Autor Tópico: A casa da campainha.  (Lida 10063 vezes)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
A casa da campainha.
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 00:23:45 am »
Advertisement
Advertisement
Na empresa precisavamos de uma campainha sem fios de boa qualidade que vencesse os 150m entre o portão e o pavilhão.

Como a aquisição deste equipamento foi um pouco cara para deixar o botão (que é um emissor, logo tem componentes electrónicos) aos elementos resolvi fazer uma "casinha" para o mesmo, deixando-o abrigado dos elementos:


Ao fim de de cinco meses, em que maioritariamente apanhou Sol, muito Sol, hoje fui verificar como estava o acabamento a resistir à chuva. Parece que ainda está a proteger a madeira.

O desenho também parece ajudar as gotas de água a escorrerem do "telhado" para o chão sem passarem pela parede.  :)

Peço desculpa por não ser grande foto, mas para além de ser com o telefone, estava a chover...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #1 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 00:57:55 am »
Muito giro essa casinha ;D
Com a quantidade de resina que essa madeira tem, quase não precisava de tratamento. Mas fica mais bonito

Por acaso o ano passado tinha feito uma casinha, com a minha sobrinha, para dar uso, aos restos de madeira da recuperação do baloiço. E porque ela me massacrou que queria uma casinha de madeira.

Como o meu sogro também teve problemas com uma campainha dessas, mas baratucha, um dia viu a casinha na garagem foi-se a ela a colocou-a na entrada do quintal.
Quem não gostou foi a minha sobrinha, andou uns dias que mal falava ao avô.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #2 em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 02:02:27 am »
Credo, essa madeira tem que espessura?  :o  40, 50 mm? Para dizer a verdade, acho que isso até lhe dá graça!

Quer verniz usou?

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: A casa da campainha.
« Responder #3 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:00:43 am »
Muito giro essa casinha ;D
Com a quantidade de resina que essa madeira tem, quase não precisava de tratamento. Mas fica mais bonito

Obrigado!
Resina não parece ter muita, agora cera de soalho...

Credo, essa madeira tem que espessura?  :o  40, 50 mm? Para dizer a verdade, acho que isso até lhe dá graça!

Quer verniz usou?

Quase. As tábuas originais têm cerca de 35mm, mas como foram lixadas, para tirar o lixo e o verniz e depois passadas à plaina devem ter 30 a 32mm.

Não usei verniz, porque como ia ficar ao Sol, e ainda que virada para N, de Verão a nossa estrela é impiedosa. Optei por uma mistura de óleo de Cedro de Teca e Aqua Stop em várias camadas.

Na fotografia, o interior ainda tem a tonalidade com que ficou quase original. Mas estou a contar, no próximo ano, por volta do Outono desmontar e voltar a tratar.

Por curiosidade aqui ficam duas fotos de uma peça igual à que utilizei para fazer esta protecção:

Longitudinal

Radial

(fotos tiradas com telefone, queiram desculpar a pouca qualidade)
« Última modificação: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:02:54 am por Stromlinie »
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #4 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:15:13 am »
Estava a pensar se não seria verniz Spar, por causa do brilho. É mais resistente ao clima do que o óleo, penso (pelo menos é o que os mastros dos barcos que teve o meu sogro me "diziam"), mas agora em cima do óleo já não dá...

Isso é pinho? Crescido no frio e lentamente, suponho, para ter os anéis tão juntinho. Ou é outra madeira?

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: A casa da campainha.
« Responder #5 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:25:29 am »
Pinho de Riga!

Tenho um lote bastante bom desta madeira, de um edifício com cerca de 135 anos. Tábuas de soalho, barrotes e vigas. Tem alguns pregos e cimento e as tábuas foram tiradas em modo acelerado, e muitas estão estaladas na fêmea do encaixe.

É o que há, e tenho de as aproveitar!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #6 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 00:46:23 am »
Para ter os anéis tão juntos deve ter mesmo crescido em Riga!  :)
No fim de contas, o pinho de Riga é uma das variedades do Pinus sylvestris, a que nós chamamos pinheiro bravo , mas não me lembro de alguma vez ter visto um assim. Também é verdade que não tenho olhado com muita atenção.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #7 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 08:36:45 am »
Tambem fiquei com a sensação de ser pinho bravo, com mais de 70 ou 80 anos de crescimento e sem nunca ter conhecido o resineiro.

Adoro trabalhar essa madeira. Deita cá um cheirinho quando se corta :)

Um dia destes coloco um tópico com uma arca que fiz à uns 18 anos de madeira parecida. E que estava destinada à construção naval.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: A casa da campainha.
« Responder #8 em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 23:58:49 pm »
Para ter os anéis tão juntos deve ter mesmo crescido em Riga!  :)
No fim de contas, o pinho de Riga é uma das variedades do Pinus sylvestris, a que nós chamamos pinheiro bravo , mas não me lembro de alguma vez ter visto um assim. Também é verdade que não tenho olhado com muita atenção.

Dizem-me que sim, que a madeira veio mesmo de Riga... Não sei, mas no século XVII este tipo de madeira não devia ser fácil de encontrar por cá. O que posso garantir é que foi preparada numa serração no Porto e veio para Vila Real. Como? Imagino que em carroças puxadas por animais... Mas qual o caminho?

Só uma correcção o pinheiro bravo é o Pinus pinaster, ao Pinus sylvestris chamamos pinheiro silvestre ou pinheiro Escocês, derivado da designação inglesa Scots pine.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #9 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 00:19:17 am »


Dizem-me que sim, que a madeira veio mesmo de Riga... Não sei, mas no século XVII este tipo de madeira não devia ser

Só uma correcção o pinheiro bravo é o Pinus pinaster, ao Pinus sylvestris chamamos pinheiro silvestre
[/quote]

Depois quando li o post bem me parecia que era pinus pinaster. Mas já vou estando esquecido destas coisas
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #10 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 01:06:40 am »
ok, obrigado pela correcção (peço desculpa pela impertinência, mas pelo sim pelo não fui verificar no livro do Caldeira Cabral e do Ribeiro Teles :) Eles o dizem, assim o é!)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #11 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 13:03:24 pm »

Penso q a designação comercial em Porugal para o pinus sylvestris é "casquinha vermelha".
Tb há "casquinha branca" mas essa é outra variedade, normalmente, espruce ou abeto.

quanto ao "pinho de Riga" julgo q na verdade é o lariço ("the larch" of Monty Python's fame)

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: A casa da campainha.
« Responder #12 em: Quarta, 19 de Outubro, 2016, 19:40:57 pm »
quanto ao "pinho de Riga" julgo q na verdade é o lariço ("the larch" of Monty Python's fame)

Lariço Europeu, (Larix decidua Mill.)?
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: A casa da campainha.
« Responder #13 em: Sábado, 22 de Outubro, 2016, 15:34:14 pm »
ok, obrigado pela correcção (peço desculpa pela impertinência, mas pelo sim pelo não fui verificar no livro do Caldeira Cabral e do Ribeiro Teles :) Eles o dizem, assim o é!)

Fez bem em verificar noutra fonte, bem mais credível! Eu também o faço, e não acho que seja impertinência alguma.

Já agora o livro em causa é "A árvore em Portugal"?
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: A casa da campainha.
« Responder #14 em: Quarta, 26 de Outubro, 2016, 23:57:29 pm »
Ups, desculpe, não vi esta mensagem em devido tempo! É, sim. Um excelente livro.