Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - gabriel_rocha

Páginas: [1]
1
Ideias, Truques e Dicas / Reaproveitar caixas de acrílico
« em: Quarta, 19 de Fevereiro, 2014, 11:30:33 am »
Bom dia amigos.

Venho aqui trazer o último reaproveitamento que fiz de algo que estava para ir para o lixo.

É uma caixa de acrílico daquelas que continham telemóveis, esta por exemplo era da Vodafone.

O que eu fiz, essencialmente foi furar a caixa para o diâmetro de um suporte de lâmpada E27, que já traz o batente de plástico (anilha), com broca craniana hss com muita calma e paciência para não derreter o acrílico.

Depois criei um padrão de furos na parte posterior superior para dissipação de calor que se acumule junto ao topo, uma vez que a caixa fica fechada. Neste caso utilizei uma lâmpada LED 220v 3500K, ou seja, com uma luz mais suave e confortável e também que não aquece praticamente, pode ficar ligada toda a noite como luz de presença e de manhã se lhe colocarem a mão na cúpula de acrílico que protege os SMD's ela está fria.
De qualquer das formas a precaução nunca é demais, daí os furos.

De salientar que ao furar acrílico é sempre bom colocar 1º fita de papel (pintura) para prevenir acidentes com eventuais rebarbas ou riscos inadvertidos no acrílico.

Depois a decoração das faces frontal e lateriais, foi feita com vinil autocolante com o tema do agrado do "cliente", com um pormenor de luz projectada na parede do fundo através de fuga programada da luz através de parte do vinil, neste caso, a zona ocular da máscara do homem aranha está recortada.

Em cima, na tampa, que é amovível para substituição da lâmpada, colei com cola quente uma série de peças que já andavam no fundo do baú, algumas já de brinquedos sem utilização e às quais faltavam peças e encaixes. Fiz uma composição com o que pude aproveitar, porque muitas coisas nem são daquele conjunto, é no fundo uma amálgama de brinquedos soltos que ficaram ali coladinhos juntos para criar um suposto parque de estacionamento.
Miúdo que se preza gosta de carrinhos e aqueles eram de plástico e já nem andavam, vai daí passam a decor!

Acho que ficou tudo explicado, apenas tenho fotos do produto acabado porque na realidade ele é completamente "transparente" e eu não fiz a caixa de acrílico.

Espero que gostem.


2
Bricolage Café / As férias que tardam em chegar!
« em: Sexta, 26 de Julho, 2013, 12:23:22 pm »
Isto é um desabafo de balcão de café, julgo ser o local.
Numa altura em que o trabalho é superior ao retorno financeiro, em que toda a gente quer tudo e mais alguma coisa com qualidade "high end" ao preço de "low cost", já me começa a aborrecer o facto de passar pouco mais de 15 min com o meu filho de 3 anos, porque pouco depois de eu chegar a casa ele já vai para a cama. Não falo sequer do abandono a que está sujeita a oficina/garagem, nas férias decerto não vou lá estar também, prefiro aproveitar os dias em família. Mas esta crise financeira começa a desgastar a um nível que não pensei nunca chegar, isto de andar a trabalhar sem o gosto de outros tempos resulta neste desgaste. Quase ninguém se interessa pela qualidade ou a forma de fazer bem, apenas interessa o custo final, por muito mal que as coisas corram depois a médio prazo.
Antigamente ainda criticava a forma como alguns colegas trabalhavam, não faziam acompanhamento de obras, cobravam pela sua prestação de serviço apenas e simples. Agora chego à triste conclusão que o acompanhamento de obra é substituído pelas palavras de quem diz "olha faz antes assim que é mais barato"! Os profissionais competentes deram lugar aos que tudo fazem e em tudo são especialistas e ainda por cima adivinhem - são mais baratos!
Tenho a sorte de ser trabalhador numa empresa que paga tudo a tempo e horas, mas tenho pena de ver a vida da minha entidade patronal, por certo se fosse eu o patrão a firma já teria fechado, é preciso ter estômago para estes dias.


Resta-me a utopia que um dia as coisas mudam e que o trabalho que faço vai ser essencial e não apenas necessário!

Não vos quero deixar deprimido, é como comecei por dizer um desabafo, por isso também ando mais afastado daqui e da minha bancada. Agora, vou colocar uma cara simpática e ir ter com um cliente daqueles bons que deve hà mais de 1 ano, e no entanto, há piores! Melhores dias virão!

Um sentido abraço a quem trabalha com gosto e ama o que faz! 

3
Ferramentas / O meu cantinho!
« em: Quinta, 23 de Maio, 2013, 13:11:40 pm »
Bom dia amigos. Conforme já havia prometido, deixo aqui as fotos do meu espaço de bricolage. No fundo o espaço é a minha garagem lá do prédio, com uma bancada e umas prateleiras e uns armários à mistura.

Aquelas gavetas, gavetões e armários cinzentos, foram recuperados da secretaria de uma escola em remodelações. Como o que é do estado não custa dinheiro a ninguém, pelos vistos, aquilo ia tudo para a lixeira, aliás já estava carregada no camião para isso quando me disseram o que lá havia. Aquelas esquadrias e suportes de gavetas estavam todos partidos, soldas, rebites, etc, tudo desmontado parecia quase um puzzle, porque foram desmontadas e arrastadas e atiradas assim para o camião.

O armário de 4 gavetões alto e comprido era o que veio em melhor estado apenas entre a 3.ª e a 4.ª gaveta estava partida a travessa, foi fácil reparar. O que é certo é que dá um jeitão, só naquela gaveta grande de cima tem lá, serra circular, tico-tico, 2 lixadeiras, rebarbadora, berbequim e os acessórios de todas essas máquinas.

Arranjei como pude e sabia, porque metalomecânica não é comigo, a minha intervenção para logo ali a seguir ao desempenar e rebitar!
Soldar, também não é comigo, as únicas soldas que eu faço são a estanho com resina em componentes eléctricos e electrónicos. Aliás tenho ali uma mini bancada (prateleira) para o efeito que tem dado muito jeito e tem tido bastante uso, daí a minha necessidade de ter o cantinho das soldas.

As ferramentas manuais afixadas sobre a bancada, são as que coloco na mala de ferramentas, sempre que se torna necessário fazer algo fora de casa. não estão todas ali, mas são as que utilizo mais e vai daí estarem "à mão".

Naquelas caixas que tem por baixo da bancada, tenho:

caixas de parafusos e brocas para betão/alvenarias
caixas parafusos auto roscantes para madeiras
caixa com pregos e fixações várias
Uma pequena maravilha - a aparafusadora/berbequim c/percussão Bosch Uneo
DREMEL Saw Max 20
BOSCH SDS Plus martelo pesado

Enfim, se dinheiro houvesse com fartura, tanto coisa mais lá tinha, mas para quem só passa umas horas de quando em vez na garagem já chega. Apesar de reconhecer que como a minha esposa diz "a ferramenta para ti nunca chega, andas sempre a ver o que comprar mais" é verdade eu gosto de ferramentas e gosto de as usar, gosto de ver as coisas arranjadas por mim de preferência.



4
Madeiras / Transferência de fotografias para madeira.
« em: Terça, 16 de Abril, 2013, 14:50:11 pm »
Pois bem, a pedido de alguns utilizadores, aqui fica de uma forma mais completa a forma de transferir fotos para madeira e ainda com algumas informações obtidas através de experiências.

Material a empregar:
> Madeira clara de preferência - escura também dá mas as fotos têm que ter muitas tonalidades claras.
> Gel Medium acrílico Mate ou Brilhante - à venda em bricomarchés e lojas de pintura artística, uso o da Titan custa entre 5 a 7€ dependendo dos locais.
> Mod Podge Mate - Não encontrei à venda por cá, encomendei via ebay custou-me 2,79€, depois aprendi que dava para fazer em casa.
> Pincel de espuma - Não tendo um, mas tendo espuma em casa (o mais rígida possível) e uma chave de fendas chinoca partida lá se fez o pincel.
> Espatula - Aqui descobri por experiência que a melhor coisa é um cartão de plástico tipo multibanco.
> Pano - Era o que recomendavam para retirar o papel, descobri que não há melhor que os nossos próprios dedos.
> Fotografia em INVERSO ou espelhada- Em papel o mais fino possível, impressão a laser ou fotocópia - toner agarra melhor que no jacto de tinta.
> Água

Preparação
> A madeira deve estar limpa e o mais lisa possível, não deve ter nenhum produto que a impermeabilize (tapa poros, verniz, etc);
> Tenha o gel acrílico à mão mas sempre tapado, começa a endurecer muito rápido e depois perde a elasticidade;
> Se vai fazer isto num local onde não convém sujar muito, use uma base, um pano mas também algo impermeável, vai haver bastante água envolvida;

Execução - 1.º dia
> Colocar a fotografia sobre a madeira e verificar os limites e o local que se pretende utilizar antes de aplicar o gel, se preferirem marquem com lápis o contorno do local;
> Aplicar gel sobre a imagem impressa, tenha a certeza que está a cobrir toda a superfície que pretende transferir;
> Aplicar o gel na superfície de madeira, espalhe com o cartão de plástico até obter uma superfície homogénea fina < 1mm;
> Colocar o papel sobre a madeira com a imagem voltada para baixo, começar do meio para o exterior, com o cartão de plástico a aplanar a superfície de modo a que não fiquem bolhas de ar, como se estivessem a folhear a madeira, podem levantar as pontas até obterem um resultado perfeito;
> Deixar a secar de um dia para o outro.

Execução - 2º dia
> Agora é altura de levar consigo um alguidar pequeno com bastante água;
> Com as mãos em concha coloque água em cima do papel até o humedecer, vai começar a ver a imagem por debaixo do papel;
> Agora com o dedo indicador e/ou polegar comece a esfregar o papel húmido, que se vai desfazendo e saindo em camadas, esta é a parte suja do projecto, vai sair montes de pasta de papel dali, sempre que verificar que não está a sair como pretende torne a humedecer, passe para outra parte da foto e depois volta lá, esta parte é a que requer mais paciência e é fulcral.
> Agora que retirou todo o papel a imagem vai aparecer-lhe mais nítida, se quiser verificar se retirou tudo, deixe secar uns 10 minutos e se a imagem ficar muito branca quer dizer que ainda há uma película de papel a retirar, volta a meter água e os dedos à obra;
> Agora se pretender o aspecto de desgaste que vê na foto anexa, basta raspar com um esfregão ao de leve ou pano com fibras mais duras;

Execução - Acabamento
> Dependendo do tipo de acabamento que pretende (mate ou brilhante) recomendo o uso do Mod Podge (na realidade é apenas cola PVA e água em partes iguais) para acabamentos mate em fotos a preto e branco por exemplo, para acabamento de fotos coloridas e com brilho nesta fase pode ser usado verniz de base aquosa.
> O Mod podge é um selante que deverá ser espalhado por cima de toda a superfície impressa, fica tudo branco mas não se preocupem que quando secar estará incolor;
> Podem aplicar 2 a 3 demãos de selante, mas convém deixar secar cerca de 5h entre demãos (não precisa das 8h que alguns referem);
> Na variante verniz, se conseguirem aplicar em spray em vez de pincel, tendo em conta que começam com uma camada muito fina com uma cobertura mínima e depois na segunda demão já dão uma camada completa e mais espessa, fica muito melhor. Se utilizarem pincel não se preocupem que não vai desbotar a imagem transferida, apenas convém terem prática para não deixarem rasto.

Notas
1 - Podem fazer o vosso selante Mod Podge conforme as indicações que referi atrás para acabamento mate (água e cola PVA 50%-50%), ou então podem ainda acrescentar 1 colher de sopa de verniz para cada 250ml para fazer o selante brilhante.
2 - Se não tiverem acesso a uma impressora a laser ou fotocopiadora, pode-se usar as impressões a jacto de tinta, mas aí o acrílico deverá ser dado mais generosamente, e ao retirar o papel, usar menos água e movimentos muito suaves.
3 - Podem ser feitas sobreposições de imagens uma vez que o gel acrílico funciona como base transparente, para cada imagem repetem-se os passos do 1º e 2º dia, no final de todas as imagens colocadas, então procede-se à selagem (acabamento).
4 - Usem imagens com bom contraste, imagens já de si esbatidas não transferem como o esperado. É essencial a existência de brancos ou brilhos nas fotos a preto.

Espero ter sido prático e explicito neste post, no entanto, se tiverem mais dúvidas coloquem-nas e tentarei ajudar dentro do meu conhecimento.

5
Madeiras / Pequena caixa temática
« em: Sexta, 12 de Abril, 2013, 02:06:27 am »
Boa noite amigos.

Aqui há uns tempos andava para fazer uma caixa para guardar o álbum, a vela, a roupa e calçado do baptizado do meu filho. Comecei pela tampa superior e tive alguns problemas que até se podem ver no seguinte tópico:
http://forum.bricolagetotal.com/pinturas/verniz-ou-bondex/

Depois de um encontro imediato com a serra circular, aquela tampa ficou demasiado pequena para o que eu pretendia.

Quando recomecei o trabalho desta vez utilizei placa de abeto de 18mm em vez da antiga placa de contraplacado de 5mm. Dava mais liberdade para os baixo relevos com melhor acabamento dos mesmos, uma vez que estava a desenhar as letras directamente com uma mini ferramenta rotativa "tipo dremel" - no caso até uma einhell! Como as letras têm uma maior profundidade e o desenho do rato mickey menor dá-se um contraste que eu pessoalmente gosto de ver.

Como vão poder ver nas fotos abaixo nem tudo se perdeu da minha primeira tentativa - o rato mickey que agora se encontra aplicado na frente da caixa é na verdade o primeiro de contraplacado, recortado com uma serra de recortes e depois lixado e pintado com tintas acrílicas.
na tampa existe uma fotografia "transferida" para a madeira através de um método que até há pouco tempo desconhecia e que agora já uso para fazer umas brincadeiras.
A descrição desse método pode verificar-se através deste link:
http://www.resumofotografico.com/2011/10/fotografia-em-madeira.html

O interior da caixa encontra-se forrado com uma película autocolante de vinil aveludado azul. A parte do autocolante é mesmo só para identificar porque na realidade só ficou assim tão direitinha e nivelada porque está colada com cola branca diluída com água (50%-50%).

Não sei se as fotos terão grande qualidade, uma vez que foram tiradas na garagem com a câmara fotográfica do telemóvel.

Foi com esta pequena caixa que voltei aos meus "tempos felizes" na garagem. Prometo que quando der uma arrumadela na mesma eu posto aqui umas fotos do "posto de bricolagem", que no estado em que está até assusta. :)

Espero que gostem, comentem e dêem mais ideias para construções similares no futuro.
http://imageshack.us/photo/my-images/692/img1os.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/687/img2ig.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/823/img3zsw.jpg/

6
Pinturas, Decoração e Design / Verniz ou bondex...
« em: Quarta, 28 de Novembro, 2012, 16:20:09 pm »
Boa  tarde.

Gostaria de vos colocar uma questão, que se prende com o facto de eu querer dar um acabamento de aparência envernizada mas escurecendo a madeira (neste caso um contraplacado) que eu esculpi com a minha mini ferramenta rotativa (tipo dremel) de modo a criar um baixo relevo com letras e com um desenho do rato mickey que pretendo ainda pintar com tinta acrílica.

1.º Não sei se devo usar um verniz com cor ou bondex julgo que seja assim que se escreva, para criar a aparência mais escura.

2.º O rato mickey que vou pintar em acrilico usa 4 cores, nomeadamente branco, preto, amarelo e vermelho. Devo "envernizar tudo inicialmente e depois colorir? Ou a coloração deveria ser feita antes? Eu tenho idéia que se colorir primeiro terei dificuldades acrescidas para envernizar após! Posso estar errado, daí eu recorrer ao vosso auxílio.

Acrescento ainda que isto é uma peça que corresponde ao tampo de uma pequena caixa onde irei guardar as recordações do baptismo do meu filho, roupa, album, vela, etc.

Obrigado desde já a todos pelas vossas contribuições.

7
Madeiras / Madeira de Cedro Espanhol
« em: Sábado, 23 de Junho, 2012, 12:41:36 pm »
Bom dia.

Tenho em mente a realização de um pequeno projecto em madeira - uma caixa humidificadora ou humidor para charutos. O problema maior com que me deparo é com a ausência do material mais importante a madeira interior! Já estou cansado de ler em revistas e videos informativos que a melhor madeira para o interior é o "spanish cedar"! Ora o cedro nem tampouco é espanhol, apenas provém da américa do sul, tornando-se assim um produto de importação. O meu problema é que não é fácil arranjá-lo, pelo menos a preços que compensem a realização do trabalho! Esta madeira é essencial para os charutos porque não só tolera muito bem a elevada humidade no interior da caixa como também ajuda a eliminar certos micro organismos que se alojam nos charutos e os estragam.
A caixa pelo seu exterior pode ser feita em vários tipos de madeira, como mogno, teka, cerejeira e muitos outros, o interior terá ser sempre forrado pelo tal cedro, no entanto, há quem os faça integralmente em cedro!

Uma vez que já por aqui vi muitas boas opiniões acerca de madeiras e como as usar, gostaria agora de saber se me podem ajudar a encontrar este tipo de madeira aqui na zona do Porto/V. N. Gaia.
Já fiz algumas pesquisas por carpintarias e serrações locais e não está nada fácil, só me aparecem folhas para colar e não as placas de material maciço!

A todos desde já o meu muito obrigado pela atenção.

Cumprimentos

8
Apresentações / Apresentação
« em: Sexta, 08 de Abril, 2011, 17:41:46 pm »
Olá amigos, venho juntar-me ao vosso fórum de bricolage, uma vez que sou entusiasta do tema e dentro da minha experiência tentar ajudar no que puder também.

Abraço

Gabriel Rocha

Páginas: [1]