Autor Tópico: Secar madeira  (Lida 19143 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #15 em: Sábado, 12 de Dezembro, 2015, 21:15:37 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas qyron

O que eu queria dizer mesmo era as tábuas de madeira para secar colocadas apoiadas sobre a espessura, como nem sempre é possível, o melhor é empilhadas sempre com apoios a separar (eu na tábua de confragem costumo usar 4 sarrafos). 

Quanto aos troncos sei que existe no forum membros com mais conhecimentos do que eu (mas também andam desaparecidos).

Quanto a cepos estou curioso de saber o que vai sair dai, no entanto espero que saiba no que se está a meter (não é minha intenção meter medo) é que eu já trabalhei muitos anos em terraplanagem florestal e já arranquei uns milhares de cepos de varias árvores, de algumas vezes caí na tentação de cortar alguns a moto-serra para lenha, mas aquilo é para esquecer. tem montes de pedras na casca.

já a oliveira tenho-me tentado a experimentar porque é uma madeira bem bonita, mas parece-me ser dura como tudo. Eu já tentei o azinho mas as maquinas até "fazem fumo"
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #16 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 15:40:51 pm »
Boas,

não tenho grande experiência em secagem de madeiras, mas o meu pai já secou muita muita madeira, e daquilo que me lembro, ele metia as pranchas ao comprido, empilhadas umas sobre as outras e entre elas com uns espaçadores (Cerca de 4 ou 5 por cada 2 metros). Num sitio pouco húmido e protegido de luz solar directa, para evitar secar muito rapidamente e provocar rachas na madeira.
Brevemente irei tentar fazer umas ripas de uns troncos direitos que tenho numa propriadade, sendo eles castanho, medronho, sabugueiro, cerejeira e mimosa. A ver vamos como corre.
Tenho andado entusiasmado com isso, já ponderei a construção de uma bandsaw tipo Matthias Wandel com uma mistura mais simplista do Izzy Swan...mas primeiro vou mesmo tentar fazer o serviço numa mesa de bancada com uma lamina de 300mm, vamos ver como correm as coisas.

Abraço
Francisco

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #17 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 16:47:05 pm »
Caro Francisco

É um luxo ter essas madeiras para que vive à base de pinho

Ficamos aguardar novos desenvolvimentos e de preferência com fotos ( muitas )
Henrique

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #18 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 20:42:26 pm »
Sim colega Bata, assim que me seja possível eu partilho.

Assim em tom de brincadeira, meti-me num projecto daqueles que demoram 9 meses a ser feito...e está quase quase acabar o prazo...a cegonha está quaseee a chegar. Portanto como deve imaginar o tempo tem sido muito pouco, e ocupado com outros projectos (pinturas, papel de parede, montagem de móveis e umas mariquices pelo meio).
Mas sim, assim que me liberte algum tempo, este será sem duvida um projecto a levar a cabo.

Abraço
Francisco

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #19 em: Domingo, 24 de Janeiro, 2016, 21:00:18 pm »
Já agora, fica aqui um video de inspiração, com troncos mais direitos que estes, e com a intenção de fazer ripas maiores e com maior grossura.

https://youtu.be/brjy4EMmfGg


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #20 em: Segunda, 01 de Fevereiro, 2016, 17:38:24 pm »
 ;D ;D
Ai,Ai, agora é que me pareçe que vai desejar ter passado mais tempo a bricolar ::) ::)!

Que venha com saude e vontade de bricolar
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #21 em: Segunda, 01 de Fevereiro, 2016, 19:46:56 pm »
Será que a cegonha já chegou ou ainda vem a caminho?

 ;)
Henrique

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #22 em: Sexta, 12 de Fevereiro, 2016, 00:38:54 am »
Ainda não colegas, ainda estou a "queimar os ultimos cartuchos". Está previsto para o fim deste mês. Depois férias prolongadas ;)

Abraço