Autor Tópico: Suporte para formões  (Lida 12723 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Suporte para formões
« em: Domingo, 09 de Abril, 2017, 08:03:54 am »
Advertisement
Advertisement
Se servir de inspiração para alguem fica aqui a dica ;D



Podem ver a construção completa aqui

http://forum.bricolagetotal.com/ideias-truques-e-dicas/arrumar-a-garagem-(se-alguma-vez-for-possivel)/30/
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #1 em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 03:00:39 am »
Acha que tem pouco espaço?  :o :o :o   Vejo para aí tanto espaço vazio à volta!  :laugh:

De qualquer forma, se acha que não tem espaço para alargar mas tem para aprofundar, proponho-lhe uma ideia - veja o boneco que fiz em SketchUp. Não está muito pormenorizado, é só para dar a ideia.

Aliás, proponho-lhe mais uma ideia - em vez de ter aquelas "capinhas" nos formões - estão sempre sujeitas a cair e perder-se, além de que já me aconteceu tirar uma e descobrir que a ponta do formão tinha criado ferrugem - ponha uma pequena "prateleira" por baixo, com profundidade suficiente para assegurar que não há perigo de as mãos irem aos gumes. Veja a foto dos meus (não quero dizer que seja a melhor maneira de os arrumar, quando tiver tempo faço um suporte melhor)

E já agora, como é que pega nos formões quando os tira do suporte? É que a distância entre os eixos dos cabos, no meu suporte, é só 35mm e chega-me (reconheço que é à justa, e ficava mais feliz com 40 ou 45mm, mas eu é que verdadeiramente não tenho espaço!)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #2 em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:10:11 pm »
Claro que, se quiser caprichar um pouco mais, fica com os formões (e as mãos) mais resguardados...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #3 em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:11:49 pm »
Boa ;)
Assim ainda não me tinha ocorrido.
Já tinha imaginado em dois andares a meia altura um do outro.
A prateleira em baixo deve poupar muitos palavrões e adesivos ;D ;D..
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #4 em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:17:17 pm »
Parece que as nossas respostas se cruzaram no caminho, mas julgo que posso manter o que disse ;D :laugh:

Este ultimo esta mais elaborado mas creio que substituía a frente da caixa por uma placa de acrilico (mariquices :laugh: :laugh:)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #5 em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:23:28 pm »
Ora, eu só quis dar a ideia-base, as "mariquices" são ao gosto (e à pachorra...) de cada um :).
Por exemplo, um fecho, seja ele de gancho seja um imã, pode dar jeito. E uma forma de a "caixa" não ter tendência a fechar quando está aberta, etc...

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #6 em: Segunda, 10 de Abril, 2017, 23:41:33 pm »
No caso do fecho estava a olhar para o ímã, creio que ficava bem posicionado no lado oposto da dobradiça.
Na caixa julgo que daria para fazer uma brincadeira engraçada. Fecho automatico.

E passo a explicar: Como e uma dobradiça de piano, pode-se cortar um pouco numa ponta deixando o eixo exposto 5 ou 6 mm.
Depois usando uma pequena mola das minimolas de roupa (à venda no chineses ) é so enfiar na ponta do eixo exposto e temos um fecho automatico (talvez um pouco rápido demais) mas a bricolage vive das invenções.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #7 em: Terça, 11 de Abril, 2017, 00:24:16 am »
Se compreendi a sua descrição, pessoalmente, não me parece boa ideia. Com uma simples mola, a porta há de estar sempre a querer fechar, mesmo enquanto estamos a tirar uma ferramenta. Precisará de ter um sistema de bloqueio quando está aberta - uma "mariquice"?

É sempre um bom princípio de projecto tentar simular mentalmente a operação, por vezes nos projectos mais simples pode permitir descobrir algum potencial problema (nos que não sejam simples é outra cantiga...)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suporte para formões
« Responder #8 em: Terça, 11 de Abril, 2017, 15:06:08 pm »
Era por isso que eu dizia que ''fecharia rapido demais''

Mas fica a ideia, para aguçar o engenho de alguem
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!