Autor Tópico: Suporte para rolo papel industrial passo a passo  (Lida 11176 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« em: Sábado, 05 de Abril, 2014, 02:37:02 am »
Advertisement
Advertisement
Viva companheiros da bricolage.

Esta semana (acabadas as portas) tinha de começar a arrumar a garagem!

O caos e a desorganização reinava por aqui.

Como tinha de começar por algum lado, comecei por fazer um suporte para o rolo de papel industrial que uso para limpar.

Podem verificar pela imagem, que o rolo faz um volume consideravel



Decidi que usaria o maximo de material, possivel, que tivesse em casa.
Encontrei debaixo do monte dos restos de madeira (não deito quase nada fora) este resto de contraplacado que me sobrou de forrar o piso de um furgão que tenho á ja uns bons 14 anos.



Depois de tirar umas medidas ao rolo, cheguei a conclusão que este seria o tamanho e "design" ideal.

 

Depois de cortar as duas peças simetricas, junteias sobrepostas e aparafusei-as temporariamente em sitio de desperdiçio.
E com as serras craneanas fiz os "buracos" no engenho de furar.



Reservei as "bolachas" que sairam das serras craneanas.



Com a serra tico-tico cortei o resto do material excedente.



Prucurei mais uns restos de madeira maciça e encontrei umas sobras de pinho nordico (julgo que se chama "casquinha") para fazer as travessas de apoio para o meu suporte.

Coleias em T (para ter um bom reforço ) e reforçei a colagem com uns parafusos.
De seguida colei as pontas das travessas (em T) nos cantos superiores das larerais, que tinha estado a trabalhar anteriormente.
Nos cantos inferiores apenas usei uma travessa de madeira (o esforço nesse ponto não e muito).
Tudo reforçado com uns pregos.



Já começa a ter algum aspecto.



Agora com as "bolachas" que reservei, colei duas a duas e fiz um novo buraco no centro, para passar o meu eixo do suporte (um cabo de vasssoura).



Nas "bolachas" maiores fiz um furo em direção ao centro da peça, onde vou colocar um parafuso.
(a intenção é que o parafuso apenas toque ligeiramente o eixo de madeira e assim manter sempre a mesma posição, apesar das voltas que o rolo de papel der).



Está quase



O primeiro teste a valer.



Vista de cima.
No angulo em que a foto foi tirada o espaço atraz parece curto, mas tem uns 4,5cm de folga até á travessa.



Um posição definitiva.



Ainda tive tempo para uma brincadeira  ;) ;) 8) 8) 8) 8) 8)



A proxima etapa vai ser o acabamento com vernis, o tempo estava muito humido no dia em que fiz este projecto e não gosto de usar vernizes em dias assim.

Espero que sirva de inspiração para alguem e ja sabem comentarios (bons ou maus) e dicas) são sempre bem vindos

« Última modificação: Sábado, 05 de Abril, 2014, 02:47:32 am por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #1 em: Sábado, 05 de Abril, 2014, 16:19:12 pm »
Ena, um tópico que não é titulado em "estrangeiro", posso responder...

Boa, gostei dessa (o que me fez mais inveja até foi a placa de contraplacado!...  :) ). Como foi queimado o símbolo "pajólico"?

Fazia um assim se tivesse espaço na parede, mas acho que vou ter de continuar a ir à cozinha, que é mesmo ao lado, buscar papel...

Como o pessoal parece gostar do Inglês, se querem um fórum muito interessante - mais dedicado às madeiras, mas também com outros assuntos - e com alguns participantes muito bons (nos quais não me incluo), vejam este: http://www.ukworkshop.co.uk/forums/

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #2 em: Sábado, 05 de Abril, 2014, 20:01:07 pm »
Ora GLFaria! :o
Só titulei um topico em lingua estrangeira para experiencia e acho que o resultado não vale os neuronios queimados.

Este contraplacado ainda é de muito boa qualidade (em relação ao que ja comprei depois deste) tenho um outro pedaço que sobrou do mesmo lote com 1,50 x 0,60m que uso no chão para servir de estrado quando faço alguma coisa nas viaturas da casa, apanha banhos de agua, oleo, arrasta pelo chão mas não se descola.

Já que não pode fazer um deste tipo para o seu "atelier", porque não faz uma surpreza á sua esposa e faz-lhe um novo para a cozinha, pode dar largas a imaginação e incluir o rolo de pelicula e aluminio.

A seguir vou espreitar a sua sugestão para apreciar os experts que por lá circulam, porque neste eu considero-o um participante de respeito.
A semana passada dei com um forum americano "garage journal forum" e nem por isso os considero melhor que nós acho que têm é mais pod€rio que nós e mais facilidade de chegar aos materiais.

O simbolo "pajolico" ;D ;D foi uma brincadeira de ultima hora, olhei para a pistola de soldar a estanho e pensei: Será que dá? Liguei a pistola e experimentei numa sobra de madeira depois foi só passar um lapis e ir queimando por cima dos riscos.
Julgo que com um ferro de soldar eletrico tambem dá.

No entanto acho que me falta ali uma cobertura para evitar o pó. Próxima obra se ouver vagar ::)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #3 em: Sábado, 05 de Abril, 2014, 21:44:25 pm »
Eu disse que não ia participar em tópicos titulados em "estrangeiro", não disse?...

"Já que não pode fazer um deste tipo para o seu "atelier", porque não faz uma surpreza á sua esposa e faz-lhe um novo para a cozinha, pode dar largas a imaginação e incluir o rolo de pelicula e aluminio."

Ná, gosto de superfícies laváveis, devo ter sido da ASAE numa vida anterior  :) . Há lá um daqueles da Leifheit, de plástico branquinho, já com alguns 30 anos ou mais, gosto dele.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #4 em: Sábado, 05 de Abril, 2014, 21:55:13 pm »
Não tinha reparado neste pormenor:

" porque neste eu considero-o um participante de respeito"

muito simpático da sua parte, e imerecido ainda por cima, mas naquele sou do mais básico que há, se é que chego a básico...

(aviso já que é um fórum difícil de seguir porque, como todos os fórums internacionais, evolui muito rápidamente - o que se vê num dia pode já ser difícil de encontrar dois ou três dias depois; mas vale a pena pesquisar os vários temas)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #5 em: Sábado, 05 de Abril, 2014, 23:09:01 pm »
~Quando fiz a minha sugestão estava mesmo a lembrar-me dessa marca "leifheit" (pelo menos não é mau!), mas confesso que estava á espera de ser um daquele armazem sueco >:( que as patroas adoram. :(
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #6 em: Quarta, 09 de Abril, 2014, 21:41:33 pm »
bom projecto.
gosto do pormenor do simbolo queimado. tambem ja tentei fazer isso uma vez, mas nao resultou..

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #7 em: Sábado, 12 de Abril, 2014, 10:44:01 am »
bom projecto.
gosto do pormenor do simbolo queimado. tambem ja tentei fazer isso uma vez, mas nao resultou..

À falta de material de pirogravura, podemos sempre usar o simples ferro de soldar :)

Já agora como fez o pajo?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Suporte para rolo papel industrial passo a passo
« Responder #8 em: Sábado, 19 de Abril, 2014, 17:38:47 pm »
Joliveira pedi um emprestado e tentei, mas nao consegui. nao faço ideia do porque..