Autor Tópico: [Vídeo] Como colocar soalho flutuante  (Lida 89987 vezes)

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« em: Domingo, 10 de Maio, 2009, 23:38:22 pm »
Advertisement
Advertisement
Este vídeo mostra como instalar piso (ou pavimento) flutuante. Ao longo de 5 minutos e meio podemos observar os vários passos e cuidados a ter na montagem destes sistemas de instalação por encaixe.

Para a montagem deste tipo de soalho precisa de alguma ferramentas base: um martelo (de borracha), uma serra, uma fita métrica, um esquadro e um lápis.

Vídeo, ou melhor, uma excelente animação 3D, apenas com imagens sem qualquer recurso a um idioma, de forma a ser universalmente interpretável


Se já tem já tem experiência na montagem de soalho flutuante ou se é algo que pretende fazer, partilhe connosco os seus conhecimentos ou dúvidas.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Kybas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #1 em: Sábado, 29 de Agosto, 2009, 15:28:55 pm »
Olá boa tarde,

Estava a pensar em colocar, eu mesma, chão flutuante na minha casa, tenho algumas dúvidas que se dissiparam com este excelente vídeo.

Mas tenho uma outra:  :-\ Não gosto muito de vêr junto às portas o remate do pavimento (perfil) e pergunto se há inconveniente em dar seguimento do chão flutuante para as outras salas sem que proceda ao corte junto às portas e colocação do respectivo perfil (claro que junto às portas de sacada terá de ser tal como na porta de entrada na casa, refiro-me mesmo ao interior, de quarto para corredor etc.).

Poderá  pavimento empolar por a dimensão ser muito extensa??

Peço desculpa por tantas dúvidas  ??? mas ao partir para este projecto gostaria que ele saísse o mais perfeito possível.

Obrigada
Kybas
Kybas

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #2 em: Segunda, 31 de Agosto, 2009, 15:12:51 pm »
Olá Kybas, Bem-vinda!

Normalmente nas portas corta-se o material onde fecha a porta, mesmo que a próxima divisão tenha chão flutuante. No local onde fica a porta é inserido uma junção entre os dois espaços, permitindo aplicar juntas de dilatação. Tem a vantagem de caso mais tarde seja necessário mudar uma das divisões apenas, dar menos trabalho no remate. Mas não tem de ser assim.

Poderá aplicar logo de seguida, desde que siga as instruções do fabricante relativamente aos espaços livres em toda a periferia e relativamente às juntas de dilatação, para que o chão se possa expandir. Para além disso deve ainda certificar-se que o chão está plano. Tendo isto em conta o chão não ficará empolado.

Deixo um link com instruções da Jular: http://www.jular.pt/pdf/Instrucoes_de_montagem_Flutuante_de_Madeira.pdf
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

Kybas

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #3 em: Sexta, 04 de Setembro, 2009, 20:57:42 pm »
Muito obrigada pela informação e já agora os meus parabéns pelo blog "Bricolage Total"  :D

Kybas
Kybas

MeA

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #4 em: Terça, 08 de Setembro, 2009, 22:24:06 pm »
Optimo video.

GSANTOS29

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #5 em: Quinta, 18 de Fevereiro, 2010, 23:36:14 pm »
Olá, como sou novata nestas coisas mas muito curiosa por aprender, gostaria que me indicassem se para islolar uma casa que foi construída com parede dupla, mas sem isolamento térmico no seu interior seria mais viável colocar paineis de pladur na parede com revestimento a lã de rocha ou colocar soalho flutuante. No caso de eu pretender colocar os dois precisava que me indicassem se devo colocar o chão e depois as paredes, ou as paredes e depois o chão. ??? ??? Nem faço ideia como vou resolver a situação das caixas da electricidade e dos pontos das tomadas.... :P
Cumprimentos. :)

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #6 em: Sexta, 19 de Fevereiro, 2010, 16:51:22 pm »

O soalho aplica-se no fim. Para rematar com os rodapés vai precisar das paredes acabadas.
Mas IMHO julgo que a aplicação das placas de gesso cartonado vão ser irrelevantes no isolamento.
vai gastar muito e perder espaço.
A maior parte das trocas térmicas dá-se pelos vidros e caixilharia (e aí o alumínio é uma má opção).
Se tiver problemas de humidade é preferível tentar atacar o problema pelo exterior.

GSANTOS29

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #7 em: Segunda, 01 de Março, 2010, 23:21:29 pm »
Obrigada pela dica,
optei por colocar o soalho mas penso que vai tornar a casa um pouquito mais quente, o sotão também não tem isolamento por isso a casa é fria.O problema não é a humidade mas o frio, é que tenho temperaturas de 13 ºc n6 5nvern6 acha be0 ?? ::)
G

vicjoaq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Colocação de pavimento flutuante
« Responder #8 em: Terça, 01 de Junho, 2010, 22:06:41 pm »
Boa noite a todos!
Sou um novo membro e dirigi-me a este fórum pela seguinte razão: quero colocar pavimento flutuante em casa e ser eu próprio a fazê lo, por questões financeiras. Já vi o video deste fórum relativo ao assunto e achei o mt bom e mais me entusiasmou. Só me ficou uma dúvida, não tem que se colocar uma cola nas calhas de junção das réguas? parece-me que ouvi falar que sim. Mas o principal problema que se me coloca é este, a remoção e colocação dos rodapés. Disseram-me para não me meter nisso pq vem sempre gesso junto o que dificulta depois a colocação e problemas do género. Também me aconselharam a não os tirar e colocar uma espécie de perfil q remata entre o rodapé e o pavimento ficando o pavimento antes do rodapé. Desculpem se me alarguei um pouco mas gostava de saber opiniões acerca do assunto. Agradecido desde já.
« Última modificação: Terça, 01 de Junho, 2010, 22:28:09 pm por Joliveira »

vicjoaq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #9 em: Terça, 01 de Junho, 2010, 22:12:32 pm »
Boas a todos!
Uma dúvida acerca do vídeo q achei excelente. Não tem q s colocar uma cola qq na junção entre as réguas para melhor isolar de líquidos e coisas do género, parece-me que ouvi falar disso? Mas também fica uma dúvida se for colado deixa de existir a margem de dilatação e encolhimento como acontece com os cantos.
« Última modificação: Terça, 01 de Junho, 2010, 22:28:46 pm por Joliveira »

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #10 em: Terça, 01 de Junho, 2010, 23:12:32 pm »
Olá vicjoaq, juntei os seus tópicos aqui uma vez que dizem respeito à mesma dúvida.

Há alguns soalhos que levam cola nas juntas, há outros colados ao chão (não sendo flutuantes), mas aquele a que o vídeo se refere é de encaixe, do tipo click, apenas sendo usada a cola para alguns encaixes mais difíceis.

No soalho flutuante de encaixe devem evitados os líquidos, mesmo as lavagens devem ser apenas quando necessário e sem exagero de água. Basta passar uma esfregona bem escorrida ou usar produtos de limpeza para este tipo de soalho.

Qualquer que seja o soalho a aplicar é importante que siga as instruções do fabricante.

Quanto ao rodapé, deve evitar puxar partindo de um bocado já retirado. O ideal é usar uma espátula de cima para baixo entre a parede e o rodapé e ir retirando metodicamente. Assim mesmo que algum gesso possa sair se o rodapé escolhido for de maior ou igual altura nada se irá notar.

No entanto se pretende não arriscar e o rodapé ainda se encontra em bom estado, outra solução é a que refere: usar um perfil adequado, tentando que o aspecto final seja integrador.

Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

vicjoaq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #11 em: Quarta, 02 de Junho, 2010, 20:48:39 pm »
Obrigado pela resposta Joliveira!
A sua resposta foi bem esclarecedora. Pensei então agir da seguinte forma: não mexer nos rodapés e assentar algumas fileiras de pavimento. Experimentar o perfil entre o rodapé e o pavimento. S ficar bem continua-se, s não retiro o pavimento e os rodapés e ínicio novamente a colocação, agora sem rodapés. Só m resta 1a dúvida, será fácil retirar as réguas do pavimento depois delas encaixadas?

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #12 em: Quarta, 02 de Junho, 2010, 23:46:23 pm »
Para fazer essa experiência pode colocar algumas fileiras apenas provisoriamente, por exemplo num canto, de modo a ver como fica o perfil. Depois pode aproveitar esses encaixes para aversão definitiva sem ter de desencaixar.

Também aqui depende do tipo de encaixe de cada modelo, mas há alguns que não permitem retirar com facilidade (tal como alguns modelos de estores:) )
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

vicjoaq

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #13 em: Sexta, 04 de Junho, 2010, 00:48:15 am »
Desculpe Joliveira mas s calhar tou a ser mt chato. O problema é q nunca trabalhei com isto. Eu vi por aí alguns perfis, um d acabamento, + largo, q tem 1a calha q s fixa ao solo e ond vai encaixar a régua, est parec q percebi. 1 outro q m pareceu o ideal, o quarto d círculo, + simples, parec ter apenas a régua, ainda ñ percebi como funciona. Será q encosta só e é colado ou é apenas encaixado mas como? Poderá dar m aqui 1a ajudinha? Obrigado.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:[Vídeo] Como colocar soalho flutuante
« Responder #14 em: Sexta, 04 de Junho, 2010, 22:57:51 pm »
1 outro q m pareceu o ideal, o quarto d círculo, + simples, parec ter apenas a régua, ainda ñ percebi como funciona. Será q encosta só e é colado ou é apenas encaixado mas como?

Existem muitos rodapés para o chão flutuante. Servem para tapar os espaços livres em toda a periferia deixando que o chão se possa dilatar.

Alguns são colados, pregados ou encaixados em perfis metálicos que são fixados primeiro.

Sem uma foto ou referência é difícil dizer de que tipo é o que refere.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos