Autor Tópico: Mesa de trabalho  (Lida 21950 vezes)

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Mesa de trabalho
« em: Terça, 24 de Outubro, 2017, 16:30:40 pm »
Advertisement
Advertisement
Bem como o topico diz estou com ideias de fazer uma mesa de trabalho para a garagem (se a acabar de arrumar, está bem pior que a do pajo esteve) ora gostei imenso do sistema que coloco aqui em video mas, existe sempre um mas, não temos os 2"x4" que medidas recomendam para fazer esta empreitada?

https://www.youtube.com/watch?v=PcrTKmO6ttA

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #1 em: Quarta, 25 de Outubro, 2017, 17:09:53 pm »
Ainda cá estou - deram-me ume batida no carro, que foi para a sucata (sem danos pessoais, felizmente), e tenho de resolver as coisas com a seguradora.

Mesa engraçadinha, mas tenho muitas dúvidas quanto à utilidade prática. Digamos, se me permite a expressão, que é espalhafatosamente boa para americano ver e impressionar!
Se estiver a trabalhar em cima dela, como acede às ferramentas que estão lá dentro?
Por outro lado, se nunca trabalhar ou colocar coisas em cima das tampas articuladas, desperdiça muito espaço de garagem. Para que lhe servem as mesas com as tampas articuladas se não lhes pode pôr coisas em cima?
Se fosse a si, tentava analisar bem como a iria usar antes de se meter nisso.

De qualquer forma, no caso de continuar interessado (eu não estaria...), o 2x4 (aproximadamente 5x10 cm) é uma secção quase "sagrada" para os americanos. Na prática, é indiferente que seja essa, que não se utiliza com essa designação na Europa, ou outra semelhante.

nogueiraf

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #2 em: Sexta, 27 de Outubro, 2017, 11:19:20 am »
Ainda bem que não teve nenhum "dano" pessoal (sem ser o carro).

Sim esqueci-me de referir um facto importante não é para ter tampo basculante, se não é tal e qual refere que não servia para nada  ;D
pois também andei a ver por cá nas grandes superfícies de bricolage e o mais aproximado que encontrei foi 35x70 mas encontrar tiras não empenadas é um filme

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #3 em: Domingo, 09 de Junho, 2019, 18:43:22 pm »
Olá malta.
Dado que o tópico e de 2017, pressupondo que o GLFaria tenha resolvido as coisas com a seguradora, ja que fisicamente esta tudo bem (latas ha3muitas)

No entanto faço duas questões
1°- se já conseguiu o modelo de mesa adequado as necessidades?

2°- se já acabou de arrumar a garagem?
E que a minha tem dias que parece uma terefa inglória, basta 5m e fica tudo caótico.🤬🤬🤬
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #4 em: Segunda, 10 de Junho, 2019, 23:30:16 pm »
Olá a todos.
Muito obrigado pelo interesse no meu acidente. As coisas com a seguradora foram resolvidas rapidamente, o único senão foi que como o carro tinha mais de dez anos a "indemnização" foi baixa...

Quanto aos tópicos lançados pelo Pajo:
1º - A bancada - mais precisamente, mini-bancada (120 x 42 cm, não tinha espaço para mais) - está a uso, mas ainda não a considero completa. Tem estado a ser usada para tarefas mais urgentes. Faltam uns quantos pormenores, entre eles um sistema de elevação para poder deslocar a bancada sobre rodízios (embora pequena, já está bastante pesada, vai ficar ainda mais pesada, e o meu quarto de trabalho é precisamente por cima do quarto de dormir do vizinho de baixo, pelo que fazer barulho a deslocar a mesa está fora de questão). Estudei vários sistemas e acabei por projectar um que satisfaz o meu "caderno de encargos" (ou seja, esforço reduzido, pouco atravancamento, não-necessidade de travar o sistema quando a mesa está "em cima"). Falta fazê-lo. Mas eu já disse que quanto mais passam os anos mais lento e menos disposto a esforços estou. E o tempo passa cada vez mais depressa...
Fiz um torno de perna robusto, de dimensões mais do que suficientes para o que habitualmente faço.
Qualquer dia arranjo paciência para documentar um pouco a coisa, para ficarem com uma ideia.

2º - Garagem??? Não sei o que é - tem sido difícil instalar uma no 7º andar onde moro.  O meu quarto de trabalho continua a ser o mesmo, apenas está organizado de outra maneira. Por isso, a tentativa de optimização da arrumação é um processo em constante evolução.

Vou tentar ser mais assíduo no fórum. Provavelmente não tanto como já fui, podem levar isso à conta dos anos que passam...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #5 em: Sábado, 15 de Junho, 2019, 19:53:04 pm »
Olá GLFaria 🙋🏻‍♂️.
Então e umas fotonites 🤔 para ilustrar o seu quarto/garagem vs garagem/quarto, depois dessas mudanças.
Pode ser antes ou depois das da bancada, a velocidade de colocação não importa, asdom a malta tem mais para comentar.

Não leve a mal, ja sabe que eu tenho o hábito de levar isto seriamente brincando.
Cada um ao seu ritmo e eu sou dos que mais tem falhado ao forum.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #6 em: Domingo, 16 de Junho, 2019, 08:56:33 am »
Penso que isto das fotografias é comum a muita gente nas quais eu me incluo
Eu pessoalmente não tenho muita pachorra para estar a tirar fotos enquanto faço as minhas bricolages

precisava de um operador de camara  ;D ;D ;D

Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #7 em: Sábado, 07 de Dezembro, 2019, 23:53:32 pm »
Boa noite, gente! Ainda estou por cá, embora pouco activo. Está por aí alguém?

No passar dos últimos dois anos estive muito tempo fora da minha morada habitual, e quando regrassei tive de recomeçar a "desentupir" e reorganizar (o que é um permanente "em curso"...) o meu espaço de trabalho, geralmente vítima de invasão por trastes domésticos a necessitar de reparação. Entre os quais (trastes) o meu engenho de furar, que tive de desmontar completamente, mas sem o qual não sei trabalhar. Coitado, é pequeno e fraquinho e tem mais de trinta anos de uso intenso. Digamos que estou agora a recomeçar em modo muito "soft" a fazer algumas coisas.

Este post iria normalmente para a "conversa de café", mas como o pajo pediu umas "fotonites" do trabalho na minha bancada, que continua mais ou menos no mesmo estado em que estava há 6 meses, aqui vão elas. Se alguém quiser trocar impressões acerca da construção do torno "de perna", que não é realmente "de perna", esteja à vontade. Mas ainda há muito trabalho a fazer na bancada. A este ritmo, talvez daqui a um ou dois anos esteja como a quero agora - e nessa altura já sentirei necessidade de a modificar...

Aqui vão as fotos (nota: o risco preto que parece um fio, à frente do torno na segunda fotografia, não é um fio - foi uma "nabice" minha quando reduzi a foto, e lá o deixei ficar).
Se entretanto passarem as semanas, desejo para todos um bom Natal e Ano Novo.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #8 em: Sábado, 14 de Dezembro, 2019, 00:13:50 am »
Olá GLFaria!!
Que bela perna  ;D
Fico contente qua já tem o seu "atelier" orientado.
E essa bancada tambem tem muito pano para trabalhar.
Afinal somos bricoleiros, e por isso pedrmos fazer as coisas devagar mas com alma, caso contrário eramos empreiteiros e o nosso passa tempo passava a ser um stress.
Infelizmente as minhas fotos desapareceram porque não quero pagar por algo que era gratuito mas pelo menos uma vez por mês tenho tentado publicar algo novo no canal de vídeo 
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #9 em: Quinta, 19 de Dezembro, 2019, 19:17:42 pm »
Gostei de ver a bancada principalmente a parte do torno

Feliz Natal e um Bom Ano
Henrique

AlexB

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 130
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #10 em: Sexta, 07 de Fevereiro, 2020, 12:48:27 pm »
Já cá não vinha a algum tempo por isso aqui só agora vi essa bancada.
Muito bom aspecto essa bancada e principalmente esse torno de perna. Uma bancada minimamente decente e principalmente alta por causa das costas é um dos projectos que planejo assim que tiver tempo.
Essa rosca foi comprada recentemente ou já a tinha? Tenho visto umas online à venda mas ainda são um pouco carotas.
Abraço!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #11 em: Quarta, 12 de Fevereiro, 2020, 18:14:33 pm »
Bom dia

O fuso do torno já tinha comprado há meia dúzia de anos, na loja de ferramentas e ferragens cá do bairro. Para a qualidade de acabamento que tinha foi caro - se bem me lembro andou à volta dos 40 euros, incluindo todas as peças. Deu-me muito trabalho melhorar o acabamento e polir a rosca, mas ficou bastante aceitável. O aspecto acinzentado da rosca é do lubrificante seco que apliquei - não me agradava a ideia de usar óleo ou massa consistente.
Teria sido muito mais simples, embora um pouco mais caro, encomendar um fuso do Dieter Schmid - parecem-me muito bem acabados e tinha-me poupado muito tempo e trabalho.

Este tipo de torno pode parecer, e é, básicamente simples. Mas sugiro a quem queira fazer um “torno de perna” que estude bem os pormenores geométricos e construtivos – há muitas subtilezas importantes que não são mencionadas em todas as publicações e artigos que consultei, pelo que é boa ideia consultar o máximo de fontes possível. Tenho três livros geralmente considerados bons sobre bancadas de trabalho, e mesmo assim tive de consultar muitos artigos (internet, onde mais?...) para compreender bem a importância de alguns pormenores.

Quanto à bancada, esclareço desde já que não fiz de raiz a estrutura, só a reforcei e aumentei-lhe o peso. Utilizei como base uma cómodazinha ordinária de aglomerado folheado a pinho, comprada há mais de 20 anos no "O Vassoureiro", que utilizava para guardar ferramentas. Anexo um “boneco” que talvez permita dar uma ideia geral dos vários módulos principais (desta vez, para não haver perigo de as coisas não jogarem umas com as outras, fiz vários anteprojectos em Sketchup; o “esqueleto” que na imagem se vê em cinza-claro corresponde à estrutura do que era a cómoda; há muitos pormenores que aqui não constam.
Substituí o tampo de origem, que era fraco e mal apoiado, porum "laminado" feito com várias sobras de aglomerado que cá tinha, com um topo substituível em MDF de 10mm. A altura final da mesa, definida à partida, é 86 cm.

Não vou descrever agora todos os pormenores - ia ser muito longo, e não tenho nada preparado. Algum dia, se houver interesse...
Ainda há muito trabalho a fazer - gavetas mais baixas, aumentar o peso do conjunto, arranjar um sistema de elevação e movimentação fácil, etc. O pior é que quase todos os dias aparecem "trabalho de casa", que têm precedência, e cada vez estou mais lento...ou o tempo passa cada vez mais depressa.

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #12 em: Segunda, 16 de Março, 2020, 17:51:05 pm »
Bom projecto.
De vagarinho e quando o tempo permite há que dar continuidade ao que pretendemos.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Mesa de trabalho
« Responder #13 em: Quinta, 19 de Março, 2020, 13:45:08 pm »
Como eu costumo dizer:

" De um grão de areia nasce uma arvore "

De um "caco velho" nasceu UMA BANCADA DE TRABALHO

Continuação de uma boa saúde para todos nestes tempos dificeis


Henrique