Autor Tópico: Truque para aplicar bucha de madeira  (Lida 26962 vezes)

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Truque para aplicar bucha de madeira
« em: Terça, 08 de Março, 2016, 22:50:03 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa Noite.
Irei fazer um breve um móvel ( modulo) para a minha bancada de cozinha e irei utilizar as vulgares buchas de madeira.
Tenho sempre muita dificuldade em ficar tudo certinho.
Alguém tem dicas ou algum jig que possa partilhar aqui com a malta?


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #1 em: Terça, 08 de Março, 2016, 23:40:56 pm »
Há dispositivos ("jigs" para quem preferir...  :) ) de várias marcas, por exemplo Wolfcraft, para isso mesmo. Não posso dar opinião sobre o que se consegue com eles porque nunca os usei.

O sistema mais tradicional, que possivelmente conhece, era com uns marcadores como os da fotografia (tirada do catálogo da Leroy-Merlin). O método era faze o furo numa das peças, meter lá um marcador do diâmetro correcto - com a ponta para fora, claro - ajustar o melhor possível uma peça à outra na posição desejada, e pressionar - a ponta deixava uma marca no sítio onde devia ser apontada a broca para fazer o furo na 2ª peça.
Há muitos anos que não uso esse sistema, não me lembro que rigor conseguia, penso que não era muito, mas sempre era melhor que nada.

O terceiro método, bastante falível mas que por vezes utilizo, é ajustar e fixar uma peça à outra na posição final e fazer a furação simultânea das duas peças. Claro está que se as peças se mexerem...  :(. Em geral, só uso este método em peças pequenas, ou quando quero reforçar uma colagem na qual não tenho confiança.

G.

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #2 em: Quarta, 09 de Março, 2016, 08:35:20 am »
Bom dia.
Os marcadores que apresenta também os utilizo mas sem os resultados que esperava.
Sobre a furação em simultâneo de ambas as peças a unir utilizei recentemente para fazer umas gavetas para arrumar material na oficina.
Este método para mim tem o inconveniente é que deixa os furos exteriores visíveis apesar de haver tampas ou autocolantes para os disfarçar.
Para o móvel em questão qualquer dos métodos apresentados não preciso Ter muito rigor ou os furos estarem visíveis pois será um modulo para ser colocado entre os que ja existem para uma bancada de cozinha onde existe um tampo.
Gl Faria, pelo que percebo é fluente em inglês~es, que designação técnica posso utilizar para pesquisar para as bucha de madeira?
Obrigado

Carbono.Silício

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #3 em: Quarta, 09 de Março, 2016, 10:12:31 am »
Bom dia.
Os marcadores que apresenta também os utilizo mas sem os resultados que esperava.
Sobre a furação em simultâneo de ambas as peças a unir utilizei recentemente para fazer umas gavetas para arrumar material na oficina.
Este método para mim tem o inconveniente é que deixa os furos exteriores visíveis apesar de haver tampas ou autocolantes para os disfarçar.
Para o móvel em questão qualquer dos métodos apresentados não preciso Ter muito rigor ou os furos estarem visíveis pois será um modulo para ser colocado entre os que ja existem para uma bancada de cozinha onde existe um tampo.
Gl Faria, pelo que percebo é fluente em inglês~es, que designação técnica posso utilizar para pesquisar para as bucha de madeira?
Obrigado


Em Inglês:

Wooden dowels


Em português (para evitar confusões...) o termo mais correcto para se usar é cavilha de madeira pois bucha é a peça de plástico, metal ou também madeira que, embora igualmente se introduza em orifícios, alarga após a introdução de parafuso, travando-a.

Neste caso em questão há vários formatos e processos de aplicar cavilhas para unir madeiras, mas estes cilíndricos são os mais comuns e fáceis de aplicar, embora nem sempre com resultados satisfatórios caso não se tenha em conta que tipo de madeira se está a usar (quer nas placas quer nas cavilhas)...

Com alguma prática diríamos que ainda é dos melhores processos em termos de rapidez vs resultado final.





bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #4 em: Quarta, 09 de Março, 2016, 12:13:10 pm »
eis os meus jigs ( gabaritos )

se são 100%

tem dias. outros são uma eterna desgraça

como têm de estar fixos em determinada posição basta um deslize e o furo fica logo 1 ou 2 mm ao lado

é antigo.

há dias o Lidl teve à venda um kit semelhante a este ( mais bonito pelo menos a caixa )

na net há de facto jigs que devem ser, penso eu de que, 100%



Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #5 em: Quarta, 09 de Março, 2016, 16:36:06 pm »
Temos aqui alguém que sabe tudo (pelo menos a teoria...), sobre todos os assuntos, e sabe responder a tudo!
Acho que vou deixar de me ser útil.

G.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #6 em: Quarta, 09 de Março, 2016, 17:08:12 pm »
GLFaria

de facto temos

o aparecimento do " Carbono:Silicio " é ou pode nos ser de facto muito úteis

eles têm muitos bons conhecimentos em várias áreas

os outros sabem um bocadinho de cada coisa, alguns não só por causa da idade mas também porque em alturas da vida tiveram de fazer das tripas coração

e por aqui andamos
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #7 em: Quarta, 09 de Março, 2016, 17:17:17 pm »

eles têm muitos bons conhecimentos em várias áreas

Permita-me que discorde.

Sem dúvida escrevem muito sobre vários temas. Mas, a meu ver, está por provar que têm "bons conhecimentos".
Pelo menos sobre um assunto que conheço bem os "conhecimentos" não pareciam famosos, o que lança dúvidas sobre o crédito a atribuir aos restantes escritos (por isso sugeri que se abstivessem de escrever sobre esse tema específico).
Mas, como talvez já tenha ouvido dizer, "em terra de cegos..."

G.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #8 em: Quarta, 09 de Março, 2016, 17:41:32 pm »
GLFaria


não posso deixar de concordar

e ....

caro

fiquemo-nos por aqui

e por aqui nos vamos manter

até já
Henrique

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #9 em: Quinta, 10 de Março, 2016, 20:33:54 pm »
Boa noite Ruben,

tal com diz o colega Faria, os "pinos" (não sei como se chamam) não têm um resultado muito satisfatório...usei apenas num projecto e...digamos que não me satisfez.
Tenho um jig igual ao do colega Bata, da wolfcraft, é bom para encontrar centros...porque quando o faz está sobre uma determinada pressão  (força) e o furo costuma sair direito...já noutras aplicações deixa um pouco a desejar...cumpre, mas em determinadas situações pode notar que as peças não casam na perfeição.
Tenho-me servido de um jig que fiz há uns tempos, que uso juntamente com o da wolfcraft, e os resultados melhoraram bastante  8)

Já agora, se quiser pesquisar em inglês sobre o tema, é "dowel pin jig", penso que no youtube há vários videos sobre o assunto.

Deixo a seguir o video de onde tirei inspiração para fazer o meu jig ::)

https://youtu.be/_vF6PD6pRHs


espero ter ajudado
abraço
Francisco

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #10 em: Sexta, 11 de Março, 2016, 17:34:28 pm »
Boa Francisco ;)

Não conhecia este do video, mas tenho de aprofundar. Parece-me dos mais praticos, simples e fiaveis que vi até hoje. :o
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #11 em: Sexta, 11 de Março, 2016, 18:03:28 pm »
uma pergunta

e se os furos não ficarem centrados?

as distancias exactamente iguais.

será que funciona assim tão bem?

Henrique

Francisco_Monteiro

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #12 em: Sexta, 11 de Março, 2016, 22:21:45 pm »
Boas colega Bata,

se bem percebi, a sua dúvida é acerca da centralidade dos furos, quanto a isso é tranquilo, porque assim que aperta os batentes laterais pode ter a certeza que o furo é mesmo centrado (desde que o jig esteja bem construido).
Se a questão é quanto ao casamento exacto das duas peças  (não me sei expremir melhor) esse é conseguido atravez do "pino" (cavilha) que está acoplado ao jig, o que permite fazer a furação nas duas peças em intervalos exactamente iguais...(a mim custa-me usar a palavra "exactamente", porque a minha formação é analítica onde são raras as coisas exactas...mas dentro do possível o jig funciona de forma muito satisfatória  8) ).

Abraço
Francisco

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #13 em: Sexta, 11 de Março, 2016, 23:09:08 pm »
uma pergunta

e se os furos não ficarem centrados?

as distancias exactamente iguais.

será que funciona assim tão bem?


Se os furos não ficarem centrados e as distâncias não forem "rigorosamente" respeitadas, então não é um dispositivo digno desse nome!  ;D ;D ;D (chamem-lhe "jig", se preferirem)

Agora a sério, já tinha visto isso em qualquer sítio, suponho que no You Tube. Achei que tinha algumas ideias interessantes, mas penso que para resultar como deve ser exige um grande rigor de execução. E mesmo que bem executado tem muitas articulações para ganharem folgas. Há muitas probabilidades de deficiências na execução do dispositivo. Opinião puramente pessoal, claro.

Embora não tão completos e (talvez) com menos aplicações, prefiro os do tipo que mostro nas fotos (tiradas da net). São de mais fácil execução e têm menos probabilidades de falhar. Que me lembre nunca precisei de fazer nenhum, mas o princípio faz todo o sentido.

G.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #14 em: Sábado, 12 de Março, 2016, 08:58:06 am »
de todos estes e outros mecanismos ou jigs eu....

prefiro utilizar o paquímetro vulgo " péclise " ou " pied de coulisse "
Henrique