Autor Tópico: Acabamento para madeira que vai levar comida  (Lida 13561 vezes)

andre_inacio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Acabamento para madeira que vai levar comida
« em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 21:27:30 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde,

Gosto de entalhar umas coisinhas em madeira para me entreter, e desta vez estou a fazer uma Kuksa de um tronco que era para ir para a lareira.

A minha dúvida agora é: qual o melhor produto para finalizar a peça, tendo em conta que será para levar comida/bebida directamente?

Já me disseram para colocar óleo alimentar, mas experimentei numa outra peça e, para além de não ter muito brilho, não faz sobressair muito os veios da madeira.. qual a melhor opção para este fim? Não pode ser tóxico e ao mesmo tempo gostava que puxasse um pouco pelo tom da madeira..

Desde já obrigado,

André Inácio
« Última modificação: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 21:30:45 pm por andre_inacio »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #1 em: Quarta, 18 de Janeiro, 2017, 22:48:59 pm »
Azeite! !!
Dos outros oleos não tenho experinecia mas à por aqui quem tenha.
Por favor cheguem-se a frente, temos um membro a precisar de ajuda.(riso,riso,riso)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #2 em: Quinta, 19 de Janeiro, 2017, 11:36:10 am »
Óleo Dinamarquês ou cera de abelha!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #3 em: Quinta, 19 de Janeiro, 2017, 12:04:29 pm »
O óleo das tábuas de cozinha do IKEA...

TiagoGaspar

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #4 em: Quinta, 19 de Janeiro, 2017, 13:20:56 pm »
Cheguei a fazer também algumas colheres de madeira e de vez em quando desenrasco uma tábua de cozinha.
Os produtos que se devem usar têm de ser seguros para alimentação, por isso um verniz está fora de questão, e quanto aos óleos têm de ser de qualidade alimentar.... Não recomendaria nada que viesse da prateleira de produtos de tratamento para móveis no supermercado!
Não conheço nenhum produto que permita criar bastante brilho na madeira e seja seguro para o ser humano ao mesmo tempo, mas pode haver, experimenta pesquisar nas lojas online Dictum e Fine-tools.

Uso sobretudo óleo de coco, podes comprar em lojas de alimentação indianas ou chinesas, com alguma sorte encontras mesmo num supermercado.
Óleo de linhaça alimentar (NÃO pode ser o da loja de ferragens!) também funciona bem, procura nas prateleiras de alimentação saudável dos supermercados.
Azeite pode ganhar ranço, mesmo na madeira, por isso é um bocado arriscado.
E a cera de abelha não impregna a madeira, por isso para produtos que estão sempre a ser raspados e lavados não deve ser grande solução.

Qualquer solução que encontrares partilha por cá, eu pelo menos estou curioso em saber que mais se pode usar.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #5 em: Quinta, 19 de Janeiro, 2017, 16:55:31 pm »
Penso que este vídeo da "Madeira Prima " dá resposta a esta questão

principalmente a partir do minuto 15

http://www.rtp.pt/play/p2786/e260947/madeira-prima
Henrique

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #6 em: Quinta, 19 de Janeiro, 2017, 19:44:14 pm »

Não conheço nenhum produto que permita criar bastante brilho na madeira e seja seguro para o ser humano ao mesmo tempo, mas pode haver, experimenta pesquisar nas lojas online Dictum e Fine-tools.

Não conhecia a Dictum. Parece uma boa loja. Obrigado pela partilha!

E a cera de abelha não impregna a madeira, por isso para produtos que estão sempre a ser raspados e lavados não deve ser grande solução.

Se for aquecida e houver paciência para repetir o processo, acaba por se impregnar alguma na madeira. Eu costumo fazer em peças feitas ao torno, mas de facto não são para ser lavadas... Eu uso uma pistola de ar quente para derreter a cera e depois dou o lustro, repetindo o processo vária vezes.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

andre_inacio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #7 em: Quinta, 19 de Janeiro, 2017, 23:03:35 pm »
Obrigado a todos pelas respostas!

De facto, em relação ao azeite já vi algumas sugestões noutros sítios para o usar, incluindo no programa Madeira Prima, mas tenho algumas reticências que venha a ganhar ranço.

A cera de abelha já vi o resultado em outras peças, e não gostei muito do resultado pois pouco ou nada faz sobresair a madeira. (mas gosto do facto de lhe conferir algum brilho). Além disso, toda a cera de abelha é fiável para este fim? Pergunto isto porque tenho esta aqui em casa e aquando da aplicação tem um cheiro bastante activo, o que me deixa com sérias dúvidas se será segura para depois levar comida ou bebida:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Limpeza-e-manutencao/Especificos/16660581.aspx


Julgo que vou experimentar o Óleo de Linhaça como sugeriu o colega TiagoGaspar. Depois coloco aqui o resultado e a minha experiência.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #8 em: Quinta, 19 de Janeiro, 2017, 23:31:27 pm »
Obrigado a todos pelas respostas!

De facto, em relação ao azeite já vi algumas sugestões noutros sítios para o usar, incluindo no programa Madeira Prima, mas tenho algumas reticências que venha a ganhar ranço.

A cera de abelha já vi o resultado em outras peças, e não gostei muito do resultado pois pouco ou nada faz sobresair a madeira. (mas gosto do facto de lhe conferir algum brilho). Além disso, toda a cera de abelha é fiável para este fim? Pergunto isto porque tenho esta aqui em casa e aquando da aplicação tem um cheiro bastante activo, o que me deixa com sérias dúvidas se será segura para depois levar comida ou bebida:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Pintura-e-drogaria/Limpeza-e-manutencao/Especificos/16660581.aspx


Julgo que vou experimentar o Óleo de Linhaça como sugeriu o colega TiagoGaspar. Depois coloco aqui o resultado e a minha experiência.

A cera a que me referia é mesmo cera de abelha em estado sólido e pura. Esse produto da LM é uma mistura com cera de abelha.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #9 em: Sexta, 20 de Janeiro, 2017, 00:44:56 am »
Cera de abelha - branca ??? líquida??? Talvez tenha alguma cera de abelhas lá escondida em qualquer sítio, mas deve ter ainda mais aditivos! Não se meta nisso.

Quanto ao óleo de linhaça, se tiver a certeza que é puro possívelmente não terá problemas. Mas talvez não fosse má ideia consultar alguém ligado ao ramo da saúde.

TiagoGaspar

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #10 em: Sábado, 21 de Janeiro, 2017, 20:18:12 pm »
desculpem a fuga ao tópico mas agora fiquei curioso porque gosto de acabar alguma mobília para casa com cera de abelha, se o colega Stromlinie me pudesse responder a umas perguntas agradecia:


E a cera de abelha não impregna a madeira, por isso para produtos que estão sempre a ser raspados e lavados não deve ser grande solução.

Se for aquecida e houver paciência para repetir o processo, acaba por se impregnar alguma na madeira. Eu costumo fazer em peças feitas ao torno, mas de facto não são para ser lavadas... Eu uso uma pistola de ar quente para derreter a cera e depois dou o lustro, repetindo o processo vária vezes.


utiliza a cera com aguarrás ou sem mistura nenhuma?
e aquece-a num frasco ou directamente na madeira?
e dá o lustro à mão ou com alguma máquina?

Eu fiz algumas vezes a aplicação manual e sem aquecimento de cera com 50% de aguarrás mas ainda não estou muito feliz com os resultados que consigo, já me falaram em colocar um pouco de óleo de linhaça também, mas nunca me tinha ocorrido que podia aquecer a cera quando a aplico   ;D

andre_inacio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #11 em: Quarta, 01 de Fevereiro, 2017, 23:56:05 pm »
Acabei por usar óleo de coco como o colega Tiago recomendou, pois por acaso encontrei-o À venda no Jumbo, de modos a que aproveitei.

Adorei o look com que a peça ficou, fez realçar bem os veios da madeira e deu-lhe um ligeiro tom mais escuro. No entanto, mesmo depois de deixar secar cerca de uma semana, o coco não impregnou na madeira, levando a que assim que lhe coloquei água pela primeira vez, este tenha saído todo por completo. Irei tentar uma terceira aplicação (já lhe tinha dado duas de mão) para ver se impregna melhor agora.

Alguma sugestão para melhor impregnar na madeira o óleo?

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #12 em: Quinta, 02 de Fevereiro, 2017, 00:41:21 am »
...
Adorei o look com que a peça ficou...
...

"LOOK"???:o :o :o  Mas onde estamos nós? Em português diz-se "aspecto"! (pré-desacordo ortográfico)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #13 em: Quinta, 02 de Fevereiro, 2017, 00:55:18 am »
A fotonite é que era ::) ::)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

andre_inacio

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver Perfil
Re: Acabamento para madeira que vai levar comida
« Responder #14 em: Quinta, 02 de Fevereiro, 2017, 11:03:18 am »
...
Adorei o look com que a peça ficou...
...

"LOOK"???:o :o :o  Mas onde estamos nós? Em português diz-se "aspecto"! (pré-desacordo ortográfico)

Comentário bastante útil e elucidativo, extremamente agradecido.
« Última modificação: Quinta, 02 de Fevereiro, 2017, 11:05:33 am por andre_inacio »