Autor Tópico: Problema com MURO  (Lida 13046 vezes)

JFSHOTEL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Prestador de Serviços
    • Ver Perfil
Problema com MURO
« em: Quinta, 24 de Maio, 2012, 00:08:45 am »
Advertisement
Advertisement
Boas amigos e amigas  :-[

Tal como referi na apresentação, tenho um problema e que em breve pode se tornar um grande problema judicial e mete tribunais e milhares de euros.

Sei que é muito texto e muitos vão desistir a meio da leitura, por isso resumo já:
MURO COM HUMIDADE O QUE FAZER PARA EVITAR QUEDA?

Quero evitar isso, mesmo que seja ilegal actuar para evitar custos adicionais.

Vamos começar do principio do problema:
Tenho um grande muro (brevemente fotos) junto a uma estrada, a humidade está a deita-lo para a estrada, contudo não é fácil remove-lo pois tem praticamente 6 a 8 metros de altura evitando a passagem de terra para a estrada, na altura (no tempo do meu avô) não fizeram a drenagem, a agua dos invernos desceu e o muro no meio está a "engravidar" "inchar" e a inclinar para a estrada.

Digo ilegal porquê? Pois meu avô faleceu e meu pai tem mais 2 irmão (todos chateados uns com os outros) e as partilhas estão em tribunal pois esta quinta não ficou no testamento, e já vai um ano e nada feito, no entanto se o muro cai, somos obrigados a pagar os prejuízos, certo? Mas não estamos autorizados arranjar o muro até as partilhas estarem concluídas. É um grande dilema. Não é?

Eu como jovem estou preocupado com o futuro daquela estrada pois fica numa curva perigosa e com este governo quero evitar processos e tribunais aos meus pais e custos em advogados e etc etc

Em breve meto fotos para me ajudarem com mais detalhes e dicas ou truques

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Problema com MURO
« Responder #1 em: Quinta, 24 de Maio, 2012, 20:27:03 pm »
Boa noite.

Existem várias técnicas para a sustentação de muros e/ou muralhas, como por exemplo, recorrer à criação de estruturas em ferro correctamente delineadas para a posterior sustentação do respectivo muro.

Contudo é muito difícil aconselhar qualquer método desconhecendo a estrutura em si e os seus problemas que, seguindo as suas indicações as fundações (se existirem) estão enfraquecidas aliadas às deformações do muro.

Solicito que poste algumas fotos para melhores dicas.

Posteriormente, deverá informar-se junto das autoridades responsáveis quais as suas responsabilidades, deveres e direitos.

Cumprimentos.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

JFSHOTEL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Prestador de Serviços
    • Ver Perfil
Re:Problema com MURO
« Responder #2 em: Terça, 29 de Maio, 2012, 19:46:44 pm »
Vista do outro lado da estrada:











Vista de cima






Fotos adicionada

JFSHOTEL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Prestador de Serviços
    • Ver Perfil
Re:Problema com MURO
« Responder #3 em: Terça, 29 de Maio, 2012, 19:49:20 pm »
E mais esta


monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Problema com MURO
« Responder #4 em: Sábado, 02 de Junho, 2012, 10:37:26 am »
Estes danos, que se manifestam através de fissuração, destacamento de partes estruturais, podem, dependendo da sua extensão e gravidade, comprometer e colocar em risco a segurança estrutural do elemento construtivo afectado.

Estas degradações podem ser devidas à utilização de composições desadequadas, a deficiências no processo de execução, ou a fenómenos físicos e químicos causados pela sua utilização (ciclos gelo/degelo, sobrecargas de utilização, acções acidentais, carbonatação, ambientes quimicamente agressivos, etc).

A reparação deve ser realizada com materiais que permitam restabelecer um meio protector (pH alcalino, protecção contra a penetração da água) e as necessárias características de resistência estrutural (resistência à compressão, módulo de elasticidade, aderência ao betão e às armaduras, etc.)

Na minha opinião deverá procurar apoio e conselhos junto das autoridades responsáveis por forma a entender quais as suas responsabilidades actuais e futuras.

Deverá ainda solicitar a uma empresa competente uma análise ao terreno por forma a disponibilizarem-lhe um relatório sobre as causas e quais as possibilidades de reparações e / ou demolições (Engenharia).

Só assim poderá ter conhecimento de todo o processo e orçamentar os custos da reparação e/ou demolição.

Cumprimentos.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Problema com MURO
« Responder #5 em: Domingo, 10 de Junho, 2012, 22:01:57 pm »

Sábio conselho

Estes danos, que se manifestam através de fissuração, destacamento de partes estruturais, podem, dependendo da sua extensão e gravidade, comprometer e colocar em risco a segurança estrutural do elemento construtivo afectado.

Estas degradações podem ser devidas à utilização de composições desadequadas, a deficiências no processo de execução, ou a fenómenos físicos e químicos causados pela sua utilização (ciclos gelo/degelo, sobrecargas de utilização, acções acidentais, carbonatação, ambientes quimicamente agressivos, etc).

A reparação deve ser realizada com materiais que permitam restabelecer um meio protector (pH alcalino, protecção contra a penetração da água) e as necessárias características de resistência estrutural (resistência à compressão, módulo de elasticidade, aderência ao betão e às armaduras, etc.)

Na minha opinião deverá procurar apoio e conselhos junto das autoridades responsáveis por forma a entender quais as suas responsabilidades actuais e futuras.

Deverá ainda solicitar a uma empresa competente uma análise ao terreno por forma a disponibilizarem-lhe um relatório sobre as causas e quais as possibilidades de reparações e / ou demolições (Engenharia).

Só assim poderá ter conhecimento de todo o processo e orçamentar os custos da reparação e/ou demolição.

Cumprimentos.


Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Problema com MURO
« Responder #6 em: Domingo, 10 de Junho, 2012, 22:32:05 pm »
Boa noite Pajo.

Como profissional nas áreas da construção civil cabe-me prezar pela qualidade, responsabilidade e honestidade.

Infelizmente existem muitos profissionais que apenas pensam numa coisa: €€€€€

E, quando toca a assumir as responsabilidades apresentam sempre desculpas e o erro e a responsabilidade nunca é dos mesmos.

Sei que, infelizmente, perco muitos trabalhos por ser uma pessoa aberta, honesta que visa assegurar a qualidade, garantia e satisfação do cliente. Pois se este paga porque não deve ser bem servido?

Nesta situação em particular creio que deva ser uma equipa responsável e com os conhecimentos e garantias próprias a avaliar não só a situação em si atual como futura, prevendo toda e qualquer situação salvaguardando todas as leis e regras da física, química e da própria construção civil.

Mais uma vez espero ter sido útil e cá estou para ajudar e partilhar os conhecimentos sempre que possa.

Abraços.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

JFSHOTEL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Prestador de Serviços
    • Ver Perfil
Re:Problema com MURO
« Responder #7 em: Domingo, 17 de Junho, 2012, 22:31:01 pm »
Boas

De momento ainda não obtive respostas por parte da Camara e do advogado, pois as partilhas continuam na mesma.

Vou contactar umas empresas no ramo da construção civil e ver o que se posso fazer, pois cada dia que passa parece que o muro engorda mais e a estrada está tão perto e fica numa curva, se o muro cai (esperemos que nao) quem entra na curva bate logo nos destroços.

Agradeço as respostas e ideias, no entanto para PREVENIR (até vir alguém especializado em dizer o que se deve fazer) decidi comprar um impermeável que cubra toda a parte de cima para que nao haja mais penetração de agua pelas fissuras abaixo, e a ver se destruo (com segurança) uns blocos para fazer umas drenagens, isto é, fazer uns buracos para no caso de haver fugas no impermeável, assim há escoamento de aguas e o muro fica sempre salvaguardado, contudo é só uma ideia preventiva que vou começar para a semana pois nao se pode fazer grandes obras enquanto nao se fizerem as partilhas e acreditem que ninguém quer ficar com aquela parte do terreno.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Problema com MURO
« Responder #8 em: Segunda, 18 de Junho, 2012, 17:44:56 pm »
Não quero deixar de dizer à partida que não sou competente para resolver um problema estrutural de um muro.

Mas como a situação parece desesperada - é impossivel prever quanto tempo durará o muro até cair naturalmente, mas sabe-se que vai acabar por acontecer e quando acontecer o problema pode ser muito bicudo - e como quer ideias, aqui vai.

Hipóteses "não":
Não creio que o problema se resolva tapando o muro com oleados. A terra pode fazer muita pressão (pergunte a qualquer pessoa que já tenha feito um tanque enterrado ou uma piscina) e o muro vai abaixo à mesma.

Se a valeta na estrada fosse sua propriedade - não acredito que seja - poderia pensar em enterrar estacas e cintar o muro. Mas seria complicado, custaria uma fortuna, teria riscos difíceis de controlar, e implicaria ocupação da via pública com máquinas num sítio muito complicado (porque as máquinas não poderiam ser instaladas no terreno por causa do risco de aluimento))

Só vejo uma solução, que acarreta outro tipo de complicações - provocar a queda controlada, possívelmente apenas parcial, do muro para o interior do terreno. Seria necessário começar a abrir uma vala relativamente longe do muro, de forma a reduzir a pressão neste, e pouco a pouco ir aproximando a escavação do muro - com cuidado, por um lado para evitar fazer pressão para fora, para o muro não cair para o exterior, e por outro lado para evitar que caia para dentro para cima de alguém. Haveria também que contar com as vibrações provocadas pela escavadora - só isso poderia ser suficiente para fazer cair o muro. Seria mais prudente, se possível, provocar uma queda por fases - de cima para baixo - porque à medida que a parte superior fosse abatendo a pressão no terreno iria sendo reduzida.

Tal como a vejo, a viabilidade desta hipótese dependeria de várias condicionantes - além dos aspectos legais, a distância a que fosse possível abrir a primeira vala, a altura e volume de terra a remover, a extensão a abater, etc.

Seria com certeza uma operação de risco elevado, quer humano quer material, que teria de ser estudada e executada por alguém competente e de confiança. E, mesmo contando que a queda fosse para o interior do seu terreno, seria prudente um diálogo prévio com as autoridades locais e com os bombeiros. Por isso, enjeito desde já qualquer responsabilidade numa eventual execução prática.

Mas face à situação actual é a única solução que me ocorre, e não posso deixar de lha dar.

Espero sinceramente que consiga resolver o problema.

G.

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Problema com MURO
« Responder #9 em: Segunda, 18 de Junho, 2012, 23:13:52 pm »
De facto como já foi referido anteriormente é uma situação muito delicada e ainda mais sem o auxilio correcto.

O proprietário do terreno é responsável não só pelo mesmo como de todas as situações que podem surgir do mesmo....

Infelizmente no nosso país as ajudas só surgem depois dos acidentes.

Mais uma vez recomendo que exerça alguma pressão junto da câmara por forma a tentar entender onde, como e o que pode e deve ser feito antes que algo de mal maior possa acontecer.

Certamente se, se dirigir a um gabinete de engenharia rapidamente terá as respostas que tanto necessita mas, tal processo acarreta alguns custos. Mas, se puder disponibilizar tal investimento, não hesite!!

É preferível gastar ou pagar para estar informado e futuramente avançar o quanto antes com as obras de recuperação do que acabar por gastar o mesmo ou talvez muito mais em custos de tribunais e indemnizações...

Fica a ideia...

Cumprimentos....
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

JFSHOTEL

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 20
  • Prestador de Serviços
    • Ver Perfil
Re:Problema com MURO
« Responder #10 em: Sexta, 22 de Junho, 2012, 19:45:40 pm »
Obrigado, mesmo muito obrigado aos comentários e sugestões

De facto valas não dá para fazer, brevemente coloco fotos para que possa analisar o porque, mas não era mau pensado, mas acredite que não dá.

Actualmente minha economia nao é a melhor, daí nao poder pagar a engenheiros para avaliar o terreno.

Sei o que faltou a este muro, já estive a ver, drenagem, meu avo esqueceu-se da parte mais importante de proteger um muro.

Sei que se o muro cair, a camara arranjará logo um proprietario para que este fique responsavel, no entanto e actualmente só a familia é responsavel, daí estar tudo ainda em partilhas e ninguem quer fazer as partilhas desta quinta, daí eu ser o unico a estar em cima do acontecimento, preocupado com a situação, porque sei que este muro senao cair enquanto meus pais forem vivos, a responsabilidade recaí para cima de mim e dos meus irmãos, não? Ora ai está, por isso sou o unico preocupado pois quando aquilo cair eu não foi ter dinheiro para pagar o que acontecer e que acidentes irá provocar.

A ideia da vala deu-me uma ideia e estou a tirar tudo debaixo do cimento (este está todo estragado como se pode ver nas imagens em cima) e tirar toda a terra que está por baixo para o monte de trás (brevementes coloco fotos para se entender o que estou a falar neste paragrafo)

No entanto já cortei todas as arvores e vegetação que estava junto ao muro para que as raizes não penetrassem no muro e fissura-se mais (brevemente fotos)



gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Problema com MURO
« Responder #11 em: Sábado, 23 de Junho, 2012, 11:47:49 am »
Uma coisa que se pode fazer para "aliviar" a tensão provocada pela infiltração da água na terra e consequente aumento do peso do conteúdo, é proceder a uma drenagem básica.
Se pedir à Câmara Municipal uma licença de ocupação de espaço público que é fornecida tendo em conta a área a utilizar e o tempo necessário, poderá então junto de empreiteiro qualificado, proceder à colocação de estacas temporárias, que permitam a abertura de buracos que permitam a drenagem do interior para o exterior (cobertos com manta geotêxtil). Os trabalhos podem ser rematados com betão aditivado para secagem rápida, e devolvendo assim a circulação total da via o mais rápido possível.

Outra coisa que convém fazer para sua salvaguarda, é solicitar à C.M. no caso de via municipal e enquanto autoridade local no que concerne a segurança rodoviária, a colocação de sinalização avisadora de perigo de derrocada. No caso de estrada nacional essa função já cabe à Estradas de Portugal S.A.

No que depende dos tribunais, e sendo assunto de partilhas em desacordo dos interessados, lamento mas terá de aguardar como o povo diz "sentado"!

Melhores cumprimentos
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)