Autor Tópico: [Projecto] Fraldário  (Lida 32158 vezes)

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #30 em: Domingo, 23 de Outubro, 2016, 20:33:26 pm »
Advertisement
Advertisement
A Catarina já pode nascer, que já tem local para trocar as fraldas. :D
A fase seguinte é fazer outro tabuleiro, mas para já fica este como estava previsto nos planos originais.



Estea foi a minha primeira peça de mobiliário para interior, o que exigiu bem mais cuidado que o banco de jardim. Ainda há muito por onde melhorar, mas fiquei contente com o resultado e aprendi mais umas coisas.
Este fraldario levou 2 tipos de acabamento. O módulo de arrumação, como tinha dito, usei verniz acetinado à base de água. A intenção era manter a madeira o mais próximo do natural e sem aquele tom amarelado que os óleos dão. Usei tanto no primário como no verniz a linha CIN woodtech. Obrigado Stromlinie ;)



O processo foi:
-lixa 60 (lixadora eléctrica)
-Lixa 120 (lixadora eléctrica)
-Lixa 180 (lixadora eléctrica)
-Lixa 240 (lixadora eléctrica)
-tapa-poros
- lixa 180 (muito suave à mão)
 -verniz
-lixa 220 (muito suave à mão)
-verniz
-lixa 320 própria para vernizes aplicada à mão muito, muito ao de leve quase a fazer força para não tocar
-Verniz (muito pouca quantidade no pincél e muito esticado).
No final consegui uma superfície muito lisinha e sem marcas do pincel.



Para as pernas, como queria reaçar os contrastes e veios da madeira e assim dar um toque mais clássico usei o meu já conhecido óleo de tungue. Ainda não levou, mas vai ser rematado com cêra.



Só uma nota positiva para os pincéis. Li que para vernizes é importante usar pinceis de pêlo macio. No Leroy estava a sentir com os dedos os vários pinceis e achei que a linha intermédia da Dexter além de bem mais baratos que os de topo, tinha uma macieza muito idêntica. Não tinham o mesmo aspecto mas como a vida anda cara, resolvi arriscar e caso não gostasse nas primeiras demãos, passaria lá para comprar outro para as demãos seguintes. Depois de o usar, fiquei agradavelmente surpreendido. É muito macio e a aplicação do verniz, que até é um pouco espesso, torna-se muito fácil. Não deixa marcas dos pêlos e também importante não larga pêlos. Nas 3 demãos que dei, só vi um pêlo sair. Até comprei dois sendo que um deles seria para a última demão a conselho do Stromlinie, mas eles lavam-se muito bem e ficam como novos. Atenção que a linha mais barata da dexter (cabo vermelho) não vale nada. São rijos e perdem mais pêlo que o meu cão.


Só mais umas fotos e está feito ;)





« Última modificação: Terça, 21 de Agosto, 2018, 06:20:49 am por AlexB »

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #31 em: Domingo, 23 de Outubro, 2016, 20:59:57 pm »
Parabéns pelo trabalho! Muito Bom.
E Obrigado pela partilha.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #32 em: Domingo, 23 de Outubro, 2016, 22:22:37 pm »
Pelas fotos, esta perfeito.
E aposto que lhe deu imenso prazer a construir.

Qualquer dia esta a fabricar o quarto completo ;D ;D ;D
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #33 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 08:56:39 am »
Direi mesmo:

ESTÁ cinco (* * * * * ) estrelas

Apenas falhou aqui uma coisa que acho que é de extrema importância

AS MEDIDAS
para a malta poder copiar  ;D ;D ;D
Henrique

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #34 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 10:34:20 am »
Parabéns pelo excelente trabalho, e obrigado por partilhar.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #35 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 10:49:50 am »
Direi mesmo:

ESTÁ cinco (* * * * * ) estrelas

Apenas falhou aqui uma coisa que acho que é de extrema importância

AS MEDIDAS
para a malta poder copiar  ;D ;D ;D
Ops.
Será que veem aí mais minibricoleiros/as, a caminho?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #36 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 10:51:32 am »
Alex, quanto tempo acha que demorou  concretizar o projecto?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #37 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 15:02:27 pm »
Ops.
Será que veem aí mais minibricoleiros/as, a caminho?

Pajo
Este projecto a ser concretizado será para oferecer
Henrique

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #38 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 15:16:54 pm »
Espectacular!!!!
Se fosse cá em casa acho que a "patroa" só deixava colocar o rebento se aguentasse com um saco de 50kg de batatas

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #39 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 20:17:05 pm »
Muito obrigado pelos elogios.

Pajo, em relação ao tempo de execução é-me difícil de contabilizar visto que foi feito nos tempos livres mas assim por alto eu diria que foram uns 4 fins-de-semana mais umas sessões de meia hora durante as semanas. No entanto por ser fim-de-semana só começava a trabalhar lá para o meio dia e muitas vezes com paragens por variados motivos. Um fim-de-semana para as pernas, outro para o módulo de arrumação, um para resolver problemas e acertar as pontas e outro para acabamentos. No entanto é preciso perceber que sendo eu um novato, houve muitas tarefas que deveriam demorar minutos e acabaram por demorar mais de um dia inteiro. Os buracos para os varões por exemplo. Comprei varões de de faia de 25mm e uma broca de 25mm e pensava que estava despachado em 10 minutos. Afinal os varões tinham 24.5mm e a broca fez buracos de 25.5mm. Um milímetro de diferença é um oceano nas juntas em madeira e não servia o meu propósito. E o pior é que nem testei primeiro. Foi logo nas pernas finais. Lá tive de ir à procura de uns varões um pouco mais grossos e acabei com paus de vassoura de 27.5mm e uma broca de 26mm. O milímetro extra demorou mais de um dia a abrir com lixa.
Este é apenas um dos exemplos de como uma simples tarefa pode demorar uma eternidade se formos inexperientes. E como esta, houve outras. Eu acho que se tivesse de fazer outra vez, demoraria uns 3 fins-de-semana.

Em relação ao quarto completo, este projecto para além de servir a Catarina também serviu para a mãe da Catarina ter confiança nos meus dotes de marceneiro e consequência disso já tenho umas mesinhas de cabeceira, um armário para a cozinha, um aparador para o hall e sei lá que mais encomendado  :P

bata001, hoje e possivelmente amanhã deve ser difícil de conseguir meter aqui as medidas, mas até ao final da semana vou tentar fazê-lo.
« Última modificação: Terça, 21 de Agosto, 2018, 06:22:39 am por AlexB »

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #40 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 21:47:10 pm »
Em relação ao quarto completo, este projecto para além de servir a Catarina também serviu para a mãe da Catarina ter confiança nos meus dotes de marceneiro e consequência disso já tenho umas mesinhas de cabeceira, um armário para a cozinha, um aparador para o hall e sei lá que mais encomendado  :P

Quando a malta não é profissional , mas é jeitosa nestas coisas trabalho não falta

bata001, hoje e possivelmente amanhã deve ser difícil de conseguir meter aqui as medidas, mas até ao final da semana vou tentar fazê-lo.


Oh meu caro
o projecto a concretizar-se só necessita de estar pronto lá para janeiro por isso ainda tenho uns dias de folga, sim só uns dias porque eu sou ainda mais lento  ;D ;D ;D ;D
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #41 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 22:30:07 pm »
Alex perguntei precisamente porque comigo passa-se exactamente o mesmo.
Qua do tiro o fds para bricolar o tempo voa.
Melhor ainda que errou e teve capacidade de emendar. (Remediar)
Este sabado tirei a tarde para dar um jeito radical na garagem (não cabia nem a ponta de uma chave de fenda.
Resultado sai de lá às 10 da noite e nem sede tive.

Mas o resultado final vai ficar melhor do que o esperado.
Logo faço um topico dedicado.

So mais uma curiosidade.
Sendo o Alex uma pessoa com capacidade para fazer um desenho que quase me enganou.
Acha que tinha sido capaz de contruir a peça so de cabeça.
« Última modificação: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 23:33:57 pm por pajo »
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #42 em: Segunda, 24 de Outubro, 2016, 23:53:17 pm »
(...) Comprei varões de de faia de 25mm e uma broca de 25mm e pensava que estava despachado em 10 minutos. Afinal os varões tinham 24.5mm e a broca fez buracos de 25.5mm. Um milímetro de diferença é um oceano nas juntas em madeira e não servia o meu propósito. E o pior é que nem testei primeiro. Foi logo nas pernas finais. Lá tive de ir à procura de uns varões um pouco mais grossos e acabei com paus de vassoura de 27.5mm e uma broca de 26mm. O milímetro extra demorou mais de um dia a abrir com lixa.(...)

Abrir furos com diâmetros e profundidade dessa dimensão a melhor técnica, talvez seja melhor usar brocas Forstner.

Dê uma espreitadela neste tópico: "O que são brocas Forstner"

Ainda bem que o meu post ajudou.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #43 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 08:05:12 am »
Salvo melhor opinião penso que quando os furos são de dimensões esquisitas nada como utilizar uma ferramenta igual á que se segue.

Experimenta-se primeiro num bocado de madeira até se encontrar o diâmetro correcto

Vende-se também em lojas dos chineses

Esta custou 6 Euros ( 5.99 € )
« Última modificação: Terça, 25 de Outubro, 2016, 08:22:01 am por bata001 »
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: [Projecto] Fraldário
« Responder #44 em: Terça, 25 de Outubro, 2016, 08:51:13 am »
Henrique, tenho uma "coisa" dessas faz anos.

Comprada por catalogo que um vizinho me emprestou da Amaro Freitas & Jones. Ferramentas Jones, actualmente.

Usei-a uma vez, para cortar uma anilha em chapa de cobre.

Fiquei com a impressão que é uma ferramenta algo perigosa :police:, impropria mesmo para incautos e inexperientes :(.
o problema são os braços muito grandes a rodar a grandes velocidades :-\, é preciso ter cuidado com as mangas de roupas e dedos >:(.

não sei se já usou a sua. mas a minha está guardada numa gaveta algures e só a usarei novamente se não houver alternativa.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!