Autor Tópico: Cama embutida móvel  (Lida 6111 vezes)

mcaferrao

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Cama embutida móvel
« em: Sábado, 14 de Setembro, 2013, 14:50:53 pm »
Advertisement
Advertisement
Bom dia a todos,

Recentemente comecei a interessar-me por móveis "inteligentes" que permitem uma poupança de espaço e se revelam soluções muito práticas para equipar uma casa.

Este meu interesse levou-me a "descobrir" a empresa Resource Furniture que claramente se encontra na vanguarda, com este tipo de design.

Enquanto surfava pelo site da empresa, apercebi-me que o meu novo projecto tinha de ser algo parecido com isto.

  http://www.resourcefurniture.com/space-savers/queen-space-saving-beds/circe_sofa

Parece-me uma solução perfeita e fantástica para um escritório, que pode ao mesmo tempo transformar-se em quarto de hóspedes para receber amigos numas férias ou num fim de semana. Quando os amigos saem, rapidamente se fecha, e volta a transformar-se num sofá.

Agora, o grande problema é mesmo o "como fazer". Tenho procurado bastante por essa net fora, mas não encontrei nenhum projecto em que me possa basear. Sou relativamente novo na bricolage e no trabalho em madeira, e tenho algum receio em iniciar um projecto que se pode tornar numa verdadeira dor de cabeça.

Se alguém tiver dicas, sugestões, ou mesmo se já tiver feito alguma coisa parecida... Agradeço a ajuda que me possam dar.

Parece-me que a parte mais complexa do projecto se prende com a questão dos equilibrios necessários para que tudo funcione bem. Terá de ter um centro de gravidade baixo, o peso terá que estar em na cabeceira, mas como é que isto se consegue? E para além dito, pouco mais sei de momento.

Cumprimentos,

Miguel


ruidomingos

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 129
    • Ver Perfil
Re:Cama embutida móvel
« Responder #1 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 08:27:09 am »
Que "belo" projecto sim senhor. Para quem começou na bricolagem há pouco tempo esse é um projecto para durar...

Isso tem vários componentes a ter em consideração, a estrutura, o mecanismo a base, etc... Para mim ainda é um projecto muito avançado :)

Mas há aqui malta que é capaz de o ajudar  ;)

Boa sorte  ;D

Cumps

cerdeira

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 259
    • Ver Perfil
Re:Cama embutida móvel
« Responder #2 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 13:33:15 pm »
talvez a maneira mais fácil seja usar amortecedores ou molas hidráulicas para o mecanismo basculante da cama. a alternativa usar molas mecanicas e braços articulados (tipo porta de garagem) torna-se mais um projecto de metalomecanica e em portugal é quase impossivel obter material de forma fácil a nao ser q conheça alguem na industria.

veja aqui:
http://www.gasstrutengineering.co.uk/index.php?page=newapplications

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Cama embutida móvel
« Responder #3 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 14:30:12 pm »
No fim de contas, trata-se do tipo de amortecedores hidráulicos usados nas tampas dos capots e porta-bagagens dos automóveis, e possivelmente em muitas outras aplicações. Sendo assim, são equipamentos "de consumo" e deve haver um mercado de sobressalentes.

Desde que seja possível determinar a força e o curso necessários (o site indicado por cerdeira dá algumas pistas quanto a requisitos necessários para definir o produto), talvez até seja possível encontrar algo adequado no mercado nacional de sobressalentes automóvel.

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re:Cama embutida móvel
« Responder #4 em: Segunda, 16 de Setembro, 2013, 20:14:02 pm »
É uma bela ideia sim senhor, penso que a abordagem terá que ser ppor fazer uma armação metalica do tamanho do colchão e depois avançar por ai, amortecedor ou contrapeso será por ai o seguinte passo.

A estrutura a bascular num eixo fixo, pode ser feito de uma maneira simples sem amortecedores etc, apenas com travão, mas claro que quem tiver que a fechar tem que levantar todo o peso.

A mola amortecedor pode sempre ser aplicada á posteriori caso se queira melhorar o projecto, tudo depende do nivel que queremos, para um bricola o projecto pode sempre melhorar hehe