Autor Tópico: Bits para corte de madeira - CNC  (Lida 10823 vezes)

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Bits para corte de madeira - CNC
« em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 11:51:35 am »
Advertisement
Advertisement
Peço desculpa por estar a usar o seu post, mas será que me pode aconselhar uns bits para corte de madeira? Tenho uma pequena CNC para as minhas brincadeiras, mas não conheço ninguém que tenha ou saiba utilizar, pelo que a aprendizagem tem sido lenta e dolorosa...

Abraço,
FMoreira
« Última modificação: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 15:18:24 pm por Joliveira »

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #1 em: Quarta, 02 de Novembro, 2016, 23:43:40 pm »
Viva!

Eu com o CNC só trabalho em aços. Contudo dizem-me "o que corta aço, também corta madeira", mas francamente nunca experimentei, mas tenho visto canais do YouTube em que as máquinas de CNC estão a trabalhar madeira com fresas para metal.

Se disser qual o tamanho e forma do encabadouro das ferramentas que a mini-tupia que usa no CNC, consegue fixar, eu posso ver se algumas das fresas que uso servem na sua máquina (e com sorte posso dispensar alguma...)

Já agora se estiver de acordo podia publicar umas fotos do seu equipamento CNC.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #2 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 00:33:18 am »
EPA!!!!!
O fmoreira vai mostrar o equipamento ?????
:-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #3 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 10:55:40 am »
Claro que posso publicar fotos da CNC, só ainda não o fiz porque não quero correr o risco de estar a chatear o pessoal, no final de semana faço umas imagens...

A minha CNC é de fabrico nacional, era fornecida com um "spindle" chinês, na na altura pedi o upgrade para um Kress. Tenho buchas (encabadouro?) de 6mm, 3mm e 1/8" (3,175mm).Tenho uma área útil de cerca de 60x40cm. A ideia na altura era fazer as caixas para os meus amplificadores, com alumínio e acrílico, recorrendo ao corte e gravação, mas as dificuldade têm sido mais que muitas e esse projecto tem sido sucessivamente adiado. Como entretanto apanhei o gosto pelos trabalhos em madeira, também a CNC tem trabalhado mais nessa área.


Abraço,
FMoreira

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #4 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 14:29:37 pm »
Fmoreira, a bricolage faz-se de riscos ;D ;D ;D
Metade dos bricoleiros não faz ideia do que está a fazer (e eu sou um dessa metade inventora)
Mas como alguem disse''O HOMEM SONHA, A OBRA NASCE!

Mace-nos la com essa maquineta diabolica :)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #5 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 15:55:58 pm »

julgo que qq fresa de tupia para madeira serve para a sua Kress. no seu caso vai precisar de fresas direitas e em V para gravação.
baixando o feed rate até podem ser usadas em aluminio. no caso das fresas direitas se possível opte por fresas helicoidais

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #6 em: Quinta, 03 de Novembro, 2016, 19:49:57 pm »
Claro que posso publicar fotos da CNC, só ainda não o fiz porque não quero correr o risco de estar a chatear o pessoal, no final de semana faço umas imagens...

Não se preocupe, por aqui o pessoal gosta de ser aborrecido com fotos de equipamentos e trabalhos...

A minha CNC é de fabrico nacional, era fornecida com um "spindle" chinês, na na altura pedi o upgrade para um Kress. Tenho buchas (encabadouro?) de 6mm, 3mm e 1/8" (3,175mm).Tenho uma área útil de cerca de 60x40cm.

Estive a dar uma vista de olhos no site da Kress e eles têm mini-tupias com pinças ER16. É o caso da sua? Se sim tem o problema simplificado pois pode usar vários tamanhos de ferramentas, incluindo brocas.

Como disse o colega Cerdeira as fresas para madeira podem ser fixadas ao seu equipamento.

Já agora qual o software que usa para programar o CNC?
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #7 em: Sexta, 04 de Novembro, 2016, 10:37:31 am »
A minha tupia (Kress 1050 FME-1) segundo o manual tem "Porta-ferramentas com pinça de fixação ER16 ø mm 8". Quando comprei a máquina, comprei com pinças de 6mm e 3mm, mais tarde, mandei vir de um site alemão mais uma de 1/8" (3,175mm), porque a maior parte das fresas pequenas que se consegue comprar na net são de 1/8", e colocá-las na pinça de 3mm, não me pareceu solução, não era fácil nem de por, nem de tirar, e fiquei com a sensação de que ficava muito menos precisa.

Até aqui tenho feito o corte de madeira com fresas helicoidais de 1 e 2 lâminas, que funcionam muito bem em alumínio, e razoavelmente bem em acrílico, a questão é que tem que ser um corte muito lento (obviamente dependendo da madeira), e queima as fresas com uma facilidade enorme. Alem disso, acho que o corte de madeira, deveria produzir serradura, mas com estas fresas e com os settings que consigo, produz pó.

Em termos de software, estou a usar "Vectric" para produzir o GCode, e a controladora da CNC usa o "Planet-CNC", porque quando comprei a CNC achei que a porta paralela estava a morrer e portanto era melhor uma controladora com porta USB, portanto, não posso usar o Mach3.




Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #8 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 01:04:27 am »
FMoreira,

Se pretender experimentar posso enviar esta fresa, que para metal já não uso e que não compensa mandar re-afiar e recobrir.

É uma fresa de topo em metal duro, 5mm de diâmetro, 5 navalhas (gumes) e encabadouro de 6mm - serve numa das pinças que tem aí.

Se a pretender experimentar, pode envirar os seus dados por mensagem privada.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #9 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 01:06:05 am »
Caso esteja interessado, posso ver-lhe o preço das fresas para materiais compósitos nomeadamente acrílicos.
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #10 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 12:39:58 pm »
Caro Stromlinie,

Fico-lhe muito agradecido pela disponibilidade, e sim, gostava de experimentar essa fresa (seguiu PM), no entanto, e na minha procura pela serra de bancada, este Sábado fui à ferexel, e eles tinham lá algumas coisas, pelo que comprei uma fresa de madeira da makita, e duas fresas de alumínio de uma marca que agora não me lembro.
Já fiz o teste à fresa de madeira em uma peça de MDF e confesso que para já me parece muito boa. Como estava combinado mostrar imagens da CNC, aqui fica um filme do teste à fresa, e algumas imagens da CNC.

https://www.youtube.com/watch?v=ETWYa5ma85E&feature=youtu.be


Abraço,
FMoreira
« Última modificação: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 12:55:46 pm por fmoreira »

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #11 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 13:02:02 pm »
Caso esteja interessado, posso ver-lhe o preço das fresas para materiais compósitos nomeadamente acrílicos.

Sim, se fizer o favor gostava de saber o preço das fresas, e se também puder saber para alumínios, era ainda melhor...    8)


Abraço,
FMoreita

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #12 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 22:22:14 pm »
Costuma-se dizer que a inveja é  feio.
Mas eu estou so um bocadinho invejoso ::)
Essa maquineta deve fazer umas brincadeiras giras.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #13 em: Segunda, 07 de Novembro, 2016, 23:09:08 pm »
Humm... Para já não digo, mas uma CNC assim era capaz de fazer umas coisas engraçadas...

Disse em post anterior que era de fabricação nacional? Uma outra questão, a área útil da mesa é 600x400mm, mas qual é o espaço efectivamente ocupado?

Desde já grato,
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

fmoreira

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 87
    • Ver Perfil
Re: Bits para corte de madeira - CNC
« Responder #14 em: Terça, 08 de Novembro, 2016, 14:46:14 pm »
Humm... Para já não digo, mas uma CNC assim era capaz de fazer umas coisas engraçadas...

todas as ideias, sugestões, "ensinamentos", etc são mais do que bem vindos!  :)

Disse em post anterior que era de fabricação nacional? Uma outra questão, a área útil da mesa é 600x400mm, mas qual é o espaço efectivamente ocupado?

Desde já grato,

Sim é de fabricação nacional, de uma produção quase caseira, mas que me cativou pela atenção que dispensam ao cliente e ao produto.
A área útil é de aproximadamente 600x400mm, talvez um pouco maior, o espaço ocupado pela máquina é de cerca de 850x600mm, mas terei de verificar isso.

Abraço,
FMoreira