Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Mensagens - GLFaria

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 57
46
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:23:28 pm »
Ora, eu só quis dar a ideia-base, as "mariquices" são ao gosto (e à pachorra...) de cada um :).
Por exemplo, um fecho, seja ele de gancho seja um imã, pode dar jeito. E uma forma de a "caixa" não ter tendência a fechar quando está aberta, etc...

47
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:10:11 pm »
Claro que, se quiser caprichar um pouco mais, fica com os formões (e as mãos) mais resguardados...

48
Ferramentas / Re: Suporte para formões
« em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 03:00:39 am »
Acha que tem pouco espaço?  :o :o :o   Vejo para aí tanto espaço vazio à volta!  :laugh:

De qualquer forma, se acha que não tem espaço para alargar mas tem para aprofundar, proponho-lhe uma ideia - veja o boneco que fiz em SketchUp. Não está muito pormenorizado, é só para dar a ideia.

Aliás, proponho-lhe mais uma ideia - em vez de ter aquelas "capinhas" nos formões - estão sempre sujeitas a cair e perder-se, além de que já me aconteceu tirar uma e descobrir que a ponta do formão tinha criado ferrugem - ponha uma pequena "prateleira" por baixo, com profundidade suficiente para assegurar que não há perigo de as mãos irem aos gumes. Veja a foto dos meus (não quero dizer que seja a melhor maneira de os arrumar, quando tiver tempo faço um suporte melhor)

E já agora, como é que pega nos formões quando os tira do suporte? É que a distância entre os eixos dos cabos, no meu suporte, é só 35mm e chega-me (reconheço que é à justa, e ficava mais feliz com 40 ou 45mm, mas eu é que verdadeiramente não tenho espaço!)

49
Serralharia e metais / Re: Aparelho de soldar mig
« em: Terça, 04 de Abril, 2017, 01:04:41 am »
...
A soldadura sem gás a que me referia era a do arame fluxado (MIG também) que não precisa de gás...

Cumprimentos.
David.

A letra G no acrónimo MIG significa Gás. Tecnicamente, se não tem gás, não é MIG! Mas não vou insistir, talvez lhe chamem assim... :)

50
Serralharia e metais / Re: Aparelho de soldar mig
« em: Sexta, 31 de Março, 2017, 02:14:39 am »
Não é exactamente a minha especialidade, mas pelo menos sei que, por definição, soldadura MIG (Metal Inert Gas) é sempre feita com gás inerte, geralmente árgon.
Suponho que a outra, que refere sem gás, é a comum soldadura a eléctrodo.

TIG = Tungsten Inert Gas => sim, também precisam de gás. A diferença fundamental (com implicações nas características do equipamento) é o material do eléctrodo.

Não me atrevo a dar mais esclarecimentos, electrosoldadura é um assunto em que não toco há mais de 30 anos :(  Mas penso que há no fórum que possa discutir consigo os prós e os contras.

51
Ideias, Truques e Dicas / Re: Polir mármore
« em: Quarta, 29 de Março, 2017, 23:08:39 pm »
Obrigado pelo link, pajo, não conhecia de todo esta empresa, é sempre bom saber.

O material da peça que quero polir é mais delicado do que eu pensava. A peça é um candeeiro de mesa com muitos anos, com formas relativamente simples. A pedra é alabastro e não mármore branco, como eu pensava. O alabastro é uma "variedade" de calcite, mais macia do que o mármore, e que exige mais cuidado no restauro. Vou ter de estudar o assunto mais a fundo.

52
Ferramentas / Re: Como arrumam as vossas limas?
« em: Terça, 28 de Março, 2017, 13:53:43 pm »
Na mensagem acima, e relativamente à questão da ocupação de espaço no painel posta pelo pajo, há uma solução de arrumação em painel que pode tornar as coisas mais compactas - inclinar ligeiramente os tubos. Mais fácil do que explicar é um "boneco".

Francamente, a solução mais ou menos horizontal que utilizei pode ser um pouco incómoda, porque os cabos das limas, na posição em que ficam, atrapalham um bocado. Mas eu não tinha sítio de parede para as arrumar de outra forma...

53
Ideias, Truques e Dicas / Polir mármore
« em: Terça, 28 de Março, 2017, 02:51:05 am »
Alguém me sabe dizer qual o(s) produto(s) e técnicas mais adequados para polir mármore em pequenas superfícies?
Tenho em casa óxido de cério, cré, e pedra pomes em pó, mas penso que qualquer destes é capaz de riscar o mármore, e não estou com vontade de experimentar sem saber...

Se alguém me souber dizer, agradeço.

54
Ferramentas / Re: Como arrumam as vossas limas?
« em: Terça, 28 de Março, 2017, 02:41:10 am »
...
Quanto às minhas que são "low cost " custo baixo andam por vezes como se costuma  dizer " ao Deus dara"
Todas as minhas são relativamente "low cost" - todas, incluindo as picadas à mão, são Tomé Feteira. Não vejo motivo para comprar de outra origem. As picadas à mão tive de comprar directamente à fábrica, não encontrei nas lojas onde fui. Fizeram-me um desconto muito bom. Podem não ser tão perfeitas como, por exemplo, as Liogier ou as Auriou, mas são incomparavelmente mais baratas.
Mas mesmo sendo "low-cost", não há razão para as tratar mal, dá-me jeito que estejam em boas condições ;)

...
Ora aí está uma boa ideia para este tipo de arrumação.
...
A ideia-base não é minha, há (na net, claro, onde mais?...) muitos exemplos  de arrumações de todo o tipo de coisas utilizando tubos de PVC. Limitei-me a pensar que seria uma boa ideia para arrumar limas.

...
(a titulo de exemplo, nunca passo o dedo na lima nem na peca a trabalhar).
...
Penso que este é um dos mitos do qual ninguém que o invoca até agora me conseguiu explicar a origem!!! E, o que é mais, não consta de nenhum dos documentos que tenho de diversos fabricantes (Auriou, Liogier, Nicholson, Simonds). Aliás, fui ensinado nas saudosas aulas de trabalhos manuais a segurar a lima com as duas mãos.

As únicas referências escritas que tenho e que talvez se possam de alguma maneira relacionar com isso é que a lima não deve estar gordurosa ou com óleo, porque isso reduz a sua capacidade "mordente". Como as mãos geralmente têm óleos e ácidos...Mas quer a Auriou quer a Liogier recomendam guardar as grosas enroladas num pano com óleo.

O meu raciocínio leva-me a pensar que seja a existência natural de óleos e ácidos nas mãos que tenha dado origem a esse mito.
É um facto que no trabalho dos metais as mãos ficam muito facilmente oleosas - e geralmente não são bem limpas entre operações, quando muito são esfregadas num bocado de desperdício...
Quanto aos ácidos, estou disposto a admitir que algumas mãos talvez possam deixar resíduos que originem oxidação nos dentes das limas - se elas forem muito manuseadas antes de serem arrumadas.

Mas até que alguém me demonstre ou explique com argumentos técnicos válidos que assim deve ser, a história de nunca tocar numa lima com os dedos para mim é..."estória"!

Já agora - para limpar limas, usar escova de pelos de nylon (uso uma escova de dentes velha para as limas mais pequenas, e uma escova de unhas para as maiores), ou de latão (que geralmente têm a vantagem de ter pelos mais finos do que as de nylon - pelo menos as minhas têm). Nunca, mas nunca, as escovas de aço que há no comércio como sendo próprias para limpar limas - dão cabo das limas em pouco tempo.


55
Ferramentas / Como arrumam as vossas limas?
« em: Segunda, 27 de Março, 2017, 02:36:20 am »
Para que não haja protestos  :), esclareço desde já que para efeitos deste tópico uso a designação "lima" para tudo - limas, grosas, limatões,...

Estou interessado em saber como resolvem o problema da arrumação das vossas limas. São ferramentas delicadas e que convém tratar com cuidado, senão estragam-se num instante. A seguir mostro como resolvi no meu caso, e com os meus constrangimentos de espaço, mas gostava de ter mais ideias.

Não tenho muitas, mas tenho algumas. Até há algum tempo, a "arrumação" delas era um tubo de uns 10cm de diâmetro, com base, pousado no chão. Não era nada bom para as limas, mas não tenho parede nem gavetas onde as meter (excepto as limas de calado, claro, que estão numa gavetinha)

Entretanto, comprei algumas grosas picadas à mão, e essas certamente nunca iriam para o tubo comum. Por outro lado, estava farto de dar pontapés no tubo. Depois de muito olhar à roda, reparei que tinha um pequeno espaço desaproveitado debaixo de uma prateleira, e resolvi dar-lhe uso.

Utilizei tubo eléctrico de 25mm (diâmetro interior 22mm ) para as largas - chatas, meia-cana, etc - e tubo de 16mm (diâmetro interior 13mm, se bem me lembro) para as mais estreitas - redondas e triangulares. Fiz uma armação rústica, separando entre si os tubos com cavilhas de 8mm, para dar espaço para os cabos.

Não está exactamente bonito, nem sequer me dei ao esforço de lhe aplicar qualquer acabamento, mas para já está funcional. As limas estão muito mais bem tratadas. E seja como for, quando arranjar mais limas, o que mais tarde ou mais cedo vai acontecer, terei de fazer alguma coisa maior - ainda tenho espaço debaixo da prateleira.

56
Modelismo e Maquetes / Re: Miniatura fora de série
« em: Quarta, 22 de Março, 2017, 22:29:11 pm »
pajo, com esse entusiasmo todo da sua parte tinha que ser uma escavadora!  :D :D :D

Não há dúvida que é um trabalho espantoso, em concepção e em execução, mesmo considerando que foi feito com uma máquina CNC. Também deve ter sido trabalhoso fazer os programas.  Pena que não mostrem algumas das peças enquanto estavam a ser fabricadas.

Obrigado por ter mostrado.


57
Ideias, Truques e Dicas / Re: Limpeza de paredes interiores
« em: Segunda, 20 de Março, 2017, 19:30:22 pm »
Aprofundei a questão com umas colegas que teêm pequenotes artistas em casa e:
O lápis de cera e um problemão para limpar.

O conselho é água bem quente detergente e esponja com esfregão verde.

Em alternativa lixa fina e tnta >:(

Cuidado com o esfregão verde, não pode ser aplicado muito energicamente. Já me aconteceu ficar com bocados de parede esverdeados. Esse esverdeado, conforme o tipo de tinta original da parede, pode não ser fácil de tirar. De uma forma ou de outra, acaba sempre por ser preciso pintar.

58
Ferramentas / Re: Plaina stanley SB3 (em recuperação)
« em: Segunda, 13 de Março, 2017, 13:56:19 pm »
Trabalho meritório e bom entretém, pajo   :)

Permita-me duas observações:
- A menos que o efeito pretendido seja apenas decorativo, uma plaina como essa não justifica tanto trabalho. Opinião pessoal, claro. E já percebi que o pajo tem uma energia inesgotável... ;)
- Para efeitos de utilização nenhuma plaina, seja qual for a sua qualidade, necessita de um acabamento a grão 1000, muito menos 2000 (mas é verdade que no meu primeiro trabalho do género também caí nessa). Grão 800, ou mesmo 600, são mais do que suficientes. De qualquer forma, depois das  primeiras passagens já fica toda riscada. E se a ideia for reduzir o risco de enferrujar, mais vale passar com um trapo oleado ao fim do dia.
O importante é a planimetria e, muito especialmente, o estado da área em torno da boca.
Tudo apenas a minha opinião, claro.

59
Bricolage Café / Re: Descrição de algumas ferramentas.
« em: Segunda, 06 de Março, 2017, 22:56:09 pm »
Só agora vi o vídeo, e estou perplexo. Leram mesmo (e entenderam...) o que lá está escrito????  :o :o :o
É tudo para ter piada, e nem sequer tem muita! Aliás, o título do vídeo dá logo uma ideia...

60
Madeiras / Re: Bancada de marceneiro - Reciclada
« em: Sábado, 04 de Março, 2017, 16:49:31 pm »
Bom aproveitamento, Marco. Tenho um trabalho do mesmo tipo para fazer há anos, mas como "trabalho" só em pequena escala e, mal ou bem, as minhas bancadas Workmate me têm resolvido os problemas, isso fica sempre para trás...

Curiosidade minha - que modificações pretende fazer no tampo, ou melhor, que tipo de tampo está a pensar fazer?

Espero que nos vá pondo ao corrente, estou sempre muito interessado :)


Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 57