Bricolage Total

Artesanato, pequenas construções e projectos associados => Madeiras => Tópico iniciado por: Joliveira em Sábado, 13 de Fevereiro, 2016, 14:48:14 pm

Título: Balestilha - mais um instrumento náutico
Enviado por: Joliveira em Sábado, 13 de Fevereiro, 2016, 14:48:14 pm
Depois do quadrante (http://forum.bricolagetotal.com/madeiras/quadrante-uma-medicao-de-angulos-diferente/) deixo hoje imagens da balestilha que fiz com 4 virotes e respetiva graduação.
Título: Re: Balestilha - mais um instrumento náutico
Enviado por: pajo em Domingo, 14 de Fevereiro, 2016, 13:44:49 pm
Sromlinie.
Ainda só tinha visto, este instrumento nas "aborrecidas" aulas de historia.

No entanto aguçou a minha curiosidade em relação ao funcionamento, reparei nos pequenos entalhes nos topos, para que servem?
Título: Re: Balestilha - mais um instrumento náutico
Enviado por: Joliveira em Domingo, 14 de Fevereiro, 2016, 20:52:06 pm
Há uns tempos interessei-me pelos instrumentos náuticos e pela matemática associada a eles.

As margens de erro destes instrumentos pode ser grande pelo seu carácter rudimentar e por isso eram  muitas vezes complementados com outros.

Com este instrumento pode medir-se a altura (em graus) de uma estrela em relação ao horizonte. Os entalhes servem como ponto de mira. Cada um dos virotes tem uma escala associada.

Um link como referência: http://www.ancruzeiros.pt/ancdrp/balestilha

Como curiosidade com este instrumento é possível medir a largura de um prédio ou edifício se soubermos a distância do edifício até ao observador. Com o quadrante é possível calcular a altura de um prédio ou edifício se soubermos a distância do edifício até ao observador.

Para quem gosta deste tipo de instrumentos fica aqui uma sugestão: ir ao museu da marinha em Belém - Lisboa. As crianças até aos 12 não pagam. Pode até ser um bom passeio para outras coisas interessantes na redondeza (o planetário, a torre de Belém, o padrão dos descobrimentos, os Jerónimos e claro os pastéis de nata :) )