Autor Tópico: Soldar MIG com CO2  (Lida 10359 vezes)

lagosta

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Soldar MIG com CO2
« em: Quinta, 07 de Dezembro, 2017, 14:17:07 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá pessoal,
comprei recentemente uma maquina de soldar MIG/MAG/MMA e tenho andado a experimentar soldar com fio Fluxado, no entanto o preço de uma bobine deste fio é um pouco caro. Estive a verificar e para soldar com Argon é necessário um contracto com pagamento anual para além do preço das botijas, carregamentos, etc.
Como não faço isto a nível profissional parece-me um custo excessivo que não estou disposto a ter, no entanto vi para aí pessoal a dizer que solda apenas com CO2 e que usam as botijas das maquinas dos finos.
Podem-me explicar como isso funciona?

Em principio consigo arranjar uma botija dessas, no entanto penso que nas maquinas dos finos só vêm dois reguladores de pressão (interno da garrafa e para o exterior) e nós precisamos de um regulador de fluxo.
Onde comprar esses reguladores e têm alguma dica de instalação (tipos de mangueira, ligação, pressão, fluxo, etc).

A outra solução é comprar no Leroy aquelas botijas pequenas, mas tb acho que são um balúrdio...


 

lagosta

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re: Soldar MIG com CO2
« Responder #1 em: Sexta, 29 de Dezembro, 2017, 14:49:52 pm »
Ja que ninguem me respondeu fui eu tentar ver no que dava, e resolvi partilhar a minha experiencia.
Pedi a um amigo que tem um café para me arranjar uma botija de CO2 dos finos. Esta botija vem sem qualquer manómetro (regulador de pressao ou fluxo).
Fui a uma loja da especialidade e comprei uma bobine de 5 kg de fio, um regulador de fluxo, mangueira para ligar à maquina de soldar e duas abraçadeiras. O regulador de fluxo encaixa perfeitamente na saida da botija dos finos sem qualquer adaptador adicional. A mangueira entrou mesmo à justa tanto no regulador como na maquina de soldar (quase que nem precisava de abraçadeiras :) ).

Depois inverti a polaridade na maquina, ligando a pistola/tocha ao positivo, mudei a bobine de fluxado para fio 'normal' e experimentei soldar qualquer coisa..... Conclusão, agora ja parece que sei soldar :) as soldas saem muito mais perfeitas do que com fio fluxado. Também se pode dar o caso do fio fluxado que estava a usar ser uma porcaria, que me parece bem verdade, mas mesmo assim penso que quem puder experimentar soldar com CO2 nao se vai arrepender e nao vai querer voltar ao fio fluxado facilmente.

Na realidade nao havia grande razao para explicações do como proceder, mas como tenho pouca experiencia a soldar e muito menos a gás, nao sabia se valeria a pena e qual seria a melhor maneira de experimentar sem mandar dinheiro pela janela fora. No final fiquei bem contente por ter experimentado.

Boas bricolas!!


« Última modificação: Sexta, 29 de Dezembro, 2017, 14:51:50 pm por lagosta »

Fil Reis

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Soldar MIG com CO2
« Responder #2 em: Terça, 12 de Março, 2019, 11:59:58 am »
Caro amigo Lagosta

Eu também ando à procura de uma maquina jeitosa para soldar com CO2. Para o que faço chega perfeitamente. Contudo nas lojas apenas me querem impingir contratos (garrafas) que não me servem, pelo que ainda não decidi que maquina comprar. Sará que me podes dar uma ajuda?

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Soldar MIG com CO2
« Responder #3 em: Sexta, 15 de Março, 2019, 17:38:09 pm »
Caro Fil Reis

Penso que talvez seja dificil uma ajuda do Lagosta atendendo ao facto de que ele já  não visita o forum há pelo menos um ano.

Mas ..... nunca se sabe
Henrique

Artcrime

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver Perfil
Re: Soldar MIG com CO2
« Responder #4 em: Terça, 23 de Abril, 2019, 09:29:38 am »
Boas
Também tenho uma 3 em 1 e estou pensando utilizar as garrafas que vendem no Aki/Leroy é um pouco cara para o tamanho mas bem negociado podemos "pedir" para encher quando terminar a uma amigo soldador ;)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Soldar MIG com CO2
« Responder #5 em: Domingo, 09 de Junho, 2019, 18:58:28 pm »
Eu uso o co2 da bela cerveja.
Tenho é de pedir a um amigo para fazer a troca quando vazia e custa cerca de 37€ mai coisa menos coisa e dura-me uns 2 ou 3 anos com períodos de algum uso intenso.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!