Autor Tópico: Secar madeira  (Lida 19133 vezes)

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Secar madeira
« em: Domingo, 29 de Novembro, 2015, 12:40:16 pm »
Advertisement
Advertisement
Tenho vindo a tentar recolher informação na internet sobre o assunto mas as fontes são muitas, confusas e por vezes contraditórias.

Há alguém que me possa dar algumas dicas sólidas de como secar madeira em casa, para posteriormente trabalhar? No momento o objectivo é secar madeira de cofragem, o que quer dizer que será essencialmente pinho, mas pretendo vir a secar outros tipos de madeira, como oliveira (esta mesmo em bruto) e carvalho.

Disponho de um sótão sem placa (gélido no Inverno e abrasador no Verão), com uma área bastante razoável, e alguns palmos de terra, para o propósito.

Qualquer ajuda será bem vinda.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #1 em: Domingo, 29 de Novembro, 2015, 17:22:46 pm »
viva

após muita caminhada através da net sobre o assunto penso que a melhor maneira de secar madeira será colocá-la em sitio abrigado longe dos elementos:( chuva,humidade, excessivo calor.....) empilhada e separada cada camada por umas travessas de madeira para o ar poder circular e aguardar algum tempo ( meses  ;D ;D ;D )

espero ter dado uma ajudinha
Henrique

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #2 em: Domingo, 29 de Novembro, 2015, 17:35:31 pm »
A típica tábua de cofragem que consigo comprar tem cerca de dois metros e sessenta de comprimento.

Quantas ripas de separação para um tamanho assim? É que também há que considerar que a madeira pode embarrigar.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #3 em: Domingo, 29 de Novembro, 2015, 17:46:25 pm »
em relação qualidade /preço

a tábua de cofragem não vem aparelhada logo vai haver necessidade de a aparelhar, logo vai haver necessidade de mais uma máquina para o efeito, logo a sua carteira pode não aguentar  ;D ;D ;D ;D

não seria preferivel comprar o pinho numa madeireira?

talvez precisam também de uns ajustes mas com uma lixadeira de cinta ou uma roto-orbital ( não referênciei estas no outro post) não consigam desenrrascar   
Henrique

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #4 em: Domingo, 29 de Novembro, 2015, 21:01:26 pm »
Talvez tenha muita sorte mas estou a conseguir comprar madeira de cofragem bem cortada, sem grandes falhas e com pouca necessidade de aparelhar ou desbastar.

Em termos de preços, a tábua de cofragem de 3,2x20x260 está a sair a sensivelmente €4,50, ao metro quadrado. Barrotes, com 3m de comprimento, estou a conseguir comprar entre €3 €6 a unidade, conforme as espessuras; no AKI, único lugar onde consigo encontrar madeira seca e aplainada, estou a vê-los com um metro e vinte, 5x5, a €4,5. A tábua aparelhada é um assalto.

Acho que em termos de madeira estou descansado com os preços. O que me preocupa mesmo é secá-la; já tive de a aplainar à unha e não me caíram os braços nem se me desatarraxaram as mãos.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #5 em: Segunda, 30 de Novembro, 2015, 12:34:46 pm »
para quem vive na zona da Grande Lisboa mais propriamente Cacém e arredores existe uma estância de madeira nos Paiões ( Sobreira e Serras )

Deverá haver outras mas desconheço.

Aliás seria bom que os membros deste foram colocassem ( num Tópico novo, claro) as várias empresas de fornecimento de madeiras para além dos AKI'S e Leroy Merlim.

Ps: existe uma outra para os lados do autodromo mas não me recordo do nome
Henrique

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #6 em: Segunda, 30 de Novembro, 2015, 13:01:48 pm »
Parece uma boa ideia.

Na zona de Viseu/Guarda, conheço duas serrações, onde a madeira é de boa qualidade e os preços são muito bons.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #7 em: Segunda, 30 de Novembro, 2015, 18:08:15 pm »
Pode-se  pedir ao adm Joliveira para se criar um tópico fixo onde os membros das diversas regiões iriam colocando os respectivos fornecedores por localidade/região/zona

exemplo: Lisboa   -  Cacém   - " Sobreiras e Serras" ( Paiões )
                Cascais - Alcoitão  - " Aglomadeiras do estoril "  Rua das Fisgas

etc etc etc
« Última modificação: Segunda, 30 de Novembro, 2015, 18:11:46 pm por bata001 »
Henrique

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #8 em: Segunda, 30 de Novembro, 2015, 23:20:44 pm »
para secar madeira siga os conselhos do beta01. o local onde colocar as pranchas deve ser fresco e permitir a circulação de ar.
se for muito quente a madeira seca muito rapidamente na camada superficial e surgem fissuras. se nao houver circulaçao de ar a madeira pode ganhar bolores.
atençao q especies como o carvalho são muito dificeis de secar sem racharem. pinte os topos das pranchas com uma tinta de esmalte ou uma mistura de cola com água de modo a limitar a perda de água q se dá maioritariamente por aí.
lembre-se tb q a madeira demora cerca de um ano a secar por cada 25mm de espessura grosso modo, pelo que pode nao ser muito eficiente comprar madeira recém-serrada.
se usar madeira "verde" nos trabalhos vai ter surpresas desagradáveis.

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Secar madeira
« Responder #9 em: Quarta, 02 de Dezembro, 2015, 02:02:47 am »
Pode-se  pedir ao adm Joliveira para se criar um tópico fixo onde os membros das diversas regiões iriam colocando os respectivos fornecedores por localidade/região/zona

Poderemos em alternativa, usar o seguinte tópico acrescentando "Venda de madeiras". Que lhe parece?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #10 em: Quinta, 03 de Dezembro, 2015, 16:30:11 pm »
Caro Joliveira

Salvo melhor opinião talvez " Fornecedores de madeira " 

Seria bom ouvirmos a opinião dos outros membros

aguardamos
Henrique

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #11 em: Quinta, 03 de Dezembro, 2015, 21:41:59 pm »
A sugestão de criar um tópico para divulgação de locais onde se venda madeira de qualidade parece-me muito bem e útil.

Quanto à madeira: acho que me posso (devo?) considerar sortudo, dado o que foi aqui exposto.

Antes do Verão comprei 4 pranchas de cofragem em bom pinho, ainda húmidas, e coloquei-as no chão do meus sótão, o mais direitinhas possível; infelizmente, não sabia do pormenor de ter de separar as tábuas entre si.
Fui ver delas hoje e a madeira está firme, aparentemente desempenada, sem fungos (tirando os que trouxe do estaleiro, que se tornaram uma espécie de patina verde-acinzentada que sai com a unha), nem rachas e as tábuas estão soltas.
Acho que vou arriscar tirar uma para dar uma passagem com a lixadeira de rolos a ver o que a madeira me diz.

Arrisco que talvez as condições do sótão sejam quase semelhantes às de uma estufa de secagem; no Inverno, o ar é gelado, mas seco e no Verão o aumento de temperatura é gradual e mantém-se estável ao longo do dia; acho que a madeira é quase "cozida": um cepo de mimosa que lá pus para fazer dele um batedor de calçada secou completamente, desde Maio. Pena que aquela bodega de madeira abra toda, porque até tem um grão bonito. Parece que terei de fazer algumas experiências mais controladas.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #12 em: Domingo, 06 de Dezembro, 2015, 05:45:55 am »
Qyrom
So mais uma achega, nao deite lateralmente as tábuas, mas sim deitadas lateralmente (evita os embarrigamentos) e sempre separadas com uns sarrafos de madeira.

esta foi a dica de um carpinteiro que tinha uma estufa de plástico no alto do quintal para secar madeira para construção naval de arte xavega e pequenas traineiras na Fig da Foz.

Eu também compro confrangem quando apanho de jeito para secar mas por questão de espaço comprei num sucateiro um antigo expositor de pronto a vestir com rodas, fiz-lhe mais uns apoios e funciona como cacifo móvel de madeiras de um lado ferros do outro

quanto ao tempo de secagem vá verificando o peso da própria madeira, quando está bem seca tem uma diferença considerável de peso.
por vezes quando tenho duvida tiro um pouco de tábua e limo com uma lima "bastarda" se começar a colar no picado ou a própria serradura se estiver a colar quando apertada nos dedos (se a tabua não for muito resinosa) é mau sinal
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

qyron

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #13 em: Segunda, 07 de Dezembro, 2015, 22:05:47 pm »
Quando fala em não deitar as chapas, refere-se a colocá-las sobre a face mais estreita (sobre a espessura) e não sobre a face da largura, correcto?
Novamente, acho que tive muita sorte, porque assentei-as directamente sobre a laje do sótão e não deformaram de forma excessiva.

Será que pode partilhar alguns detalhes de como essa estufa de secagem foi construída? Tenho um outro espaço, exterior, e se pudesse lá "encaixar" um local para armazenar madeira para a deixar secar seria 5 estrelas.

Já agora, tem alguma dica para secar madeira em tronco? Tenho um projecto para realizar que tem de ser talhado directamente em madeira bruta, devidamente seca, e como será feita em oliveira ou em medronheiro, tenho de ser eu a cortar e secar os cepos.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Secar madeira
« Responder #14 em: Quarta, 09 de Dezembro, 2015, 14:11:39 pm »
Boas

sim o colega Pajo refere-se a isso mesmo ( Chapas  de madeira na vertical; pranchas de madeira na horizontal )

penso que secar um tronco  se deve ter os mesmos procedimentos que com toda a madeira e talvez pintar os topos para ela não rachar

de qualquer maneira ficamos à espera de algum membro com mais ou melhor informação

Henrique