Autor Tópico: Limpar um motor eléctrico  (Lida 12544 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Limpar um motor eléctrico
« em: Domingo, 13 de Março, 2016, 21:33:34 pm »
Advertisement
Advertisement
Hoje retirei o motor e a turbina do exaustor do fogão da cozinha e apanhei um susto. A camada de gordura era tal que só por sorte - ou porque o motor tinha uma excelente ligação à terra - aquilo não ia pegar fogo à menor faísca. Estava lá há pelo menos 20 anos, e pelos vistos substituir os filtros 3 ou 4 vezes por ano não foi suficiente.

No fim, tive de lavar as ferramentas com detergente da loiça e água bem quente, e depois ainda usei um detergente industrial em spray. Habitualmente uso acetona, mas nesta gordura orgânica a acetona não fez nada.

Claro, foi tudo para o lixo - tudo, menos o motor, que está bom e que gostava de poder aplicar noutra coisa. Não tenho dados nenhuns sobre ele, nem potência nem RPM. A placa é capaz de estar nas traseiras da carcaça do exaustor, que vai continuar no sítio onde está.

Alguém, de entre os "desmanchadores" de máquinas que aqui há,  me pode dar uma ideia de como limpar um motor electrico completamente cheio de gordura pastosa - se possível sem o desmontar (mas se for preciso desmonto-o), e certamente sem o inutilizar?

Desde já obrigado

G.

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Limpar um motor eléctrico
« Responder #1 em: Domingo, 13 de Março, 2016, 23:53:10 pm »
Mr. G,

Assim de repente, e a sangue frio, WD-40? Para a parte de fora...
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Limpar um motor eléctrico
« Responder #2 em: Domingo, 13 de Março, 2016, 23:55:43 pm »
 >:(

Porque não me lembrei disto antes! Fairy, com muito cuidado para não entrar no interior!
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Limpar um motor eléctrico
« Responder #3 em: Segunda, 14 de Março, 2016, 00:30:14 am »


O WD-40 não deve servir para isto - é um repelente de humidade (daí o as letras WD, que correspondem a "water displacement"), não um solvente. Esta gordura deve rir-se dele.

Quanto ao "interior", está todo à mostra - rotor, estator, etc. O motor não tem carenagem. Talvez tenha mesmo de o desmontar.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Limpar um motor eléctrico
« Responder #4 em: Segunda, 14 de Março, 2016, 06:58:56 am »
Já  pensaram em usar um detergente tipo "mistolin" ou então  aqueles sprays usados nos fornos dos fogões?  Nao sei é se ataca o verniz
Henrique

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Limpar um motor eléctrico
« Responder #5 em: Segunda, 14 de Março, 2016, 08:02:09 am »


O WD-40 não deve servir para isto - é um repelente de humidade (daí o as letras WD, que correspondem a "water displacement"), não um solvente. Esta gordura deve rir-se dele.

Quanto ao "interior", está todo à mostra - rotor, estator, etc. O motor não tem carenagem. Talvez tenha mesmo de o desmontar.

O WD40 é um bom produto para remoção de óleos.
Eu utilizei muito para lavar peças metálicas que estavam cheias de massa consistente.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Limpar um motor eléctrico
« Responder #6 em: Segunda, 14 de Março, 2016, 13:07:25 pm »
Quando substitui o meu, não deitei fora o antigo. Levou uma boa desmontadela, (plástico para um lado, metal para outro).

Mergulhei os plásticos num desengordurante de tachos industrial que tinha em casa dois dias e depois foi só uma lavadela de agua.

Mas sei que o mistolim e óptimo para lavar peças (cuidado com o alumínio que fica escuro).
Ou então um limpa motores (uso o da Turtle ultimamente) fica impecável e não parece atacar os plásticos..
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Limpar um motor eléctrico
« Responder #7 em: Quarta, 23 de Março, 2016, 17:58:07 pm »
 ;D ;D ;D

Pajo

Há coincidências que são mesmo coincidências

Não achas?

afinal quem é o pais da criança?

 :D :D :D :D :D :D
Henrique