Autor Tópico: Suporte para dispositivo apontador  (Lida 6065 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Suporte para dispositivo apontador
« em: Quarta, 22 de Junho, 2016, 20:06:20 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa tarde a todos

Era minha intenção não apresentar aqui este trabalho, uma vez que o considero de carácter pessoal e não dirá nada à maioria dos participantes. Mas como isto tem andado um bocado "morno", e para não dar a ideia que não estou a fazer nada, aqui vai.

Trata-se de um suporte para um dispositivo apontador para computador, para montar na cadeira de rodas de um pessoa com uma deficiência motora profunda e progressiva, que já não consegue utilizar outro dispositivos.

O conjunto é montado na coluna do apoio de cabeça da cadeira de rodas. A "bolacha" existente no suporte é posicionada ao lado da cara do utilizador; o dispositivo apontador propriamente dito (não está nas fotografias) é uma espécie de "almofada", fixada com fita bi-adesiva nessa "bolacha", e accionado por pequenos movimentos da cabeça, e utiliza um software específico.

Na construção utilizei madeira e tubos de fibra de carbono de 5mm (restos de tubos de flechas, dá sempre jeito guardar estas coisas...), materiais que tinha em casa. A rótula onde vai montada a "bolacha" foi aproveitada de um antigo tripé de máquina fotográfica. Nas partes de madeira apliquei um verniz de poliuretano em spray, apenas para as proteger

O mais complicado foi delinear um projecto satisfatório, que permitisse todas as afinações necessárias - e eu não fazia ideia quais poderiam ser - e que pudesse construir com os materiais, ferramentas e equipamentos que cá tenho. Excepto para as furações e para o corte dos tubos, que tem de ser feito com um disco abrasivo a alta velocidade (Dremel...), usei apenas ferramentas manuais.

Se alguém estiver interessado em mais alguns pormenores é só dizer, claro.

Agora que terminei este trabalho (que ainda não foi testado em condições reais) posso voltar ao recondicionamento interrompido do meu Workmate, que está meio desmontado e me faz muita falta.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Suporte para dispositivo apontador
« Responder #1 em: Quinta, 23 de Junho, 2016, 16:04:16 pm »
Boa tarde GLFaria
Tiro o meu chapeu ao seu dispositivo (se lhe posso chamar assim).
Pela qualidade, pela funcionalidade e por poder ser um exemplo de utilidade para outras pessoas com as mesmas necessidades.
Para alem disso a pessoa a que se destina bem pode ficar orgulhosa de ter um equipamento personalizado.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Suporte para dispositivo apontador
« Responder #2 em: Sexta, 24 de Junho, 2016, 08:32:16 am »
5 *****

Desde a concepção até à execução
Henrique