Autor Tópico: [AJUDA] extracçao de fumos  (Lida 18739 vezes)

striker_

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
[AJUDA] extracçao de fumos
« em: Domingo, 15 de Novembro, 2009, 21:02:33 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa noite.

Tenho uma divisao separada da minha casa já um pouco antiga onde já foi recuperado o forno a lenha, o velhinho "burralho" ;D
etc, mas tenho um problema que é a extraçao de fumos ou seja quando acendo o forno fico com o interior completamente cheio de fumo, tenho uma chaminé em "cone" a saída do forno e depois a saída com tubo de inox de 200mm e tem 4m de altura. A minha ideia era criar um "Y" logo a seguir ao telhado e meter um ventilador ou algo do género a emporrar o fumo para cima. Andei a ver alguns mas sao bastante caros e nem encontrei para aquele diametro de tubo  :-\ Já alguem fez aqui algo parecido? Ou me pode dizer que tipo de ventilador comprar, quantos "cfm" sao precisos para ser eficaz e ao mesmo tempo "economico"?

Todas as ajudas sao bem vindas.

Obrigado desde já ;)

rsacouto

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 145
    • Ver Perfil
    • Arranja Tudo
Re:[AJUDA] extracçao de fumos
« Responder #1 em: Terça, 17 de Novembro, 2009, 01:19:58 am »
Pois... o fumo...  ::) não sou só eu a cheirar a chouriço   8)

Até que a lenha pegue é normal que haja fumo... eu que o diga ando a queimar lenha verde é terrível!

O meu problema é que tenho a chaminé mais baixa que o telhado que foi feito posteriormente  :o

Vou tentar informar-me  :D

striker_

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:[AJUDA] extracçao de fumos
« Responder #2 em: Terça, 17 de Novembro, 2009, 19:21:25 pm »
Pois... o fumo...  ::) não sou só eu a cheirar a chouriço   8)

Até que a lenha pegue é normal que haja fumo... eu que o diga ando a queimar lenha verde é terrível!

O meu problema é que tenho a chaminé mais baixa que o telhado que foi feito posteriormente  :o

Vou tentar informar-me  :D


Já pesquisei algumas coisas, mas tudo bastante dispendioso..  :-[

JFSHOTEL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Prestador de Serviços
    • Ver Perfil
Re:[AJUDA] extracçao de fumos
« Responder #3 em: Quinta, 24 de Maio, 2012, 00:19:00 am »
Sei que já lá vao alguns anos, mas gostava de saber se conseguiu solucionar o problema da chaminé

As vezes a falta de tiragem da chaminé deve-se ao facto do tubo não ter a dimensao certa, ou o mesmo nao ter o cumprimento certo.

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:[AJUDA] extracçao de fumos
« Responder #4 em: Quinta, 24 de Maio, 2012, 20:30:34 pm »
Boa noite.

Ao contrário das muitas opiniões que surgem nestas situações e na maioria das vezes o problema não é o diâmetro da tubagem ( que deve ser selecionada tendo em conta a boca de saída da lareira ou neste caso o forno.

Um dos grandes problemas é a altura a que fica o topo da chaminé que em muitas situações fica mais baixa que o ponto mais alto do telhado impedindo a correcta aspiração. Esta deve ficar sempre pelo menos 30 a 50 cm acima do ponto mais alto do telhado.

Só assim se consegue ter um correcto desempenho.

Cumprimentos.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:[AJUDA] extracçao de fumos
« Responder #5 em: Segunda, 18 de Junho, 2012, 15:23:54 pm »
...

Um dos grandes problemas é a altura a que fica o topo da chaminé que em muitas situações fica mais baixa que o ponto mais alto do telhado impedindo a correcta aspiração. Esta deve ficar sempre pelo menos 30 a 50 cm acima do ponto mais alto do telhado.
...

De acordo.

Também convém ver se o exterior não está excessivamente abrigado do vento ou se a circulação do ar por qualquer motivo não se faz "ao contrário" (tive um problema destes num respiradouro de uma casa de banho - o ar não saía, entrava pelo respiradouro...).

Se o sítio for mínimamente ventoso, talvez possa experimentar um daqueles extractores passivos, de formato esférico, que tantas vezes se vêem a rodopiar por cima de prédios. São feios que se fartam, mas fazem pouco barulho, são mais baratos do que um ventilador motorizado, e não gastam energia. Ao que me disseram dão boa extracção desde que a tubagem não seja muito alta - já ouvi falar de até 6 ou 7 metros - mas não tenho experiência prática. E não sei é como é que se comportam com as temperaturas de descarga de fumos de uma chaminé.

G.

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:[AJUDA] extracçao de fumos
« Responder #6 em: Segunda, 18 de Junho, 2012, 23:09:09 pm »
Boa noite.

Se bem entendi suas palavras o que tentou dizer é aquilo a que se dá o nome de Girândola.

Ora se assim o foi é algo que não deve ser utilizado na extracção nem em lareiras nem em caldeiras.

Muitas vezes e, apesar de muitos afirmarem o  contrário, a girândola pode criar o chamado efeito de tampão acabando por bloquear qualquer extracção de fumos.

Para ambas as situações existem melhores formas das quais destaco os chapéus chineses ou até mesmo um simples H. Consegue-se ter uma melhor aspiração já que a própria combustão é "forçada" a sair dada as diferenças de volumes e circulação de ar ou vento.

Relativamente à observação que colocou na sua casa de banho as situações são completamente distintas pois nas lareiras as chaminés ou registos têm como finalidade a aspiração de gases e na sua situação é um respiradouro que apenas serve para enviar os vapores gerados pelos banhos através de extracção forçada (extractores de casa de banho).

Se por ventura não tinha um extractor e principalmente com janela que abre quando o mesmo se encontra em funcionamento e fecha quando está inactivo, é perfeitamente normal que não só ouça como sinta o ar vindo do exterior.

Relativamente ao seu último ponto no que toca a temperaturas nas chaminés (e não respiradouros), os materiais utilizados devem ser apropriados. No respiradouro pode utilizar o pvc que utiliza nos esgotos por exemplo, mas nas chaminés não pode nem deve utilizar tal material. Infelizmente já remodelei muitas e muitas habitações que tinham os registos das cozinhas em pvc. Este material não é indicado para tal finalidade até porque não suporta as temperaturas de uma queima/combustão.

Poderá utilizar alguns materiais, como por exemplo, os tubos spiro, tubagens em inox ou alumínio devidamente certificadas ou até mesmo os tubos zincados que são ligeiramente mais económicos. Estes materiais, normalmente certificados, são os adequados para a utilização de extracção de gases gerados pela combustão.

Espero ter sido útil e, caso existam outras questões ou situações similares, não hesitem em partilhar.

Cumprimentos.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:[AJUDA] extracçao de fumos
« Responder #7 em: Terça, 19 de Junho, 2012, 10:08:48 am »
Obrigado, é interessante saber desse potencial problema das girândolas, vou estudá-las um bocadinho para aprender mais sobre o tema (não preciso de instalar uma, mas é sempre bom aprender...)

Quanto à ventilação da minha casa de banho interior, não é simples. Resolvi o problema de uma forma pouco elegante mas que funciona - um exaustor centrífugo próprio para casas de banho, com palhetas que se fecham quando não está a funcionar. Barulhento (inevitável, suponho: a conduta de saída só tem 100mm de diâmetro, há a pressão a vencer e o caudal necessário para renovação do ar...), mas resulta.

A dificuldade é que é um prédio do início dos anos 70, com 8 andares e várias fracções em cada andar; não se conseguiram encontrar desenhos nem na Conservatória (a época em que foi construido era conturbada...), os tubos de ventilação das casas de banho interiores estão agrupados em vários blocos e nunca se conseguiu determinar ao certo quais correspondem a que fracção...
Embora o topo do prédio seja muito ventoso, vários proprietários (mas não todos) em diferentes andares se queixam do mesmo problema, pelo que também pode haver questões de geometria das tubagens ao longo da estrutura do prédio. Para fazer a exaustão das chaminés das cozinhas, que estão mais agrupadas, foi necessário instalar dois ventiladores enormes no topo do prédio - que, novamente, resultam para umas fracções mas não para outras, e fazem tanto barulho - novamente, só para uma parte das fracções - que só são ligados às horas em que normalmente se preparam refeições.

Obrigado
G.