Autor Tópico: [Projecto] Mesas de cabeceira.  (Lida 14809 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
[Projecto] Mesas de cabeceira.
« em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 01:54:02 am »
Advertisement
Advertisement
Boas a todos,
Desta vez vou aventurar-me numa técnica que aprecio muito e nunca experimentei que são os malhetes de rabo de andorinha, e para isso vou aplicá-los num novo projecto. As mesas de cabeceira.
Imagem 3D com duas possiveis dimensões, 45 e 50 cm. Possivelmente por uma questão de espaço irá ser a mais pequena. (esqueci-me de apagar o fraldário do projecto 3D).


O design para além da funcionalidade e estética do meu agrado, visa introduzir mais uns elementos de complexidade para assim eu ir evoluindo gradualmente.
As mesas serão principalmente em pinho, não só para condizer com a cama que é em madeira clara, mas porque tenho aqui uma placa que sobrou do fraldário e é uma madeira barata e que conheço menos mal. Além do pinho usarei outra vez o sapelly. A variação em relação ao mais comum é que as arestas dos malhetes serão posteriormente arredondadas com uma tupia. Vi um remate destes no pinterest numa secretária e gostei bastante do efeito.
As mesas terão de ser suspensas para que os gavetões da cama possam abrir por baixo. Terão uma única gaveta e um pequeno espaço aberto para revistas ou livros.
O acabamento será igualmente o verniz acetinado aquoso para manter ao máximo a côr e tons do pinho.
A minha única preocupação são as peças de sapelly finas que irão forrar o interior. Eu queria-as finas com 5mm no máximo mas ainda não sei bem como vou conseguir sem uma desengrossadeira. Estou a pensar em cortar fatias na serra de bancada e finaliza-las manualmente à mão com a plaina mas não vai ser pêra-doce. Aceitam-se sugestões.

E aqui um esquema das peças do corpo desmontado. Falta a gaveta.


A forma de as prender à parede já está pensado mas ainda não fiz o 3D. Depois meto.
Vou tentar ser mais célere neste projecto que o fraldário, mas nestas coisas já se sabe. Demora sempre muuiito mais que o planeado. :P
Opiniões e sugestões são sempre bem vindas.
« Última modificação: Terça, 01 de Novembro, 2016, 01:57:05 am por AlexB »

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #1 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 09:06:40 am »
Projecto bastante interessante e bonito

por acaso já penso como vai prender mesinhas à parede?

sugeria um encaixe a 45º

e já agora

pelo desenho não me parece que os malhetes sejam em rabo de andorinha mas sim os denominados "Finger Joint "


Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #2 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 15:53:39 pm »
Citação de: bata001 link=topic=1170.msg6623#msg6623

pelo desenho não me parece que os malhetes sejam em rabo de andorinha mas sim os denominados "Finger Joint "
/quote


Por acaso tambem tinha essa duvida.
Malhetes direitos ou rabo de andorinha?

Nao faço esse tipo de encaixe, vai para uns 19 anos.

E é bastante simples e apaixonante de fazer.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #3 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 19:44:36 pm »
Eu sei que pelas imagens não parecem "rabos de andorinha", mas são mesmo. O ângulo é que engana.
De qualquer forma, este projecto não vai correr como estava a pensar. Hoje já cortei as placas e comecei nos malhetes, mas o resultado....Oh meu Deus! Mau demais.
Isto é bem mais dificil do que parece. Comecei muito bem com as marcações, de acordo com as dezenas de videos que vi.


Assim que comecei a serrar percebi que a coisa não ia acabar bem. O jeito não é muito, mas a decisão de fazer um trabalho destes com um serrote de 4 euros também não foi a melhor.
Como se não bastasse, apercebi-me tarde de mais que numa das peças, o sentido dos veios estava errado. Ao fim de muito tempo com o formão lá consegui que as duas encaixassem, mas ficou mau demais.
Entretanto comecei outra para treinar, mas a luz acabou e vai ter de ficar para o fim-de-semana.
Como não devemos ter vergonha dos erros quando aprendemos, cá fica a recordação com a esperança de um dia olhar para trás e rir-me dos malhetes que fazia no início. Na imagem não se percebe, mas alguns dos buracos têm mais de 1 mm e o aspecto é mesmo bera além de que ainda parti os topos por os ter feito estreitos demais.


Agora fica a questão. Que serrote devo comprar?
Pessoalmente gosto muito mais do aspecto dos tradicionais serrotes ocidentais "dove tail" e a mim, que nunca experimentei, parecem-me proporcionar um movimento muito mais intuitivo e natural. No entanto os preços destes serrotes, pelo menos nas lojas online do costume são proibitivos e cá em Portugal não encontro nada de jeito. De entre os considerados bons, os Veritas que é uma marca muito boa, são os mais baratos mas mesmo assim arracam nas 40 libras. A partir daqui é sempre a subir.
Depois há os Japoneses que estão na moda. Pessoalmente não gosto nem do aspecto e parecem-me pouco naturais a serrar, mas a verdade é que a net está cheia de relatos em como estes são muito bons e encontrei imensa malta que passou dos tradicionais ocidentais para estes e dizem que os seus malhetes e consistencia dos mesmos melhorou consideravelmente. Ainda têm a vantagem de arranjar serrotes japoneses com qualidade a 24 libras.
Alguém tem alguma experiencia com estes serrotes? E eles são mesmo assim tão bons como os pintam?

Obrigado!
« Última modificação: Terça, 01 de Novembro, 2016, 20:25:04 pm por AlexB »

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #4 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 20:23:00 pm »
Viva Alex!

Vi o o post hoje de manhã, e queria-o avisar de uma coisa: não comece por fazer malhetes em rabo de andorinha! Mas o trabalho não permitiu lançar este aviso...

Quanto aos serrotes, eu uso ambos os tipos de serrotes, mas tenho de confessar, que desde que comprei o serrote Japonês, fiquei admirado com a rapidez e precisão com que se trabalha: não é necessário quase fazer força e a lâmina, sendo muito fina, permite avançar rápido e seguindo a linha traçada para o corte.

Eu depreendo que gosta de comprar no UK, eu estou-me a desabituar, e tento comprar na Europa (sinais dos tempos...), e comprei o meu aqui: »KIRSCHEN« Sägen

Para além do serrote Japonês encontra também os serrotes de malhetes ocidentais e os preços não são nada proibitivos...

AH! E não é vergonha nenhuma dizer que não se conseguiu à primeira tentativa... Eu costumo dizer para mim mesmo: da segunda vez vai ser mais rápido e mais perfeito! Esperemos pelo fim de semana.

Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #5 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 20:39:29 pm »
sugeria um encaixe a 45º

Acho que o que o Bata01 se refere são encaixes bastante simples a que os colegas do outro lado do lago chamam de French cleats.

No post anterior esqueci-me de referir que o desenho 3D impressiona logo, mas nota-se que o autor tem "garra" para o desenho de mobiliário... Qualquer dia ainda o vemos no Madeira Prima, AlexB!

Agora permitam-me, e desculpem-me, o off topic: sabiam que antigamente as mesas de cabeceira eram designadas por criados mudos? E que o termo ainda é de uso corrente no Brasil? Façam uma pesquisa no YouTube e encontram alguns canais brasileiros com exemplos.
« Última modificação: Terça, 01 de Novembro, 2016, 23:34:47 pm por Stromlinie »
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #6 em: Terça, 01 de Novembro, 2016, 23:57:01 pm »
sugeria um encaixe a 45º

Acho que o que o Bata01 se refere são encaixes bastante simples a que os colegas do outro lado do lago chamam de French cleats.



Agora permitam-me, e desculpem-me, o off topic: sabiam que antigamente as mesas de cabeceira eram designadas por criados mudos? E que o termo ainda é de uso corrente no Brasil?


Em algumas zonas do pais tambem  conhecidas por ''peniqueiras'' va-se lá saber porquê.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #7 em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 00:38:10 am »
Alex não  me pareçe que a culpa seja do serrote.
A net tem destas coisas! :P
Fazem parecer tudo facil e rápido. Mas quantas tentativas e ensaios ate sair perfeito.

Esses malhetes nao são fáceis de acertar por serem muitos.
Tente dimensionar os malhetes de forma a começar a marcação com 1/2 malhete nos cantos de cada peça, e dimensionar o restante para o centro.
Nunca corte mesmo pelo risco (isso é para prós.)deixe sempre 1mm para acertar com o formão.
Existem uns serrotes de dentes finos sem manutençao,que se nao estou em erro, sao da bellota ou stanley (o meu é jet cut, fine). No entanto sou de opiniao que para este tipo de trabalho, quantos mais dentes por polegada melhor.
Força na obra.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #8 em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 00:45:46 am »
bata001, é exactamente essa solução dos 45º que irei usar.

Stromlinie, o seu testemunho sobre os serrotes japonese está em conformidade com a esmagadora maioria que vejo na net e por isso mesmo estou resolvido e experimentar um desses.
Quanto ao desenho de mobiliário, acho que em certa parte se deve à minha profissão. Sou arquitecto e embora não seja especificamente do ambito da arquitectura o desenho do mobiliário, este está muitas vezes directamente ligado com o desenho da arquitectura e eu desde que me lembro que aprecio muito o design de mobiliário e embora sem nenhuma intenção de me dedicar à marcenaria, sempre apreciei particularmente a madeira tanto nas casas como na mobília.
De certa forma, esse gosto também foi em grande parte responsável por este meu novo hobbie que é a marcenaria "caseira"  :)
Agora de ter jeitinho até aparecer na "Madeira Prima", eheh, ainda vão uns malhetes de distância. Além de que me parece que aquilo deve ser patrocinado pela fundação Ricardo Espírito Santo. Todos os marceneiros que por lá apareceram foram formados lá e todos fizeram questão de o referir.

Pajo, a culpa não é do serrote de certeza. Como tinha dito o jeito não é muito. No entanto mesmo sem ter experiencia nenhuma é fácil de perceber que o meu serrote deixa mesmo muito a desejar. Os dentes têm uma forma estranha. Não são nem "ripcut" nem "crosscut", são largos demais para cortes minuciosos, estão desalinhados, a pega não é nada sólida nem permite segurar com firmeza no serrote, e eu sei lá que mais. Não preciso de nenhum Ferrari dos serrotes, mas tenho experiencia suficiente para saber que há ferramentas tão más, que pouco ou nada dão para fazer. Eu estou sempre a dizer que o barato às vezes sai caro mas acabo sempre de cometer o erro de comprar o mais barato e mais tarde voltar a gastar dinheiro em algo um pouco melhor. Para já vou treinando com este mas a compra de um novo serrote está decidida.
Eu vi precisamente uns da Bellota e outros da Stanley mas não me convenceram para malhetes deste género. A lâmina era muito larga e os dentes não me pareceram pequenos nem apertados o suficiente. E para gastar 20 euros que era o que custavam, prefiro comprar logo um serrote dedicado para estas tarefas com provas dadas.
« Última modificação: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 09:38:59 am por AlexB »

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #9 em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 01:01:13 am »
Percabi tudo o que quer dizer,
Da-me uma certa graça porque vai falando e eu quase vou revivendo.
Tambem ja comprei um traste desses, que fiz em raspadores em menos de nada e mesmo assim não prestam.
O meu sogro tambem comprou um que esta guardado na gaveta dos martelos, tubos e outras ferramentas grossas.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #10 em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 02:16:28 am »
"Alguém tem alguma experiencia com estes serrotes? E eles são mesmo assim tão bons como os pintam?"

Os japoneses, não sei nem estou tentado a experimentar. Aquelas "dentaduras" não me agradam, quando penso na hora de eventualmente os afiar. Por outro lado, cortam ao puxar, e não me dou muito bem com isso (tenho um serrote PAX especial para cortar cavilhas, que é afiado para cortar ao puxar, e cada vez que o uso os meus reflexos fazem-me tentar cortar "ao contrário"). Mas suponho que é uma questão de hábito.

Serrotes de costas tenho um Veritas de 20TPI, um Bahco de 15TPI e outro Bahco de 11TPI.

Comprei o Veritas em 20TPI, afiado "rip" (contra a opinião dos ingleses, que achavam que devia comprar o de 14TPI, que permite cortar peças maiores mais rapidamente) porque frequentemente corto peças miúdas em madeiras pouco espessas. É muito confortável, corta muito bem, e o design não me choca nada. É uma delícia de usar. Só o acho um bocadinho leve demais à frente, mas peso é uma coisa que se pode sempre acrescentar. Hesitei entre este e o PAX equivalente, de design tradicional, mas se bem me lembro o PAX era mais caro.

O Bahco de 11TPI é o que uso para cortar mais "à bruta". Cabo de plástico, feio mas não desconfortável (a Sandvik e a Bahco nunca souberam fazer cabos bonitos...). Uso-o bastante. Não faço ideia se se pode afiar, ainda não tentei, e como a lâmina é revestida por algum produto preto não consigo ver que tipo de dentes tem.

O Bahco de 15TPI, com cabo do tipo "gentlemen's saw" como o seu, é aquele que de longe uso menos, porque não me dou bem com esse tipo de cabo, não me dá controlo suficiente (problema meu, provavelmente). Já pensei modificá-lo, mas é um serrote um bocado ordinarote que provavelmente não justifica o esforço. Dentes "cross-cut" termo-endurecidos, portanto não se podem afiar.

Penso que, para o uso que lhe parece dar, o preferível seria um serrote com pega "tradicional", talvez com 14 ou 15 TPI. É geralmente recomendado que haja 5 ou 6 dentes no interior do corte, por questões de eficiência.
Quanto à forma dos dentes, para cortar malhetes penso que deveria ser "rip-cut". Mas a maioria dos serrotes vendidos actualmente, com dentes termo-endurecidos, tem uma coisa a que chamam "corte universal", seja isso o que for, bastante parecido com o "cross-cut".

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #11 em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 11:42:15 am »

Concordo com o GLFaria. Os japoneses tradicionalmente não usavam bancada e seguravam as peças a trabalhar com os pés daí os serrotes com cabos compridos q funcionam a puxar. Isso traz um problema q é o facto da serradura sair pela frente tapando a linha de corte. Além disso os serrotes japoneses são mais frágeis pq são desenhados para trabalhar mais com madeiras macias (ciprestes, etc)

Um serrote de costas de cabo tradicional é o melhor para mim, pq permite naturalmente fazer cortes verticais. Nos de cabo de faca há mais possibilidade de pegar de formas diferentes alterando o angulo.

Os afiados para traçar (crosscut) iniciam o corte mais facilmente, mas os outros cortam mais depressa ao longo do veio.

Para os malhetes, penso ser melhor começar pelas caudas a marcar os machos (pins) depois. Isto não é o ensinado tradicionalmente, mas é mais fácil pq permite q haja ligeiros desvios no corte dos angulos das caudas. Só tem q haver precisão nos cortes verticais.

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #12 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 09:52:26 am »
Quando já estava decidido pelo serrote japonês, eis que voltam-me a baralhar as contas.
Para já, comprar um bom serrote "ocidental" está fora de questão por isso tomei uma decisão, que reflecte o que tem sido a minha sina nisto da madeira.
Vou fazer o meu próprio serrote de malhetes.
Há muitos videos com instruções como fazê-lo e visto que este que tenho custou praticamente nada e de pouco me serve, vou aproveitar a sua lâmina, que até é relativamente fina (0.6mm) e transforma-lo num serrote de malhetes de pega tradicional. O pior que pode acontecer é perder umas horas e um punhado de euros.

Este tem 13 TPIs de uns dentes que nem são crosscut nem ripcut. Vou "limpá-los" e transformar em 20 TPIs ripcut.
A pega parece-me relativamente simples de fazer. A minha maior dúvida é a travessa para as costas da lâmina. Já vi que é possivel fazê-la em madeira mas gostava mesmo era em bronze. Alguém sabe onde se podem comprar umas pequenas barras de bronze para este propósito? E já agora, será caro?

Obrigado e assim que tiver novidades, meto-as aqui.

P.S: obviamente que as mesinhas de cabeceira terão de ficar em standby até a questão do serrote estar resolvida.

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #13 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 09:57:45 am »
AlexB no site indicado pelo Stromlinie tem uns serrotes bem em conta já com a travessa em bronze, não seria fácil fazer apenas a pega e adicionar a esses serrotes?

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Mesas de cabeceira.
« Responder #14 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 10:22:18 am »
Pensei nessa hipótese e ainda não a pus de parte mas tenho receio que naqueles serrotes essas costas sejam leves de mais. O meu serrote também tem umas costas e embora não seja de bronze também serviria. Acontece que tenho lido que estas costas devem dar algum peso ao serrote para facilitar o corte e a precisão.
Vamos ver.