Autor Tópico: Folhear madeira com a ajuda de um ferro de engomar  (Lida 14715 vezes)

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Folhear madeira com a ajuda de um ferro de engomar
« em: Terça, 09 de Abril, 2013, 00:31:40 am »
Advertisement
Advertisement
Encontrei isto no Youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=GRsAs6RYxOc#

Não é trabalho que eu faça frequentemente, mas pode interessar a alguns.

Como (fatalmente) está em inglês e isso pode apresentar dificuldades, aqui vai uma síntese da técnica explicada:

Cola a utilizar: PVA (acetato de polivinilo, ou seja, cola branca para madeira!), classe D2 (normal) ou D3 (à prova de água)

- Diluir a cola a aproximadasmente 10% com água, para faciliatar a aplicação
- Espalhar com uma trincha a cola diluida em ambas as superfícies
- Passar com um rolo para uniformizar a camada de cola (nota: quando eu me dedicava à fotografia - não digital, claro - havia rolos destes à venda nas casa de artigos fotográficos para "espremer" as ampliações depois de serem lavadas; pode ser que ainda haja)
- Secar com um secador de cabelo.
- Quando estiver seco, aplicar uma segunda camada de cola. Repetir o procedimento anterior.
- Aplicar uma 3ª camada e novamente repetir o procedimento descrito

Depois disto feito, as peças podem esperar até dois dias para fazer a colagem.

Usar um ferro de engomar regulado para temperatura alta, mas não tão alta que escalde quando se encosta o dedo à folha colada ou que queime a madeira.

Depois de colado e arrefecido, aparar como de costume.

Neste momento não tenho necessidade, nem prevejo vir a ter, de folhear nada, por isso não vou ver que tal resulta. Mas se alguém
precisar e quiser experimentar, talvez depois não se importe de comentar aqui os resultados.

G.

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Folhear madeira com a ajuda de um ferro de engomar
« Responder #1 em: Sábado, 13 de Abril, 2013, 00:26:31 am »
Esta-se sempre a aprender!

Hoje fiquei a saber uma nova tecnica de folhear/orlar.

Mas acho que ainda prefiro a (mal cheirosa) cola de contacto.

No entanto as ultimas vezes que precisei de comprar orla, foi da branca e estava esgotada aqui no brico (normal acontecer)
"bati" a uma carpintaria conhecida que tambem não tinha mas indicou-me para um armazenista que vende umas coisas de carpintaria.

Lá encontrei orla, mas tive de comprar metade de um rolo (30m), a sorte é que foi baratissimo e ainda tenho orla em stoc.
Esta orla era para orladoras de carpintaria e já trazia a cola aplicada (o meu cunhado já me tinha falado nisto) e para uso caseiro tem de se usar um ferro de engomar.
Este sistema é muito pratico e limpo mas para mim tem um senão.
Depois de algum tempo de uso, em especial em local que tenha humidade, existe a tendencia para se formar um "risco" preto no vertice entre a superficie de melamina e a orla termocolada.
Dá-me a sensação que a orla se contrai com o tempo.
Isto nunca me aconteçeu com a orla normal som cola.

Se mais alguem tiver uma opinião?

















Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

gabriel_rocha

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 82
    • Ver Perfil
Re:Folhear madeira com a ajuda de um ferro de engomar
« Responder #2 em: Segunda, 15 de Abril, 2013, 11:36:59 am »
Eu as únicas vezes que necessitei de usar orlas foram sempre em peças de mobiliário ikea que dada a sua construção não foram feitos para durar. A que comprei no Leroy já trazia a cola e uma rede (parece uma gaze) para melhor aderência, e bastava passar o ferro de engomar, apenas coloquei um lenço para não exagerar na temperatura, porque o ferro tem de estar bastante quente. Convém ter cuidado que já vi à venda umas orlas que não são em madeira, aquilo quando muito é PVC se lhe meterem o ferro de engomar ainda derretem aquilo tudo.

Amigo pajo, nunca usei a sua solução, não posso comparar, mas as que apliquei ainda lá estão direitinhas, talvez melhor que os restos que ainda são de origem, realmente os folheados do ikea não foram mesmo feitos para durar, limpar fácil sim, durar não!  :)
"And God said - let there be LED, and there was light" ;)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Folhear madeira com a ajuda de um ferro de engomar
« Responder #3 em: Sexta, 19 de Abril, 2013, 23:31:48 pm »
A orla a que me refiro é (pareçe ser) PVC e se levar com muita temperatura derrete mesmo.
A temperatura que regulei no ferro foi o suficiente para aguentar a mão sem queimar e tambem usei um pano mais pro grosso mas para que o ferro desliza-se melhor.

Já do ikea, não tenho muita experiencia mas julgo que devem ter lá um pouco de tudo (bom & ruim)
A minha unica experincia foi ajudar a montar a cozinha do meu cunhado já la vai uns 7 ou 8 anos e ainda está tal e qual.

Mas divertido foi fazer a compra, porque ele já levava o trabalho de casa feito, de tal maneira que quem estava a tratar da encomenda lhe perguntou o que é que ele fazia.
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re:Folhear madeira com a ajuda de um ferro de engomar
« Responder #4 em: Sexta, 19 de Abril, 2013, 23:47:56 pm »
"Já do ikea, não tenho muita experiencia mas julgo que devem ter lá um pouco de tudo (bom & ruim)"

Uma sobrinha minha trabalha há anos no IKEA em Espanha e diz exactamente isso...

Fez bem em montar - eu encomendei a montagem e não uso o termo que me ocorre para dizer como ficou porque iria ser censurado!
E quem por acaso estiver interessado nos tampos de madeira, atenção - sficam giros, mas exigem manutenção... e, já agora,  por mais óleo que lhes ponham, não usem lixívia nas proximidades (não perguntem como sei...)

pajo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1403
    • Ver Perfil
Re:Folhear madeira com a ajuda de um ferro de engomar
« Responder #5 em: Sábado, 20 de Abril, 2013, 00:41:47 am »
Ele há artistas para tudo.
E acabou de me dar uma ideia!
Historias que deixam historia1
Se não sabes? -não mexas!
Se não gostas? -não estragues!
Mas isso, NÃO TINHA PIADA NENHUMA!!!