Autor Tópico: Exaustão de fumos  (Lida 17719 vezes)

Rui_O

  • Administrator
  • Jr. Member
  • *****
  • Mensagens: 52
  • Na construção está o prazer...
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total
Exaustão de fumos
« em: Domingo, 24 de Maio, 2009, 22:36:14 pm »
Advertisement
Advertisement
Com a conversão dos aparelhos a gás de botija para gás canalizado um dos problemas que se põem a muitos de nós é a exaustão insuficiente dos fumos. Eu resolvi esse problema de um forma diferente do habitual...  :) Uma vez que o conduta da chaminé me permitia criar um segundo orifício eu criei uma segunda saída dedicada para o esquentador. Deixo aqui esta ideia e espero que possa ajudar alguém.. já agora aqui fica uma foto para ilustrar esta obra.
« Última modificação: Domingo, 24 de Maio, 2009, 22:38:21 pm por Rui_O »
A bricolage é um mundo...
BricolageTotal

LJeremias

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:Exaustão de fumos
« Responder #1 em: Quarta, 08 de Junho, 2011, 16:55:43 pm »
olá.
tenho um problema semelhante, uma única saida actual para a chaminé e obviamente terei de comprar um esquentador ventilado e um exaustor, ambos que me farão gastar mais uns 200€ do que preferia gastar...

Visto que a chaminé é na parede imediatamente ao lado do esquentador gostaria de fazer mais uma abertura e resolver este problema da maneira mais económica.
Poderiam explicar-me como fazer? tirando o normal bricolage de pendurar estantes,candeiros e afins, não tenho muita experiência e fazer um buraco de 100mm de diametro numa parede parece-me mais complicado.


obrigado!
cumprimentos
LJ 

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Exaustão de fumos
« Responder #2 em: Sexta, 10 de Junho, 2011, 22:43:15 pm »
OLá LJeremias,

antes de mais, bem-vindo ao fórum.

Para ajudar seria bom ter pelo menos uma foto de modo a poder dar uma opinião mais assertiva.

De qualquer forma, quando refere chaminé, a que se refere concretamente?

Em situações com a que está na imagem pode fazer-se um buraco em cima do já existente. Deve evitar-se que caiam bocados da parede pelo espaço de exaustão. Para isso coloca-se um material que tape o espaço no buraco de baixo, permitindo remover estes bocados por ali. Uma estratégia é marcar o circulo e com o auxílio de um berbequim fazer vários furos, para depois terminar com um martelo e um escopro.
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos

gloop

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver Perfil
    • Buco & Santos, Lda
Re:Exaustão de fumos
« Responder #3 em: Sexta, 28 de Outubro, 2011, 12:59:33 pm »
 Rui_O, falta uma forra com madeira idêntica ao móvel para tapar os tubos...  ;D

LJeremias, a forma mais facil de fazer um furo de 100mm... marca-se o perimetro do furo, aqui pode-se utilizar o tubo para marcar ou um simples compasso, com uma broca fina vamos fazendo furos em todo o perimetro... no final uma pequena martelada retirara o centro deixando um furo quase perfeito... montamos um aro de remate e esta feito...
http://www.bucosantos.com/ -http://sites.google.com/site/electrocapintropinchelaria/

monteiro

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 158
    • Ver Perfil
    • LCMM - Assistência Técnica 24 Horas
Re:Exaustão de fumos
« Responder #4 em: Quinta, 29 de Dezembro, 2011, 11:32:00 am »
Olá.

Por curiosidade como se encontra a extracção? Funciona bem? Se ligar os dois aparelhos ao mesmo tempo o que acontece? E o que acontece só com o extactor do fogão ligado?

É de referir que por norma apenas deve existir uma e só uma ligação à conduta vertical do prédio.

No entanto e, sempre que possível, se existirem duas separadas é o ideal.

Abraço.
Espero ter sido útil e, da mesma forma que me ajudam, também partilho o pouco que sei.

LCMM - Assistência Técnica 24 Horas - www.lcmm-24horas.com

LJeremias

  • Newbie
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re:Exaustão de fumos
« Responder #5 em: Quinta, 11 de Abril, 2013, 17:38:34 pm »
pessoal, reparei agora que não cheguei a agradecer as dicas, peço imensa desculpa pela falta! Já tá o problema resolvido (como calculam!), obrigado pela ajuda!

Joliveira

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1040
  • O prazer de saber fazer
    • Ver Perfil
    • Bricolage Total - Videos
Re:Exaustão de fumos
« Responder #6 em: Quinta, 11 de Abril, 2013, 22:54:06 pm »
Olá LJeremias,

já agora, de que forma resolveu?
Bricolage Total - O blog | - Os vídeos