Bricolage Total

Artesanato, pequenas construções e projectos associados => Madeiras => Tópico iniciado por: ruidomingos em Terça, 10 de Setembro, 2013, 19:39:38 pm

Título: Base para panelas...
Enviado por: ruidomingos em Terça, 10 de Setembro, 2013, 19:39:38 pm
Agora estou nisto...

tenho uns cortes redondos de oliveira e estava a pensar fazer umas bases para por as panelas em cima. O meu problema é o acabamento, sabem se existe algum verniz próprio para isso ou outro tipo de material?!

Agradeço desde já toda a ajuda

Cumps
Título: Re:Base para panelas...
Enviado por: GLFaria em Terça, 10 de Setembro, 2013, 20:35:57 pm
Penso que o melhor e mais prático é não lhes dar acabamento nenhum.

Um tio meu mandou cortar há perto de 40 anos umas dezenas de "discos" de cedro, com cerca de 2 cm de espessura e 20 a 30 cm de diâmetro, aproveitando uma árvore que caiu na quinta. Os discos foram utilizados directamente do corte, sem qualquer acabamento ou polimento (nem a casca foi retirada...), como bases para pratos e tachos quentes, no casamento de uma prima minha. Depois, foram distribuídos por quem os quis na família.

Passados 40 anos, em minha casa ainda utilizamos algumas dessas bases com que ficámos, e continuaremos sem dúvida a utiliza-las, porque não dão mostras de qualquer apodrecimento, empeno ou ataque por bichos. Podem ficar sujos ou manchados com gordura, mas como são assumidamente rústicos e sem pretensões a serem particularmente bonitos, continuam a fazer impecavelmente o serviço.

Não faço ideia se a oliveira é tão resistente ao calor como o cedro, mas se fosse eu provavelmente só os lixava e polia e deixava-os assim. Não sei como se comportariam os acabamentos sintéticos com o calor, mas um acabamento a óleo tenderia quase de certeza  a exsudar da madeira e as bases acabariam provavelmente por ficar pegajosas.
Título: Re:Base para panelas...
Enviado por: ruidomingos em Sexta, 13 de Setembro, 2013, 19:03:25 pm
Pois eu também pensei nisso - só lixar e deixar assim - mas podia haver algum tipo de verniz que aguentasse temperaturas altas, é como diz o GLFaria eu também não sei se a oliveira aguenta muito bem o calor. Mas quando pirogravava uma plaquinha de oliveira nova aquilo era difícil de queimar, mas os disco que falo é de oliveira velha... Só experimentando mesmo  ;)
Título: Re:Base para panelas...
Enviado por: GLFaria em Segunda, 16 de Setembro, 2013, 12:07:00 pm
Aqui está uma das tais placas de cedro. Após 40 anos, e utilizada ainda este fim de semana. O aspecto rústico foi propositado.
Título: Re:Base para panelas...
Enviado por: ruidomingos em Terça, 17 de Setembro, 2013, 08:20:42 am
Pois é isso mesmo  ;)

Se calhar também vou deixar assim e depois logo vejo a tolerância que a oliveira tem ao calor :)