Autor Tópico: Como reforçar supercola  (Lida 8691 vezes)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Como reforçar supercola
« em: Terça, 19 de Julho, 2016, 18:02:37 pm »
Advertisement
Advertisement
Boas tardes rapazes e raparigas.

Descobri este video interessante sobre como reforçar a super-cola.

Ainda não experimentei mas se alguém já tiver experiência do assunto, p/f chegue-se à frente ;)

https://www.youtube.com/watch?v=9Iv9I2ru0iw&index=147&list=WL
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Como reforçar supercola
« Responder #1 em: Quarta, 20 de Julho, 2016, 20:28:56 pm »
Tenho andado um bocado arredado disto (do fórum, não da bricolage em pequena escala), mas de vez em quando venho ver ser há novidades...

Muito obrigado pela pista, Pajo. Não sou entusiasta da cola de cianoacrilato, porque é raro conseguir fazer com ela uma colagem resistente. Certamente defeito meu, porque o CA é muito utilizada pelos rádio-modelistas, que como é evidente não têm particular interesse em ver os seus aviões telecomandados desfazerem-se e despenharem-se.

Fui procurar no you tube (optei pela pesquisa em inglês, é sempre a que apresenta mais resultados), e vi montes de vídeos mostrando esta técnica, pelo que suponho que resulta. Qualquer dia tenho de experimentar para ver se me serve para alguma coisa.

Falando da conservação dos tubos de super-cola já encetados, tenho ouvido muitas vezes sugerir que se guardem no frigorífico. Suponho que há essa ideia porque as instruções referem que os tubos, depois de abertos, devem ser guardados ao fresco. Mas é errado guardar no frigorífico - a cola de cianoacrilato cura com a humidade, que é coisa que habitualmente não falta num frigorífico. Mesmo que os tubos sejam bem fechados a cola não dura muito no frigorífico. Usar um alfinete para fechar a saída da cola também não é conveniente - cada vez que se retira o alfinete ele está sujeito a ganhar um bocadinho de humidade, que acaba por contaminar a cola.

O melhor método é guardar os tubos, depois de terem sido utilizados, num frasco com uma tampa que sele bem - como os frascos de maionese, de doces, etc. - juntamente com saquinhos de exsicante. Não é preciso, nem convém, que o frasco seja muito grande - só o suficiente para guardar o tubo de cola e alguns saquinhos. O frasco que uso era de uma compota qualquer, tem pouco mais de 150 cm3, é suficiente para um tubo pequeno mais meia dúzia de saquinhos.
Costumo recolher todos os saquinhos que vêm, em embalagens de electrodomésticos, computadores, etc. . De vez em quando ponho-os durante uma meia hora no forno, a baixa temperatura, para perderem a humidade que entretanto tenham apanhado.

Nada disto é invenção minha, claro está; aprendi muitos truques com o pessoal do rádio-modelismo, quando durante uns tempos me interessei pelo assunto.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Como reforçar supercola
« Responder #2 em: Quarta, 20 de Julho, 2016, 22:08:46 pm »
Um dia destes precisei colar um plastico rijo de automovel e encontrei por aqui uma cola que dizia ser milagrosa, julgo que o nome era Q Bond.
Usa uns polimeros plasticos para misturar com o cianolacrilato e aplicar.
Mas o preco faz-me recuar, 30€, a peça nova custa 50.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: Como reforçar supercola
« Responder #3 em: Quinta, 21 de Julho, 2016, 03:05:31 am »
Procurei Q-Bond na internet, e encontrei muitas informações em diversas línguas. Como sempre, os sites portugueses dão muito relevo às características, mas dão muito pouca informação além disso.

Encontrei vários PDFs em inglês com instruções de utilização, mas nenhum com a indicação precisa dos componentes, nem nenhuma "safety data sheet". Mas todas as instruções são surpreendentemente semelhantes às que encontrei na internet acerca da mistura cianoacrilato+bicarbonato de sódio!

Não quero com isto dizer que com esta mistura se consigam resultados comparáveis aos do Q-Bond, não faço a mínima ideia, mas fico a matutar se o Q-Bond não será, no fundo, basicamente cianoacrilato+ bicarbonato com mais alguns requintes industriais e uma boa publicidade... Claro, se fosse fazer uma colagem industrial ou profissional, à cautela utilizaria o Q-Bond, mas para bricolage a mistela CA+Bicarbonato é capaz de valer.

Aqui vão dois links para PDFs com instruções. Só encontrei em inglês, se lhe der jeito que traduza algumas partes é só dizer.

http://www.q-bond.com/tech_guide/guidelines/pdf/qbond_glue_tech.pdf
https://www.whiteint.com.au/documents/Trade/QBOND%20flyer%2020141106.pdf

G.

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Como reforçar supercola
« Responder #4 em: Terça, 02 de Agosto, 2016, 11:08:15 am »
Será sempre uma solução a considerar.

já agora uma perguntinha para os mais entendidos.

tenho uma daquelas cadeiras de escritório com os braços em ? plastico? borracha ?

bem! uma misrtua qualquer

um dos braços abriu.

que sugerem para colar?
Henrique

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re: Como reforçar supercola
« Responder #5 em: Terça, 02 de Agosto, 2016, 13:34:32 pm »
Cola, Claro! :o

Ok, Cola de contacto deve resultar.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

bata001

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 726
  • Sempre mexendo nem que seja a sopa quando há
    • Ver Perfil
Re: Como reforçar supercola
« Responder #6 em: Terça, 02 de Agosto, 2016, 20:59:22 pm »
Pajo

não custa nada tentar mas.....

mais uma tentativa  :D :D :D :D :D
Henrique