Autor Tópico: Truque para aplicar bucha de madeira  (Lida 26963 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #30 em: Sexta, 18 de Março, 2016, 20:52:51 pm »
Advertisement
Advertisement
Cont. ......


como poderão ver na última foto existe uma diferênça de + ou - 1 mm tudo relacionado com algum erro durante o processo

Confesso que não me apeteceu ver onde estava


Como gosto de analisar estes problemas e às vezes me dá uma "maluca", resolvi copiar, ampliar e fazer uma "análise dimensional gráfica" (necessariamente pouco rigorosa, mas a frase dá um sentido muito científico à coisa, não dá?)  da 6ª fotografia - aquela em que se vê o topo da tábua com os dois furos feitos - usando as ferramentas de desenho do Excel.

Parece-me que há pequenos desvios, relativamente ao eixo da tábua, em qualquer dos furos, com a agravante de serem em sentidos contrários - no furo do lado esquerdo da fotografia o desvio é para "cima" em relação ao eixo, no do lado direito é para baixo. O que faz com que o desvio acumulado seja a soma dos dois.

Como não sei qual a espessura da tábua, os resultados dos desvios em relação ao eixo são dados em percentagem da espessura.
Temos assim que o desvio do furo do lado esquerdo é aproximadamente entre 3,8% da espessura da tábua, e o do lado direito é de aproximadamente 1,3%. Uma vez que estes se acumulam, temos um desvio total aproximado de 3,8+1,3 = 5,1% da espessura da tábua. Como estamos a falar de valores "mais ou menos", vamos considerar 5%.

Se esta avaliação estiver correcta, para tábuas das espessuras que a seguir indico os desvios em mm deveriam ser aproximadamente os seguintes, arredondados às décimas:
Se a tábua tiver 15mm de espessura: 0,8mm
Se a tábua tiver 18mm de espessura: 0,9mm
Se a tábua tiver 20mm de espessura: 1,0 mm

Avançando ainda mais na maluquice, diria que utilizou uma tábua de 18mm de espessura e cavilhas de 8mm. Já agora diga lá...  :)

G.


pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #31 em: Sexta, 18 de Março, 2016, 22:52:05 pm »
Èpaa!!!, finalmente percebi como é que essa charenga funciona.

Mesmo tendo usado uma madeira maciça não é facil acertar com a verticalidade da cavilha do topo >:(

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #32 em: Sexta, 18 de Março, 2016, 23:12:32 pm »
A pagina mudou e eu não reparei no post do GLFaria!!! (imperdoável da minha parte :-[)

Mas depois de ler concordo com a "teoria de palavras caras".

No entanto, acredito que só para exemplificar, o Henrique não tenha dado a devida importância ao assentamento devido do "device", dando origem ao desalinhamento.

Estas "coisas" deviam de ter um método de fixação próprio, para nos deixar ambas as mãos livres.
Era madeira maciça, imaginem se fosse aglomerado!

Para terminar aposto em 20/22mm de espessura da madeira (parece tábua de solho)
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #33 em: Sábado, 19 de Março, 2016, 09:30:10 am »
infectivelmente usei  ;D ;D ;D

de facto são dois bocados de madeira de 18 mm um maciço e o outro aglomerado laminado o que da a sensação de ser madeira

quando à causa do não alinhamento da coisa devesse em grande parte a esta pecinha ( casquilho )

decerto haverá outras como a falta de esquadria e o desalinhamento das peças, na altura da furação, o trabalhar só com uma mão, etc

aqueles 0,65 são mais 0,50

tirar foto e segurar as peças não é fácil, não

já agora alguém sabe onde se pode comprar estes casquilhos?
Henrique

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #34 em: Sábado, 19 de Março, 2016, 20:41:43 pm »
Finalmente tirei umas fotos ao jingarelho que o meu pai fez há alguns anos.
De facto é  muito simples de utilizar e está feito para aglomerado de 16 mm Penso eu.
Deixo fotos penso que não terão duvidas quanto a sua utilização.
Fixa-se no topo da madeira a furar  e depois fixa-se na lateral da outra madeira que se pertebde unir e fura-se.
O resultado deverá ser certinho afiança o meu pai.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #35 em: Sábado, 19 de Março, 2016, 21:04:02 pm »
rubem

e lá voltamos nós ao principio da questão

esse dispositivo só serve para a espessura de 16 e até ai tudo bem

pela dimensão dos furos parece-me ser para cavilhas de 10 o que me parece  não ser muito indicado

para as outra espessuras terá de se de fazer outros dispositivos

inferiores a 16 com furos para cavilhas de 6

entre 17 e 20 cavilhas de 8

mais de 20 cavilhas de 10

 
« Última modificação: Sábado, 19 de Março, 2016, 21:08:21 pm por bata001 »
Henrique

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #36 em: Sábado, 19 de Março, 2016, 21:51:03 pm »
Vou ver que broca leva e depois digo alguma coisa.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #37 em: Domingo, 20 de Março, 2016, 16:58:43 pm »
correcção ao meu post anterior

segundo informação da Wolfcraft

Henrique

rubenroche

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 242
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #38 em: Terça, 22 de Março, 2016, 00:39:29 am »
Afinal o jingarelho foi feito para fazer uma estante para livros e outra para levar uma televisão grande. A madeira utilizada foi aglomerado de 19mm e o furo mede 10mm.
a ver se faço uma experiência com ele.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #39 em: Segunda, 28 de Março, 2016, 21:28:08 pm »
pois pois

decididamente não

este fim de semana maior por sinal e a pedido de um amigo.

e passo a contar:

aquele gajo ( o meu amigo, claro )  tem - aliás tinha-  um espaço morto por detrás da porta da cozinha

coisa com 230 mm de fundura e + ou - 520 largura e pediu-me se eu lhe podia fazer um movelzito para colocar umas GARRAFITAS  de vinho.

tiradas as medidas e feito o desenho no (S)ketchup lá foi ele mandar cortar a  madeira no leroy ( alfragide)

1º problema - não tinha orla para colocar nas outras partes

consegui encontra-la mais tarde no de sintra ( muito fina - não vale a pena comprar )

entretanto já tinha começado a montagem e ai é que começou o problema

por mais que tentasse, afinasse, aprimorasse, corrigisse e sei lá mais o quê dos furos que fiz só um é que coincidiu

corrigi os restantes, e resolvi colocar colocar estas coisinhas de plástico nas restantes prateleiras

não me parece que continue a utilizar esta junção de bucha ( cavilha ) e furo porque o problema está sempre no 2º furo

tentar utilizar uma tupia? as mais pequenas ( as chamadas laminadoras) pode ser talvez a solução.

só ensaiando




 
Henrique

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #40 em: Terça, 29 de Março, 2016, 00:19:01 am »
Quanto à marcação e (o mais difícil) execução dos furos, haveria várias maneiras de abordar a questão, dependendo do trabalho que quisesse ter para garantir tudo certinho. Já cheguei a fazer gabarits temporários só para ter a certeza das marcações, mas na execução dos furos é que, como se costuma dizer, a porca torce o rabo

Mas uma vez que se trata de uma estante utilitária, ainda por cima para ficar pouco à vista, a primeira alteração que eu teria feito ao projecto seria prever as ilhargas e o separador interior todos com o mesma altura - ou seja, a placa superior e a placa inferior com 500mm de largura, ficando com os topos à vista, e as três peça verticais com a mesma altura (1805mm, se não me engano). Assim havia muito menos probabilidades de erro nas marcações.

Já agora, não percebo aquela cota de 484mm na parte de cima (500-484 = 16mm). Um "gato" na definição dos pontos de início e fim da linha de cota? Ou outra explicação?

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Truque para aplicar bucha de madeira
« Responder #41 em: Terça, 29 de Março, 2016, 08:49:50 am »
Não há "gato"

Se bem que durante a  realização tenha sofrido umas pequenitas alterações  o desenho inicial era este


daí a razão daqueles 500 mm que encolheram ficando-se pelos 484 mm.

PS: a medida seria 1806
« Última modificação: Terça, 29 de Março, 2016, 08:54:31 am por bata001 »
Henrique