Autor Tópico: Armario com rodas  (Lida 9034 vezes)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Armario com rodas
« em: Quarta, 09 de Abril, 2014, 22:14:16 pm »
Advertisement
Advertisement
boa noite pessoal.

hoje trago mais um pequeno projecto. é um movel com duas gavetas e uma porta.

infelizmente nao tirei fotos durante a construçao, so tenho do produto final. por isso vou tentar explicar o melhor possivel.

comecei por cortar uma placa de contraplacado de 1,20 x 0.80m x 19mm. deu para as duas laterais, o topo e fundo e para a divisoria interior. para as junçoes usei cavilhas de madeira de 8mm e depois cola branca uhu.

a costa foi com uma placa de contraplacado de 12mm de espessura. para a fixar usei umas ripas de pinho aparafusadas as laterais e seguidamente preguei a costa nessas ripas.

as gavetas foram feitas no mesmo material da costa, contraplacado de 12mm. nelas usei parafusos para fixar(um erro que ja vao ver) usei corrediças de rolamentos e com a tupia fiz o entalhe nas laterais.

a porta exactamente a mesma espessura. para a porta usei duas dobradiças que tinha aqui por casa. e dois iman's para o fecho.

tanto nas gavetas como a porta apliquei uns puxadores em faia.

apliquei rodas no movel, que a ideia é ser um carrinho de ferramenta e arrumaçao de materias.

depois foi tudo lixado a grao 180

agora a parte que menos gosto.. a pintura.. duas demaos de lasur Bondex cor nogueira(o mesmo que usei no chaveiro) e depois quatro camadas de verniz em spray da Motip(com ligeira lixagem antes da ultima camada com grao 240)

e ja chega de falar.. sigam fotos.









e agora ja com o acabamento










agora os defeitos.. o mais visivel.. os parafusos nas gavetas.so apos cortar a frente da gaveta e aparafusar é que me lembrei que se iam ver os parafusos.. tentei disfaçar com massa de madeira, mas nao ficou nada de jeito.. fica a experiencia para a proxima.

o topo e a divisoria interior nao estao perfeitamente de esquadria.. enquanto fazia a furaçao para as cavilhas algo se deve ter mexido e no final comprometeu a esquadria. no topo nao está muito perceptivel, na divisoria nota se melhor, mas fiz a gaveta a tapar por isso so se ve se estiver a procurar defeitos.

e de certeza que ha mais, mas apesar de tudo estou muito satisfeito com ele

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Armario com rodas
« Responder #1 em: Quarta, 09 de Abril, 2014, 23:19:07 pm »
Está practico.
Vai-se tambem aprendendo com os erros, a minha ultima obra (as portas em capela) foi dos meus trabalhos em que fiz menos erros.
No meu caso não deve haver ninguem mais distraido com medidas do que eu.

O acabamento foi o bondex?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Armario com rodas
« Responder #2 em: Quinta, 10 de Abril, 2014, 01:29:03 am »
Bom esforço, Mauro. Agora, tem de começar a aprender sem ser apenas por tentativa e erro. Senão, pode fazer tentativas e erros durante muito tempo, sem nunca chegar a fazer bem (o que se passa comigo  :( ). O ideal era que conseguisse estabelecer algum relacionamento com um bom marceneiro - não daqueles que só trabalham com máquinas e aglomerados; esses, para os meus critérios, não são marceneiros - e lhe pedisse para lhe ensinar algumas coisas básicas, tais como afiar ferramentas...

Há no fórum quem seja muito mais qualificado do que eu para lhe dar sugestões sobre este tipo de trabalhos. No entanto, se durante os próximos dias não surgirem comentários, posso dar-lhe algumas sugestões estritamente de amador para lidar com uma questão como a dos parafusos (mas vai ter de aprender a afiar e usar um formão, o que é sempre bom...  : ;))

Um ou dois comentários:
- o aspecto teria ficado mais agradável, penso eu, se os parafusos estivessem alinhados - na vertical e na horizontal
- porque é que os puxadores têm um aspecto tão diferente do resto, quando antes de aplicado o bondex pareciam quase da mesma cor do contraplacado? Ainda não levaram bondex? Ou... (completarei a frase em fiunção da sua resposta)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Armario com rodas
« Responder #3 em: Quinta, 10 de Abril, 2014, 17:31:33 pm »

Porque nao usou o método das cavilhas para as faces das gavetas, conforme fez no corpo do armário? Assim nao tinha o problema dos parafusos à vista.

Se tiver material para 2 faces novas, pode cortar as actuais de modo a que fiquem da mesma altura que os lados e com a largura exterior do resto da gaveta de modo a caberem no armário. Depois aplique as faces novas aparafusando-as ao corpo da gaveta por trás. Claro
que isto só funciona se a gaveta for mais curta que a profundidade do armário pq terá que entrar mais a espessura do contraplacado.

Este é o método que hoje em dia se encontra em quase todo o mobiliário. Dê uma olhada nas gavetas dos móveis que tem em casa, quase de certeza que vai encontrar esta técnica. Geralmente usa-se madeira de baixa qualidade ou derivados para a gaveta e apenas a face é de madeira melhor.

Isto não significa que eu ache esta técnica trabalho de qualidade, mas hoje em dia ninguem quer saber de qualidade.


gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re: Armario com rodas
« Responder #4 em: Terça, 15 de Abril, 2014, 14:30:45 pm »
Simples e prático o armário, no entanto, se o seu problema é o aspecto que os parafusos dão às frentes, pode sempre retirar os puxadores, e colar folha de madeira, assim para além de ter aprendido com o erro, também aprende outra coisa que é colocar folhas de madeira, que também é uma componente de acabamento.

Já agora pegando no que o amigo G mencionou, o mero alinhamento de elementos de fixação, já lhe deixava outro aspecto, e esqueça um bocadinho a massa de madeira geralmente não dá bom aspecto a nada e nunca se vai comportar como a madeira.

Tenho de postar aqui o chaveiro que fiz no outro dia, reparei que tem mais erros de execução em coisas básicas que eu já daveria saber fazer melhor, mas constatei que realmente a pressa é inimiga da perfeição e tentei fazer tudo muito rápido, deu asneirada, agora está feito mas se tiver que fazer outro do género, terei de levar as coisas com muito mais calma, como diz o velho ditado "mede 2 vezes e corta apenas uma" !!
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

Mauro88

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 60
    • Ver Perfil
Re: Armario com rodas
« Responder #5 em: Sábado, 19 de Abril, 2014, 18:12:24 pm »
Pajo:
Para arrumar coisas que andavam espalhadas é muito pratico e as rodas tambem ajudam.
Das medidas.. se calhar faziamos uma competiçao.. tambem sou distraido  ;)
O acabamento foi a pintura com o lasur Bondex e verniz em spray da Motip.


GLFaria:
Obrigado pelo seu comentario, como sempre muito informativo e esclarecedor.
Espero que os erros comecem a diminuir ate desaparecerem (nao digo na totalidade que penso ser quase impossivel) mas dentro do possivel claro.
O relacionamento com um marceneiro é de facto uma boa sugestao, mas aqui na minha zona ha poucos e apesar de conhece-los nao tenho confiança com eles para pedir ajudas.
Fico muito agradecido por qualquer ajuda que possa dar. o conhecimento nunca é demais. usar o formao.. ja me safo melhor. mas afiar.. aí é que é pior. por acaso ofereceram-me um kit de afiar formoes e laminas de plaina da Stanley, mas sinceramente nao domino essa arte.
Em relaçao aos comentarios. os parafusos ficaram assim desalinhados, porque me esqueci completamente que se iam ver. esta situaçao foi uma perfeita estupidez que devia ter sido evitada, mas agora ja está. fica o lembrete sempre que olhar para lá. Os puxadores nao levaram o Bondex, preferi deixar ao natural, para fazer o contraste. é a tal questao do gosto pessoal.


Cerdeira:
Para lhe responder primeiro preciso de dizer que trabalho numa loja de moveis. faço entregas e montagens. o porque de lhe estar a dizer isto é que ja vi muitas gavetas a descolar por serem so coladas e cavilhadas. e nao sao de pequenas empresas.. é de uma das maiores empresas nacionais de mobiliario.. e como quero algo mais robusto decidi colar e aparafusar.
A questao das falsas frentes. primeiro nao sobrou material, e nao vou comprar uma placa inteira para isto. segundo nao dava por causa da profundidade das gavetas. e terceiro tal como você tambem nao gosto assim.


gabriel_rocha:
Obrigado
A ideia da folha por acaso ja ando a querer fazer à uns tempos. neste agora ja nao farei, mas num proximo sera a considerar.
O alinhamento foi como ja disse um erro crasso. a massa como tinha aqui um pouco usei para tentar disfaçar.. nao resultou, mas fiquei na mesma muito contente co o resultado final.
A pressa foi o que me levou a fazer o erro nas gavetas.. queria acabar o mais depressa possivel..

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Armario com rodas
« Responder #6 em: Sábado, 19 de Abril, 2014, 21:42:19 pm »
Ola , Mauro88!
 Gabo-lhe a coragem de usar Bondex, eu ainda não consigo dominar a tecnica ???, Motip em sray, bom material ;D

Quanto aos marceneiros, vou-lhe revelar um segredo (se não contar a ninguem ::))
Eu adoro ir a carpintarias quando preciso encomendar madeiras, e ficar á espera de ser atendido, chego a dar a minha vez para ficar mais um bocadinho, assim posso ir deitando o olho.
Volto sempre aos mesmos sitios, e gosto de conversar um bocadinho com o passoal da carpintaria, tirar duvidas, ouvir uma opinião.
Ultimamente tenho ido a uma carpintaria (muito pequena), maquinas eletricas só tem duas( a multifunções plaina/desengrossadeira e uma serra de esquadria radial mais umas aparafusadeiras), mas o sr tem sido do mais paciente comigo.
Ultimamente tenho levado eu a madeira em bruto para aparelhar, mas depois pomo-nos na conversa e o tempo voa
Esta conversa toda para dizer que este pessoal tem sempre um truque na manga ou uma dica que gosta de dar

O divertido da bricolage é que fazemos peças unicas, mais ninguem tem uma paça igual, por isso têm sempre alguns erros, uma boa forma de evitar isso e tentar planear antes de executar
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Armario com rodas
« Responder #7 em: Sábado, 19 de Abril, 2014, 23:58:22 pm »
Mauro, se tem visto frentes coladas e cavilhadas soltarem-se, é porque foram mal coladas - pouca cola, cola mal aplicada, furo e/ou cavilha mal limpos, ou tudo isso ao mesmo tempo. Menos provável, incompatibilidades químicas (há madeiras que aceitam mal, ou não aceitam de todo, a colagem - por exemplo o ipê - mas geralmente não são utilizadas em mobiliário). Uma característica de uma bem feita é que geralmente a própria colagem é mais resistente do que a madeira circundante - ou seja, com uma boa colagem, é mais provável a madeira partir do que a colagem separar.

A guia de afiar da Stanley é muito má (a minha, que tem várias dezenas de anos, já era má; ouvi dizer que as actuais são piores...); os principais problemas, a meu ver, são:
- o sistema de fixação do ferro que, mesmo que o aperto seja feito com muito cuidado e uniformemente de um lado e do outro, não garante um aperto seguro
- a facilidade com que o ferro se pode desviar para um lado ou outro se se fizer um pouco mais de força ou um esforço desequilibrado enquanto se afia - resultado, um gume de viés, não perpendicular aos lados do ferro.
- a repetibilidade de posicionamento que o sistema de aperto permite é nula, portanto nunca consegue duas vezes exactamente a mesma posição do ferro na guia.
- acessóriamente, não gosto nada que os rodízios rolem sobre a superfície da pedra ou da lixa. Além de se desgastarem, se uma pessoa se esquecer de os limpar quando muda o grão do abrasivo (acontecia-me muitas vezes...), contamina o grão seguinte, mais fino, com os resíduos do abrasivo anterior. Mas há várias boas guias que usam este sistema, pelo que aponto isto como uma questão pessoal (que, devo dizer, não é só minha...).

Não faço ideia (ou melhor, faço, mas não tenho experiência prática...) da qualidade da pedra que vem no kit da Stanley.

Dito isto, consegue-se afiar aceitávelmente uma ferramenta - ao nível amador - com uma guia dessas, desde que se tenham em conta as limitações do equipamentol e usando um ou dois truques. Se eventualmente estiver interessado, um dia destes posso tirar a minha da gaveta e tentar explicar o que há a fazer (não neste momento, por favor...).
Devo dizer desde já que, por um conjunto de razões, uso lixa (método "scary sharp" - pesquise a Internet  :D...) e não pedras para fiar as ferramentas.

Um profissional ou semi-profissional dirá que uma guia é inútil, senão mesmo prejudicial. Também sei de profissionais que dizem o contrário. De qualquer forma afiar à mão livre, na minha opinião, exige prática e é uma técnica que só se aprende bem, e em tempo útil, sendo ensinado por alguém conhecedor. Escusado será dizer, é uma opinião puramente pessoal, e de amador ainda por cima.

Seja qual for o método, não há remédio - se quer usar ferramentas manuais, tem mesmo de aprender a afiar.

Pajo, o problema com o seu método é que se não se souber um mínimo, também não sabe o que se deve observar ou perguntar...