Mostrar Mensagens

Esta secção permite-lhe ver todas as mensagens colocadas por este membro. De realçar que apenas pode ver as mensagens colocadas em zonas em que você tem acesso.


Tópicos - GLFaria

Páginas: [1] 2 3 ... 6
1
Bricolage Café / Duas abordagens ao COVID-19
« em: Segunda, 23 de Março, 2020, 00:22:21 am »
Boa noite a todos.

Para variar, não vou falar de bricolage nem da minha micro-oficina, que continua a avançar a passo de caracol, embora seja aconselhável ficar em casa o tempo todo - a minha mulher e eu já estamos naquela gama de idades em que é recomendado não ir à rua, a não ser em caso de absoluta necessidade. Felizmente temos quem possa ir ao supermercado! (eu até iria, mas o que se está a passar noutros países leva-me a ser prudente - o pior ainda está para vir)

Recebi hoje o exemplar de um fluxograma como eu gosto - muito sintético e instrutivo.
Lamento não saber de quem é a autoria, senão atribuía-a com todo o gosto e com os meus parabéns. Aqui vai.


2
Ferramentas / Berbequim Einhell?
« em: Sexta, 09 de Fevereiro, 2018, 16:25:57 pm »
Boa tarde a todos

O meu berbequim Bosch PSB 650 está com problemas na electrónica do controle de velocidade, que aliás nunca foi muito boa. Já o que tive anteriormente morreu por aí, e o que tive antes desse também morreu, mas já não me lembro por onde.

Como alguns se lembrarão, não sou fã da linha verde da Bosch. A (pouca) qualidade não justifica o (alto) preço.Tenho tido vários tipos de problemas com os equipamentos que tenho comprado últimamente pelo que, após uns quarente e tal anos de Bosch, vou passar a comprar marcas mais baratas - assim como assim, se se avariarem o prejuízo é menor.

Quero um berbequim com bucha de cremalheira - quem já tentou utilizar bucha de aperto rápido em furos difíceis sabe porquê - e não muito caro.

O único que encontro na área "amador" é o Einhell TH-ID-1000-E (não me interessam berbequins, que os há, a 20 ou 30 euros)
Alguém tem experiência com o material Einhell? Problemas sistemáticos? Robustez? Impressões?

Desde já obrigado



3
Bricolage Café / Boas Festas
« em: Domingo, 17 de Dezembro, 2017, 21:23:19 pm »
Boa noite, pessoal

Isto anda bastante morto de há uns tempos para cá, é uma pena.

Calculo que este ano tenha sido complicado para muita gente.

Mesmo assim, espero que ainda haja alguns que ocasionalmente venham espreitar o fórum, e aproveito para desejar a todos Boas Festas, Feliz Natal e um ano de 2018 melhor do que 2017.

G.

4
Boa tarde a todos

Interrompi as minhas contribuições desde Julho. As obras em minha casa ainda não acabaram, continuamos sem cozinha, sem máquina de lavar roupa e, o que é ainda mais grave, sem o meu quarto de trabalho. Comida é comprada feita, lavagens são na lavandaria. Não sai barato.
No sítio para onde fugi das obras não tenho computador, e o meu telemóvel não é lá muito "smart" (ou, mais provavelmente, eu é que não sou). Por isso, vou continuar sem contactar até...

Para entretanto contribuir com alguma animação, tentei anexar algumas fotos de uma catapulta de brinquedo que improvisei em dois ou três dias para o meu neto. Está feita para atirar bolas de pingue-pongue.

Mas este malfadado sistema continua a não me deixar fazer isso, diz-me sempre que não consegue aceder à pasta de ficheiros  >:( >:( >:(
Continuo a usar o Windows 7 (experimentei o Windows 10, mas não gostei) e o Internet Explorer (eu sei, eu sei, o IE é primitivo, mas eu também sou!). Não estou particularmente interessado em ter de me inscrever numa rede social só para enviar fotos.

Alguém me sabe dizer o que se passa, ou que procedimentos tenho que alterar?
Desde já obrigado.

5
Bricolage Café / Solidariedade
« em: Quinta, 19 de Outubro, 2017, 20:28:10 pm »
Boa tarde a todos

O fórum não tem andado muito movimentado.
Gostaria de poder pensar que os incêndios que houve não tiveram a ver com o caso, mas receio que isso tenha acontecido a alguns.
A minha solidariedade para com todos os que foram afectados, este ano foi mesmo terrível   :'(

6
Bricolage Café / Para fazer no Verão
« em: Quinta, 20 de Julho, 2017, 01:41:21 am »
Ora bem, pessoal, isto tem andado um bocado mortiço   :( E eu, pela minha pouca actividade, tenho indiscutívelmente contribuído para essa "morticidade".
Tenho andado ocupado demais com as pequenas questões domésticas. A mina cara-metade resolveu alterar completamente a cozinha, algumas paredes abaixo e tudo. O problema? O meu quarto de trabalho é ao lado da dita cozinha, com acesso através dela, e a remodelação implica fechar a porta de acesso a esse quarto e abrir uma nova porta noutra parede. Não preciso explicar as implicações, não é?

Claro que enquanto a obra durar (previsão 2 meses, o que significa provavelmente 3...), vou estar por aqui o menos possível. No fim de contas, não sou eu o dono da obra  ;)

Entretanto, para quem não souber o que fazer nas (eventuais, se tiverem sorte) férias, sugiro uns saltinhos em para-quedas. Como fez a sogra de uma das minhas irmãs, que aos 96 anos deu o primeiro salto e que depois, quando lhe quiseram oferecer um copo de água, perguntou se não podia ser antes uma mini!  :laugh:

Ora vejam (o vídeo não inclui a parte da mini, essa soube-a pela minha irmã):
http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/aos-96-anos-antiga-enfermeira-cumpre-sonho-de-saltar-de-paraquedas/596a6bf10cf257bba39f8392

(não me perguntem porque é que não dou o exemplo, já lá vai o tempo e o último salto que dei foi há uns 45 anos)

E posto isto, boas férias para quem as tiver e até à próxima, provavelmente só lá para finais de Setembro, se (contrariamente ao que sempre cá acontece) cumprirem os prazos.




7
Bricolage Café / Os acontecimentos deste fim de semana
« em: Quarta, 21 de Junho, 2017, 00:11:03 am »
Boa noite a todos,

espero sinceramente que nenhum membro do fórum tenha sido directamente afectado pelos terríveis incêndios que têm ocorrido nos últimos dias (indirectamente afectados fomos todos, penso, pelas imagens que vimos e pelas histórias pessoais que lemos ou ouvimos... ou conhecemos).

A minha solidariedade para com todos

8
Ferramentas / Fabrico de plainas (YouTube)
« em: Quinta, 27 de Abril, 2017, 19:20:45 pm »
Para os que estiverem interessados, aqui vão dois links interessantes. Basta ver, não é preciso ouvir.

https://www.youtube.com/watch?v=MdH43wiB0IA   (Clifton)

https://www.youtube.com/watch?v=fOpwhFlD38M   (Veritas)

Mais do que o "como são feitas", as diferenças de tecnologias e das apresentações são fascinantes.

A  casa-mãe da Clifton (CLICO), de que esta era um negócio marginal, fechou as portas salvo erro em 2015; ao que parece a Thomas Flinn & Co. absorveu a parte do fabrico de plainas.

9
Ideias, Truques e Dicas / Montar pneus???
« em: Domingo, 16 de Abril, 2017, 18:30:52 pm »
O pajo, que é aqui o especialista em equipamento pesado, conhece esta técnica para montar pneus?  :o

https://www.youtube.com/watch?v=QbHpjttWrEA

Nunca me passaria pela cabeça (mas também é verdade que não costumo montar pneus...)

10
Ideias, Truques e Dicas / Polir mármore
« em: Terça, 28 de Março, 2017, 02:51:05 am »
Alguém me sabe dizer qual o(s) produto(s) e técnicas mais adequados para polir mármore em pequenas superfícies?
Tenho em casa óxido de cério, cré, e pedra pomes em pó, mas penso que qualquer destes é capaz de riscar o mármore, e não estou com vontade de experimentar sem saber...

Se alguém me souber dizer, agradeço.

11
Ferramentas / Como arrumam as vossas limas?
« em: Segunda, 27 de Março, 2017, 02:36:20 am »
Para que não haja protestos  :), esclareço desde já que para efeitos deste tópico uso a designação "lima" para tudo - limas, grosas, limatões,...

Estou interessado em saber como resolvem o problema da arrumação das vossas limas. São ferramentas delicadas e que convém tratar com cuidado, senão estragam-se num instante. A seguir mostro como resolvi no meu caso, e com os meus constrangimentos de espaço, mas gostava de ter mais ideias.

Não tenho muitas, mas tenho algumas. Até há algum tempo, a "arrumação" delas era um tubo de uns 10cm de diâmetro, com base, pousado no chão. Não era nada bom para as limas, mas não tenho parede nem gavetas onde as meter (excepto as limas de calado, claro, que estão numa gavetinha)

Entretanto, comprei algumas grosas picadas à mão, e essas certamente nunca iriam para o tubo comum. Por outro lado, estava farto de dar pontapés no tubo. Depois de muito olhar à roda, reparei que tinha um pequeno espaço desaproveitado debaixo de uma prateleira, e resolvi dar-lhe uso.

Utilizei tubo eléctrico de 25mm (diâmetro interior 22mm ) para as largas - chatas, meia-cana, etc - e tubo de 16mm (diâmetro interior 13mm, se bem me lembro) para as mais estreitas - redondas e triangulares. Fiz uma armação rústica, separando entre si os tubos com cavilhas de 8mm, para dar espaço para os cabos.

Não está exactamente bonito, nem sequer me dei ao esforço de lhe aplicar qualquer acabamento, mas para já está funcional. As limas estão muito mais bem tratadas. E seja como for, quando arranjar mais limas, o que mais tarde ou mais cedo vai acontecer, terei de fazer alguma coisa maior - ainda tenho espaço debaixo da prateleira.

12
Ferramentas / Substituir rolamentos do engenho de furar
« em: Quarta, 22 de Fevereiro, 2017, 00:47:34 am »
Uma pequena pergunta de carácter prático para o pajo (ou para quem tiver um engenho de furar semelhante aos nossos)

A avaliar pelas fotografias do seu engenho de furar, que o pajo pôs no fórum há algum tempo, o meu deve ser bastante semelhante ao seu (antes das suas modificações ao acionamento, claro...), com excepção da potência, que se bem me lembro no seu é 300W ou 500W.

O meu é um Rhino de 250W, transmissão por correias, 5 velocidades, curso 50mm, capacidade da bucha 13mm, distância entre o eixo da árvore e a coluna 100mm. Penso que é provavelmente mais antigo que o seu, mas estes engenhos básicos são todos construídos mais ou menos da mesma maneira. Junto uma foto (tirada antes de diversas modificações que fiz)

Preciso substituir os rolamentos da árvore. A última vez que desmontei o engenho para manutenção tentei desmontá-los mas, por mais que me esforçasse, não consegui. Não sei se têm algum freio, mas por mais que olhasse não consegui ver nenhum, ou se estão presos de outra forma qualquer, ou se estão montados à pressão.

Como o pajo é um desmontador/montador compulsivo  ;), sou capaz de apostar que já substituiu os rolamentos do seu. Se sim, importa-se de dizer como fez para os desmontar/montar? É que não gosto de andar à pancada a rolamentos, não são feitos para isso.

Desde já obrigado.

13
Literatura e Recursos para a Bricolage / "Shopnotes"
« em: Segunda, 30 de Janeiro, 2017, 02:57:49 am »
Creio que as ideias incluídas nesta revista podem ter interesse para alguns, mesmo que só consigam "ler" os bonecos

http://dlia.ir/Scientific/Magazines/WoodyEquipment/ShopNotes/other/Crafts%20-%20Woodworking%20Magazine%20-%20ShopNotes%2092.pdf

14
Ferramentas / Presente de aniversário
« em: Segunda, 23 de Janeiro, 2017, 18:58:43 pm »
Uma fotografia do presente de aniversário que me deu a minha cara-metade.  :)
Como é evidente, a ideia foi minha - há muitos anos que ela não se atreve a comprar-me ferramentas...  ;)
Precisava mesmo duma peça desta qualidade? Francamente, não, embora me dê jeito. Mas há anos que queria ter um destes - e só me interessava Starrett ou melhor.

15
Ferramentas / Ferramentas não-motorizadas
« em: Quinta, 12 de Janeiro, 2017, 22:12:59 pm »
Aqui vai, para quem acha que sem ferramentas motorizadas não se podem fazer certos trabalhos. Vale a pena ver completamente. Estes filmes antigos são sempre muito instrutivos   :)

https://www.youtube.com/watch?v=3V0gQ9M45G8

Páginas: [1] 2 3 ... 6