Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - nuno junqueira

Páginas: [1] 2
1
Madeiras / Re: Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 2
« em: Sexta, 07 de Março, 2014, 23:58:19 pm »
espero que agora ja dê para ver

2
Madeiras / Re: Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 1
« em: Sexta, 07 de Março, 2014, 22:06:20 pm »
Boa tarde Cerdeira, e caros companheiros

Os processos para se fazerem este tipo de trabalhos de scroll-sawing podem ser vários, no entanto vou tentar explicar o método que mais vezes utilizo.
Antes de escolhermos o método a utilizar temos que ter em conta alguns aspectos:

1º - Qual a grossura da madeira com que vamos trabalhar; É um dos principais factores para a escolha do número da serra a utilizar, a par do ponto 2º

2º - Qual a "dureza" e "fibra" da madeira com que vamos trabalhar; Este ponto leva-nos a escolher que tipo de serra utilizar (dente simples, dente duplo, dente "reverso" , "dente reverso duplo", helicoidal etc...

3º - Qual o pormenor que pretendemos dar aos nossos recortes; Quanto a este ponto podemos referir que quanto maior o pormenor que pretendemos dar ao nosso trabalho menor deverá ser o numero da serra a utilizar o que nos leva a ter que diminuir a espessura da madeira mas tambem a aumentar a dureza da madeira mas também a utilizar uma madeira menos "fibrosa"(o termo não será este mas penso que entendem a ideia)

4º - Que características tem a nossa máquina de recortes. Este aspecto é claramente a variável que menos nos preocupa porque a partir de uma certa altura já é intuitivo. No entanto ter uma máquina de duas velocidades ou de velocidade variável é sem duvida uma mais valia para a escolha do processo.

Depois de expor estes 4 aspectos digo então como optei por fazer este trabalho.

Antes de mais, neste caso, houve trabalho de computador para fazer o "layout" do que pretendia recortar. Fiquei assim com três diferentes: 1º - o ciclista no monte (parte de trás) 2º - as duas rodas com pneu mais a roda pedaleira(laterais) 3º - a corrente com as Três rodas desmultiplicadoras ( partes da frente)

A escolha das madeiras infelizmente deveu-se mais ao que existia disponível na altura do que a escolha adequada para o efeito. Assim sendo usei contraplacado laminado de choupo com duas grossuras.
           O mais grosso para a parte de trás e prateleiras e o mais fino para o resto.

Como tal para o mais grosso utilizei uma serra numero cinco pois o pormenor do ciclista não é muito grande e a espessura da madeira já é razoável.
Colei então o 1º layout com uma aguadilha de cola de madeira, numa placa previamente cortada já á medida, para que ele não se solte aquando do recorte. Por norma ponho fita cola transparente larga por cima do papel na zona por onde a serra vai recortar; é difícil de notar nas primeiras vezes mas com o tempo começamos a perceber que a serra dura mais tempo e aquece menos com a fita cola., Máquina na velocidade máxima e aqui vai disto….. Não devemos empurrar a madeira para que a serra não se parta mais rapidamente mas temos que manter atenção para que a serra vá para onde queremos ou seja, por cima das linhas!
Para o 2º layout o processo inicial é o mesmo, colar o papel e pôr fita cola.  Há no entanto algumas experiencias a fazer primeiro com algum desperdício de madeira igual a que vamos utilizar. Essas prendem-se precisamente com uma das suas perguntas: cortar os dois ao mesmo tempo ou não ? Se sim, qual a serra a usar? Qual o método para juntar as duas placas e conseguir recortar as duas ao mesmo tempo? Se não , qual a serra?
A resposta nem sempre é fácil de encontrar mas tenho uma máxima resultante da experiencia: com madeiras de grossura superior a 3 mm dificilmente se consegue que, cortando duas ao mesmo tempo, resultem duas peças exactamente iguais… a que ficar por baixo fica sempre com os buracos mais pequenos e as partes com madeira mais grossas. Se somarmos a esta máxima o pormenor do trabalho recortado iremos ver que quanto maior o pormenor mais se nota a diferença entre peças. Como tal neste trabalho recortei cada peça em separado. Atendendo a isso e como estamos a falar de madeira mais fina e de pormenor maior usei então uma serra nº3 com dentes reversos (produzem muito menos rebarba no corte).
No entanto e para responder á sua outra pergunta digo-lhe que nunca utilizo fita de dupla face para recortar duas peças ao mesmo tempo. Tem a ver com o que disse anteriormente mas também com o facto de que se houver um espaçamento entre as duas peças a serradura tende a acumular-se entre as peças dificultando mais uma vez o corte para alem de que se houver espaçamento entre peças a de baixo fica solta quando a serra vem para cima . O que utilizo sempre é fita-cola transparente  com que envolvo as duas peças tornando-as numa só.
Em relação ás prateleiras é um trabalho de tupia simples para embelezar a coisa e torna-la menos quadrada”

Espero que esta explicação embora longa tenha servido para o ajudar a compreender o funcionamento do scroll-sawing. Mais alguma pergunta ou curiosidade estejam todos á vontade


3
Madeiras / Re: Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 1
« em: Sexta, 07 de Março, 2014, 00:22:37 am »
Eu compro normalmente, quando em pequenas tamanhos, no bricomarche de Abrantes. Quando preciso de pranchas grandes vou  a Pombal , numa empresa de venda de madeira. Lá vendem ás pranchas inteiras ou cortadas á medida.
Alias estou a planear aqui um arma´rio para casa que quando o pprojeto estiver completo vou lá e compro as pranchas já cortadas á medida ... vão ser uns bons m2 mas os cortes vêm com as medidas exatas.

4
Madeiras / Re: Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 1
« em: Sexta, 07 de Março, 2014, 00:03:17 am »
todo o trabalho é feito com aglomerado laminado de choupo.

Utilizo neste tarbalho duas medidas , as bases e a parte de trás utilizei de 15mm. as laterais e as frentes é de 6mm.

As bases estão encaixadas na parte de trás, as laterais estão coladas  assim como as frentes.

espero ter sido explicito companheiro

quanto á máquina é uma serra de recorte de bancada de dupla velocidade de marca DELTA, A serra que utilizei foi, para a parte de traz, uma nº 5 e para as laterais e frente foi uma serra nº 3 com dentes reversos.

5
Madeiras / Re: Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 1
« em: Quinta, 06 de Março, 2014, 23:46:15 pm »
Tem razão caro companheiro.
 Agradecido pela correção relativa ao "anglicanismo"... LOL
Perdoe-me a desatenção.

6
Bricolage Café / Re: titulos em lingua estrangeira ?
« em: Quinta, 06 de Março, 2014, 23:41:05 pm »
Boas noites
Acho muito boa ideia este tópico.
Gostava de deixar desde ja a minha opinião. Titulos em lingua estrangeira não concordo!!
A utilização de termos estrangeiros nos titulos por forma a ser mais facilmente identificavel, mesmo no universo portugues, acho uma boa ideia!

7
Madeiras / Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 2
« em: Quinta, 06 de Março, 2014, 23:30:36 pm »
Deixo aqui para quem quiser apreciar e comentar mais um trabalho feito com a minha serra de recorte de bancada. Um docinho para os  caçadores.
Trata-se de um quadro com mais ou menos 25 x20  feito em aglomerado laminado choupo com 4mm.
O acabamento foi feito com verniz celuloso isto depois de ter passado uma lixa de grao 500.
A moldura foi feita  partindo de ripas de 27mmx12mm  com a minha topia .

espero que gostem


8
Madeiras / Re: Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 1
« em: Quinta, 06 de Março, 2014, 23:01:30 pm »
Atendendo a que a ideia e quem lançou este tópico fui eu pensoque me cabe a mim tentar explicar o porquê do titulo.

Quanto á utilização do anglicanismo "scroll-sawing" prende-se com o facto de, embora trabalhe com serras de recorte de bancada há mais de dez anos, ainda não ter encontrado um termo que melhor espelhe os trabalhos que faço. Já experimentei "trabalhos feitos com serras de recorte de bancada", "madeira recortada" etc... acho que realmente a nossa lingua por vezes é mais complexa do que nós pensamos. Por outro lado e mantendo a ideia de que gostava de ver este blog mais visitado e com isso atrair mais pessoas com os mesmos interesses e logo mais ideias e mais conhecimento partilhado, penso que a utilização de um termo que é internacionalmente reconhecido, fará com que os portugueses na busca de trabalhos e ideias para serras de recorte de bancada consigam chegar tambem a este forum.

Quanto á utilização da expressão "portuguese 1" tem duas explicações:

1ª - A utilização do numero 1 prende-se com o facto de pretender, sempre que poste um novo trabalho inserido no mesmo tema, ir numerando os titulos mantendo o mesmo título. Penso que a ideia de continuidade a quem vê algo na Net confere-lhe umasensação de maior confiança. Pelo menos comigo isso acontece!! sigo mais facilmente algo que tem continuidade do que artigos a vulso.

2ª - A utilização de "portuguese" prende-se com o facto de identificar como sendo, português e feito por portugueses, o trabalho apresentado mesmo para quem não fale ou escreva português! É certo que até um americano quando lê "Portugal" é capaz de associar o título ao nosso país mas achei boa ideia na altura!!

Ficam as explicações feitas.

já agora !!!!

As fotos vêem-se??!!!

9
Madeiras / Re: Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 1
« em: Quinta, 06 de Março, 2014, 01:07:26 am »
vamos a ver se desta dá paar ver a foto :-\ :-\ :-\ :-\ :-\

10
Madeiras / Scrollsawing PORTUGAL/PORTUGUESE 1
« em: Terça, 04 de Março, 2014, 23:57:30 pm »
BOAS NOITES COMPANHEIROS

ANTES DE MAIS UMA PEQUEBA EXPLICAÇÃO PELO NOME ESCOLHIDO PARA ESTE TÓPICO. pRENDE-SE COM O FACTO DE ACHAR QUE UMA DAS MANEIRAS DE TORNAR ESTE BLOG MAIS PARTICIPADO É O CONSEGUIR QUE MAIS GENTE ANTES DE MAIS O ENCONTRE!!! PARA ISSO TENTEI DAR A ESTE TÓPICO O NOME COM AS PALAVRAS QUE ALGUEM, TAL COMO EU FIZ NO INICIO, QUE ANDE Á PROCURA DE TARBALHOS DE SCROLLSAWING FEITOS EM PORTUGAL UTILISE NUM MOTOR DE BUSCA. SE NÃO ACHAREM BOA IDEIA AVISEM POIS ASSIM EU DEIXO DE O FAZER.

FEITAS AS EXPLICAÇÕES VOU-VOS APRESENTAR UM OUTRO TRABALHO QUE EXECUTEI A PEDIDO DE UM CAMARADA DE ARMAS. A HISTÓRIA É FACIL E RÁPIDA DE CONTAR. PEDIU-ME QUE FIZESSE UM SUPORTE PARA EXPECIARIAS DAQUELES QUE SE PÔEM NA COZINHA PARA OS FRASCOS DA MARGAO E AFINS PARA OFERECER Á  SUA NAMORADA . CLARO QUE ACEITEI LOGO POIS ESTAVA PERANTE UM NOVO DESAFIO.
FIZ-LHE ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE AS VÁRIAS CARACTERISTICAS DELA: O QUE FAZIA , O QUE GOSTAVA DE FAZER , QUE HOBIE TINHA  ETC. AS RESPOSTAS LEVARAM-ME A IDEALIZAR ESTE TRABALHO QUE ACHO QUE FICOU PRECISAMENTE O QUE ELE QUERIA.....


COMO NOTA FINAL DIGO SÓ QUE O HOBIE DELA ERA O BTT!!!!

FICAM Á CONSIDERAÇÃO EMBORA TENHA A NOÇÃO QUE A QUALIDADE DAS FOTOS FICOU MUITO A DESEJAR


11
Apresentações / Re: APRESENTAÇÃO
« em: Terça, 04 de Março, 2014, 22:07:16 pm »
Pajo da proxima avisas-me que eu vou-te lá buscar para fazeres uma visita á vontade. O 1º Junqueira leva-te a fazer a visita. é só avisares.... ;D ;D ;D ;D ;D ;D

12
Serralharia e metais / Re: Elevador para tupia caseiro
« em: Terça, 04 de Março, 2014, 12:08:18 pm »
ISTO JA ESTAMOS A FALAR EM ALTA TECNOLOGIA E ENGENHARIA COMPANHERIO.
 ESTÁ ESPETACULAR!
TENHO ANDADO A PENSAR FAZER UM ELEVADOR SESSES MAS TODO EM MADEIRA, MAS ACHO QUE VOU APROVEITAR ESTA IDEIA!!!! QUANDO A TIVER EXECUTADA EU POSTO AQUI TAMBEM .

13
Bricolage Café / Re: Falta de tempo
« em: Terça, 04 de Março, 2014, 11:57:20 am »
CERTAMENTE QUE IRÁ ENCONTRAR UMA MANEIRA DE NOS RECOMPENSAR :P :P :P :P :P

14
Apresentações / Re: APRESENTAÇÃO
« em: Terça, 04 de Março, 2014, 11:55:02 am »
PAJO TALVEZ AINDA NÃO SAIBAS MAS O RC4 MUDOU DE SITIO !!! PASSOU PARA ABRANTES. QUANTO ÁS BOMBAS DA GALP CÁ CONTINUAM!!
CONSTANCIA É LINDA E SANTA MARGARIDA TAMBEM!!
POR QUE ALTURA É POR CÁ ANDOU?!É QUE JA CÁ ESTOU DESDE 1995 E PROVAVELMENTE FOMOS CONTEMPORANIOS

15
Madeiras / Re: Scrollsawing
« em: Terça, 04 de Março, 2014, 11:46:57 am »
SIM COMPANHEIROS!!!
TÊM MAIS UM COMPANHEIROO DEDICADO E COM VONTADE DE VOS MOSTRAR ALGUNS DOS TRABALHOS QUE TENHO FEITOS E QUE PRETENDO FAZER E TAMBEM DE APRENDER MAIS E MAIS SOBRE A ARTE DE TRABALHAR MADEIRA, MOTIVO ALIAS PELO QUAL TANTO TEMPO TENHO PASSADO A NAVEGAR NA NET.APENAS ME FARTEI DE LER EM INGLES E RESOLVI PROCURAR SE HAVERIA ALGO PARECIDO EM PORTUGUES.
QUANTO A MAQUINA QUE UTILISEI PARA FAZER ESTE TRABALHO, TRATA-SE DE UMA SERRA DE RECORTES DE BANCADA DELTA COM DUAS VELOCIDADES  E QUE UTILIZA SERRAS DE RECORTE QUE VÃO DESDE O NUMERO 5 ATÉ AO NUMERRO 00 . SIM! É MESMO ZERO ZERO!!
SÃO SERRAS MUITOFINAS MESMO E QUE INCLUSIVAMENTE PARA SE VER PARA QUE LADO ESTÃO OS DENTES É COMPLICADO. SAO SERRAS QUE NÃO TÊM O ENCAIXE RÁPIDO, APENAS TEM A LAMINA DA SERRA QUE É PRESA POR "ESMAGAMENTO"
nATURALMENTE QUE ESTE NUMERO SÓ UTILISO PARA FAZER RECORTES EM PLACAS MUITO FINAS OU DE MATERIAL MUITO "MACIO". QUANTO AOS PROMENORES ISSO PRATICAMENTE QUE SE CONSEGUE COM TODAS AS SERRAS , APENAS PRECISAMOS TER A MÃO FIRME E NÃO DEIXAR A MADEIRA IR PARA ONDE QUER ...NORMALMENTE QUER IR PARA O SITIO ERRADO!!!!!
DEIXO AQUI MAIS ALGUMAS FOTOS DO TRABALHO QUE ILUSTRAM ALGUNS PASSOS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO PARA QUEM TENHA CURIOSIDADE:

Páginas: [1] 2