Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - AlexB

Páginas: [1] 2 3 ... 9
1
Madeiras / Re: Tabuleiro para pão
« em: Terça, 30 de Agosto, 2022, 13:01:55 pm »
Tem tudo muito bom aspecto a começar pelo pão. :)
Só uma questão sobre o tabuleiro. Para além da cola usou alguma coisa para segurar as peças laterais?

2
Pinturas, Decoração e Design / Re: Modernizando a velhinha bicicleta
« em: Terça, 30 de Agosto, 2022, 12:59:06 pm »
Projecto muito engraçado.

3
Ferramentas / Re: Plaina Corneta
« em: Segunda, 14 de Fevereiro, 2022, 21:44:44 pm »
Olá nogueiraf,
já recuperei algumas plainas por isso vou dar a minha opinião. Antes de começar só um aparte. Todos os tutoriais que encontrei sobre plainas são em Inglês e por isso só conheço os nomes das peças das plainas em Inglês. Como eu não sei os seus conhecimentos sobre plainas e para ter a certeza que falamos das mesmas partes fica para já uma ilustração com os nomes da plaina em Inglês.


Em relação ao corpo da plaina e do "frog", como têm tinta não tenho a certeza se a colocação em vinagre ou outro produto será aconselhável. Além disso são peças que normalmente não precisam desse banho. Para o corpo convém passar pelo menos a parte de baixo numa lixa poisada numa superfície bastante plana. Normalmente usa-se um vidro grosso ou uma pedra de bancada de cozinha. Caso não tenha, o MDF também costuma ser muito plano. para ter a certeza que fica plana. Atenção que este processo deve ser feito com a plaina toda montada mas a lâmina recolhida para não estragar o gume. Eu começo normalmente com uma lixa grossa, 120 ou 180 e depois vou subindo. Eu diria 180-240-400-800, mais coisa menos coisa. É importante usar uma caneta que escreva no metal e fazer uns riscos na sola (parte de baixo) antes de lixar para verificar as partes planas.
O "frog" também convém ir à lixa naquela parte onde poisa a lâmina. Neste caso pode-se começar logo com uma lixa mais fina, uma 320 mais ou menos.
As restantes peças podem perfeitamente ir ao vinagre. Lâmina, "chip braker" e "lever cap", assim como os parafusos.
Depois é só afiar a lâmina e por vezes dar um toquezinho no "chip braker".

Fica um video com um exemplo de como recuperar uma plaina dessas.

https://youtu.be/RYyV6IUpsYk

4
Ferramentas / Re: Melhor mesa de Carpinteiro / Marceneiro do Mundo? 🧐
« em: Terça, 12 de Outubro, 2021, 14:37:32 pm »
Bom video Rui. A oficina está excelente.
Ando à anos a matutar em realizar uma bancada de carpinteiro mas o problema é onde a meter.
Eu tenho um telheiro muito bom e espaçoso mas é aberto nos topos, logo muito exposto à humidade no Inverno. Está nos meus planos meter-lhe umas portadas e transforma-lo também numa oficina mais decente. Os teus videos têm-me aguçado muito a vontade de começar este projecto.
Abraço e continua com o canal!

5
Ferramentas / Re: Nova serra circularde bancada
« em: Quarta, 30 de Junho, 2021, 01:19:35 am »
Não percebo nada de mecânica por isso não opino sobre os aspectos técnicos. Mas para um leigo como eu está com muito bom aspecto. Tem um aspecto limpo e acabado e parece muito robusta e bem construída.
Agora é vê-la acabada com o tampo final.

6
Ferramentas / Re: Parede para Ferramentas Manuais
« em: Quarta, 30 de Junho, 2021, 01:15:44 am »
Olá Rui,
Está simples e funcional.
A única coisa que eu não aprovo é o suporte para os formões por íman. Não sei como tens os teus afiados mas os meus estão afiados para marcenaria, logo muito afiados mesmo e por terem a lâmina toda exposta são para mim a ferramenta manual mais perigosa. São a causa de 90% dos cortes que tenho nas mãos. Para o meu gosto, um suporte mais robusto com menos risco de caírem seria obrigatório, e de preferência com as lâminas mais resguardadas.
Fora isso, bom projecto.

7
Ferramentas / Re: brocas de madeira compridas
« em: Domingo, 07 de Junho, 2020, 23:37:10 pm »
Eu tenho a ideia que numa das grandes superfícies, não me lembro se era o Leroy ou Aki, tinham nos diâmetros maiores brocas bastante compridas.

8
Madeiras / Re: Cadeira e secretária para criança.
« em: Sexta, 29 de Maio, 2020, 09:57:12 am »
Obrigado Rubenroche.

9
Ferramentas / Re: Graminho caseiro
« em: Quinta, 28 de Maio, 2020, 23:24:37 pm »
Há muitos videos porreiros por aí. Este é apenas mais um.
Para quem faz malhetes e entalhes de uma forma manual como eu, o graminho é a ferramenta mais fiável de passar medidas de uma tábua para outra para além de outras vantagens.

https://www.youtube.com/watch?v=-7G1Kmfb51Q&t=17s

10
Madeiras / Cadeira e secretária para criança.
« em: Terça, 19 de Maio, 2020, 21:55:29 pm »
Boas a todos,
Este é mais um dos projectos que fiz para a minha filha.
Inicialmente foi só a cadeira e depois fiz-lhe uma secretária que era suposto ser temporária mas já foi à mais de um ano. :o
Agora com a segunda filha já a disputar a mesma, irei fazer brevemente uma secretária definitiva para as duas.
A gaveta/caixa de lápis fiz esta semana e a ideia era fazer de forma a que não se vissem calhas nenhumas quando montada na secretária.
Tanto a cadeira como a caixa foram acabadas com verniz mate. A secretária nunca lhe dei acabamento porque era para mais tarde aproveitar a madeira para outros projectos.
Espero que gostem.






11
Ferramentas / Re: Graminho caseiro
« em: Terça, 19 de Maio, 2020, 21:45:51 pm »
Obrigado Joliveira.
Para mim e para o tipo de trabalhos que faço, o graminho mais ainda do que útil, é essencial.
Um grande abraço!

12
Ferramentas / Graminho caseiro
« em: Quinta, 14 de Maio, 2020, 20:35:46 pm »
Boas a todos!
O forum anda parado por isso aqui vai mais um tópico a ver se anima. ;D
Há já muito tempo que queria fazer um graminho, mas ia sempre remediando com o de madeira que já tinha.
No entanto este de madeira é pouco preciso. A rosca é grossa e de madeira e é sempre difícil de posicionar o batente com precisão. O marcador não é uma lâmina. É um prego bicudo. Ainda o limei tipo lâmina mas nunca ficou a 100% e em madeiras macias, arranha bastante.

O que fiz é do estilo "Veritas". Usei um varão que tirei de um toner de fotocopiadora vazio, a lâmina é uma anilha afiada, o corpo é da estremidade de um varão de cortinados que já não tinha uso, o batente é de uma chapa de alumínio serrada à mão e o aperto é um simples parafuso com uma cabeça feita com um pedacito de carvalho. Só falta mesmo cortar o varão que não preciso de tanto comprimento.

Cometi alguns erros o que fez estragar um bocadinho a estética com uns riscos mas nada de especial.





E por fim o velhinho que vai ser substituido.

 

13
Ferramentas / Re: Melhoramento de serrote Stanley
« em: Quinta, 07 de Maio, 2020, 18:40:50 pm »
Obrigado Ruben.
Usei uma lima fininha de um kit que comprei no Leroy. Como os dentes são minúsculos, julgo que será aproximado 12 TPIs, fiz a olho, tentando manter um ângulo consistente mas sem grandes rigores.
O kit é este:

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-de-mao/Limas-e-grosas/WPR_REF_15222501

14
Ferramentas / Re: Melhoramento de serrote Stanley
« em: Sábado, 02 de Maio, 2020, 17:49:19 pm »
Obrigado Bata. Felizmente as costelas e a mão estão a recuperar muito bem.
Serrote terminado. Estou muito satisfeito com o resultado. Está muito mais bonito, a pega ajusta-se que nem uma luva oferecento muito mais controlo e rigidez e está a serrar mesmo muito bem.
Os únicos senãos são que a pega é em pinho logo muito mais sujeita a moças e por ser de uma tábua das obras tem algumas manchas embrenhadas na madeira que não dão para eliminar, retirando alguma beleza.





Pormenor dos dentes afiados para crosscut. A diferença é abismal na velocidade do corte e os cortes ficam um nadinha mais limpos.


Aqui com a caixa de esquadria. Esta vou manter em plástico porque fica o ano todo num telheiro aberto e com a humidade do Inverno o plástico cumpre perfeitamente.


Abraço a todos.

15
Ferramentas / Melhoramento de serrote Stanley
« em: Sexta, 01 de Maio, 2020, 19:39:56 pm »
Boas a todos.
Espero que estejam todos bem e livres desta maldita doença.
Este confinamento forçado tem coisas boas e uma delas é tempo disponível. Eu tinha imensos projectos mas uma queda precisamente no Domingo de Pascoa partiu-me uma ou duas costelas e "arrebentou-me" os ligamentos da mão direita.
Mas não consigo estar parado e como já me sinto bem melhor nada melhor que um pequeno projecto para ajudar a passar o tempo.
O projecto em causa é este péssimo serrote Stanley que vinha com uma caixa de esquadria de daquelas baratas de plástico.


Nada no conjunto é de qualidade mas curiosamente é das coisas que uso com mais frequência. Para pequenos cortes à esquadria não me justifica limpar a mesa da serra eléctrica por isso acabo sempre por usar este conjunto.
Quem gosta e tem boas ferramentes sabe que para além da funcionalidade superior existe um prazer acrescido em usá-las. Este serrote está no outro extremos do espectro do prazer e não há vez nenhuma que o uso que não pense em melhorá-lo, por isso cá vai.

Aspectos positivos:
-A lâmina está direita e a distância das costas do serrote até aos dentes é igual à altura da caixa de esquadria o que quer dizer que posso serrar à vontade que ele nunca vai danificar a caixa.
-Como já tem uns anitos, os dentes não são daqueles pré-endurecidos como nos serrotes baratos actuais que tornam os serrotes descartáveis. Este ainda é dos "à antiga".
-Os dentes foram seguramente criados industrialmente com a vantagem de estarem completamente alinhadinhos, com uma geometria super-consistente assim como a trava, logo um excelente ponto de partida.

Aspectos negativos:
-Os dentes apesar de consistentes têm uma geometria de "crosscut" mas um perfil de ataque de ripcut. Desenrrascam mas podiam ser bem melhores.
-A pega é de longe do pior que já vi. É feia, de plástico manhoso e ergonómicamente péssima. É vertical de mais o que obriga a torcer o pulso e a pega da mão pouco mais é que um cilindro não oferecendo nenhum controlo.
-A lâmina está enferrujada.

O que pretendo fazer:
-Desenferrujar a lâmina.
-Afiar os dentres para crosscut, muito mais adequado a uma caixa de esquadria.
-Fazer uma nova pega em madeira.

Como estou de quarentena e não tenho madeiras cá em casa e não quero perder muito tempo com isto, vou usar um pedaço de uma madeira de pinho que encontrei numa obra. Bem sei que pinho numa pega, enfim. Se partir, partiu. Como disse este projecto é mais para estar entretido e não perder muito tempo. A tábua de madeira é grossa o suficiente e escolhi uma daquelas com a madeira alaranjadas o que indica que vem de uma parte da árvore com muita resina o que oferece um pouco mais de resistência.

Aqui a tábua em causa:


Já cortado o pedaço que irei usar e aplainado para retirar a curvatura que tinha. Não me preocupei muito com esta parte. Foi só para ficar mais ou menos direita.


Aqui depois de ir ao tico-tico com o início da forma. Usei como molde a pega de um outro serrote de "tenon" da Diston que tenho e gosto muito da ergonomia da pega:


E agora já acabada a forma final antes de levar os furos e a raxa para a lâmina:


Assim que tiver mais imagens actualizo o tópico.
Abraço a todos.

Páginas: [1] 2 3 ... 9