Autor Tópico: armário  (Lida 10833 vezes)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
armário
« em: Sexta, 06 de Maio, 2011, 23:52:20 pm »
Advertisement
Advertisement
viva

terminei recentemente um armário para um familiar. fui tirei algumas fotos e lembrei-me de partilhar aqui.

começou com pranchas de madeira serrada de freixo:



a madeira não era grande coisa, muitos defeitos e rachas de secagem ao longo da medula. o facto de ser de toros nao muito direitos tb não ajudou.

mas no fim deu isto:



 é tudo em madeira maciça. nao gosto de aglomerados & co. mas tb não consegui obter material desse folheado a freixo. senão teria e.g. feito as almofadas traseiras em contraplacado. assim estas foram construídas refiando pranchas noutras mais finas com cerca de 7 mm de espessura e coladas para obter a largura necessária.

a frente é curva o que dificultou um pouco a construção nomeadamente as gavetas e porta superior. as portas inferiores são segmentadas de correr.


as samblagens são todas de mecha e respiga. as travessas da frente tem respiga tripla para compensar o seu comprimento curto.

um exemplo do processo da samblagem entre travessas e couceiras dos lados do armário:
















mais uns pormenores.
gavetas malhetadas:



as portas de correr inferiores abertas:



uma olhadela no interior:








devo ter mais umas fotos com alguns pormenores das portas de correr inferiores que são feitas de ripas assentes numa base de couro para poderem curvar ao longo duma calha, mas neste momento nao as encontro. assim q puder apresentá-las-ei.









santanna620

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver Perfil
    • Coisas de um desocupado
Re:armário
« Responder #1 em: Sábado, 07 de Maio, 2011, 00:31:07 am »
Apenas tenho uma palavra: BRAVO :D

Muitos parabéns pelo móvel. Está lindo. Apenas posso imaginar o trabalho e empenho.

Que venham mais obras deste calibre!


"A necessidade é a melhor mestra e guia da natureza. A necessidade é terna e inventora, o eterno freio e lei da natureza."
Leonardo da Vinci

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:armário
« Responder #2 em: Sábado, 07 de Maio, 2011, 12:45:49 pm »
EXCELENTE!... Muito bom mesmo.

Quanto tempo demorou a concluir este armário?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:armário
« Responder #3 em: Segunda, 09 de Maio, 2011, 16:47:59 pm »
Muitos parabéns plo trabalho feito, está mesmo excelente, grandes acabamentos, mesmo muita qualidade, Parabéns..:)
Os veios e cor da madeira são mesmo lindos  ;)

ps. Cortaste o toro em casa ou levaste a uma serragem?

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:armário
« Responder #4 em: Terça, 10 de Maio, 2011, 13:31:23 pm »
Pergunta interessante, no meu ponto de vista, que deixe aqui no fórum: Quais as ferramentas que utilizou?

Cumprimentos ao fórum,
jG

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:armário
« Responder #5 em: Terça, 10 de Maio, 2011, 23:06:05 pm »
ok. obrigado pelos comentários. respondendo a algumas perguntas:

Quanto tempo demorou a concluir este armário?

isto é trabalho de fds e eu não sou particularmente rápido. depois tb tive um contratempo com as portas inferiores de correr. tentei um processo q nao resultou e tive q refaze-las, mais uns erros aqui e acolá, diria q no total uns 4 ou 5 meses.

ps. Cortaste o toro em casa ou levaste a uma serragem?

comprei as pranchas já serradas. nao tenho equipamento para serrar coisas desta dimensão. e depois tb ha a questão de secar a madeira. pranchas com 70mm de espessura é coisa para 3 anos (secagem ao ar).


Pergunta interessante, no meu ponto de vista, que deixe aqui no fórum: Quais as ferramentas que utilizou?

boa pergunta. estava para escrever sobre isso mas esqueci-me.

para dimensionar a madeira e refiar (fazer tabuas mais finas a partir duma mais grossa) uso uma serra de fita "pequena" com volantes de 40cm. é tb usada para o corte das peças curvas.
não é essencial para alguém q queira começar e q adquira madeira já da espessura pretendida, assim como se apenas pretender fazer curvas em peças pouco espessas (pode usar um tico-tico ou serra de recortes para isso)

o aparelhamento das tábuas faço à mão com plainas. nao tenho garlopa mas mesmo q tivesse o acabamento da plaina manual é superior e tem-se mais controlo em madeiras com fio dificil.

para cortar peças à medida com precisạo uso uma serra circular de bancada. esta julgo q é uma das ferramentas essenciais para se ser minimamente produtivo. neste campo eu recomendaria uma chamada serra combinada esquadria/bancada como a dewalt dw742 (acho q já nem há esse modelo) ou equivalente. uma esquadrejadora pequena era o ideal mas são caras e ocupam muito espaço.

para os furos uso um berbequim montado numa coluna e brocas forstner. depois limpo com um formão. se forem poucos e nao muito profundos faço à mão com formão.
para as respigas tipicamente uso a serra de fita ou a serra circular (mais precisa mas mais perigosa pq tem q se remover a guarda). se for uma coisa pequena corto com uma serra de costas manual.
se as samblagens nao encaixam bem à primeira o q acontece frequentemente uso um "guilherme" ou mesmo um formão para desbastar um pouco as faces da respiga. aliás parte do processo até está nas fotos.

os malhetes faço a mão.

as molduras faço com a tupia. embora tenha começado com este hobby com uma tupia e a tentar fazer tudo com ela, curiosamente, actualmente uso-a pouco a fazer entalhes. e mesmo muitas das ranhuras prefiro fazer na serra de bancada.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re:armário
« Responder #6 em: Terça, 10 de Maio, 2011, 23:32:54 pm »
Bravo! Bravo! Bravissimo!

Está muito bom! Podia detalhar o processo de fazer a porta superior com curvatura?

Parabéns,
Stomlinie
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:armário
« Responder #7 em: Sexta, 13 de Maio, 2011, 18:21:54 pm »
Podia detalhar o processo de fazer a porta superior com curvatura?

é em parte semelhante ao processo usado para uma porta normal.
dado q a curvatura é pequena as couceiras (as peças verticais) são na realidade planas. é preciso cuidado para que as meias esquadrias das molduras estejam no mesmo plano. de resto se houver um pequeno desajuste nas juntas ele é eliminado aplainando.

as ranhuras das travessas tem q ser feitas com uma fresa direita na vertical de modo a acompanhar a curvatura.

o mais dificil são as almofadas. como cada uma dela é feita de duas peças coladas (refiadas da mesma tábua) para dar aquele efeito de simetria, tenta-se logo fazer a colagem de modo que fique ligeiramente curva. depois desbasta-se no lado exterior (convexo) com uma plaina de topos (block plane). o lado interior é mais dificil por ser concavo e necessita duma plaina de cepo de madeira com base redonda. encontram-se plainas destas antigas no ebay (chamadas "rounds"). um corteché tb dá jeito. ajusta-se até que entrem nas ranhuras. este ajustamento é feito do lado interno onde qq erro ou descuido fica (mais) oculto.

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:armário
« Responder #8 em: Quarta, 13 de Julho, 2011, 09:14:04 am »
Bom dia.

Retomo o tópico para um aspecto que ainda não foi referido: como faz o acabamento deste tipo de mobiliário e, nomeadamente, se aplica algum tratamento de preservação da madeira no processo. Para mim continua a ser o maior "segredo" da arte, isto depois de ler por todo o lado que é a altura em que se pode dar cabo de todo o trabalho feito até então. Apesar de não ser completamente nítido nas fotos que tirou, posso verificar o modo como o acabamento realçou toda a beleza da madeira que usou. Até o pormenor de "casar" a figura nos painéis foi muito bem conseguido. Uma vez mais, muitos parabéns.

E já agora, quanto às frentes das gavetas, moldou a vapor ou criou a curvatura de outro modo? Estão mesmo muito bonitas.
Eu quase que aceitava se dissesse que fez o móvel em castanho.

Cumprimentos a todos,
jG

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:armário
« Responder #9 em: Quinta, 14 de Julho, 2011, 13:30:13 pm »

Retomo o tópico para um aspecto que ainda não foi referido: como faz o acabamento deste tipo de mobiliário e, nomeadamente, se aplica algum tratamento de preservação da madeira no processo.

na verdade acabamentos é um tópico q nao domino mto. eu costumo usar uma mistura de aguarraz, óleo de linhaça e verniz brilhante. começo com 1/3 de cada e depois ajusto as quantidades de óleo e verniz de modo a q nem crie muito vidrado duma só vez devido ao excesso de verniz nem demore mto a secar devido ao excesso de óleo.

neste caso o acabamento nem ficou bom pq a madeira tinha defeitos na cor (efeito azulado devido a fungos) e eu tentei uniformizar a cor usando uma solução de cristais de van dycke (vieux-cheine). só q houve zonas em q a madeira absorve mais pigmento do q outras criando manchas desagradáveis. normalmente a pigmentação é sempre díficil a nao ser que seja para escurecer muito o q nao era a minha intenção.

qto a preservativos uso normalmente um anti-caruncho em todos os componentes antes de proceder  à colagem.

Citar
Até o pormenor de "casar" a figura nos painéis foi muito bem conseguido. Uma vez mais, muitos parabéns.

obrigado. isso é um procedimento clássico qdo nao há madeira  com a largura necessária.

Citar
E já agora, quanto às frentes das gavetas, moldou a vapor ou criou a curvatura de outro modo?

são cortadas na serra de fita. moldar a vapor nunca fiz mas é díficil garantir q as peças nao descurvem um pouco após serem retiradads do molde. isso pode ser usado em ocasiões em q o montante de curvatura nao seja mto importante, mas no meu caso tinha q bater certo com as curvas do resto da estrutura.

Citar
Eu quase que aceitava se dissesse que fez o móvel em castanho.

o freixo é muitas vezes parecido embora seja duma família diferente de árvores (o freixo é "primo" da oliveira enquanto o castanheiro é "primo" do carvalho). é mais pesado, mais díficil de trabalhar, e menos estável e durável q o castanho.