Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - fmoreira

Páginas: 1 2 [3] 4 5 6
31
Bricolage Café / Boas Festas a todos
« em: Sexta, 23 de Dezembro, 2016, 10:44:06 am »
A todos Vós, votos de Boas Festas!!!

https://youtu.be/psoD4mMsiDQ

32
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Quarta, 14 de Dezembro, 2016, 17:20:38 pm »
"A assinatura foi feita com um "carimbo" que maquinei na CNC, e que depois aplico a quente."

Desculpem o off-topic, e se quiser responder num outro tópico mais apropriado esta à vontade!

Mas assalta-me uma(s) duvida(s):

A sua CNC consegue maquinar metal?
De que tipo?

A principio desconfiei que fosse queimado, depois pareceu-me pintado com spray por cima de decalque e agora sai carimbado ???


É "carimbado a quente", aqueço o carimbo com um maçarico e encosto na madeira.
A CNC consegue maquinar metal,  em principio, e por uma questão de torque dos motores e/ou rigidez da estrutura, apenas metais não ferrosos.
Este carimbo foi feito como teste em alumínio, a ideia era depois passar a bronze, mas como o alumínio está a funcionar e ainda não arranjei o bronze, vai ficando assim. Estou também a pensar fazer um teste com outros metais, utilizando uma fresa que me foi gentilmente oferecida por um membro aqui do fórum, a quem  aproveito para apresentar as minhas desculpas por ainda não ter dado feedback, mas alguns problemas profissionais têm limitado o tempo disponível.

Abraço,
FMoreira

33
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Quarta, 14 de Dezembro, 2016, 16:22:56 pm »
Concordo em absoluto com o Pajo, as gorduras animais, e o porco preto é um bom exemplo, são o melhor tratamento para este tipo de peças. A seu tempo, esta irá levar com esse tipo de tratamentos. :)

A assinatura foi feita com um "carimbo" que maquinei na CNC, e que depois aplico a quente.

GLFaria, a cola usada foi a elmer's, e o óleo o skydd. Apliquei de facto uma quantidade bastante generosa, durante cerca de uma hora, fui colocando óleo até deixar de absorver, deixei repousar mais ou menos meia hora e depois retirei o excesso com um pano, penso que daqui a uns dias vai ser necessário aplicar mais uma camada.

Bata001, ainda fiz o teste do azeite numa das aparas, embora visualmente também fique muito interessante, acho que este óleo do Ikea fica com um "toque" muito mais agradável.

Abraço,
FMoreira

34
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Tábua de cozinha - End Grain Cutting Board
« em: Segunda, 12 de Dezembro, 2016, 15:47:44 pm »
Finalmente decidi retomar este projecto, no meio de algumas arrumações na garagem, e nos intervalos de mais um projecto de electrónica (áudio), consegui terminar a minha tábua "end grain". Não sei bem porquê, mas nem me lembrei de tirar fotos.
Basicamente não passou de corte e colagem. A tábua já estava com cinco ripas coladas lado-a-lado, voltei a acertar as ambas as faces da tábua, na desengrossadeira, cortei ripas com 40mm de lado, voltei as ripas com o grão (fibra) para cima e foram coladas de novo. Depois de cerca de 24 horas para cura da cola, passei à fase de lixa passando pelos diversos grãos (80, 120, 180, 240 e 400) em que a última foi passada à mão, já que não tenho lixas para a roto-orbital com mais de 240. De seguida, apliquei uma dose generosa de óleo do Ikea.
Como primeira experiência, creio que até nem correu muito mal, deu para tirar algumas lições para uma próxima. Existem alguns pontos da tábua em que o óleo não penetra, deve ter sido a cola, que por qualquer motivo, nesse sítios selou a madeira de forma diferente.
Também tenho pena que tenha ficado tão pequena, gostava de ter pelo menos o dobro do tamanho, mas como não consigo por na desengrossadeira tábuas com mais de 20cm, fiquei limitado, numa próxima farei o acerto da madeira à mão, e essa limitação deixará de existir...

Abraço,
FMoreira


35
Ferramentas / Re: Serra de Mesa
« em: Sexta, 25 de Novembro, 2016, 10:39:27 am »
[como curiosidade que software usa para a edição de vídeo?

Confesso que não tenho grande paciência para edição de vídeo, e o tempo também não abunda, portanto estes pequenos vídeos são feitos com o Windows Movie Maker.

Esse disco ainda é o original?

Não sei se será impressão minha, mas parece que a mesa vibra um bocadinho mais do que o desejavel!

Este disco ainda é o original, tenho o disco da Freud para colocar, mas primeiro decidi testar tudo com a máquina de origem.
Ainda não testei o suficiente, só cortei aquela pequena tábua, tenho ideia que a serra vibra pouco, quase nada, o que aconteceu ali, é que mesa estava (provisoriamente) sobre uma bancada de trabalho, que sendo uma boa bancada, não terá sido feita a pensar neste tipo de utilização, e além disso, o telemóvel estava apoiado directamente na serra, num equilíbrio um pouco instável...


36
Ferramentas / Re: Serra de Mesa
« em: Quinta, 24 de Novembro, 2016, 17:42:52 pm »
E chegou a minha serra nova...

https://youtu.be/FI8nmer9EIs


37
Ferramentas / Re: Serra de Mesa
« em: Sexta, 18 de Novembro, 2016, 13:41:38 pm »
Fmoreira

todos nós esperamos pelas fotos , se possível preço, desempenho e demais elementos da máquina

Já agora se possível onde e qual o preço desse disco  da freud

OBG

Logo que receba a máquina, tentarei documentar o melhor possível.
Quanto ao disco, foi comprado o Sr. Raimundo, cujo contacto coloquei no post "Fresa recta c/rolamento copiador", e ainda não sei qual será o preço, mas logo que o saiba, informo.

Abraço,
FMoreira

38
Ferramentas / Re: Serra de Mesa
« em: Quinta, 17 de Novembro, 2016, 12:54:10 pm »
Caríssimos,

A escolha recaiu sobre a Dewalt. Está encomendada, e estou à espera da entrega.
Entretanto, a serra ainda não veio, mas, como o disco de origem é de apenas 24 dentes, mandei vir um disco de 80 dentes, igual ao que tenho na serra de esquadrias e que se tem portado muitíssimo bem. Chegou hoje...    :)



Abraços,
FMoreira

39
Ferramentas / Re: Fresa recta c/ rolamento copiador
« em: Quinta, 17 de Novembro, 2016, 11:31:36 am »
Como prometido, aqui fica o contacto do distribuidor da Freud.
E uma pessoa muito prestável, e super simpático.



José Manuel Raimundo
jmraimundo@sapo.pt
Tel.: 917208273






40
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Molduras de fotos
« em: Quinta, 17 de Novembro, 2016, 11:26:51 am »
Não sei se é bem o efeito que pretende, mas em tempos fiz umas molduras que pintei em preto mate. Neste caso com aerógrafo. Se for este o efeito pretendido, posso ir procurar qual a tinta que usei...



Abraço,
FMoreira

41
Projectos, Plantas e Orçamentos / Smart Clamp para bancada de trabalho
« em: Segunda, 14 de Novembro, 2016, 13:01:08 pm »
Como nas tardes de sexta-feira costumo ter algum tempo livre, decidi experimentar uma pequena adaptação a um projecto de Marius Hornberger. Confesso que não esperava resultados tão bons logo na primeira experiência, porque tive de adaptar algumas das medidas, já que os "furos" e as "distâncias" da minha pequena bancada não coincidem com os do projecto do Marius.
Comecei por digitalizar para formato vectorial o pdf que é disponibilisado, corrigi as medidas e o resto foi "peanuts". Aproveitei uns restos de MDF de 5mm que por lá tinha, fiz os furos e os cortes na CNC. Os eixos foram feitos com recurso a um resto de um varão de freixo que tinha comprado em uma grande superfície. e pronto. Com estes clamps, é super fácil e rápido fixar peças de qualquer formato e/ou dimensão na bancada. :)

https://youtu.be/JAW9izKLxKI


42
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Placa VCarve
« em: Sexta, 11 de Novembro, 2016, 12:05:15 pm »
E se....

o tapa poros fosse aplicado antes da gravação?
a aplicação prejudicaria o desempenho da máquina?

Hummmm
Não terá qualquer implicação no desempenho da máquina, mas aí, depois a zona gravada, não ficará selada, será que a tinta não irá "penetrar" na madeira e ficar visível?
Não faço ideia até onde o tapa-poros irá penetrar na madeira. Não tenho tapa-poros, mas fica a nota mental, "comprar tapa-poros e testar...

Abraço,
FMoreira"

43
Projectos, Plantas e Orçamentos / Re: Placa VCarve
« em: Sexta, 11 de Novembro, 2016, 10:35:02 am »
De facto, creio que para a "selagem" poderia perfeitamente utilizar tapa-poros, não sei se na zona gravada, onde não se consegue depois lixar a 100%, ficará bom, só experimentando. No entanto, utilizei verniz, porque era o que tinha à mão...   :)


Se calhar para este tipo de gravação uma fresa de topo de de diâmetro pequeno tipo 2.5mm ou 3.0mm produziria um efeito mais limpo.

Acredito que sim, já fiz um teste com uma fresa de 60º com topo de 1/8" e com ponta de 0,1mm, e ficou muito bom, só que essa fresa foi carota, e estou a guardá-la para gravações em acrílico, e como isto são apenas brincadeiras, estas fresas baratas vão servido.

As arestas/cantos foram arredondados na nova lixadeira?
Que tal se porta?

Sim, os cantos foram arredondados na nova lixadeira.
A lixadeira já teve de ser trocada, porque logo nas primeiras utilizações o motor por vezes não arrancava, ficava preso. O pessoal do Leroy foi muito prestável, e disseram-me que se via perfeitamente que praticamente não tinha sito utilizada. Como não tinham mais nenhuma na loja, permitiram que fizesse devolução, e depois fui a outra loja (também deles) buscar outra. Esta parece estar a funcionar bem.
As primeiras impressões são bastantes boas, faz exactamente aquilo que eu esperava dela, e é razoavelmente silenciosa, no entanto, não tenho experiência deste tipo de máquinas, e portanto não tenho termo de comparação.
Há apesar de tudo algumas coisas que saltam à vista, a guarda plástica da lixa de rolo é demasiado frágil, não deve aguentar muito tempo, a chapa de resguardo/esquadria da lixa de rolo, de um dos lados não tem suporte suficiente para que se possa afinar devidamente. A ligação para o aspirador na lixa de rolo, está nitidamente mal desenhada, e fica tão apertada de todos os lados, que torna muito difícil ligar qualquer tipo de mangueira, e impossível de levantar o rolo com a mangueira ligada, trabalhar sem aspiração é quase impossível, como é óbvio, aquilo faz uma poeirada impressionante...
No global, e tirando estes pormenores, parece-me que faz aquilo que é esperado.

Abraço,
FMoreira

44
Ferramentas / Re: Opinião para compra de serra de mesa
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 17:30:47 pm »
Esta mesa é em minha opinião bastante interessante, no entanto, parece-me pouco seguro ter a serra fixada apenas em madeira, acho que valeria a pena colocar uma chapa metálica pela parte de cima, just in case...
Isto é apenas a minha opinião, e não tenho conhecimentos nem experiência na matéria...

Abraço,
FMoreira

45
Projectos, Plantas e Orçamentos / Placa VCarve
« em: Quinta, 10 de Novembro, 2016, 17:19:29 pm »
Hoje decidi partilhar uma brincadeira, que, não sendo nada de especial em termos de execução, dá um resultado final engraçado, uma placa de madeira com um nome gravado, neste caso o nome da minha filha.

Comecei por cortar um pedaço de madeira, da mais barata possível, e neste caso cortei um pedaço de "lambril" com a medida aproximada (por excesso)




De seguida, a tábua é colocada na CNC e utilizando uma fresa em "V", procede-se à gravação



Este é o resultado da placa após a gravação. Com uma fresa de melhor qualidade, e com uma madeira mais seca e mais densa, ficaria muito melhor...



Passagem com uma lixa 120. Nesta placa, que fiz apenas para colocar aqui no fórum, não passei por todos os pormenores, mas normalmente o que faço depois desta fase, é à mão, lixar "por dentro" da gravação, para que depois a tinta fique com melhor aspecto. Costumo também fazer o corte final da placa na CNC, que garante que fica com as dimensões exactas, e que a gravação fica perfeitamente centrada.



Depois de lixada, a madeira tem de ser "selada, para que a tinta não espalhe, para isso, aplico verniz.



Aqui nota-se perfeitamente que o interior da gravação não foi lixado, no entanto, aqui as coisas estão um pouco ampliadas, e a atenção ao detalhe é outra. Na placa não se nota tanto, e ainda menos depois de terminada.



Pintura. aqui exagerei propositadamente o excesso de tinta, para demonstrar que, devemos ter o cuidado de por tinta um pouco para além da gravação, porque é depois ao passar a lixa de acabamento que vamos fazer com que a tinta fique com uma delimitação perfeita.





Passagem de liga grão 180 para retirar o excesso de tinta



Entretanto, não sei como, perdi as fotos com duas fase, o corte da tábua com o formato da placa, que como disse anteriormente, neste caso não foi feito na CNC, portanto passei-a na serra de fita, e o "arredondamento" das aresta, que foi feito numa mini tupia (lameladora). Nesta fase, passo uma lixa para acabamento com grão 320 e 400.



E neste caso, o acabamento foi "Danish Oil"




Espero que gostem :)

Abraço,
FMoreira




Páginas: 1 2 [3] 4 5 6