais velhos eles forem e quando tiverem os filhos deles certamente vão perceber os sacrifícios que você fez.

Voltando ao amigo mbernardes, agora que começou não pare, isto é um processo de aprendizagem constante, mas na bricolagem o gosto de ter algo feito por nós impele-nos a continuar! Além do mais, apesar da carpintaria não ser a especialidade da casa, já vi para ali um auto rádio aplicado numa prateleira, tudo feito in loco, isso também é bricolagem, quer dizer que o amigo já tem o bichinho dentro de si, agora é continuar a alimentá-lo.
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #4 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 00:26:00 am »
Parabens Muuitooo bom!

Não admira que tenha gasto uma nota preta em madeira.Isso é pinho maciço.
Como pintou poderia (eu teria usado) aglomerite (é uma porcaria mas faz a sua função) Ficava muito mais barato.
Na estrada Nac. para maiorca em Fonte do Ramilo para o Carvalhal existia ai uma serração que me orientava algumas madeiras mas não sei se ainda trabalha, não falo com o sr á 12 anos.

Atrevo-me a "meter ferro"em relação á agua que tal uma pequena bomba de aquario acionada por interruptor de pressão(para não deixarem a torneira aberta quando se afastam), o pior vai ser a mãe.

Quanto a crianças na garagem, desde que com as devidas precauções são momentos para serem aproveitados ao maximo
 Dia de manutenção do bixo Moeu-me a alma porque tinha o jipe muito sujo por baixo, claro que esteve a limpa-lo, foi dali prá banheira
                           
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #5 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 00:32:58 am »
"...sempre que algo está avariado ou estragado veem ter comigo a pedir para arranjar..." - espere só até as coisas descobrirem por elas próprias que se se estragarem sózinhas há alguém que arranja. Vai ver que passa a haver coisas que se estragam todos os dias só para você ter o prazer de as arranjar! Não só isso, mas às tantas vão conseguir fazer isso a um ritmo para o qual você não dá vazão!  :-)  Fala a experiência.

Meu caro gabriel_rocha, o meu filho mais novo faz agora 32 anos! E tem um filho. E não tenho dúvida que compreende... ;-)  .O mais velho faz 37 daqui a três semanas.
« Última modificação: Domingo, 14 de Abril, 2013, 00:45:48 am por GLFaria »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #6 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 00:58:17 am »
Já agora, que tipo de lixadeira usou?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #7 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 12:06:08 pm »
Obrigado a todos pelos comentarios :)

Pajo pelo que percebo já nos devemos ter cruzado, conheço bem essa serração, o meu pai é daí (Casal do Mato) e a minha familia paterna vive toda por aí, avó, tios, primos, primas etc. Quando era miudo ia todos os fins-de-semana para aí com os meus pais.
Quando vou para a garagem com elas não consigo fazer nada, andam sempre a traquinar e claro assim que entram em casa vão logo para a banheira. hehhe

Gabriel a bricolagem já faço desde miudo, mas numca em casa era sempre nos carros, tenho um Seat Leon TDI que comprei novo, fez agora 11 anos e nela já fiz muitas alterações, feitas por mim com ideias de outros, além da mecanica tem muitas outras de conforto, mas economicas que o dinheiro está caro, uma das ultimas instalar um kit Follow me home com alterações pensadas por mim para mais funcionalidades, a aprendizagem na solda também tem a ver com o carro.
Na minha garagem tive que mudar o quadro de sitio assim como as ligações, adicionar tomadas, para colocar a bancada, depois tirei um transformador de um expositor de auto-radios que estava para ir para o lixo e liguei o radio, assim como um circuito 12V na zona da bancada para teste de outros projectos, tudo com interruptores.

GLFaria o meu pai apartir de uma determinada altura deixou de ter tempo ou arte ás vezes para me acompanhar a mim ou ao meu irmão nas brincadeiras e na adolescencia era um pouco revoltado com ele por isso, mas hoje entendo e damo-nos muito bem, agora sou eu que lhe dou nas orelhas por mimar muito as netas.

Pajo a lixadeira veio num conjunto que comprei no E´leclerc em 2008, um berbequim, uma rebarbadora e um lixadeira (a foto na caixa era uma serra tico tico, que era o que pretendia, mas lá dentro vinha a lixadeira LOL), a rebarbadora já queimou e comprei uma Ryobi com caixa, caracteristicas destes equipamentos não sei, tenho que ver para colocar no topico das ferramentas.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #8 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 13:56:07 pm »
Quanto a termo-nos cruzado? -Não sei!
Deixei a Fig. á 12 anos e trabalhava muito nessa zona em terraplanagem nas matas.
Mas toda a minha familia mora aí e vou visita-los de vez em quando (gostava de ir mais vezes mas o gazoili está estupidamente caro).

Perguntei pela lixadeira porque não sabia se era a orbital (deduzo que sim), porque quando esprimentares uma de rolos, "até te passas" (dentro das baratinhas recomendo as do lidl)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #9 em: Domingo, 14 de Abril, 2013, 15:36:02 pm »
Quanto a termo-nos cruzado? -Não sei!
Deixei a Fig. á 12 anos e trabalhava muito nessa zona em terraplanagem nas matas.
Mas toda a minha familia mora aí e vou visita-los de vez em quando (gostava de ir mais vezes mas o gazoili está estupidamente caro).

Perguntei pela lixadeira porque não sabia se era a orbital (deduzo que sim), porque quando esprimentares uma de rolos, "até te passas" (dentro das baratinhas recomendo as do lidl)

Já tive a olhar para elas por acaso, se o bicho da carpintaria se aprofundar (tenho mais uns projectos em mente) certamente comprarei uma assim como uma serra circular.

Agora me lembro que já tinha referido que tinhas deixado a Figueira, estava convencido que vivias ali na zona.

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #10 em: Quinta, 25 de Abril, 2013, 11:51:43 am »
Já encomendei a madeira, este Sabado vai-se iniciar a fase 2 deste projecto :D
Ando entretido com outro que tenho que aqui meter, Computador embutido na mobília da Sala ;)

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #11 em: Sábado, 27 de Abril, 2013, 12:04:26 pm »
Fase 2  ;D


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #12 em: Domingo, 28 de Abril, 2013, 11:24:06 am »
Pareçe que as "piolhas" estão a crescer.
E a cozinha tambem! lol lol.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #13 em: Segunda, 29 de Abril, 2013, 12:57:07 pm »
Já tenho as madeiras, infelizmente pensava que já vinham direitinhas, mas vou ter que as lixar bem, que teem algumas inperfeições, vieram umas tabuas á borla que dão sempre jeito :D

Comecei a lixar mas as imperfeições ainda são altas, estou a lixar com lixa de 100 mas se calhar vou ter que comprar mais grossa.
A estou a comprar folhas de lixa e a aplicar na lixadora (fica muito mais economico), mas não tem os buracos, se calhar é melhor faze-los para sair a serradura serto?.

A lixadora que uso é esta, 135W.

Serra Tico Tico


Uma de rolo seria muito melhor, mas ainda são caras.
Tenho andado a ver no OLX, talvez tente comprar uma usada.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Cozinha das minhas piolhas.
« Responder #14 em: Segunda, 29 de Abril, 2013, 18:44:43 pm »
E que tal uma boa, honesta, simpática plaina manual (a palavra-chave é boa, claro...)? Ficava lisinho num instante e bem acabado, ainda por cima! Vi ontem uma Sanley Bailey nº 5 em estado novo na feirinha aqui do bairro, com caixa e tudo, só por 40 euros. Só não a comprei porque não tenho uso (ou seja, espaço para usar...) para uma desse tamanho, e a época não está para fantasias, mas ficou-me atravessada...

Estava a brincar, não é trabalho para quem não está habituado   :)

135 W é fraquinho - a minha é de 250 W e só a uso em trabalho relativamente ligeiro - mas suponho que dará se as tábuas não forem muito grandes.
Mas isso faz uma poeirada desgraçada. Fico com a impressão que a sua lixadora não tem filtro incorporado, mas tem ligação para o aspirador. Vale a pena usar lixa com furos e ligar o aspirador. E mesmo assim usar pelo menos máscara de papel, não sei se imagina a quantidade de lixo que se consegue meter nos pulmões...

Ah, é verdade, chamo a atenção para que o saco do aspirador se entope num instante com a poeirada fininha da lixadora, e depois deixa de ser eficaz.