Autor Tópico: Caixa em madeira  (Lida 10822 vezes)

JPereira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Caixa em madeira
« em: Quinta, 03 de Maio, 2018, 19:46:52 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas a todos.
Este foi um projecto que fiz em casa com madeira de paletes e um reaproveitamento de mogno da caixa de uns estores.
Gostava de dizer que só usei ferramentas manuais, mas tive que usar uma serra de fita para reduzir a espessura das tábuas e a tupia para abrir a "groove" onde entra o fundo da caixa.
Experimentei um acabamento que fiz cá em casa, usando uma receita tirada do YouTube: partes iguais de cera de abelha, óleo de linhaça e terebentina.
Não sou um iniciante mas ainda ando a experimentar e a desenvolver as minhas "skills".

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Caixa em madeira
« Responder #1 em: Terça, 29 de Maio, 2018, 00:55:46 am »
Boa noite a todos,

Comentário tardio, com as minhas desculpas, mas tenho tido muito com que me (pre)ocupar.

Em primeiro lugar, os meus parabéns. Parece uma bela caixa. Se também fez os malhetes da "gaveta", calculo que não seja um principiante.
Como aplicou o acabamento? Quantas demãos? E quanto tempo de secagem entre demãos (especialmente a final)?

Para fazer uma ranhura com ferramentas manuais pode-se sempre usar um esgache (o que os ingleses chamam "hand-router"). Dá mais trabalho, mas faz muito menos lixo e é o que eu uso, porque uma tupia num andar dá má vizinhança...

Agora, o que não gostei (os que já me conhecem sabem que sou um bocadinho maníaco nestas coisas):

Estamos em Portugal, e ainda por cima os ingleses vão sair da UE. Então, por favor, em português:

"Groove" = ranhura
"skill" = aptidão, habilidade, etc. (não fui ver ao dicionário, é capaz de haver mais significados...)

Cumprimentos
G.

JPereira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re: Caixa em madeira
« Responder #2 em: Terça, 05 de Junho, 2018, 11:16:47 am »
Bom dia.