Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - fmoreira

Páginas: 1 ... 4 5 [6]
76
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Terça, 18 de Outubro, 2016, 10:50:17 am »
pajo, sim, é a plaina desengrossadeira mais barata que encontrei, à venda no brico depôt.

77
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 15:45:57 pm »
Aquela reserva é de facto óptima, lamentavelmente, a maioria daquelas caixas vinham vazias, comprei umas garrafitas, e pedi para me oferecerem as caixas que lá tinham, acho que vocês sabem como é, o olho está sempre na madeira...   :) Estou a aproveitar para fazer umas placas em VCarve.

A madeira que estou a usar, creio que é carvalho, não sei se é francês, mas sei que tenho lá umas tábuas que quem mas deu disse serem de carvalho, e não são tão "brancas" como esta,mas irei confirmar.

Abraço,
FMoreira

78
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 13:03:37 pm »
Entretanto, todas as ripas foram aplainadas, para que a superfície de colagem seja o mais perfeito possível, e foram coladas e grampeadas. Agora, é esperar que a colagem seque devidamente, para depois voltar a cortar e colar.

79
Projectos, Plantas e Orçamentos / Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 13:01:26 pm »
Caros amigos,
Confesso que quando vejo a qualidade dos trabalhos aqui publicados, fico sem saber se devo ou não publicar as minhas humildes brincadeiras, mas sempre achei que se todos partilharmos, todos temos a ganhar...

Este fim de semana decidi iniciar mais uma brincadeira, fazer uma tábua de cozinha "end grain". Havia à partida uma série de limitações, como sendo a madeira disponível, o tamanho máximo que as minhas ferramentas permitem trabalhar, etc, mas, a experimentação é uma forma de aprendizagem.
Comecei por aplainar um dos topos da madeira, para tentar garantir que ficava em esquadria. De seguida cortei a tábua em ripas de 40mm, já que essa era a espessura da tábua. Decidi fazer as ripas em quadrado, porque temi não conseguir fazer rectangulos com a necessária precisão, e além disso, quantos mais cortes fizesse, maior seria o desperdício de madeira. Assim, a tábua vai ficar com apenas 5 ripas de largo, mas paciência.
Seguem algumas fotos do processo.

80
Ferramentas / Lixadeira combinada
« em: Segunda, 17 de Outubro, 2016, 12:26:39 pm »
Boas,

Estava a pensar comprar uma lixadeira de bancada do tipo "Einhell TC-US 400" (http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-eletricas/Lixadoras/17543554.aspx) alguém conhece? O que vos parece?
Agradeço desde já todas as sugestões que possam dar.

Abraço,
FMoreira

81
Apresentações / Re: Apresentação
« em: Quinta, 13 de Outubro, 2016, 15:55:11 pm »
Pois, como disse as fotos, tiradas com o telemóvel,  estão para lá de vergonhosas...

Na altura que foi fotografada esta mesa já estava da saída para casa da filhota, e foi substituída por outra, com medidas ligeiramente diferentes, em que a moldura e as pernas já foram feitas de mogno, de uns restos de um roupeiro que desmanchei lá em casa. Desta vez, aproveitando a brincadeira, decidi fazer um acabamento diferente, andei a ver uns vídeos no youtube, e apliquei "french polish", o resultado não foi (em minha opinião) mau para uma primeira experiência, mas acho que pode ficar muito melhor. Mais uma vez, desculpem a qualidade das imagens, mas as fotos eram mesmo só para mostrar a um amigo como tinha ficado o brilho...

Abraços,
FMoreira

82
Apresentações / Re: Apresentação
« em: Quinta, 13 de Outubro, 2016, 14:22:29 pm »
Obrigado a todos pela calorosa recepção, além da arte de "bem fazer", também nos prendam com a arte de "bem receber". :)
Respondendo ao desafio de mostrar alguns frutos do hobby, depois de ter dito que também gostava de fotografia, mostrar estes registos é uma vergonha, mas enfim, confesso que a documentação das peças, nunca foi uma preocupação...
Quando iniciei esta brincadeira das madeiras, deparei-me com uma dificuldade, a compra de madeiras, a preços acessíveis, sem ser as coisas de qualidade duvidosa que se encontram nas grandes superfícies, um dia, numa casa da materiais de construção, encontrei à venda uns restos de tábuas de soalho, e sem saber bem o que iria fazer com elas, decidi comprar 1 m2.
A primeira brincadeira resultou numa mesinha de apoio para colocar ao lado do sofá da sala, em que o tampo foi feito das ditas tábuas de soalho, coladas lateralmente, com uma moldura de pinho escurecido, e com pernas também em pinho. O acabamento foi feito "apenas" com cera.

Comentários e sugestões, são bem vindos. :)

83
Apresentações / Apresentação
« em: Quarta, 12 de Outubro, 2016, 17:02:49 pm »
Olá a todos.

O meu nome é Fernando. Sou informático de profissão, mas hobbista por paixão. Que quer dizer isto de ser "hobbista"? Na verdade, não gosto de estar parado, e portanto, vou arranjando sempre alguma coisa para fazer. Tenho diversos hobbies, que levo mais ou menos a sério e que vão desde a fotografia até à alta fidelidade, passando pela carpintaria/marcenaria. Na alta fidelidade, resolvi a determinada altura do meu percurso em busca pelo santo graal, enveredar pelo DIY, e comecei, com a ajuda de alguns amigos e de muita pesquisa, a construir os meus próprios sistemas. Quando à uns anos decidi fazer uns amplificadores mais elaborados do ponto de vista estético, fabriquei de raiz todas as suas caixas, 5 no total, com alumínios diversos (10mm para as laterais, 2mm para os fundos e 2mm perfurado para os topos), o que significou fazer muitos furos e abrir muitas roscas, lixar muito, polir muito, etc. Isto tudo para explicar que uma coisa leva a outra, e que os aparelhos acabaram por ter frentes em acrílicos polidos e laterais em madeiras exóticas, e eu, fiquei com um gosto enorme pelo trabalho com madeiras. Entretanto, fui "montando" a minha oficina, e tenho uma garagem onde passo a maior parte do meu tempo livre, onde tenho a felicidade de já ter uma série de máquinas, todas de gamas domésticas e económicas, mas que me vão ajudando.
Descobri agora este fórum, espero aprender muito e partilhar o pouco que sei.

...e por agora fico por aqui que a prosa já vai longa.
Até breve,
FMoreira

Páginas: 1 ... 4 5 [6]