Autor Tópico: Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)  (Lida 12331 vezes)

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« em: Segunda, 09 de Maio, 2011, 19:56:29 pm »
Advertisement
Advertisement
Já algum tempo k estava pensando em fazer uma bancada de trabalho pra mim, Agora consegui umas madeiras ideais e vou arrancar com o projecto.
Como já fiz talha no passado (sou escultor/pintor) e tb gosto muito de fazer peças em madeira e mobília (já fiz umas cá pra casa inclusive a minha cama, o movel tv e tb o restauro de uma mesa de "metro" antiga de família.

Em anexo estão os meus primeiros esboços da minha bancada, as dimensões são 230 cm de comprimento, 77cm de profundidade e 90 de altura (sei k pode ser um pouco alta, mas tenho 1,80 mt de altura e tb não vou fazer mt trabalho de plaina, é bom ter sempre o trabalho mais perto dos olhos), pra alguma pessoas podem pensar k estas dimensões são um pouco exageradas mas a bancada tb servirá de mesão de trabalho. Quase todas as madeiras têm 14cm por 7 cm, o comprimento varia de peça pra peça, o topo tem 7cm de espessura e os bordos 14cm. Penso k terei boa estabilidade pra tarefas mais exigentes.

A bancada terá um armário integrado mas amovível (mas k vou fazer mais tarde)

ps. alguém sabe como colocamos as imagens maiores, só me dizem k tem um limite de 160K, isso nem dá pra uma imagem de um caracol!

Abraço,
Azzo

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #1 em: Segunda, 09 de Maio, 2011, 20:41:30 pm »
Aki está outro ângulo com as gavetas abertas...

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #2 em: Segunda, 09 de Maio, 2011, 20:43:17 pm »
Outra imagem, mas sem o armário amovível...

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #3 em: Segunda, 09 de Maio, 2011, 20:43:55 pm »
Outra imagem em contra-picado...

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #4 em: Terça, 10 de Maio, 2011, 22:12:05 pm »
Como já fiz talha no passado (sou escultor/pintor) e tb gosto muito de fazer peças em madeira e mobília (já fiz umas cá pra casa inclusive a minha cama, o movel tv e tb o restauro de uma mesa de "metro" antiga de família.

Parabéns pelo projecto bem conseguido! Vá dando notícias da evolução e fica ainda sugestão para mostrar alguns dos seus trabalhos que refere.

ps. alguém sabe como colocamos as imagens maiores, só me dizem k tem um limite de 160K, isso nem dá pra uma imagem de um caracol!

Veja aqui algumas ideias http://forum.bricolagetotal.com/sugestoesduvidas-acerca-do-forum/como-colocar-imagens-e-videos-no-forum/

De qualquer forma já aumentei para 500K.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #5 em: Terça, 10 de Maio, 2011, 22:29:26 pm »

essa bancada fica excepcional!
com os furos para as esperas de lado e as pernas á face permite segurar peças grandes, como portas, q é uma das limitiações da minha assim como o comprimento.
o armário para arrumação tb vai dar muito jeito.

só tenho duas reservas técnicas.
uma acerca do topo laminado. como a madeira se espande e contrai com as variações de humidade é preciso ter em conta como se irá comportar o topo já que está constrangido pela moldura à volta (a que tem os lados e topos malhetados).
outra sobre a prensa da direita. geralmente essa prensa é usada para segurar peças que se vao aplainar mas tipicamente essas peças tem apenas largura suficiente para se apoiar numa das esperas pelo que um dos lados da prensa fica desapoiado e vai ter tendencia a entortar a nao ser q seja uma daquelas com corrente q julgo serem muito caras.

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #6 em: Terça, 10 de Maio, 2011, 23:57:59 pm »

Isso é uma coisa que tb já tinha pensado e iria fazer o furo da peça lateral que faz de prensa um pouco alongado a fim de dar um pouco de manobra em caso de a madeira contrair ou espandir, (como na imagem em anexo dá pra ver os furos em k um é mais alongado).
Mas na mesma vou ter que rectificar, ainda bem que mencionaste o assunto e era uma coisa que nunca tinha percebido, talvez por ser demasiado lógico ou por estar mesmo á minha frente, que é a razão k eles fazem os encaixes alternado das bancadas k levam aquela espécie de "moldura" á volta, na imagem em anexo dá pra ver um pouco, se reparares a peçã lateral que esta mais perto e de frente pra nós, tem o macho á direita e na esquerda terá concerteza a fêmea que é mesmo por essa razão, pra dar alguma fuga em caso de o topo espandir muitoe não ter k deformar muito ou até formar fendas ou partira algum encaixe.


Obrigado pelo teu post, fez-me ver melhor esta questão.

A questão da prensa lateral direita, a prensa será igual á da frente sem corrente, mas n sei se será um grande problema, visto k ela só apanha 2 peças de madeira do topo, não sei se terá a espansão ou contração suficiente para entortar, mas é uma questão a ter em conta. Até que de inicio não era esta k ia colocar, ia ser um sistema de slide (não sei se este o nome certo) sei k é feito com akelas roscas que algumas prensas usavam, tb coloquei uma imagem que ilustra isso.

Também concordo com os furos nas pernas e nas faces, foi minha intenção mesmo faze-los dessa forma, em caso de trabalhar em placas, portas ou peças grandes, o que algumas bancadas de base mais tradicional como fiquam mais  para dentro não dá pra fazer.

Muito obrigado pelos comentários e bom trabalho.

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #7 em: Quarta, 11 de Maio, 2011, 09:56:43 am »
Citar
outra sobre a prensa da direita. geralmente essa prensa é usada para segurar peças que se vao aplainar mas tipicamente essas peças tem apenas largura suficiente para se apoiar numa das esperas pelo que um dos lados da prensa fica desapoiado e vai ter tendencia a entortar a nao ser q seja uma daquelas com corrente q julgo serem muito caras.

Não tinha percebido esta parte, tem razão por um lado, mas isso resolve-se bem ao colocar uma peça de madeira no outro lado a fim de dar um pouco de paralelismo á face do bloco da prensa. Outra solução é trabalhar a peça na prensa da frente e usar um dos furos da face da frente da bancada para segurar a peça como na imagem que ilustrei. Os furos da prensa frontal são alinhados com os furos da face frontal. Existem várias soluções pra trabalhar numa bancada, a razão que fiz tb a prensa lateral é para dar outro tipo de apoio ao trabalho que não só o frontal e tb tem a vantagem de ter mais que uma pessoa a trabalhar na mesma bancada.

 /Users/EXIART/Desktop/www.png

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #8 em: Quarta, 11 de Maio, 2011, 09:57:30 am »
Eskeçi-me de anexar a imagem.

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #9 em: Quarta, 11 de Maio, 2011, 10:01:06 am »
Mt obrigado pelo link e por aumentar a capacidade das imagens, muito agradeçido.

AZZO

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver Perfil
Re:Bancada de carpinteiro - Primeiros esboços (sketchup)
« Responder #10 em: Quarta, 11 de Maio, 2011, 11:40:04 am »
Aki está uma das soluções que em principio será suficiente para a questão da contracção e expansão do topo no que toca á possível humidade, é uma solução que se vê muito em bancadas deste tipo. Inverti o malhete da face da "moldura" de trás e alonguei o furo da dace lateral, penso que assim se houver espansão do topo terá uma fuga sem pressão dos malhetes laterais.