Autor Tópico: bancada de carpinteiro  (Lida 30332 vezes)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
bancada de carpinteiro
« em: Sexta, 07 de Janeiro, 2011, 19:40:43 pm »
Advertisement
Advertisement
Construí há uns anos um banco de carpinteiro. Para quem estiver interessado em fazer uma este documento é um bom ponto de partida:
http://www.contrib.andrew.cmu.edu/~flip/wood/workbench.pdf

Os fusos para as prensas comprei aqui: http://www.fine-tools.com. Não se pode dizer q sejam muito baratos. Se conhecerem alguém numa metalo-mecânica que possa "desenrascar" algo é de aproveitar.

A madeira adquiri no Sobreira& Serras no Cacém. http://www.sobreiraeserras.pt. é feita de barrotes 6x9 de espruce e pranchas de pinho nacional. A madeira de espruce (casquinha branca) é de baixa qualidade e muito leve, mas n pretendia gastar muito nos materiais. Se fosse agora tinha comprado tudo de pinho nacional, mas na altura não tinham disponível em barrotes já aparelhados. Geralmente usam-se madeiras duras (como faia) para as bancadas, mas a opção de usar pinho e afins tem a vantagem de, por serem mais macios, não haver tanto risco de marcarem o material que se está a trabalhar.

O tampo da bancada é laminado, composto por vários barrotes colados, e tem espessura de 12cm. A ideia é fazer mais peso para melhorar a estabilidade já q a casquinha é demasiado leve.
Como sou canhoto, tb fiz a bancada simétrica em relação ao normal. Até hoje tem-se aguentado bem excepto a prensa traseira que descaiu 1  ou 2 mm em relação ao tampo.

Agora umas fotos:

um pormenor da prensa traseira:


uma vista geral. as travessas são encaixadas com respigas e cunhas e podem-se desmontar:


a prensa frontal:
« Última modificação: Domingo, 09 de Janeiro, 2011, 15:16:53 pm por Joliveira »

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #1 em: Sábado, 08 de Janeiro, 2011, 16:57:22 pm »
Fantástico, obrigado por partilhar. Eu estou a preparar tudo para poder iniciar o meu.

Para quem estiver interessado em fazer uma este documento é um bom ponto de partida:
http://www.contrib.andrew.cmu.edu/~flip/wood/workbench.pd
Falta um f no url. Assim, http://www.contrib.andrew.cmu.edu/~flip/wood/workbench.pdf.
Já agora aproveito e deixo aqui a minha fonte de inspiração:
http://www.workbenchdesign.net/
e também este livro

Os fusos para as prensas comprei aqui: http://www.fine-tools.com. Não se pode dizer q sejam muito baratos. Se conhecerem alguém numa metalo-mecânica que possa "desenrascar" algo é de aproveitar.
O meu pai iria fazer os meus, mas umas visitas a sucateiros e obtive um par para o "twin screw" por 3,50€. Nada mau. A escolha desta prensa frontal é meramente logistica, pois uma prensa como a sua implica gastos que neste momento não posso dispender.
Uma inspecção caseira ao material velho forneceu o que falta para o canto.

A madeira adquiri no Sobreira& Serras no Cacém.
A madeira já a tenho enlotada à espera que seque. É sobretudo faia e algum mogno, tudo restos de tirar folha. Se calhar vou-me arrepender, mas como é de borla, sempre dá para ir treinando à espera que a crise passe.

O tampo da bancada é laminado, composto por vários barrotes colados, e tem espessura de 12cm. A ideia é fazer mais peso para melhorar a estabilidade já q a casquinha é demasiado leve.

E eu a pensar que se calhar 3" era demais. Já agora, fica tão inerte como se apregoa?

Cumprimentos a todos,
G

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #2 em: Domingo, 09 de Janeiro, 2011, 15:21:32 pm »
Muito bom! Parabéns! Um verdadeiro trabalho profissional.

A mim falta-me o espaço para sequer pensar numa bancada assim.

É recente ou já tem algum tempo?

Na segunda foto, vi que tem um pouco de madeira para colocar a serra dewalt dw 742 ao nível da bancada. Talvez fosse bom pensar em algo mais estável.

Alterei o "f" que faltava para que futuros leitores possam aceder directamente.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #3 em: Segunda, 10 de Janeiro, 2011, 19:33:55 pm »
A madeira já a tenho enlotada à espera que seque. É sobretudo faia e algum mogno, tudo restos de tirar folha. Se calhar vou-me arrepender, mas como é de borla, sempre dá para ir treinando à espera que a crise passe.

faia é a madeira típica para estas bancadas na europa pq é relativamente abundante. como é mto mais densa q a casquinha branca não é necessário fazer o tampo tão espesso. geralmente 6cm é suficiente, excepto a aba em redor que convém ter uns 10 ou  12cm (igual à largura das prensas).

E eu a pensar que se calhar 3" era demais. Já agora, fica tão inerte como se apregoa?

como já disse julgo q em faia 6cm de espessura é suficiente. no meu caso está bastante estável, eu uso muito plainas manuais e a bancada mantém a estabilidade com os empurrôes q leva. No verão, poderei ter que bater um pouco as cunhas nas respigas das travessas que ligam as pernas, para anular qq folga mas depois do ajuste fica ok.

A mim falta-me o espaço para sequer pensar numa bancada assim.

não é muito grande. o comprimento é cerca de 1,6m e a largura uns 70cm

É recente ou já tem algum tempo?

tem uns 3 ou 4 anos


Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #4 em: Terça, 11 de Janeiro, 2011, 00:19:44 am »
Caro cerdeira,

Muito bonita a sua bancada! Para mim, a madeira de Faia é das mais bonitas... Ainda outro dia estive numa empresa de madeiras e quase que comprei um lote para fazer uma mesa para as refeições!

Tem muito bom gosto e, se calhar por isso mesmo, tem trabalhos muito bons.

Boa bricolage,
Stromlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #5 em: Terça, 11 de Janeiro, 2011, 15:51:28 pm »
Mais um pequeno reparo: onde adquiriu a serra da 1ª foto?

Cumprimentos ao forum,
G

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #6 em: Quarta, 12 de Janeiro, 2011, 18:59:40 pm »
Mais um pequeno reparo: onde adquiriu a serra da 1ª foto?

no ebay em 2a mão. mas sinceramente, tirando a estética, não vale a pena gastar muito em serras de "marca". desde q a folha esteja direita e os dentes bem afiados qq uma serve. claro q afiar uma serra requer uma certa prática, mas há muita informação na web incluindo videos.
a 1a vez q tentei afiar uma enganei-me no angulo da lima e estraguei quase 1/4 dos dentes.

santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #7 em: Sábado, 07 de Maio, 2011, 00:42:22 am »
Depois de ver e deixar um comentário no seu último trabalho vim rever a sua bancada de carpinteiro... uma vez mais. Não digo todos os dias, mas venho com uma frequência assustadora olhar para esta sua bancada e literalmente babar-me. Espero um dia conseguir fazer uma para mim, pois nunca me considerarei um verdadeiro aprendiz de carpinteiro até conseguir ter uma bancada feita por mim.

Apenas deixar-lhe os meus parabéns novamente. Pena que não esteja mais perto de Braga, pois adoraria poder aprender consigo o básico. Cada vez mais me convenço que preciso de um Mestre. Aprender pela net e pela práctica é muito bonito, mas... faz falta a voz da experiência para nos levar pelos caminhos certos.

Um grande abraço.


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #8 em: Segunda, 09 de Maio, 2011, 16:38:06 pm »
Gostei da Bancada k fizeste  ;) trabalho bem feito.

Tb tou a pensar a fazer uma pra mim próprio, arranjei umas vigas grandes de castanho de uma estrutura de um telhado de uma casa com mais de cem anos (tavam a cortar de motoserra pra deitar fora), como era um vizinho conhecido fui lá e deu-me toda a madeira k eu kiz  ;D.

Keria te perguntar uma coisa, como já ando a fazer uns esboços no sketch up e tb a ver onde encontrava os fusos, já conheçia o site alemão k colocaste o link, o k queria te perguntar é se o fuso (o frontal) se é quick release ou é fixo e tb queria saber a tua opinião sobre o produto antes de eu comprar, se é fiável, se dá estalinhos ou faz ruídos ao apertar uma peça? (já vi em alguns sites, opiniões de utilizadores não muito contentes com produtos semelhantes). Outra coisa adoro tb akela peça preta de segurar as peças (VERITAS Bench Holddown), tb tou a pensar mandar buscar um  :P
Depois coloco aki os meus esboços hehe.

Bom trabalho e fikem bem.
Azzo

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #9 em: Terça, 10 de Maio, 2011, 23:21:17 pm »
o k queria te perguntar é se o fuso (o frontal) se é quick release ou é fixo e tb queria saber a tua opinião sobre o produto antes de eu comprar, se é fiável, se dá estalinhos ou faz ruídos ao apertar uma peça?

é o quick-release. dá jeito mas não é essencial. nunca tive problemas com ele em termos de robustez. julgo q a madeira cedia primeiro se tentasse forçar o aperto ao limite. o único problema com este tipo de prensas é como já disse noutro "post" se a peça a segurar nao puder ser colocada ao meio e for pouco larga a tendencia é aquilo entortar pq fica desapoiado dum lado. o q geralmente se faz é colocar uma outra pequena peça de madeira da mesma espessura desse lado.

Citar
Outra coisa adoro tb akela peça preta de segurar as peças (VERITAS Bench Holddown), tb tou a pensar mandar buscar um  :P

esse nao recomendo muito. é caro e por muito q se aperte é ainda possivel fazer deslocar as peças que é suposto segurar. e.g. qdo estou a fazer malhetes e bato com o maço as peças deslocam-se facimente. tenho q as colocar junto dum batente. há "hold-downs" mais baratos q devem ter desempenho muito identico.


AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:bancada de carpinteiro
« Responder #10 em: Quarta, 11 de Maio, 2011, 10:36:29 am »
Mt obrigado Cerdeira, tou a pensar comprar um dos fusos fixo ou mesmo quick release (ainda tou pra decidir), acerca do holddown era o que eu pensava mesmo mas n tinha a certeza, mas isso só tou a pensar se compro mais tarde, até k para usar nos furos laterais (não do topo) até que pareçe ser boa solução, n quer dizer k sejam estes.

Obrigado

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: bancada de carpinteiro
« Responder #11 em: Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 09:22:01 am »
Parabéns pelo trabalho.
Esta um bonito trabalho, Pois não so a funcionalidade bem como a estética também conta.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: bancada de carpinteiro
« Responder #12 em: Sábado, 06 de Fevereiro, 2016, 14:49:16 pm »
Pois é

esta malta diz que é Hobby mas no fundo eles são todos Prof

 ;) ;) ;)
Henrique