Autor Tópico: X-Acto - o nome e a história  (Lida 11620 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
X-Acto - o nome e a história
« em: Sexta, 13 de Julho, 2012, 01:35:10 am »
Advertisement
Advertisement
Boa noite a todos

Há uns tempos propus-me falar do nome X-Acto. Aqui vai.

Com a marca X-Acto aconteceu, em Portugal, o mesmo que com a Black & Decker há uns 40 anos. Alguns dos mais "antigos" (> 60 anos...) talvez se lembrem que, por finais dos anos 1960 ou princípios dos 1970, a B&D lançou uma campanha comercial muito forte dirigida ao mercado amador. Em resultado disso, muita gente passou a chamar a qualquer berbequim eléctrico, fosse de que marca fosse, "um Black & Decker".

Com a X-Acto aconteceu algo semelhante, embora não relacionado com qualquer campanha publicitária. Segundo li, Portugal é um dos poucos países onde qualquer ferramenta, do tipo das que em inglês se chama "utility knife", é genéricamente chamada "um X-Acto". Há alguns anos passou-se até comigo uma cena caricata numa conceituada loja de ferramentas de Lisboa onde, quando procurei peças da X-Acto, um douto empregado (bastante mais novo do que eu) me olhou com ar superior e declarou: "para já, X-Acto não é uma marca, é um tipo de ferramenta". Que podia eu fazer senão rir na cara dele?

Vamos então a uma curta história da genuína X-Acto.

A companhia X-Acto foi fundada em Nova York por um emigrante polaco de nome Sundel Doniger. A empresa começou por produzir seringas e outro equipamento hospitalar. No início dos anos 1930 começou a produzir lâminas cirúrgicas de precisão, que eram montadas num cabo especial que permitia utilizar uma variedade de lâminas intermutáveis. Doniger tinha pensado vender este produto a cirurgiões, mas o produto não foi aceite por ser muito difícil de limpar e manter limpo.

Segundo reza a história, a ferramenta X-Acto que tornou famosa a companhia foi criada quando um publicitário ao serviço da X-Acto necessitou de uma ferramenta para fazer retoques em peças publicitária. Doniger terá projectado uma ferramenta a partir do esboço feito por este seu empregado. Um seu cunhado sugeriu que poderia ser um bom produto para o mercado das artes gráficas, e o produto foi tão bem aceite que a X-Acto o passou a produzir em grande escala.

Na sequência deste sucesso a X-Acto lançou-se no projecto e produção de uma variedade de ferramentas e instrumentos especificamente destinados ao mercado das maquetes e do modelismo. Estes produtos podiam ser comprados isoladamente ou em conjuntos contidos em caixas ou armários produzidos propositadamente para este fim. Ao longo da vida da empresa Doniger obteve várias patentes relativas a produtos da linha X-Acto e outros produtos.

Em 1971 a companhia X-Acto, Inc. foi comprada pela CBS, Inc, que em 1981 a revendeu à Hunt Corp. Em 2004 a Hunt fundiu-se com a Elmer's Corporation, de Columbus, Ohio, dando origem à Elmer's Products, Inc., de cuja linha de productos a X-Acto faz actualmente parte. ( http://xacto.com/products/cutting-solutions.aspx )

Algumas imagens (que espero caibam na mensagem):
- o logotipo original da X-Acto
- a mais clássica de todas, a X-Acto #1 com a lâmina #11
- um mostruário X-Acto dos anos 60 (fotografia obtida no número de Março de 1965 da revista Model Car Science)
- fotografia de um armário dos anos 1940 (#89 Tool Chest - infelizmente muito vandalizado por mim e pelos meus irmãos ao longo do tempo) que herdei do meu avô . As ferramentas, incluindo o berbequim manual, aliás muito ordinário, são originais da X-Acto. Vê-se também na fotografia uma caixinha original de ferramentas X-Acto que os meus pais me deram pelos meus 15 anos.
- uma embalagem original de lâminas #27

E pronto, aqui está o que na realidade é a X-Acto. É uma curiosidade que espero que achem interessante.

Mas como vamos agora chamar às tais "utility knives"? Até penso que chamar-lhes X-Acto dá jeito...

Divirtam-se

G.

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:X-Acto - o nome e a história
« Responder #1 em: Terça, 17 de Julho, 2012, 15:36:24 pm »
ah o sr Faria é o verdadeiro 'tool junkie'.
está (muito) melhor q o artigo da wikipedia.
curiosamente nas minhas actividades, principalmente de marcenaria, nunca precisei de nenhum x-acto

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:X-Acto - o nome e a história
« Responder #2 em: Terça, 17 de Julho, 2012, 18:00:13 pm »
É, se fosse milionário não tinha mansão que chegasse, comprava todas as ferramentas do mercado...

Ainda estou espantado por, certamente num momento de fraqueza, ter dado a um marceneiro de S. Tomé dois belos bedames com cabo de madeira herdados do meu avô (que não era marceneiro, mas também gostava de ferramentas...). Tinham certamente mais de 60 anos. Depois de os ter em casa durante uns anos, pensei "morando num andar nunca os vou usar, antes dá-los a quem sejam úteis".

É natural que, na qualidade de marceneiro, nunca tenha precisado de um X-Acto - são ferramentas de maquetista ou de modelista, não de marceneiro.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:X-Acto - o nome e a história
« Responder #3 em: Domingo, 22 de Julho, 2012, 22:56:19 pm »
Excelente!
É o que posso dizer, as coisas que se podem aprender aqui.
Eu tambem sou um ferramentaoolico.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Stromlinie

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 485
    • Ver Perfil
    • Multisubjects, Lda.
Re: X-Acto - o nome e a história
« Responder #4 em: Quinta, 18 de Fevereiro, 2016, 10:22:47 am »
"Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 120 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico. "


Não tem, mas devia ter!

Obrigado por este tópico maravilhoso! Dos meus tempos de juventude e do modelismo, ainda tenho "a mais clássica de todas, a X-Acto #1 com a lâmina #11" (aliás tenho duas ou três, com várias lâminas, que mandei vir de Inglaterra ou dos USA, já não me recordo).

É pena não se conseguirem arranjar lâminas da marca (pelo menos não tenho conseguido...)

Mais uma vez muito obrigado GLFaria por este óptimo tópico.
« Última modificação: Quinta, 18 de Fevereiro, 2016, 23:41:37 pm por Stromlinie »
Boa bricolage, em segrança,

Stromlinie

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: X-Acto - o nome e a história
« Responder #5 em: Quinta, 18 de Fevereiro, 2016, 23:17:33 pm »
Há tópicos que por mais antigos que sejam permanecem atuais. Este é um deles pela sua forma esclarecedora.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: X-Acto - o nome e a história
« Responder #6 em: Sexta, 19 de Fevereiro, 2016, 16:48:09 pm »
Boa tarde

stromlinie, agradeço as suas simpáticas palavras. Já não me lembrava do "artigo". Não é mérito meu, limitei-me a sintetizar a história da X-Acto a partir de elementos disponíveis a qualquer um - na Net, onde mais?  :)

Já agora, uma curiosidade que vejo que não expliquei é, porquê o nome "X-Acto"?(para uma pessoa de língua inglesa, a pergunta seria supérflua).
Em inglês, a letra X pronuncia-se como nós pronunciamos "ex". Assim, em inglês X-Acto pronuncia-se como "exacto" (o que, para dizer a verdade, e com excepção talvez dos "bisturis", as ferramentas que tenho da X-Acto certamente não são)

Quanto ao armário, que é de madeira macia muito ordinária, veio de casa dos meus pais com uma grande carga de caruncho. Na altura, dei-lhe um valente tratamento com Xilofene, mas no ano passado voltaram a aparecer alguns sinais suspeitos. Por isso, guardei as ferramentas todas numa caixa, desmontei completamente a gaveta, que estava cheia de gretas e muito atacada, voltei a dar umas "injecções" ao armário e agora uso-o para guardar parte dos meus instrumentos de medição e marcação, que não são muitos mas estavam espalhados por várias gavetas. Se voltarem a aparecer sinais de caruncho, o destino do armário está traçado...

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: X-Acto - o nome e a história
« Responder #7 em: Sábado, 20 de Fevereiro, 2016, 00:28:17 am »
Este foi um dos primeiros tópicos do GLFaria!

E foi das melhores descrições sobre uma ferramenta que li neste forum.

Eu faria a mesma figura de burro da tal empregado :-[

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!