Autor Tópico: Caixa em madeira  (Lida 10822 vezes)

JPereira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Caixa em madeira
« em: Quinta, 03 de Maio, 2018, 19:46:52 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas a todos.
Este foi um projecto que fiz em casa com madeira de paletes e um reaproveitamento de mogno da caixa de uns estores.
Gostava de dizer que só usei ferramentas manuais, mas tive que usar uma serra de fita para reduzir a espessura das tábuas e a tupia para abrir a "groove" onde entra o fundo da caixa.
Experimentei um acabamento que fiz cá em casa, usando uma receita tirada do YouTube: partes iguais de cera de abelha, óleo de linhaça e terebentina.
Não sou um iniciante mas ainda ando a experimentar e a desenvolver as minhas "skills".

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Caixa em madeira
« Responder #1 em: Terça, 29 de Maio, 2018, 00:55:46 am »
Boa noite a todos,

Comentário tardio, com as minhas desculpas, mas tenho tido muito com que me (pre)ocupar.

Em primeiro lugar, os meus parabéns. Parece uma bela caixa. Se também fez os malhetes da "gaveta", calculo que não seja um principiante.
Como aplicou o acabamento? Quantas demãos? E quanto tempo de secagem entre demãos (especialmente a final)?

Para fazer uma ranhura com ferramentas manuais pode-se sempre usar um esgache (o que os ingleses chamam "hand-router"). Dá mais trabalho, mas faz muito menos lixo e é o que eu uso, porque uma tupia num andar dá má vizinhança...

Agora, o que não gostei (os que já me conhecem sabem que sou um bocadinho maníaco nestas coisas):

Estamos em Portugal, e ainda por cima os ingleses vão sair da UE. Então, por favor, em português:

"Groove" = ranhura
"skill" = aptidão, habilidade, etc. (não fui ver ao dicionário, é capaz de haver mais significados...)

Cumprimentos
G.

JPereira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re: Caixa em madeira
« Responder #2 em: Terça, 05 de Junho, 2018, 11:16:47 am »
Bom dia.
Obrigado pelo comentário GLFaria. Tens toda a razão acerca dos nomes em inglês, e uma das razões que me fez aderir a este forum foi precisamente poder falar em Português com outros Portugueses acerca desta arte, que infelizmente na net quase só tem informações em inglês.
Os malhetes foram feitos à mão. Depois de ver o Paul Sellers a trabalhar, e aprender a fazer as marcações na madeira com uma lâmina e não com o lápis, os meus encaixes passaram a ficar mais justos. Na foto não se consegue ver com todo o pormenor mas embora os encaizes estejam bons, a gaveta não ficou bem à esquadria, e tive que compensar lixando mais de um lado.
Não sei se com vocês também acontece mas durante as colagens às vezes as coisas complicam-se, cola nos dedos, grampos a fugir, grampos insuficientes. Havia um pequeno empeno num dos lados que quando tentei compensar dando mais força a um dos grampos, toda a gaveta torceu um bocadinho... enfim falta de habilidade, hei-de lá chegar.
O acabamento foi muito fácil. Apliquei apenas uma vez abundantemente com um trapo, pois a receita que usei tem a consistência igual à massa consistente lubrificante. Deixei secar uma hora (não secou quase nada na verdade mas deu um cheirinho bom à garagem) e limpei o excesso. No dia seguinte passei novamente com um trapo limpo para ficar menos basso e pronto.

JPereira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver Perfil
Re: Caixa em madeira
« Responder #3 em: Terça, 05 de Junho, 2018, 11:23:44 am »
PS: A razão de ter usado este acabamento é porque é bastante seguro para crianças e pode sofrer impactos sem problema porque não cria uma película sobre a madeira, ele é simplesmente absorvido pela madeira e posso repor este acabamento sempre que quiser sem lixar, ou com mínima preparação da superfície.

Cumprimentos
JPereira