Autor Tópico: AH! Afinal o tamanho importa!  (Lida 10413 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
AH! Afinal o tamanho importa!
« em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 00:18:17 am »
Advertisement
Advertisement
Depois de estudar um processo de construir um porta ferramentas para colocar os porta-ferramentas que não estavam em uso, resolvi construir em contraplacado, que reaproveitei de uma palete, reforçado com uma dupla camada em orientação perpendicular entre si (porque não me lembrei disto para a prancheta?), abertas doze posições e envernizado para para resistir melhor aos óleos... Após nove meses de utilização chego à conclusão que estou a precisar de fazer outro maior  :)

Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #1 em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 00:31:32 am »
Meu Deus! Mas que locura é esta?! Eu acho que um pixel desta imagem tem mais dinheiro que as minhas ferramentas todas.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #2 em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 01:24:26 am »
E nem sequer temos à vista a máquina, CNC sem dúvida, onde são aplicados!

É de mim, ou aquela prateleira está a vergar? Ou é efeito da objectiva?
Se fizer um maior tem que contar com isso. Talvez não fosse má ideia fazer um segundo suporte, mas não maior do que esse.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #3 em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 15:05:12 pm »
 ;D ;D ;D ;D
REBUÇADOS
BOMBOMS
CHUPA-CHUPAS
So vejo guluseimas em cima da mesa.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #4 em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 16:38:28 pm »
;D ;D ;D ;D
REBUÇADOS
BOMBOMS
CHUPA-CHUPAS
So vejo guluseimas em cima da mesa.

É mesmo, só guloseimas!!!    8)

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #5 em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 17:57:15 pm »
Desconheço o t€mpo que estão a falar, mas concordo com o GLFaria esse suporte parece estar a ceder a meio

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #6 em: Quinta, 27 de Outubro, 2016, 23:45:22 pm »
Meu Deus! Mas que locura é esta?! Eu acho que um pixel desta imagem tem mais dinheiro que as minhas ferramentas todas.

Ui! AlexB! Não exageremos,!

Confesso que nunca tinha visto as coisas por esse ponto de vista: mas hoje estive a fazer as contas por alto e só em brocas estão para cima de 400,00€...

E nem sequer temos à vista a máquina, CNC sem dúvida, onde são aplicados!

É de mim, ou aquela prateleira está a vergar? Ou é efeito da objectiva?
Se fizer um maior tem que contar com isso. Talvez não fosse má ideia fazer um segundo suporte, mas não maior do que esse.

Engraçado. Quando fiz o upload para o Photobucket também tive esse pensamento, mas fiquei convencido que era distorção da lente, até porque todos os dias a vejo e nunca tinha reparado.

Mas hoje olhei com olhos de ver! E sim, está mesmo vergada, certo que o peso das ferramentas ajuda (os cones hidráulicos são pesados...) mas por si só não explica ter vergado...

O processo de construção explica porque a prateleira está a ceder:


Como se pode ver na imagem, a prateleira (e tudo o resto, creio) é feito com uma camada dupla de contraplacado. Como para a prateleira eu não tinha um pedaço de contraplacado com a dimensão adequada usei duas peças em baixo e várias peças em cima (quem não tem cão, caça com gato...). Aparentemente é nesta união que se nota a flecha.

Tenho de me despachar a fazer outro mais resistente... :D
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #7 em: Sexta, 28 de Outubro, 2016, 00:01:40 am »
;D ;D ;D ;D
REBUÇADOS
BOMBOMS
CHUPA-CHUPAS
So vejo guluseimas em cima da mesa.

É mesmo, só guloseimas!!!    8)

Meus caros, é com estas guloseimas, que arranjo o cacau para as guloseimas de usar em casa...  ;D
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #8 em: Sexta, 28 de Outubro, 2016, 01:25:38 am »
Tenho a certeza que sabe isso, na que já existe não perdia nada em simplesmente fixar uma ripa mais ou menos alta de cada lado, como no "boneco" junto. Talvez até com parafusos passantes de arreigada quadrada, por causa das dúvidas...

Com o valor do material que aí está, esse reforçozinho na prateleira era capaz de se justificar...

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #9 em: Sábado, 29 de Outubro, 2016, 15:11:05 pm »
UAU! Com desenho e tudo! Muito obrigado!

Estive a ver e os orifícios por onde passam os cones ficam a 10mm da bordadura da prateleira em ambos os lados. Mas ao centro, entre os referidos furos, à 39.2mm. A minha ideia é colocar o reforço nessa zona. Uma peça de 38x35mm de ponta a ponta (e sem emendas!)

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo aqui um esquema.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: AH! Afinal o tamanho importa!
« Responder #10 em: Domingo, 30 de Outubro, 2016, 02:15:29 am »
UAU! Com desenho e tudo! Muito obrigado!

Estive a ver e os orifícios por onde passam os cones ficam a 10mm da bordadura da prateleira em ambos os lados. Mas ao centro, entre os referidos furos, à 39.2mm. A minha ideia é colocar o reforço nessa zona. Uma peça de 38x35mm de ponta a ponta (e sem emendas!)

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo aqui um esquema.

Com uma só peça eu, à cautela, talvez usasse mais altura na travessa. No fim de contas, não me parece que vá atrapalhar a função.
Numa primeira fase, aparafusada, não colada, às tábuas existentes, para o caso de precisar de a substituir se verificar que é insuficiente. Bem aparafusada e apertada contra a parte de baixo da prateleira, senão serve de pouco.
Pelo menos dois parafusos de cada lado do centro. Não aparafusar nem encostar nos topos para, no caso de haver flexão, não ter tendência a afastar as "pernas" da estrutura.

As ferramentas de desenho do Excel dão muito jeito para estes "bonecos" esquemáticos simples, uso-as muito, especialmente se só é necessário desenhar a duas dimensões, mesmo que seja preciso fazer vistas rebatidas. Também dão para fazer umas espécies de perspectivas rústicas como esta. Não são verdadeiramente rigorosas, claro, mas são o suficiente para a maioria das minhas necessidades actuais.
Como, por treino, tenho facilidade em visualizar objectos a partir de desenhos a duas dimensões, deixo o CAD (na realidade, hoje em dia é só o Sketchup) para quando preciso mesmo de confirmar se tudo "encaixa" como deve ser.