Autor Tópico: extractor vs exaustor  (Lida 15781 vezes)

JoaoOliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
extractor vs exaustor
« em: Terça, 23 de Setembro, 2014, 13:58:26 pm »
Advertisement
Advertisement
Olá a todos!

Estamos com um dilema na instalação do sistema de extracção de fumos da nossa cozinha. Preferíamos um extractor por que já temos um que nunca foi usado e assim evitava-se gastar mais uns € noutro equipamento. A questão é qual será melhor um extractor ou um exaustor? O problema neste momento é saber como montar o extractor na cozinha, visto que quereria-mos que ficasse dentro de um armário assim como ficam alguns exaustores. Mas disseram-nos (quem nos vende a cozinha) que esse equipamento (extractor) não é possível de meter dentro de um armário, que depois não se podiam responsabilizar com a durabilidade do armário por causa da gordura que ficaria no seu interior...e logo seria preferível comparar um exaustor... Esse argumento não nos convenceu, porque já vimos cozinhas com um armário onde dentro está o extractor. O problema é que não consigo encontrar fotos na net que me ajudem no meu argumento...

Pela vossa experiência o que acham? É possível colocar um extractor num armário tipo de exaustor? Como?

Muito obrigado pela ajuda.

João Oliveira

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: extractor vs exaustor
« Responder #1 em: Terça, 23 de Setembro, 2014, 14:39:07 pm »
...não se podiam responsabilizar com a durabilidade do armário por causa da gordura que ficaria no seu interior...e logo seria preferível comparar um exaustor... Esse argumento não nos convenceu, porque já vimos cozinhas com um armário onde dentro está o extractor...

E, na minha opinião, têm razão. Por cima de qualquer fogão circulam e acumulam-se gorduras - por algum motivo todos os exaustores têm (ou deveriam ter...) filtros que devem ser substituidos periódicamente, caso contrário o interior do exaustor fica cheio de gordura. Mas mesmo o exterior fica engordurado e tem que ser limpo. Se montar um simples extractor dentro de um armário é muito provável que parte do fluxo de ar engordurado se acumule lá dentro.

O facto de ter visto extractores dentro de armários só mostra que o extractor lá está - não mostra como fica o armário depois de uns meses de uso. E o facto de não conseguir encontrar fotografias de montagens dessas na internet já é algum indicativo (como dizem os meus sobrinhos, "se não está na internet então não existe").

Digo desde já que não tenho experiência dessa aplicação, mas já vi cozinhas suficientes para ter uma ideia do que se pode passar e para não querer fazer uma montagem dessas numa cozinha minha.

G.

JoaoOliveira

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re: extractor vs exaustor
« Responder #2 em: Quarta, 24 de Setembro, 2014, 14:10:22 pm »
Boa tarde

Desde já obrigado pela rápida resposta!!

Pois realmente tem toda a razão, o facto de já ter visto esse sistema não quer dizer que seja bom...realmente não sei como ficava o armário e a cozinha com o passar do tempo...era mais por aproveitar um equipamento que já tinha-mos. Bem, podemos sempre vende-lo e ajuda na aquisição de um exaustor! Já agora, e os exaustores, quais são os mais melhores na relação qualidade/preço?

Mais uma vez obrigado pela sua opinião senhor/a "GLFaria"

cmpts

J.O.

GLFaria

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 852
    • Ver Perfil
Re: extractor vs exaustor
« Responder #3 em: Quarta, 24 de Setembro, 2014, 23:50:31 pm »
Lamento, não faço a mínima ideia. Nunca comprei nenhum - a casa já estava equipada, por isso não tive que me preocupar muito com o assunto nem pesquisar produtos.
Talvez algum outro membro do fórum saiba dar uma opinião (sim, sim, há mais membros, embora actualmente isso não seja muito evidente!  :( )

mbernardes

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 207
    • Ver Perfil
Re: extractor vs exaustor
« Responder #4 em: Domingo, 05 de Outubro, 2014, 23:36:29 pm »
infelimente este também é um assunto em que não posso ajudar, não faço minima ideia

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re: extractor vs exaustor
« Responder #5 em: Quarta, 22 de Outubro, 2014, 23:43:08 pm »
boa noite.
exaustor ou extractor é a mesma coisa.
as diferenças seguindo a sua conversa é: o extractor/exaustor de gaveta (que fica por baixo do armário, atenção que este armário é ligeiramente mais pequeno que os outros (normalmente 70 cm altura) e o próprio aparelho quando o quer por a funcionar puxa para fora, tal e qual como uma gaveta. Os restantes são os chamados de campânula. São fixos à parede e têm vários formatos e, ficam com um género de uma caixa em T a tapar o tubo que envia os gases para o registo.

Em relação aos tamanhos, também existem variedades sendo o mínimo 60 cm de largura, que é o tamanho de um módulo de fogão/forno, não existem medidas inferiores.

É um facto que a maioria apenas traz uns simples filtros que alguns podem ser lavados na máquina de lavar-louça mas, por experiência própria admito que são fracos. Mas pode sempre comprar à parte filtros de carvão que são de melhor qualidade e também laváveis.

No que toca a marcas, é uma questão de pesquisar no mercado e tentar procurar algo que se enquadre no seu orçamento, existem dezenas de marcas: Fagor, Teka, AEG, Balay, Bosch, Brandt, ElectroLux, Gaggenau, Hotpoin, Indesit, Miele, Orima, Siemens, Zanussi, estas são algumas que me recordo.

Pessoalmente acho que deve seguir estes conselhos na escolha do seu equipamento:

Escolha um exaustor que ofereça um maior fluxo e eficácia de ventilação.
Os exaustores de duas ventoinhas são suficientes para expelir todos os fumos e vapores que possam estar na cozinha
Alguns modelos têm um controlador do termóstato. Trata-se de um sensor de temperatura integrado que liga automaticamente a ventoinha de exaustão quando o fogão ou a placa de cozinha ficam demasiado quentes.
Os indicadores de manutenção dos filtros são uma óptima funcionalidade para quem se esquece das tarefas de limpeza, como a substituição dos filtros do exaustor.
Os exaustores com luzes de halogéneo oferecem uma outra fonte de iluminação para quem está a cozinhar. Esta funcionalidade é muito prática, especialmente quando se cozinha à noite.

Resumindo, é só analisar o que precisa/pretende e conciliar com a sua carteira ;)

Espero ter sido útil.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com