Autor Tópico: [Ajuda] Móvel aquário  (Lida 8601 vezes)

machad01

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
[Ajuda] Móvel aquário
« em: Quarta, 07 de Março, 2012, 01:23:08 am »
Advertisement
Advertisement
Boas!

Eu queria mandar fazer um aquário que até a nível de € é acessível, mas só que tenho de ter um móvel para colocar o aquário que por sua vez custa 145€.

O orçamento do móvel foi feito para um aquário com estas medias: 1200x400x500 em vidro de 8mm

Então queria saber se é possível fazer um por metade do preço e que fosse seguro.

Abraços

quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #1 em: Quarta, 07 de Março, 2012, 12:47:09 pm »
Viva.

Ora aqui vão os meus 30 cêntimos acerca deste assunto:


Eu queria mandar fazer um aquário que até a nível de € é acessível, mas só que tenho de ter um móvel para colocar o aquário que por sua vez custa 145€.


Eu até acho que um aparador por 145€ nem é um mau preço, mesmo a preços IKEA ou similares.

Citar

O orçamento do móvel foi feito para um aquário com estas medias: 1200x400x500 em vidro de 8mm


Ok, parece-me pesado o suficiente para estar preocupado.

Citar

Então queria saber se é possível fazer um por metade do preço e que fosse seguro.


Parece-me um pouco ambicioso da sua parte a ideia de que consegue fazer uma obra de marcenaria, e até aceitável esteticamente, sem gastar muito mais do que isso (basta falar em ferramentas, que "já dá muito pano para mangas"), quanto mais ficar por metade. Em certa medida é preciso não esquecer que se pediu um orçamento para o móvel não pode esperar que o profissional em causa trabalhe de graça.

Porém, se o que pretende é ser você a fazer então vá em frente com o projecto pois parece-me um bom projecto para explorar e apresentar aqui - mas sem fazer muitas contas aos gastos!

Pode começar por fazer um esboço cotado do que pretende e publicar neste tópico.

Cumprimentos a si e a todo o fórum,
jG

machad01

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #2 em: Quarta, 07 de Março, 2012, 23:11:55 pm »
Boas!

quimmaraes obrigado pela resposta.

Eu estava pensar em fazer um coisa simples sem ser necessário ferramentas muito especializadas.

Queria fazer algo assim muito simples tudo peças direitas
 


Agora as dúvidas...

Qual o procedimento para trabalhar com a madeira? lixar, tratar, esse passos todos.
Esta estrutura assim já era segura para suportar o aquario?
E qual deveria de ser a espessura que deveria usar nas diferentes peças de madeira?
A para unir a peças que material devo de usar? pregos, parafusos, cola, etc?

Abraços

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #3 em: Quinta, 08 de Março, 2012, 09:40:37 am »
Olá.

Está a pensar em utilizar madeira ou painéis semelhantes aos móveis de cozinha em melamina?

O aquário irá pesar quanto? Se as minhas contas não estiverem erradas a capacidade do aquário é de 0.24 m3.

Se usar madeira, creio que entre 2 a 4 cm de espessura é suficiente.

Quanto a  tratamento é lixar, dependendo do estado da madeira, dar tapa poros, voltar a lixar com uma lixa fininha e envernizar.

Quanto à união das peças o melhor mesmo é utilizar as buchas apropriadas no interior dos painéis, fazer uns pequenos furos para as mesmas entrarem por forma a unir as peças e utilizar cola de madeira.

Espero ter sido útil e, caso existam mais questões, partilhe.

Cumprimentos.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

machad01

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #4 em: Quinta, 08 de Março, 2012, 11:40:25 am »
monteiro obrigado pela resposta!

Em relação ao material ia usar a madeira porque é mais resistente certo?

Entao o ideal é usar 2 a 4 cm de espesura em todos os paineis ou as peças que ficam na vertical é que devem de ser mais gorssas?

As buchas que falou são estas?


Não é necessário parafusos para juntar as peças? basta so as buchas e a cola?

Eu vou comprar a madeira no aki ou na izibuild, essas madeiras tem de ser lixadas na mesma ou basta logo aplicar o verniz?

E para que preço mais ou menos me vai ficar as peças de madeira no total?

Desculpem la tanta pergunta ;D

Abraços

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #5 em: Quinta, 08 de Março, 2012, 17:41:50 pm »

Pelas dimensões q deu o aquário vai pesar cheio de água cerca de 240kg (densidade da água ~ 1kg/dm3) sem contar com o peso em vazio.

Esse peso vai estar no topo do móvel pelo q o centro de gravidade vai estar elevado e aumentar o efeito de alavanca sobre as juntas daquele.
Muito francamente se nunca construiu nada em madeira acho q tem muitas probabilidades de arranjar problemas.

Por exemplo as cavilhas que apresentou se me lembro se forem das maiores (10mm de diametro)  tem apenas 50mm de comprido o q dá 25mm
em cada peça o q nao me parece forncecer muita área de cola para as samblagens resistirem a esforços. rapidamente tudo vai começar a abanar ao
minimo encontrão.

O ideal aqui seria você fazer uma estrutura em madeira maciça como uma mesa com encaixes de furo e respiga e com travessas tb junto ao chão e preencher
os vaos com placas/almofadas de contraplacado, mdf, etc.

Na impossibilidade de fazer isso, por desconhecimento das técnicas e falta de ferramentas eu tentaria na melhor das hipóteses contstruir uma caixa gigante com mdf ou contraplacado (aglomerado nao pq esmilha facilmente com parafusos) da maior espessura q arranjar e aparafusar desalmadamente todas as arestas excepto a da frente obviamente

machad01

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #6 em: Sexta, 09 de Março, 2012, 14:33:08 pm »
cerdeira pode fazer um desenho so para eu perceber a estrutura que aconselhou?


quimmaraes

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 50
    • Ver Perfil
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #7 em: Quarta, 04 de Abril, 2012, 11:46:10 am »
Olá.

O seu tópico parece ter estagnado antes de se tornar motivador. Já tem algo em mente ou já desistiu?

Só por uma questão de números, uma placa de aglomerado 30mm revestido a melamina andará à volta de 35€ +IVA.
50 +IVA se folheada a faia, por exemplo - eu tenho uma coisa íntima com a Faia, admito :D.
Isto em bruto, sem cortes e sem orlas, e em melamina ou folheado a faia, que é das mais baratas.

Sem ferramentas eu teria sempre que tentar um revendedor que me corte e orle as peças que eu definir. Falo nas orlas porque iria com certeza querer rematar as bordas expostas do seu móvel.

Juntar peças de aglomerado até nem é uma ciência complicada, visto ser corrente a construção de mobiliário exclusivamente à custa deste material e parafuso+cavilha, sem uso de cola. Nota: o parafuso para aglomerado é diferente dos parafusos tradicionais para madeira.
 
A meu ver, o principal problema deste tipo de construção para o marceneiro de trazer por casa prende-se com o facto de compreender a especificação de cada furo e a exactidão com que o faz, pois tem que fazer coincidir os furos em ambas as peças que está a juntar.  Este trabalho é normalmente feito em CNC, pelo que penso ser fácil imaginar o problema de juntar dois planos ortogonais por meio de cavilhas e depois reparar que a junta não ficou perfeita. É que depois de furar acabou, se não está bem precisa de outra peça (ou peças). Eu já tentei e o resultado foi tudo menos ortogonal, pois o momento em que se faz o furo define a ortogonalidade (ou esquadria, se preferirem). É possível tentar forçar a peça à posteriori mas só em pequenos desvios, uma vez que estamos a lidar com aglomerado.

E esta parecia-me a opção mais barata.

Cumprimentos a todos,
jG

Davs

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re:[Ajuda] Móvel aquário
« Responder #8 em: Sexta, 20 de Abril, 2012, 22:22:45 pm »
Boas

Porque não algo deste género:


Este em concreto tem 160cm de comprimento. O aquário que está em cima tem as mesmas medidas que o teu. Se não me falha a memória, ficou-me em cerca de 100€ já com as portas incluídas.


Qualquer coisa dispõe.



Cumps.