Autor Tópico: Remover negro da cassete lareira (ajuda)  (Lida 21575 vezes)

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« em: Segunda, 14 de Janeiro, 2013, 23:59:15 pm »
Advertisement
Advertisement
Boa noite a todos,

é o seguinte, sempre que a lareira está acesa o vidro fica logo negro e não deixa desfrutar da imagem que dá a lenha a arder.
por mais vezes que limpe o vidro , depois de umas horas a queimar o vidro insistem em ficar preto (completamente).

Já andei pela Internet a procurar e, pelo que percebi, colocando uma camada de parafina liquida depois da limpeza, reduz significativamente o aparecimento do negro.
Alguém já experimentou ? Sabem onde posso comprar ?

Se alguém tiver uma outra ideia e que queira partilha, eu agradeço imenso.

cumprimentos a todos  ;)

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #1 em: Terça, 15 de Janeiro, 2013, 15:41:00 pm »
Boa tarde.

Se fosse possível dar mais alguns pormenores sobre a "lareira" em si, podia ajudar a encontrar algumas soluções.

No caso de recuperadores a lenha com caldeira de aquecimento de água é muito comum o fumo desde cedo.

Deve ainda ter em conta o estado do combustível (lenha), por vezes é preferível adquirir a lenha no verão porque compra com menor índice de humidade (e resinas no caso de pinheiro) para além de que pode ainda poupar na carteira em comprar "fora de época".

A parafina à temperatura ambiente encontra-se no estado sólido, apenas se liquefaz a temperaturas superiores a 50º e também desaparece logo após atingida essa temperatura uma vez que é combustível.

Existem óleos à base de parafina com aditivos que a sustentam no estado líquido mas que eu conheça apenas para efeitos impermeabilização e abrilhantamento.

Verifique ainda se o seu recuperador não tem um regulador para a quantidade de ar que entra. Por vezes a queima é demasiado rápida produzindo demasiado fumo e consumindo excessivamente.

Cumprimentos.
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #2 em: Terça, 15 de Janeiro, 2013, 15:53:56 pm »
boa tarde, desde já obrigado pela resposta  :)

A cassete é deste género


Tem medidas 70x50x40 +/- com regulador de entrada de ar em baixo. A cassete não tem recuperador, ou seja não tem nenhuma caldeira a ser aquecida.
Em relação à lenha também não deve ser por aí, pois toda a lenha que uso é da minha quinta e fica vários anos a secar.

Já experimentei com o regulador fechado e aceso, e mesmo assim o negro acaba por aparecer.

A questão da parafina liquida foi algo que encontrei na Internet, por isso é que perguntei se alguém já tinha usado. Deve haver alguma solução, pois tenho amigos meus que conseguem ter o seu vidro limpo e transparente todo o ano.

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #3 em: Quarta, 16 de Janeiro, 2013, 18:34:15 pm »
ninguém ?  :-[ :-[

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #4 em: Quarta, 16 de Janeiro, 2013, 22:49:44 pm »
 Todos nos perguntamos: É normal o vidro de um recuperador se sujar logo numa noite de uso ?

  Não devia acontecer, no entanto por deficiências da instalação ou devido à concepção de certos modelos, isso pode acontecer.
Opte por um modelo que não se suje muito e por uma instalação correcta.

Nos modelos com registo, ao fechar o mesmo para reduzir o consumo, se o fizer antes da lenha chegar ao "estado de brasa" para reduzir o consumo, geralmente suja o vidro.


Pessoalmente, uso o petróleo para limpar o vidro quando quero que fique mesmo limpinho. Mas, existem produtos nas mercearias que facilmente limpam tal sujidade.

Contudo, recomendo que se informe junto de técnicos especializados e avalie a sua instalação.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #5 em: Sábado, 19 de Janeiro, 2013, 10:52:05 am »
Bom dia.

É necessário ver uma situação, se o recuperador produz fumo e se o mesmo se mantém por algum tempo e só depois quando o fumo desaparece é que fica com o vidro negro. Se for esse o caso não tem extracção suficiente e não há equilíbrio de pressão (depressão). De qualquer das formas concordo com o que diz o amigo Monteiro e informe-se com um técnico especializado, este poderá detectar se existe problema na forma que lhe expliquei ou se há problema do próprio aparelho de queima.

Cumprimentos,
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #6 em: Domingo, 20 de Janeiro, 2013, 19:26:36 pm »
Geralmente existe um "cordão" na porta, para vedação, verifique se está em boas condições.
A entrada de ar com um diferencial de temperatura grande pode projectar o fumo contra o vidro.
Mas uma lareira é uma lareira, lixo no chão, fumo, cheiro a ci... queimado em casa etc.
Faz parte do encanto!
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #7 em: Segunda, 21 de Janeiro, 2013, 19:43:07 pm »
Geralmente existe um "cordão" na porta, para vedação, verifique se está em boas condições.
A entrada de ar com um diferencial de temperatura grande pode projectar o fumo contra o vidro.
Mas uma lareira é uma lareira, lixo no chão, fumo, cheiro a ci... queimado em casa etc.
Faz parte do encanto!

Desde já um obrigado a todos, fico muito grato por toda a ajuda e dicas.

pajo, realmente o cordão que veda a porta esta em muito mau estado, e penso que será disso mesmo que o vidro fica logo negro.

O processo de substituição do mesmo é complicado ? onde posso comprar o cordão ?

mais uma vez, um enorme obrigado :)

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #8 em: Terça, 22 de Janeiro, 2013, 10:22:17 am »
O cordão que o amigo Pajo se refere é o cordão em fibra de vidro:

http://www.ecocasamais.com/joo16/index.php/component/virtuemart/aquecimento/cordao-fibra-vidro-detail?Itemid=0

cumprimentos,

"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

Andremartins

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #9 em: Quarta, 23 de Janeiro, 2013, 19:29:16 pm »
sabem se existe à venda na maxmat ou no bricomarche ?

muito obrigado por tudo, assim que fizer a substituição faço um relato para possíveis duvidas :)

um enorme obrigado a todos :)

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Remover negro da cassete lareira (ajuda)
« Responder #10 em: Quarta, 23 de Janeiro, 2013, 20:03:29 pm »
Caro Andre Martins uma conselho de profissional: evite as compras em superfícies comerciais do tipo MaxMat ou o anti Mestre Maco a não ser que saiba exactamente o que procura.

A formação dos funcionários destas lojas é muito baixa e, se tiver dúvidas não estarão a altura de responder.

Para esta situação em particular recomendo que procure em lojas especializadas na área. Assim, terá sempre a certeza de que ficará bem servido ou, se por ventura, algo correr mal, tem onde solicitar o apoio ou até mesmo reclamar.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com