Autor Tópico: Mobilar casa - Ajuda!  (Lida 12105 vezes)

CatarinaOli

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Mobilar casa - Ajuda!
« em: Terça, 15 de Abril, 2014, 21:21:13 pm »
Advertisement
Advertisement
Caríssimos,


É a minha primeira vez a ter qualquer tipo de contacto com Bricolage, se excluirmos as montagens dos móveis do IKEA, com devidas instruções! :P


A situação é a seguinte: acabei de arrendar uma casa que só tem um sofá e uma cama de solteiro. Como as finanças não andam grande coisa, comecei a pesquisar para arranjar alternativas. A primeira alternativa foi mobiliário com paletes, que me pareceu muito interessante. A questão é: fazem alguma ideia de onde consiga, no Porto, arranjar paletes em madeira? O que é que é melhor para a lixar e pintar e fazer com que fique com bom aspecto? Sabem se há algum site onde arranje materiais usados? Preciso, por exemplo, de tintas, para pintar uma ou duas paredes (são coisas pequenas que não justificam uma lata), e não sei se existe algum sítio onde possa arranjar 'sobras' a um preço inferior.

Quanto a outras ideias para a decoração, estou completamente aberta a sugestões. Tenho uma casa para decorar, mãozinhas para trabalhar, vontade de aprender e dedicação. Se puderem partilhar conhecimento, ser-vos-ei eternamente grata :D


Obrigada a todos :D

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #1 em: Quinta, 17 de Abril, 2014, 00:51:00 am »
Antes de mais, bem vinda ao forum!

Relativamente à situação das paletes, tenhoum conhecido meu que já comprou bastantes paletes através dos classificados no OLX, aparecem sempre várias pessoas que as vendem barato desde que o comprador as vá buscar. Ainda em relação a mobiliário algumas peças mais pequenas também poder ser encontradas nesse tipo de sites. Convém sempre seguir as instruções dos administradores dos sites no que respeita à segurança da compra.

Quanto às pinturas, está mesmo na altura certa para aproveitar as promoções dos Aki's, maxmat's e Leroy's estão praticamente todos com preços de saldos nas tintas, além de ser normal nesta época do ano, este inverno tem sido prolongado e as vendas não têm sido animadores, vai daí já se vê tinta até com alguma qualidade a metade do preço.

Se quando tiver os materiais tiver alguma dúvida sobre a melhor forma de fazer algo com eles, depois deixa cá as suas questões explicando qual a finalidade que pretende e certamente alguém a ajudará.

Boa bricolage e boa caçada aos bons preços!
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #2 em: Quinta, 17 de Abril, 2014, 01:22:23 am »
Boa noite, Catarina, bem vinda ao fórum.

Há-de ver que o meu nome aparece por aí umas quantas vezes (últimamente menos...), mas lamentávelmente está a pedir ajuda precisamente em todo o tipo de trabalho de que eu não gosto (pinturas, então... :-[), e que por enquanto me posso dar ao luxo de não praticar - oxalá assim continue!

Mas se aparecer algum pedido de informação em que eu ache que a posso ajudar, conte com isso. Penso que todos os participantes activos do fórum dirão o mesmo (os inactivos, para mim, não contam - peso morto, lastro!)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #3 em: Sexta, 18 de Abril, 2014, 01:07:41 am »
Olá Catarina!
Mais uma vez bem vinda ao forum e mais bem vinda ainda por ser uma mulher a arregaçar as mangas, tiro-lhe o meu chapeu e faço uma venia. -Seja bem vinda.

Eu ando a juntar umas paletes para fazer um up grade no quintal (julgo que já tinha falado disso por aqui).
Nesta minha luta descobri que existem um tipo de palete que se encontra com alguma facilidade "palete sem tara", quer isto dizer que depois de ir para o cliente não tem de ser devolvida.
por isso esteja atenta a zonas de obras, zonas industriais, armazens que vendam objectos de tamanho não transportavel a braço (antes da recolha do lixo) que normalmente apareçe qqc, .

Ainda hoje ía a passar numa rua onde um camião estava a colocar uma palete (tareada) ao lado do balde do lixo, fui logo ter com o motorista que me disse que tinha uma tabua partida e não valia a pena carregala para o armazem, (boa já tenho mais uma palete)

Esteja tambem atenta ás zonas de ecopontos, existem por aí umas pessoas que gostam de deitar mobilia de qualidade (com pequenos defeitos tipo um arranhão) para o lixo para ir comprar "ikea/moviflor/etc."
Tambem ainda hoje vi passar na carrinha de recolha de "monos"uma testeira de cama em mogno/sapeli, igualzinha á dos meus sogros, que lhe costou uma pipa de massa.

Experimente tambem os centros de recolha de residuos para valorização tipo (ambitrena) eles recolhem alem de paletes caixotes de madeira que com algum jeito fazem uns moveis bem catitas.

Para terminar não se esqueça de ir relatando essa aventura que pareçe bem interessante e dê uma vasculhada ne secção de madeiras do forum, tem por lá umas ideias interessantes.

Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

CatarinaOli

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #4 em: Sexta, 18 de Abril, 2014, 22:39:09 pm »
Meninos,


Muito obrigada pelas palavras e pelas sugestões.

Acreditem ou não, o pai de um colega meu tem uma gráfica e ele, ao ver o meu apelo, veio logo falar-me e disponibilizou-se a arranjar-me umas quantas paletes de graça! Foi uma sorte!

Assim sendo, em primeiro lugar: o que é que eu uso para lixar a madeira? Vou querer pintá-la e quero pô-la com um ar bonitinho, há alguma sugestão de trabalho?


Mais uma vez, obrigada e desculpem a maçada. Prometo que vou contando as peripécias, que, com certeza, serão muitas!


Cumprimentos a todos! :)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #5 em: Sábado, 19 de Abril, 2014, 01:47:21 am »
Plaina manual!!!   ;D

(estou a brincar, não é para principiantes, mas acho que é o que eu usaria...)

Se tiver acesso a ferramentas eléctricas, por ordem: lixadora de rolos (cuidado, pode ser muito agressiva - para o material e para o operador), lixadora orbital, lixadora vibratória. Tudo isto faz muito pó - use uma máscara.

Se não tiver acesso a ferramentas eléctricas - os nossos antepassados também não tinham e desembaraçavam-se muito bem sem elas - um bloco de madeira de dimensões confortáveis para o tamanho da sua mão, envolvido com lixa a começar no grão 80 (a mais grossa de utilização prática), seguida de gráo 120, e depois grão 180. A partir daqui, e se quiser, é continuar até áo grão que lhe der um acabamento que lhe pareça servir para o que quer. Se tiver um bocado de corticite, feltro, ou mesmo cartão canelado, para colar na face do bloco do lado do "trabalho", ficando entre o bloco e a lixa, para dar um pouco de flexibilidade à ferramenta, melhor. Se não, enrolar a lixa de forma a ficarem duas camadas nessa face.

Como tem acesso a internet, pesquise "sanding block" e, na galeria de imagens que eles agora lá põem, vai ter dezenas de exemplos daquilo a que me refiro. Não quero dizer que tenha de ser "um daqueles", é só para dar uma ideia.

Quanto a pinturas, deixo para quem saiba, eu só ia dizer asneiras...

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #6 em: Terça, 22 de Abril, 2014, 00:06:16 am »
Bem-vinda!

Que tipo de mobiliário tem em mente? [o site maispaletes.com parece ser uma boa forma de ter umas ideias]

O espaço disponível, e o local será também algo a ter em conta.

Já aqui tivemos um tópico que falava de paletes: Bancos de jardim com paletes e entratanto fiz um outro com alguns vídeos que me pareceram interessantes sobre o uso de paletes
« Última modificação: Sexta, 25 de Abril, 2014, 13:20:41 pm por Joliveira »
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

CatarinaOli

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #7 em: Domingo, 08 de Junho, 2014, 22:21:42 pm »
Olá a todos, mais uma vez.

Desculpem a ausência, mas, acreditem ou não, ainda não comecei o trabalho a sério! Entre pintar paredes, envernizar rodapés, comprar e mudar electrodomésticos e outras coisas essenciais, acabei por me atrasar IMENSO.

Vou comprar um sofá este mês (aqui, não há mistério), e acho que quero começar por outra coisa que não as paletes: uma mesa de centro para a sala! Vou-vos mostrar uma imagem daquilo que gostava muito de fazer, mas que não faço ideia como. Pode ser que vocês me consigam dar uma ideia :D


Obrigada a todos pela ajuda. Mal comece a história das paletes, vou usar as dicas aqui dadas.


Bom trabalho a todos :)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #8 em: Quinta, 12 de Junho, 2014, 23:58:31 pm »
Ola Catarina!
É sempre bom ver alguem voltar ao forum com vontade de partilhar (não é para toooodos! :P)

Mas vou dar a minha sugestão, são apenas bitaites, a partir da informação que tem pode escolher como quer "trabalhar"
~
Existem nos armazens de bricolage ou de moveis tipo "moviqualquercoisa" :D uns moveis estantes em kit com varios tamanhos mas quase todos são direitos e com prateleiras iguais.
Dá para montar colocar no chão voltado para cima, nos rebordos coloca corrediças de gaveta (com esferas) e em cima paineis de aglomerado de melamina (da cor que quiser) Já vem orlado pronto a usar.

Não deve ficar muito longe do "boneco que mostrou".

Gostei do detalhe, pena que ca em casa é tudo um pouco apertado, ou então sou eu que sou volumoso ;D
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

CatarinaOli

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #9 em: Sexta, 27 de Junho, 2014, 01:10:38 am »
pajo,


Obrigadíssima pela resposta. Não faço ideia do que sejam metade das coisas que mencionou, mas, assim que acabem os meus exames de Faculdade, vou ao Leroy para saber do que se trata e vou pôr mãos ao trabalho.


Outra questão mais urgente: tenho uns azulejos, quer no quarto-de-banho, quer na cozinha, horríveis. Como não tenho muito dinheiro para trocar os azulejos todos, pensei em pintá-los. O que acham? Fica muito mal? Há alguma tinta de azulejos que seja substancialmente melhor? Algum truque que ajude?

Obrigada a todos :D

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #10 em: Sexta, 27 de Junho, 2014, 15:26:20 pm »
Olá, Catarina.

Não lhe sei dar pormenores técnicos (já disse que a pintura não é o meu passatempo favorito), mas posso dear-lhe a certez que os azulejos podem perfeitamente ser pintados. E suponho que não exigem uma inta especial, só uma boa preparação - limpeza, auseência de gorduras, etc.

A minha cozinha e a varanda estão pintadas há anos.
A varanda é virada ao mar e ao mau tempo, mas só teve de ser re-pintada uma vez em 18 anos. A cozinha teve de ser re-pintada duas vezes no mesmo intervalo de tempo mas foi porque, além de ser um ambiente gorduroso, tivemos lá um pequeno incêndio de azeite, e isso faz muita fuligem. Uma das casas de banho, até precisar de a modificar, também teve os azulejos pintados durante pelo menos 15 ou 16 anos.

Talvez alguém com experiência no fórum (mas há alguém neste fórum?...) lhe possa explicar os pormenores da preparação. Se não, veja se consegue trocar impressões com um - ou de preferência mais do que um - pintor profissional.


GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #11 em: Sexta, 27 de Junho, 2014, 15:45:41 pm »
Catarina, enviei-lhe uma mensagem pessoal

GLFaria

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re: Mobilar casa - Ajuda!
« Responder #12 em: Sexta, 27 de Junho, 2014, 22:09:22 pm »
Outra questão mais urgente: tenho uns azulejos, quer no quarto-de-banho, quer na cozinha, horríveis. Como não tenho muito dinheiro para trocar os azulejos todos, pensei em pintá-los. O que acham? Fica muito mal? Há alguma tinta de azulejos que seja substancialmente melhor? Algum truque que ajude?

Olá Catarina, não se já viu, mas deixo...

Dois tópicos que podem ajudar:
http://forum.bricolagetotal.com/pavimentosrevestimentos/queria-tapar-os-meus-azulejos-de-casa-que-sao-tao-feios
http://forum.bricolagetotal.com/pinturas/'tapar'-os-azulejos/
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos