Autor Tópico: Substituir rolamentos do engenho de furar  (Lida 9466 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Substituir rolamentos do engenho de furar
« em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 00:47:34 am »
Advertisement
Advertisement
Uma pequena pergunta de carácter prático para o pajo (ou para quem tiver um engenho de furar semelhante aos nossos)

A avaliar pelas fotografias do seu engenho de furar, que o pajo pôs no fórum há algum tempo, o meu deve ser bastante semelhante ao seu (antes das suas modificações ao acionamento, claro...), com excepção da potência, que se bem me lembro no seu é 300W ou 500W.

O meu é um Rhino de 250W, transmissão por correias, 5 velocidades, curso 50mm, capacidade da bucha 13mm, distância entre o eixo da árvore e a coluna 100mm. Penso que é provavelmente mais antigo que o seu, mas estes engenhos básicos são todos construídos mais ou menos da mesma maneira. Junto uma foto (tirada antes de diversas modificações que fiz)

Preciso substituir os rolamentos da árvore. A última vez que desmontei o engenho para manutenção tentei desmontá-los mas, por mais que me esforçasse, não consegui. Não sei se têm algum freio, mas por mais que olhasse não consegui ver nenhum, ou se estão presos de outra forma qualquer, ou se estão montados à pressão.

Como o pajo é um desmontador/montador compulsivo  ;), sou capaz de apostar que já substituiu os rolamentos do seu. Se sim, importa-se de dizer como fez para os desmontar/montar? É que não gosto de andar à pancada a rolamentos, não são feitos para isso.

Desde já obrigado.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Substituir rolamentos do engenho de furar
« Responder #1 em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 13:48:22 pm »
Assim à pressa, consigo ver este freio debaixo da polie.



Mas julgo que a arvore sai pelo lado da bucha, depois de tirar a manivela.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Substituir rolamentos do engenho de furar
« Responder #2 em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 14:45:05 pm »
Obrigado. Mas a árvore eu tirei sem problemas. Tirei mesmo tudo o que estava dentro da carcaça, excepto os rolamentos, que não consegui. E bem tentei...
Se tivesse a certeza de como era e que conseguia, desmontava-os em qualquer altura e substituía-os num instante. Mas sem ter a certeza não me vou meter nisso por agora, o engenho faz-me falta.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Substituir rolamentos do engenho de furar
« Responder #3 em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 15:37:57 pm »
E com uma anilha de chapa grossa e varão roscado, para fazer um saca improvisado?
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Substituir rolamentos do engenho de furar
« Responder #4 em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 16:11:21 pm »
Talvez. Mas antes de rebentar com a coisa vou tentar obter mais algumas informações.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Substituir rolamentos do engenho de furar
« Responder #5 em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 17:11:03 pm »
Talvez este possa ajudar

https://youtu.be/gWwmgC_TkBQ
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Substituir rolamentos do engenho de furar
« Responder #6 em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 18:19:22 pm »
Obrigado, pajo. Conheço esse vídeo.
O meu engenho é construído de forma diferente. Os dois rolamentos não são montados na árvore, são montados na carcaça e ficam lá dentro quando a árvore é desmontada. Pena não ter tirado umas fotografias quando o desmontei...

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Substituir rolamentos do engenho de furar
« Responder #7 em: Quinta, 23 de Fevereiro, 2017, 17:33:25 pm »
Encontrei no YouTube um vídeo interessante relativo à desmontagem de um engenho igual ao meu. Marca diferente, mas como sabemos isso não quer dizer nada: https://www.youtube.com/watch?v=m_GpcEoUoTc

Interessou-me muito o método utilizado para retirar a bucha. Nunca me tinha lembrado deste, que pode ser utilizado com as buchas com encabadouro fêmea B16, que geralmente não têm um furo cego. Costumava tirá-la da forma clássica "à pancada", com umas cunhas entre a bucha e a árvore, mas o sistema mostrado no vídeo é muito mais saudável para a máquina.

Já conhecia, de um vídeo de Savvas Papassavva   https://www.youtube.com/watch?v=gFcafBGalk8    , o método sugerido para suprimir a folga entre a árvore - fazer um rasgo na cabeça e apertar com um parafuso. Mas só tenho este engenho, faz-me falta, não sei que tal é a qualidade da fundição, e não tenho vontade nenhuma de arriscar parti-lo...

Penso, mas já não me lembro ao certo, foi há um par de anos ou mais, que os rolamentos que não consegui desmontar foram os da "manga" onde é montada a polie e que por sua vez transmite a rotação à árvore (vê-se bem esta peça a partir do minuto 3:34). Neste vídeo também não são retirados.
E agora me lembro que também não consegui, ou talvez nem sequer tenha tentado, desmontar os rolamentos interiores da árvore. Estava com pressa para voltar a montar tudo, o engenho faz-me sempre falta.

Algum dia tenho de voltar a desmontá-lo, já está com algumas folgas. Mas agora vai dar mais trabalho, porque o actual posicionamento do interruptor atrapalha...