Bricolage Total

Obras, reparações e alterações (em casa e não só) => Ideias, Truques e Dicas => Tópico iniciado por: chinaboim em Domingo, 27 de Dezembro, 2009, 19:00:04 pm

Título: Sugestão de Reparação P/ Máq. Lavar Roupa
Enviado por: chinaboim em Domingo, 27 de Dezembro, 2009, 19:00:04 pm
Pessoal.......

Aqui vai uma sugestão para uma avaria que aconteceu comigo, pode leva-los a poupar alguns "Dólares"

Resumindo, a minha máquina de lavar roupa andava a lavar mal, com alguma pressão externa (a minha esposa) ;D fui ver o que se passava.
  Então constatei que o tambor, "queria" mas não rodava, ou seja entrava em esforço, dava meia volta e voltava a cair.
  Depois de muito dedo esfolado nas correias, muita dor nas costas e 3 dias de trabalho, lá descobri com ajuda da internet.

  CONDENSADOR na sucata, facil de o descobrir, pois nas máq. de lavar os condensadores são enormes (pelo menos nas mais simples, as electrónicas não sei).
  Tirei o jeitoso e fui a uma loja de material eletrónico e no local fizeram o teste onde se veio confirmar o diagnóstico.
   Condensador novo €3.50........ ??? Pois nem eu queria acreditar, se fosse para um técnico seriam umas dezenas.

  Portanto se tiver jeito para as Bricolas tente, pode valer a pena..... ;)


Cumprimentos e boas "Bricolas"........
Título: Re:Sugestão de Reparação P/ Máq. Lavar Roupa
Enviado por: Joliveira em Segunda, 28 de Dezembro, 2009, 22:27:35 pm
Ora ai está uma boa sugestão que pode permitir alguma poupança a quem tiver probelmas semelhantes!

Até hoje a única coisa que tiver de fazer foi substituir uma correia e já foi há alguns anos. Deixo um link que também pode ajudar neste assunto: consertar uma máquina de lavar (http://casa.hsw.uol.com.br/como-consertar-uma-maquina-de-lavar1.htm).

De qualquer forma podemos usar este tópico para ajudar quem se for aventurando pelas máquinas de lavar em casa :)
Título: Re:Sugestão de Reparação P/ Máq. Lavar Roupa
Enviado por: micromys em Quarta, 06 de Janeiro, 2010, 11:07:04 am
Eu substituí a electroválvula de admissão da minha (já nem me lembro quanto custou mas não foi muito cara). Houve algumas obras de saneamento na minha rua e numa das vezes faltou a água. Quando o fornecimento foi restabelecido a água veio da cor do chocolate, cheia de areia e barro o que danificou irremediavelmente a válvula. Desconfiei da válvula porque ao iniciar a lavagem a máquina não "puxava" água, saiam apenas umas pingas na gaveta do detergente. Ouvia-se, no entanto, o esforço da máquina a tentar que entrasse água.

Como nunca tinha aberto uma máquina de lavar, depois de abrir a parte de cima com cuidado, observei bem antes de mexer e tirei umas fotos panorâmicas. Depois identifiquei a zona de admissão da água e a electroválvula. Fiz um diagrama num papel (um boneco  ;) ) com os tubos ligados e fios eléctricos ligados a ela. Retirei as abraçadeiras (de molas), os tubos e fios eléctricos, desaparafusei e removi a peça da máquina. Confirmei que estava completamente obstruída e à primeira vista, sem reparação possível. Encomendei uma peça nova que demorou algum tempo, e, quando chegou, antes de colocar olhei bem para as fotos e para o diagrama que fiz. Montei a electroválvula, fechei a máquina, liguei-a à electricidade e testei... funcionou!  ;D

Abraço